10/06/2022

Dom Bosco, a força da palavra e o dom do relacionamento

Dom Bosco, a força da palavra e o dom do relacionamento

Continuando a série dos dez artigos do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, sobre o tema “Dom Bosco e a realidade digital e virtual”, aprofunda-se hoje a face dos dons comunicativos do Fundador da Congregação Salesiana, e a atenção se dirige especificamente ao tema: “Dom Bosco, a força da palavra e o dom do relacionamento”:

 

A comunicação nasce das palavras! Os primeiros sons que uma criança aprende a emitir, suas primeiras palavras, são uma espécie de versão (geralmente curta) de 'mãe' e 'pai', ou talvez simplesmente 'mamãe', 'papai'.  A Palavra é o princípio da comunicação.  Segundo o livro de Gênesis, Deus cria os seres humanos e todas as coisas pela fala, nomeando, dando vida... através do poder da fala!

 

Somos fundamentalmente pessoas da fala. Através das palavras desenvolvemos um léxico pessoal para definir quem somos, o que fazemos e como interpretamos o que existe em nosso derredor. Através das palavras construímos uma linguagem. Através da linguagem nos comunicamos com os outros.

 

Historicamente, nós, seres humanos, criamos palavras e desenvolvemos uma linguagem por meio da qual evoluímos como seres sociais em todos os nossos ambientes culturais.

 

O mundo digital também tem relação com palavras e linguagens. Seus códigos são palavras de um certo tipo inseridas na escrita. Bits e bytes são palavras. Todos os sistemas informáticos e softwares são linguagens. Os aplicativos são linguagens. Na tecnologia da informática, tecnologia da informação e realidade virtual, as mensagens codificadas se transformam em linguagens, inclusive os códigos e algoritmos são linguagens. Quando programamos um computador, lidamos com palavras que, combinadas com números e cifras, se transformam em um código informático, uma linguagem que nos permite interagir com o computador. As interações entre os sistemas dentro da Internet funcionam como uma enciclopédia.  Exemplo disto é a forma com a qual foi projetada a Wikipédia, que consente interações virtuais entre um lugar e outro por meio das palavras.

 

As palavras e os idiomas humanos, no entanto, abrigam significados mais profundos. Elas não constituem apenas fonemas, morfologia, sintaxe ou ferramentas técnicas de comunicação; também se relacionam com o significado e a profundidade. As palavras nos revelam e trazem à tona o que pensamos e sentimos como seres humanos.  A linguagem é, portanto, nossa maneira de expressar o que somos, amamos ou acreditamos. Por meio da linguagem aprendemos a nos conduzir no mundo social, a tomar decisões e a sermos proativos no espaço que ocupamos no mundo. A palavra expressa emoções, sentimentos, valores. É a voz do coração e da alma humana.  A palavra e a linguagem expressam o que somos.

 

A linguagem, portanto, encerra uma dimensão oculta, uma parte do mistério que somos, que é a vida. É por isso que, no decorrer da nossa existência, vamos encontrando novas palavras para expressar novas experiências, novas descobertas ou novas realidades.

 

Um aspecto complementar do ato de expressar-se por meio das palavras está nos relacionamentos. A palavra reconduz às relações humanas. A palavra nos é dada para que possamos falar, criar, dialogar e dar vida ao nosso mundo.

Dom Bosco era um homem de palavras! Adotou a linguagem para viver e educar!

 

Desde a infância até os últimos momentos de sua vida, Dom Bosco usou as palavras para expressar seu ser mais profundo e suas convicções. Permitam-me analisar o ‘Sonho dos Nove Anos’ a partir da perspectiva do poder das palavras e da linguagem. Isso pode nos ajudar a compreender melhor por que as palavras são a "mãe da comunicação". Ele brinca com as palavras! Cria sua própria linguagem!

 

Ele conta: "Aos nove anos de idade, tive um sonho, que me ficou profundamente gravado por toda a vida. Parecia-me estar perto de casa num pátio bastante espaçoso, onde se encontrava uma multidão de rapazes que se divertiam. Alguns riam, outros jogavam, outros blasfemavam. Ao ouvir aquelas blasfêmias, lancei-me imediatamente no meio deles tentando com socos e palavras fazê-los calar".

 

É interessante o relato de Dom Bosco sobre o que mais o impressionou nesta parte do sonho: as “blasfêmias”, ou seja, as "palavras ruins". Uma linguagem ruim! O poder das palavras! Palavras que revelaram a triste situação que aqueles jovens estavam a enfrentar em suas vidas.

Dom Bosco prossegue: "Naquele momento apareceu um homem venerando, nobremente vestido... Chamou-me pelo nome e me ordenou que me colocasse à frente daqueles meus amigos".

 

O diálogo inicia com termos opostos:

 

Golpes - doçura

Fealdade do pecado - valor da virtude

 

Dom Bosco replica respondendo que ele "era apenas uma pobre criança ignorante, [ele] não era capaz de falar a esses meninos sobre religião".

Dom Bosco pergunta: “Quem sois vós que me ordenais coisas impossíveis?”.

O homem do sonho responde:  “Exatamente por te parecerem impossíveis, deves torná-las possíveis com a obediência e com a aquisição da ciência”.

Dom Bosco, então, faz uma pergunta profunda: "Onde, por que meios?".

O diálogo continua. O homem responde à sua pergunta:

"Eu te darei a mestra", sob cuja disciplina poderás tornar-te sábio, e sem a qual toda a sabedoria se torna tolice".

 

Através do uso da linguagem, o diálogo se aprofunda mais e mais.... O ser se exprime: questões profundas emergem... Há um desejo de saber quem é o interlocutor. São palavras em busca da verdade!

 

“Mas quem sois vós, que falais deste modo?”, pergunta, por fim, João Bosco.

E o homem responde: "Eu sou o filho d’Aquela que a tua mãe te ensinou a saudar três vezes ao dia".

 

A linguagem é a forma como o jovem João Bosco se defende, encontra segurança, uma referência emocional para resolver um problema.

 

Dom Bosco, por sua vez, diz: “Minha mãe diz-me que não ande com pessoas que não conheço, sem sua licença; por isso dizei-me o vosso nome”.

A linguagem é dinâmica. As perguntas levam a buscar, a refletir, a considerar, a enfrentar a verdade da vida e da realidade. A linguagem anda de mãos dadas com as crenças e as convicções humanas.

 

A história continua: "Vi a seu lado uma senhora de majestoso aspecto, vestindo um manto todo resplandecente, como se cada ponto seu fosse uma estrela fulgidíssima. Vendo-me cada vez mais confuso nas minhas perguntas e respostas, fez-me sinal para que eu me aproximasse dela e, tomando-me com bondade pela mão, disse-me: ‘olha’”. E assim fez.

 

A linguagem abre caminhos para a vida e a confiança. A língua é como uma chave que abre portas e novos horizontes. "Os rapazes tinham fugido todos e, em vez deles, vi uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais".

 

O diálogo continua, sempre com termos opostos.

Animais selvagens - cordeiros domesticados

Forte - enérgico - humilde

 

E ele segue contando seu sonho: “Eis o teu campo, eis onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto; e aquilo que neste momento vês suceder com estes animais, deverás fazê-lo com os meus filhos”.


Voltei então o olhar e eis que, em vez de animais ferozes, apareceram outros tantos mansos cordeiros que, todos a saltitar, corriam ao redor como para fazer festa àquele personagem e àquela senhora.

 

A linguagem é como um oceano, profunda e, às vezes, bastante complexa. Sob alguns aspectos, chega a ser misteriosa. Toca o coração, a alma, a mente.  Através de palavras como "sim”, “não”, “talvez", os seres humanos definem sua vida, seu futuro, seu verdadeiro lugar no mundo.

 

João Bosco expressa seus sentimentos mais profundos: "Naquele momento, ainda em sonho, comecei a chorar, e supliquei àquela personagem que falasse de modo que eu compreendesse, visto que eu não sabia o que significava tudo aquilo. Então ela colocou a mão na minha cabeça, e me disse: “A seu tempo, tudo compreenderás”.

Dito isto, um barulho despertou-me e tudo desapareceu, depois de ter dito... palavras de forte significado e simbolismo. Palavras que expressam o poder da linguagem, o dom das relações!

 

As relações são o destino da fala!!!

 

Através dos relacionamentos, expandimos nossa comunicação interpessoal e damos sentido e solidez às nossas palavras.

 

Para Dom Bosco, a palavra "jovens" torna-se uma linguagem que toca profundamente toda sua vida, seu coração, sua alma.  Torna-se uma palavra para ser vivida, de se doar, de comunicar.  Através da linguagem do coração e da alma, toca a vida daqueles que o conheceram e aprenderam das grandes coisas que ele fez pelos jovens.

 

Para ele, a palavra se torna um projeto de vida porque a palavra que vem de Deus é uma Palavra que lhe ilumina a vida, dá-lhe perseverança para persistir naquilo que amou e viveu:  “Prometi a Deus que até o meu último suspiro seria pelos meus queridos jovens” (cf. C 1).

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

Vem aí o X Encontro Brasileiro de Educomunicação

De 21 a 23 de novembro, na modalidade híbrida (on-line e presencial), a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), recebe o X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e parceiros, com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB). A proposta temática do evento, “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social, dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. Durante os três dias dedicados ao Encontro, serão realizadas a Cerimônia de Abertura, na modalidade presencial, transmitida à distância pela plataforma do evento, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão ao vivo, e quatro na modalidade à distância. Representando a RSB, o evento contará com as contribuições da Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Doutora em Educomunicação, Márcia Koffermann, no Painel 04. O Painel tem como foco a apresentação e análise do fazer educomunicativo a partir de decisões emanadas de políticas públicas ou de opções institucionais. Serão contempladas políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (em nível nacional), da Secretaria de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul (nível estadual) e da Prefeitura de São Paulo (nível municipal), assim como projetos educomunicativos mantidos por instituições como a Rede Salesiana Brasil, com a Profa. Dra. Ir. Márcia Koffermann, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Profa. Dra. Aline Guio Cavaca. Conheça mais detalhes e inscreva-se pela página oficial do X EDUCOM. Escrito por Janaína Lima, com informações da página oficial do X EDUCOM

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.   À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF). Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas. “Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui. Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes.  Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes.  Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil