Coordenadores Inspetoriais de Comunicação reúnem-se em Recife
17/07/2023

Coordenadores Inspetoriais de Comunicação reúnem-se em Recife

Coordenadores Inspetoriais de Comunicação reúnem-se em Recife

Os seis Coordenadores de Comunicação das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco estiveram reunidos de 10 a 12/07, na Sede da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, em Recife (PE). A equipe foi acolhida pelo Coordenador Inspetorial da Inspetoria do Nordeste e anfitrião do encontro, Pe. João Carlos e pelo atual Inspetor Referente para a Comunicações na Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL), Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior.

Logo na segunda-feira (10), os delegados participaram da transmissão ao vivo do Terço Mariano, um dos trabalhos de grande repercussão realizados pela equipe de comunicação da Inspetoria. “Uma experiência muito profícua, porque pudemos ver de muito perto como o trabalho de comunicação liderado pelo Pe. João Carlos atinge as pessoas com tanta intensidade em diferentes estados brasileiros, até mesmo de outras regiões fora do Nordeste”, apontou o Coordenador de Comunicação da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, José Luis Almeida.

A pauta da reunião foi bastante aprofundada nos itens propostos. Cada delegado apresentou o seu Plano Inspetorial de Comunicação, elaborado a partir da proposta para o sexênio de cada dicastério da Congregação após o CG28. Outro tema aprofundado foi o uso do logo dos Salesianos do Brasil e o selo da RSB, suas aplicações e hierarquias. Cada inspetoria também fez uma apresentação de Projetos Institucionais em desenvolvimento relacionados ao movimento Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco); Gestão de “ensalamento”; excelência no atendimento e captação de alunos, entre outros temas que podem ser compartilhados na solução de situações semelhantes em realidades diferentes.

A Escola de Comunicação, encerrada no ano passado, também passou por uma avaliação positiva por parte dos membros da Comissão Nacional para a Comunicação (CONAC). Outra iniciativa analisada foi a unificação do Projeto de Animação Vocacional em Ambiente Digital, com apresentação comandada pelo Pe. Rafael Galvão, por vídeo conferência.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social Salesiana, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, também fez uma participação na reunião, diretamente de Roma, por telefone, deixando palavras de incentivo ao grupo e pedindo orações.

Além das reuniões de trabalho, os Coordenadores também tiveram uma oportunidade de convivência e troca de experiências durante momentos como a visita à Associação Missionária Amanhecer (AMA), entidade encarregada de coordenar um grande projeto de comunicação e evangelização realizado pelos salesianos do Nordeste. Outro local visitado pelos Coordenaodres de Comunicação foi o museu do Instituto Ricardo Brennand. A segunda etapa da reunião foi a participação no 13º Mutirão de Comunicação (MutiCom), evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado em João Pessoa (PB), que contou com a participação da Rede Salesiana Brasil (RSB).

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga / Foto: Paulo Thiago

 

Mais Recentes

Gênova celebra os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana com programação especial

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a cidade de Gênova, ponto de partida dos primeiros missionários salesianos, será palco de importantes celebrações pelos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana. Foi do Porto de Gênova que, em 1875, dez missionários salesianos, liderados pelo Pe. João Cagliero, embarcaram no navio Saboia rumo a Buenos Aires, dando início à grande aventura missionária de Dom Bosco. A programação inclui uma sessão de cinema documental, no dia 10 de novembro, no Cinema Dom Bosco – Club Amici Del Cinema, localizado no Instituto Dom Bosco de Gênova – Sampierdarena. No dia 11, haverá uma vigília de oração na Igreja de São João Bosco e São Gaetano, animada por interlúdios musicais do jovem violinista e organista romano Stefano Mhanna. O encerramento, no dia 12 de novembro, contará com a presença do Reitor-Mor, Pe. Fabio Attard, da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola, e dos missionários da 156ª Expedição, em um encontro especial seguido pela Celebração Eucarística e pela inauguração do Museu das Expedições Missionárias. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Valdocco acolhe celebração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana

De 9 a 12 de novembro, Valdocco, em Turim, volta a ser o coração pulsante da missão salesiana. O local acolherá as comemorações dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, reunindo os Delegados Provinciais para a Animação Missionária em um encontro de formação, partilha e reflexão sobre o legado e a atualidade da missão de Dom Bosco. O ponto alto da celebração será no dia 11 de novembro, na Basílica de Maria Auxiliadora, com o envio da 156ª Expedição Missionária dos Salesianos de Dom Bosco e da 148ª Expedição das Filhas de Maria Auxiliadora. O momento será marcado por uma Eucaristia e cerimônia de envio missionário, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Agência de Notícias Salesiana (ANS), às 17h (horário da Itália), 13h no horário de Brasília. Ao comentar sobre a celebração, Pe. Sergio Baldin, diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil, ressaltou o significado profundo desse momento histórico: “Valdocco é o ponto de partida de todo este percurso salesiano e, ao mesmo tempo, o coração que mantém viva a chama da missão salesiana. Celebrar 150 anos da primeira expedição é agradecer por um percurso feito de coragem, fé e entrega.” Este encontro renova o ardor missionário que, iniciado em 1875, continua a inspirar gerações de salesianos e salesianas a levar o Evangelho e o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello aos jovens de todo o mundo. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Jovens da Itália celebram os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana com encontro em Valdocco

Nos dias 8 e 9 de novembro, jovens de toda a Itália se reúnem em Valdocco, berço do carisma salesiano, para celebrar os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana. O encontro, intitulado “Be a Mission”, é promovido pelo Movimento Juvenil Salesiano (MJS) em parceria com os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora da Itália, reunindo jovens que, nos últimos anos, viveram experiências missionárias inspiradas no espírito de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Durante dois dias, os participantes irão partilhar memórias, escutar testemunhos, participar de momentos formativos e visitar o Museu Casa Dom Bosco, fortalecendo o sentido de pertença à missão salesiana. A programação inclui também uma Festa Missionária e um momento de boa-noite salesiana, favorecendo a reflexão espiritual e a alegria da comunhão. O encontro se encerra no domingo com uma celebração eucarística e um gesto simbólico de envio missionário, recordando o ardor e a coragem dos primeiros salesianos que partiram de Gênova rumo à América do Sul, em 1875. Ao refletir sobre a celebração, Ir. Sílvia Aparecida da Silva, diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil, destacou o valor inspirador do evento: “O ‘Be a Mission’ é um convite para que os jovens de hoje redescubram a beleza de viver em missão. Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ensinaram que ser missionário é levar o amor de Deus onde quer que estejamos, com alegria, generosidade e esperança. Celebrar esses 150 anos é renovar nosso compromisso de continuar essa história com o mesmo ardor e fé dos primeiros enviados.” O evento é muito mais que uma comemoração histórica. O “Be a Mission” renova o chamado à missão entre os jovens, convidando as novas gerações a manter vivo o fogo missionário que, há 150 anos, começou com Dom Bosco e continua a iluminar o mundo com esperança e amor cristão. Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil