Divulgado o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais
25/09/2024

Divulgado o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Divulgado o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais
Foto: ShutterStock ID 2270861237

"Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações" (cf. 1 Pd 3, 15-16) é o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, como divulgado nesta terça-feira (24) pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Tema que chama a atenção para o fato de que hoje a comunicação é muitas vezes violenta, visando atacar e não estabelecer as condições para o diálogo. É, então, necessário desarmar a comunicação, purificá-la da agressão.

Dos talk shows televisivos às guerras verbais nas redes sociais, o paradigma que corre o risco de prevalecer é o da competição, da oposição e do desejo de dominar.

"Para nós, cristãos - chama a atenção o comunicado - a esperança é uma pessoa e é Cristo. E está sempre ligada a um projeto comunitário; quando falamos de esperança cristã não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma credível, ao ponto de dar um vislumbre da esperança que ela traz consigo, e é capaz de comunicar ainda hoje a esperança de Cristo com as obras e as palavras."

Fonte: Vatican News
 

Mais Recentes

Padre Roger Luis da Silva é eleito novo presidente da Comunidade Canção Nova

Eleição ocorreu durante a 16ª Assembleia-Geral da Comunidade Canção Nova, realizada em Lavrinhas, SP. Padre Roger Luis da Silva é o novo presidente da Comunidade Canção Nova (CCN). Ele foi eleito na manhã de sexta-feira, 1º de maio, dia de São José Operário, pelos membros da 16ª Assembleia-Geral da CCN (AG2026) reunidos desde o dia 24 de abril, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas, SP. O novo presidente sucede o padre Wagner Ferreira, eleito em 2023 após a Páscoa do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib (em 12 de dezembro de 2022). Trata-se, portanto, do segundo sucessor à frente da Associação. Padre Roger Luis da Silva é natural de Itaperuna, RJ. Membro da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000, já atuou nas missões de Cachoeira Paulista, SP, Nova Esperança, PR, Palmas, TO e Brasília, DF. Entre os serviços desempenhados na Comunidade estão: formador de Casa Comunitária, reitor do Seminário, responsável de Missão, TVCN, conselheiro encarregado dos clérigos.Padre Roger é graduado em Filosofia e Teologia. Ele foi ordenado em 12 de dezembro de 2006 e deverá permanecer no cargo de presidente até 2031. A Canção Nova Fundada em 1978, por monsenhor Jonas Abib, a Comunidade Canção Nova é uma comunidade carismática católica que tem como missão evangelizar pelos meios de comunicação, dos retiros, dos encontros e das obras sociais. Em 2008, a Comunidade recebeu o  Reconhecimento Pontifício e, em 2009, ingressou na Família Salesiana. Fonte: Danusa Rego - Canção Nova

Encontro dos Oratórios da Inspetoria Salesiana do Recife

Em 24-26 de abril de 2026, nas dependências do Colégio Salesiano São José, em Natal-RN, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, em colaboração com o P. Júnior Lopes (Diretor) e sua Comunidade educativa, e com o apoio da Rede Salesiana Brasil, reuniu jovens animadores de 25 oratórios diários e festivos, do seu território missionário. Sob o tema central “Oratório: Casa que acolhe”, o encontro proporcionou uma intensa troca de experiências, oração, convivência, aprendizagem. Um dos pontos altos foi a escuta atenta das diferentes presenças, permitindo a partilha de êxitos e desafios. Sob a condução do P. Josemar Abel, os grupos debateram “Novas práticas de vivência oratoriana”, buscando atualizar as formas de atrair e evangelizar a juventude. Esse diálogo resultou na elaboração de objetivos comuns para a construção do Projeto Inspetorial para os Oratórios.

Equipe de Animação Missionária da Inspetoria de Recife reúne-se para estudo e elaboração do Projeto Missionário

No dia 11 de abril de 2026, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga sediou um importante encontro da Equipe Inspetorial de Animação Missionária, reunindo seus membros para um dia inteiro de estudo, reflexão e construção do Projeto de Animação Missionária da Inspetoria. O encontro teve início com um momento de espiritualidade e oração, seguido da leitura e aprofundamento do PEPS (Projeto Educativo-Pastoral Salesiano), que serviu como base orientadora para todas as reflexões ao longo do dia. A partir desse referencial, a equipe dedicou-se ao estudo da realidade missionária da Inspetoria, bem como à análise dos desafios contemporâneos da evangelização e das prioridades pastorais. Os presentes partilharam experiências e contribuíram para a construção conjunta de propostas que irão compor o Projeto de Animação Missionária. Todo o processo buscou manter fidelidade ao carisma salesiano e sintonia com as diretrizes do Projeto Educativo Pastoral Salesiano (PEPS), fortalecendo, assim, a identidade missionária da Inspetoria BRE. O encontro foi marcado por intensa participação e compromisso com a missão evangelizadora, avançando na sistematização de encaminhamentos importantes para as próximas etapas de elaboração do Projeto. Fonte: Agenzia Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil