A coordenadora regional da Pastoral da Criança no Estado de Mato Grosso, Isabel Silveira Dias, esteve no domingo (11/09) com o Diácono Salesiano José Alves e com um jovem voluntário que está na região e é professor do SENAI, Kaique Lima em algumas aldeias Xavante, no município de Nova Xavantina (MT).
A principal preocupação do grupo é com os casos de desnutrição e baixo peso entre as crianças, que têm ocorrido com uma lamentável frequência. A falta de chuvas, proximidade com os centros urbanos, condições de alimentação e de higiene precárias, são apontadas como fatores que influenciam fortemente esses casos de desnutrição. A primeira aldeia visitada foi a Santa Helena, em seguida, a Aldeia Betânia, depois, a Aldeia São Francisco, e por fim, a Aldeia Teihidzatsé.
Para que a visita pudesse ser feita apenas como observação, os voluntários da Operação Mato Grosso adquiriram ‘kits’ para serem distribuídos às crianças recém-nascidas. Também os benfeitores da Paróquia Imaculada Conceição, da cidade de Bilac (SP) enviaram alimentos para serem distribuídos nas aldeias mais carentes. “Por meio dessas parcerias que a gente consegue chegar nas aldeias, por meio da Missão Salesiana e pode fazer alguma coisa de bom por essas populações carentes. Obrigado a todos os parceiros que somam conosco nessa missão”, destacou o diácono salesiano. “Lá na aldeia Santa Helena teve distribuição de roupas e alimentos e também fizemos um sopão lá com bastantes legumes, cenoura, beterraba, batata, macarrão, carne moída, (que foi) entregue para as crianças e para a comunidade”, informou.
As crianças recém-nascidas da aldeia Betânia receberam um kit, com roupas, alimentos e material de higiene, preparado pela equipe da Pastoral da Criança de Campinápolis. No mesmo local, a equipe do projeto AMA trocou a fonte de alimentação da bomba d’água do poço artesiano, que era de energia solar, para um sistema elétrico. “Tivemos essa atividade na Aldeia Betânia, depois nós passamos na Aldeia São Francisco, onde com o grupo da Operação Mato Grosso, com a Missão Salesiana em conjunto o Projeto AMA, perfuramos uma cisterna, instalamos lá uma bomba e construímos um sistema de caixa d’água. No final, ainda distribuímos alguns alimentos, pães e outras coisas”, revelou o salesiano.
Os casos mais preocupantes estão na aldeia Teihidzatsé, a última a ser visitada pela equipe. Lá, a Pastoral da Criança faz o acompanhamento nutricional das crianças com a pesagem e distribuição de alimentos. “Nessa aldeia estamos acompanhando o caso de uma criança que está em um quadro de desnutrição. A gente entra com o apoio a essa criança levando alimentos como beterraba, cenoura, batata, macarrão, carne moída e alguma vitamina, algum leite, que vem contribuir com essa criança para recuperação desse peso”, destacou José Alves.
O trabalho desenvolvido nas terras indígenas, além de socorrer os mais necessitados é um motivo de grande alegria para todos os que se envolvem voluntariamente. “Amei poder partilhar alguns momentos com nossos irmãos indígenas Xavante. Poder celebrar, alegrar, levar um pouco de amor e esperança a esse povo tão sofrido”, avaliou a Coordenadora regional da Pastoral da Criança de Mato Grosso, Izabel Silveira Dias.
Também o jovem voluntário, Kaique Lima Silva, que acompanhou a atividade, voltou satisfeito. “Estivemos em diversas aldeias da região, onde se podem verificar dificuldades básicas, como água e alimentos. Foi uma boa experiência de vida, foi possível ter uma ideia do dia a dia e a extrema necessidade de auxílio para preservação da cultura e sobrevivência do povo indígena”, avaliou.
Matéria escrita por: Euclides Fernandes - DRT/MS 55/02
16/09/2022
Desnutrição infantil ainda é preocupação para missionários salesianos
Comunicação
Mais Recentes
Realizada no dia 20 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL) reuniu os inspetores SDB de todo o país para um momento de reflexão, avaliação e direcionamento da missão salesiana no Brasil.
Ao falar sobre o encontro, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL, nos falou que “a assembleia semestral é um grande momento para avaliarmos os projetos deliberados e aprovados na assembleia anterior, encontrarmos os membros inspetores e coordenadores das pastorais juvenil, de formação e pastoral (paróquias e santuários)”. Ele completou que o encontro é uma oportunidade dos Salesianos de Dom Bosco olharem sistematicamente todas as frentes de trabalho da ação Educativo-pastoral Salesiana. Nesta assembleia, o inspetor foi reeleito como presidente da CISBRASIL, para o triênio 2025-2028. O Pe. Alexandre Carlos, foi eleito como vice-presidente para o mesmo triênio.
Estiveram presentes o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH) e o Pe. Sergio Augusto Baldin, Secretário Executivo da CISBRASIL.
Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias:
Inspetor Interino da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - Pe. Ademir de Lima Oliveira
Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere;
Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych;
Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior;
Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira.
O encontro retomou temas estratégicos, como formação inicial e permanente, comunicação, sustentabilidade vocacional e integração das presenças inspetoriais. Inspirados pelo espírito de Dom Bosco, os inspetores direcionaram seus esforços para consolidar ações conjuntas que impactem diretamente o trabalho educativo e evangelizador nas obras salesianas.
A assembleia também reforçou a importância da unidade interinspetorial, da leitura dos sinais dos tempos e da colaboração mútua entre regiões, garantindo que a missão chegue com qualidade e alegria aos jovens, especialmente os mais vulneráveis.
A CISBRASIL encerra sua 31ª edição renovando o compromisso com uma presença educativa, fraterna e evangelizadora que responda aos desafios atuais, sempre “com o coração de Dom Bosco”.
Comunicação da Rede Salesiana Brasil
A sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília, acolheu no dia 20 de novembro a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB), reunindo as inspetoras FMA para um encontro marcado pela comunhão, escuta e sólida visão educativa-pastoral.
Irmã Alaíde, ao falar da importância da realização da assembleia, ressaltou que “esta edição possui um marco importante: ter presente em nossa reunião a Ir. Paola Battagliola - Delegada referente da CIB e integrante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e podermos fazer nossa reflexão à luz da figura profética de Santa Maria Troncatti”.
Durante a assembleia, foram analisados os principais projetos interinspetoriais, bem como temas prioritários para a vida e missão das comunidades FMA no país: formação inicial e permanente, pastoral juvenil, sustentabilidade das obras, protagonismo das juventudes e atuação conjunta em rede.
Estiveram presentes das inspetoras de cada região:
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB;
Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Ir Maria Américo Rolim - Inspetora;
Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição - Inspetora;
Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora
E como participantes, estiveram presentes:
Ir Paola Batagliolla - Referente da CIB – Conselho Geral – Roma;
Ir Maria Ivone Ranghett - Vice- inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida;
Ir. Raquielle Casimiro - Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE;
Ir Silvia Aparecida da Silva – Secretária executiva de CIB.
Marcado por um ambiente de espiritualidade e discernimento, o encontro destacou o compromisso das FMA em promover uma educação integral e evangelizadora, em sintonia com as urgências do tempo presente e com a inspiração de Madre Mazzarello.
A 33ª edição da CIB encerrou-se com renovado impulso missionário, reforçando a convicção de que a presença educativa das Filhas de Maria Auxiliadora continua sendo sinal de esperança para milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil.
Comunicação da Rede Salesiana Brasil
Assembleias Nacionais reunirão SDB, FMA e RSB na sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília
Nesta semana, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, será o ponto de encontro de três importantes assembleias que reúnem lideranças das presenças salesianas de todo o país. Entre os dias 20 e 22 de novembro, Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e representantes da Rede Salesiana Brasil irão refletir, planejar e fortalecer a missão comum em favor da juventude. Os eventos possuem caráter estratégico e reforçam o espírito de comunhão, unidade e corresponsabilidade que marca a atuação salesiana em nível nacional. 20 de novembro – 31ª Assembleia Geral da CISBRASIL (SDB) Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, acontece a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL). O encontro reúne os inspetores SDB das diversas regiões do Brasil para um momento de avaliação, planejamento e alinhamento das ações interinspetoriais. Entre os temas centrais estão o fortalecimento da Pastoral Juvenil, a formação inicial e permanente, a integração das presenças salesianas e a construção de respostas conjuntas aos desafios atuais da evangelização e da educação. 20 de novembro – 33ª Assembleia Geral da CIB No mesmo dia, a casa da RSB também acolhe a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As inspetoras FMA se reúnem para partilhar experiências, aprofundar prioridades congregacionais e discernir caminhos comuns para as obras educativas e sociais conduzidas pelas religiosas. O encontro reforça o compromisso das FMA com uma educação integral, evangelizadora e sensível às necessidades das juventudes, em sintonia com o legado de Madre Mazzarello. 21 e 22 de novembro – 40ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil A semana se conclui com a 40ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil, realizada nos dias 21 e 22 de novembro. Reunindo dirigentes SDB, FMA e leigos de todo o país, o encontro tem como objetivo avaliar o ciclo de 2025, fortalecer a cultura de rede e planejar estratégias conjuntas para 2026. A assembleia abordará temas fundamentais para a missão salesiana no âmbito educativo e pastoral: inovação pedagógica, sustentabilidade institucional, articulação entre escolas e ações sociais, comunicação e formação de educadores. Unidos pela missão: uma semana de carisma, planejamento e esperança A realização simultânea das três assembleias na sede da RSB representa um marco de unidade entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e colaboradores da missão. São encontros que favorecem o diálogo, o discernimento e o compromisso coletivo em torno da formação integral de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Inspirados pelo sonho de Dom Bosco e pela coragem de Madre Mazzarello, SDB, FMA se juntam como RSB, nesta semana, com o coração voltado para o futuro, buscando caminhos que fortaleçam ainda mais a missão salesiana em uma sociedade em transformação. Acompanhe a cobertura completa nos próximos dias pelos canais oficiais da Rede Salesiana Brasil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil