Documento de Posição da Congregação Salesiana sobre Ecologia Integral
09/09/2022

Documento de Posição da Congregação Salesiana sobre Ecologia Integral

Documento de Posição da Congregação Salesiana sobre Ecologia Integral

(ANS – Roma) – Por ocasião do Tempo da Criação 2022, o período de 1 de Setembro até 4 de Outubro dedicado ao cuidado da criação, tenho o prazer de partilhar convosco o Documento de Posição da Congregação Salesiana sobre Ecologia Integral. Encontrá-lo-á neste link em 5 línguas.

É um documento preparado pelo Sector da Pastoral Juvenil Salesiana e por um grupo de peritos. O Sector da Pastoral da Juventude tem entre os seus objectivos a animação deste aspecto na Congregação. É uma reflexão que, por um lado, sanciona a posição dos Salesianos de Dom Bosco dentro do caminho traçado pela Igreja Católica e, por outro, oferece a todas as províncias salesianas instrumentos concretos para implementar em conjunto a conversão ecológica.

O documento foi apresentado por Emanuela Chiang, do Setor para a Pastoral Juvenil - Ecologia Integral:

“Proponho que reveja também o vídeo do Reitor-Mor convidando toda a Família Salesiana a juntar-se a esta viagem, e convido-o a organizar momentos de reflexão com base nestes dois instrumentos.

 

(vídeo e posicionamento) com a sua comunidade sobre estes temas:

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

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Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Educadores Salesianos realizam peregrinação inspiradora pelos marcos da Salesianidade

Durante o ano de 2025, educadores do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), integrantes do Núcleo de Estudo e Aprofundamento em Salesianidade (NEAS), vivenciaram uma intensa experiência de fé, comunhão e aprendizagem. A ação culminou em uma singular peregrinação nos dias 20 e 21 de novembro, percorrendo locais históricos de grande significado para a missão educativa salesiana. A jornada começou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde o grupo participou da missa às 16h e passou pela Porta Santa, momento especial de graça e renovação espiritual. Os educadores permaneceram no complexo da basílica durante todo o dia, das 10h às 18h, e vivenciaram momentos de oração diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, renovando seu compromisso com a missão educativa sob a proteção da Padroeira do Brasil. No dia seguinte, os peregrinos seguiram para Pindamonhangaba, onde visitaram a Vila dos Becchi, local que hospeda a réplica da casa de Dom Bosco. O grupo foi acolhido por padre Agnaldo e pelos salesianos cooperadores Rosana e Eduardo, que conduziram uma visita guiada detalhada, proporcionando uma vivência profunda da história e espiritualidade do fundador da Família Salesiana. Ainda na tarde do dia 21, os educadores chegaram a Guaratinguetá, recebidos por Isadora Prudente, que guiou a visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Posteriormente, conheceram o Colégio do Carmo, acompanhados pelas Irmãs Salesianas Beatrice e Auxiliadora. Ao longo do ano, 29 educadores participaram dos estudos promovidos pelo NEAS, que foram desenvolvidos em encontros mensais presenciais e leituras encaminhadas online, entre março e dezembro. Destes, 16 participaram da peregrinação, considerada um ponto alto do aprofundamento em salesianidade. A equipe foi coordenada por Jâni, coordenadora pedagógica do Auxiliadora, e Juliane, coordenadora de pastoral, que organizaram cuidadosamente todos os encontros em parceria com a Irmã Maria Alzira. As demais FMA da comunidade de Campos Novos participaram ativamente das reflexões junto aos educadores, fortalecendo os vínculos da comunidade educativa. Os depoimentos dos participantes expressam a intensidade e os frutos da experiência: «A nossa experiência no NEAS foi muito mais do que apenas conhecer mais a fundo a vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A culminância do projeto, com a viagem, nos fez reviver e mergulhar em um pedaço vivo do passado. Essa vivência reforçou em nós a certeza da importância do amor, da partilha e da convivência, e nos fez compreender que o legado deixado por eles continua vivo em nossa missão como educadores salesianos hoje.» (Tálice – Educadora) «Finalizar o projeto NEAS com a visitação foi uma experiência verdadeiramente especial e única. Cada educador que participou das leituras e dos encontros presenciais ao longo do ano encerrou esta etapa fortalecido, inspirado e com o compromisso renovado de seguir cultivando o legado de Madre Mazzarello e Dom Bosco, levando adiante seus valores e ensinamentos com ainda mais dedicação e amor à missão educativa.» (Jâni, Coordenadora Pedagógica) Essa peregrinação de fé, história e identidade salesiana reforçou no grupo o compromisso de educar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, inspirando a continuidade da missão educativa que tão profundamente transforma a vida das crianças e jovens atendidos pelo Colégio Auxiliadora, de Campos Novos.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do INSA São Paulo têm contos selecionados e capa vencedora no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste 2025"

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de São Paulo (SP), celebra em 2025 um dos resultados mais expressivos de sua trajetória no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste”. Nesta que é a 5ª participação da Instituição, quatro estudantes se destacaram: três tiveram seus contos selecionados para compor a coletânea, e uma estudante conquistou o grande destaque da edição ao ter sua criação escolhida como a ilustração da capa do livro. A estudante Raphaela, do 9º ano, foi a responsável pela arte selecionada para a capa oficial da obra, um reconhecimento que evidencia sua originalidade e sensibilidade artística. Já os estudantes Carlos, Yasmim e Bruna, todos do 8º ano, tiveram seus contos aprovados pela editora, representando a força criativa e a autoria literária dos jovens do INSA – São Paulo. A obra reúne produções de estudantes de toda a Zona Leste da cidade e evidencia o poder transformador da educação. Cada conto carrega reflexões, vivências e perspectivas que mostram como a leitura e a escrita promovem autonomia, criticidade e expressão. Premiação A premiação e o encontro entre as escolas participantes aconteceram na última sexta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, reunindo estudantes, educadores e representantes do projeto em um momento de celebração ao talento juvenil. Para o INSA – São Paulo, o resultado também reconhece o trabalho contínuo de incentivo à leitura e à produção literária. A instituição destaca ainda o papel fundamental da Biblioteca Escolar, que acompanha o processo e fortalece a participação dos estudantes em projetos como este. A iniciativa, organizada pela D3 Educacional, reafirma a importância da leitura, da escrita e da expressão artística como caminhos de desenvolvimento humano. Cada conto selecionado é um testemunho do poder transformador da educação — uma educação que ultrapassa os muros da escola e se materializa na sensibilidade, na criatividade e no posicionamento crítico dos estudantes. Orgulho da escola As narrativas apresentadas revelam a força e a resiliência de uma geração que aprende a construir sentido, pertencimento e cidadania por meio das palavras. Para o INSA – São Paulo, os trabalhos selecionados para o livro são motivo de imenso orgulho, pois expressam não apenas talento, mas também empenho, dedicação e o desejo genuíno de comunicar ideias ao mundo. O resultado alcançado em 2025 representa mais que uma conquista literária: é a valorização do esforço dos estudantes, o incentivo à produção criativa e o compromisso do INSA com uma educação que reconhece o potencial de cada jovem — e celebra, com entusiasmo, cada passo dessa trajetória.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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