Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
21/11/2023

Construir uma Rede Internacional de Comunicação Salesiana

Construir uma Rede Internacional de Comunicação Salesiana

Na última sexta-feira (17), aconteceu, em formato totalmente on-line, o tradicional Encontro dos Coordenadores Regionais de Comunicação Social. O evento é fixo na programação anual do Setor de Comunicação, que ocorre duas ou três vezes por ano e visa partilhar objetivos e perspectivas sobre os principais projetos do Setor e os desafios mais significativos em nível regional e mundial.

O encontro, que nesta edição teve como objetivo construir a rede de comunicação salesiana e avaliar os programas desenvolvidos durante o ano, contou com a participação do Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), Pe. Gildasio Mendes dos Santos, dos membros da sua Equipe e dos diversos Coordenadores de cada Região Salesiana, sob a orientação operacional do Pe. Ernest Rosario.

Na abertura dos trabalhos, o Pe. Gildasio agradeceu pelo trabalho feito pelos Coordenadores na própria Região e por toda a Congregação. Em seguida, traçou os objetivos e lembrou aos membros alguns pontos fundamentais da atual Comunicação Salesiana:

 

– Saber construir relacionamentos;

– Tomar iniciativas nas diversas atividades;

– Colaborar com terceiros para alargar a missão;

– Networking, uma vez que o trabalho em rede é fundamental.

 

“O acompanhamento, a formação e a presença são essenciais para avançarmos juntos”, acrescentou, ao convidar todos os membros a promover e divulgar a “Carta de Comunicação” e manifestando alegria pelo lançamento do seu recente livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”.

Cada um dos Coordenadores Regionais partilhou, então, sucessos e desafios da Região Salesiana. O Pe. Rigobert Fumtchum (África-Madagascar) falou de uma equipe estável, da formação de jovens e da nova iniciativa de jornalismo móvel prestes a ser lançada.

Zaida Navarrete (Interamérica) apresentou os diversos programas do ano: o encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas, o Projeto Voices e o diálogo com 98 participantes sobre o Sonho dos Nove Anos. Além disso, comentou o primeiro encontro de músicos salesianos, bem como os programas e planos para 2024.

O Pe. João Carlos Ribeiro (América Cone Sul) apresentou as atividades para o Bicentenário do Sonho dos Nove Anos, a Visita do Reitor-Mor e a ‘Campanha da Fraternidade’ dos Bispos do Brasil. Também aludiu aos preparativos, em sua região, em vista dos próximos eventos de comunicação internacional, programados para 2024, em Roma.

O Pe. Ambrose Pereira (Ásia Leste-Oceânia) destacou o compromisso da região no caminho com os jovens por meio do Projeto Voices e do Don Bosco Global Youth Film Festival. Os jovens abordaram a dependência digital e de substâncias, o meio ambiente e a violência. O Camboja está buscando dar voz aos povos indígenas; além disso, estão sendo realizados trabalhos de divulgação do Boletim Salesiano e realizados seminários sobre Inteligência Artificial para outros formadores salesianos. Os planos para 2024 incluem compromissos de treinamento adicionais.

O Pe. Marcin Wosiek (Europa Centro e Norte) afirmou que as diferentes línguas da região dificultam um pouco a existência de programas comuns, mas que estão sendo preparados projetos capazes de envolver a todos.

O Pe. Ernest Rosario (Ásia Sul) falou sobre o Projeto Voices, que colocou em evidência os migrantes, o desemprego e o problema dos vícios. Ele também ilustrou as realidades da BOSCOM – rede regional de Comunicação Social, que atua há 27 anos – do festival de cinema de Chennai, do Fórum Digital Dom Bosco, do encontro de músicos salesianos e da Assembleia Geral de BOSCOM. Além disso, será criada uma Secretaria Central em Mumbai. Os planos futuros incluem a coordenação de uma formação de três dias por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Pe. Harris Pakkam, Referente para a Ásia e a Oceânia na equipe do Setor, disse que o Projeto Voices foi bem recebido, assim como o projeto DBGYFF, ainda em andamento.

O Pe. Ricardo Campoli, Referente da Equipe do Setor para a América, interagiu com vários Delegados durante sua visita à Região. Ele falou sobre a Escola de Comunicação Plus, estabelecida na Inspetoria das Antilhas, que já conta com 140 participantes, e realizou um encontro de partilha sobre os aspectos centrais do Boletim Salesiano.

O Pe. Maciej Makula, Referente para África e Europa, disse que a comunicação na Europa aborda, sobretudo, as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, e informou que na África, está prevista a abertura de uma Secretaria Regional, em Nairóbi. Falou do lançamento do curso de jornalismo móvel na Gâmbia, as estratégias de comunicação social e o website regional em desenvolvimento. Em relação aos eventos no setor da comunicação para 2024, ele pediu aos responsáveis que indiquem Palestrantes de diferentes Regiões para a Conferência e que se discutam as questões-chave que foram distribuídas.

Na conclusão, o Pe. Gildásio Mendes manifestou satisfação pela participação ativa de todos e divulgou alguns dos próximos compromissos comuns.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Texto: Pe. Ambrósio Pereira SDB

Mais Recentes

54 organizações recebem Selo Social Distrito Federal 2024 em evento em Brasília

Em um movimento que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto social, 54 organizações foram certificadas com o Selo Social Distrito Federal 2024 durante um evento realizado no dia 11 de março, em Brasília. Ao todo, 151 iniciativas foram certificadas, gerando 421 impactos sociais e alcançando 60.683 atendimentos à população. Durante a abertura da cerimônia, a diretora executiva do Instituto Social, Karina Junco, ressaltou o papel do Selo Social em ser um programa de capacitação e certificação de iniciativas de impacto social fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Aqui no Distrito Federal “foram mais de 80 organizações credenciadas e 54 destas foram certificadas”.  Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, em sua fala de abertura, ressaltou que “graças ao patrocínio de entidades locais, conseguimos oferecer esta certificação sem nenhum custo para estas organizações”. Além do patrocínio nacional da Rede, o programa conta com o apoio, no Distrito Federal, de empresas como Brasal Refrigerantes, Instituto Sabin, Absolutus Seguros e parceria estratégica com o Instituto BRB. Entre os presentes no evento, representando a Rede Salesiana Brasil, estiveram os diretores executivos, a irmã Silvia Aparecida e o padre Sérgio Baldin. Padre Sérgio ao falar sobre a meta em atingir os 17 ODS até 2030, ressaltou que a Rede Salesiana, por meio de sua Editora Edebê, inclui em seu material didático todos os 17 objetivos, desde a educação infantil até o ensino médio. “A Rede Salesiana Brasil acredita nas organizações e no trabalho conjunto que viemos fazendo ao longo de todo esse tempo, em busca de atingir esta meta, este sonho… em conjunto”.  Sobre o significado do reconhecimento pelo Selo Social para a Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia declarou: “Eu acredito muito no trabalho que fazemos para transformar nossa sociedade. O Selo Social é uma iniciativa que certifica as organizações que cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos pela ONU. Estamos fechando mais um ciclo e, mais uma vez, fomos certificados, demonstrando que nossas ações continuam fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias, cumprindo nosso papel carismático e social” Com uma proposta inovadora e alinhada à Agenda 2030, o Selo Social Distrito Federal 2024 reforça a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar desafios e promover mudanças significativas, consolidando a missão social da Rede Salesiana Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comissão de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) debate campanha de matrículas nas escolas salesianas para 2026

No dia 26 de fevereiro, os coordenadores inspetoriais de comunicação das Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil participaram, segundo uma  programação anual do Setor, de uma reunião on-line. Sob a coordenação de Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB e Coordenadora Nacional da Comissão de Comunicação. O grupo recebeu a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho, cujo objetivo é planejar a campanha de matrículas das escolas salesianas para 2026. Os temas, lemas e cores propostos tiveram excelente aceitação por parte dos membros da Comissão. O próximo passo é a elaboração do planejamento para a produção do material. O segundo tema tratado foi a participação salesiana no Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação – a ser feito entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano em Manaus. Entre as propostas aprovadas está a realização de um momento de peregrinação com os jovens até a “Porta Santa” do Jubileu, aberta na Catedral de Manaus. Os comunicadores salesianos também trataram da realização de oficinas temáticas para as presenças salesianas de todo o Brasil, tendo a primeira já marcada para o dia 24 de abril. A reunião teve a abertura e fechamento com a bênção dada pelo Delegado Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana de Manaus, Pe Francisco Lima.

Um novo documento salesiano sobre Comunicação Social: um guia para habitar o mundo digital

Do Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana chega um novo documento que oferece diretrizes atualizadas para habitar o mundo digital e o mundo da inteligência artificial de maneira salesiana. Este texto, publicado 14 anos depois do "Sistema Salesiano de Comunicação Social" (SSCS), é o resultado de um trabalho coletivo que envolveu os Delegados para a Comunicação Social, especialistas e consultores. O documento procura educar os jovens nos novos habitats virtuais, integrando a Comunicação Social à missão salesiana a serviço da Igreja. Ele nasce também da necessidade de responder às transformações culturais e tecnológicas que caracterizam o mundo juvenil e do desejo de atualizar o Sistema Preventivo aos desafios do presente. UM DOCUMENTO ALINHADO COM A IGREJA - O texto está intimamente ligado aos documentos mais recentes da Igreja sobre o digital, como "Rumo a uma presença plena" e "Antiqua et Nova", abordando a inteligência artificial e as mensagens do Papa Francisco para os Dias Mundiais da Comunicação Social. A Congregação Salesiana está, portanto, empenhada em manter um diálogo constante entre fé, ciência, Evangelho e cultura juvenil. A própria Igreja, depois do Sínodo sobre os jovens, sublinhou a importância de aprofundar a dinâmica do digital, pedindo para "habitar" estes espaços de modo evangélico e promover uma presença autêntica nas "ruas digitais".  UMA MUDANÇA NECESSÁRIA - Nos últimos 15 anos, a comunicação passou por uma revolução graças ao desenvolvimento da Internet, da mídia social e da tecnologia da informação. Em resposta a isso, o novo documento evolui a partir do SSCS anterior para atender às necessidades atuais. Durante o Magistério do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, a Igreja ampliou sua visão da comunicação, integrando tópicos como ética na Internet (Ética na Internet), sustentabilidade (Laudato Si'), fraternidade (Irmãos Todos) e educação global (Pacto Educacional Global). O novo texto também responde às demandas que emergiram dos Capítulos Gerais 27 e 28, em particular o chamado para "viver o sacramento salesiano da presença" e a necessidade de inculturar a missão salesiana no habitat digital. COM FOCO NOS JOVENS E NA CULTURA DIGITAL - A Congregação Salesiana considera a Comunicação Social um aspecto fundamental da missão educativa e pastoral. Este novo documento foi concebido para acompanhar os jovens em seus mundos digitais, ajudando-os a descobrir o sentido da vida, do amor e da responsabilidade, e a construir seu projeto pessoal. Partindo dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo, o documento incentiva o diálogo com as novas gerações, ouvindo suas necessidades e buscando novas linguagens para educar e evangelizar. OBJETIVOS DO DOCUMENTO - O novo texto nada mais é que um guia prático para educadores e leigos, conforme a tradição salesiana. Uma ferramenta de formação que responde no estilo salesiano às mudanças socioculturais. Um suporte para a Pastoral Juvenil, integrando comunicação e evangelização. Além disso, o documento busca fortalecer a identidade carismática salesiana, promovendo a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na missão educacional. A VISÃO SALESIANA DO DIGITAL - O Setor de Comunicação Social trabalhou em rede com delegados, editores, gerentes de mídia social e estações de rádio para produzir este documento. Foi redigido um instrumentum laboris, integrando as propostas desses grupos, mantendo-se fiel à tradição salesiana e aos valores do Magistério da Igreja. A Congregação Salesiana continua a se esforçar para estar presente no mundo digital como um "próximo amoroso", segundo a visão eclesial do Papa Francisco. O documento incentiva o uso consciente da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais e pastorais de nosso tempo. Esse novo documento é um passo importante para atualizar a comunicação salesiana e torná-la mais eficaz em sua missão educacional. Com um estilo que combina tradição e inovação, ele pretende ser um guia valioso para educadores, leigos e jovens, ajudando-os a viver e testemunhar o Evangelho também nos espaços digitais. Para acessar e baixar o documento em língua portuguesa, clique no link a seguir PT__Novo_Documento_de_Comunicacao_Social___31_Janeiro_2025.pdf. Fonte: Agenzia InfoSalesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil