16/03/2022

“Dom Bosco ‘storyteller’: por que usou a narração na educação dos meninos”

“Dom Bosco ‘storyteller’: por que usou a narração na educação dos meninos”

Publica-se hoje o quinto dos dez artigos do Pe. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, visando aprofundar o tema «Dom Bosco e a realidade ‘digitovirtual’ ». Este mês a atenção se volta especificamente para “Dom Bosco ‘storyteller’: por que usou a narração na educação dos meninos”.

 

São João Bosco era um grande storyteller!

 

Seja ao descrever sua infância, seja ao falar sobre seus sonhos ou, ainda, ao escrever a biografia de alguns de seus jovens, ele sabia como contar histórias para tocar o coração e a mente das pessoas.

 

As narrativas desempenham um papel muito importante nos termos "virtual" e "digital". Podemos afirmar que as redes sociais são feitas de narrativas. As pessoas amam escrever, contar suas histórias cotidianas e publicá-las em formato de breves contos. No que diz respeito à comunicação digital e virtual, o jornalismo e a televisão estão intimamente ligados às narrativas. Os talk shows e os reality shows são criados a partir de histórias. Os filmes e muitos textos musicais são escritos sob a forma de narrativas.

 

Por que gostamos de contar nossas histórias?

Do ponto de vista da arte, narrar uma história é uma maneira muito eficaz e poderosa de comunicar. Faz a magia de prender a atenção e envolver as pessoas no enredo da história que se quer contar. A narração leva o ouvinte a entrar na história. 

 

Mas o que é narrativa?

A etimologia do termo tem raiz na língua latina: narrativus, ou seja, o que está ligado à narração; narrat\narrare: contar, relatar, explicar, descrever. A narrativa é uma maneira de transmitir fatos e experiências por meio de cartas, histórias, literatura e contos, valendo-se de imagens, metáforas, elementos míticos, religiosos e culturais para comunicar uma mensagem.

 

O storytelling prefere a linguagem simples e humana, as imagens visuais que estimulam os aspectos imaginativos, cognitivos e emocionais dos leitores ou ouvintes, para envolvê-los na trama e na história que está sendo contada. Possui o poder de transportar-nos, mental e emocionalmente, para diferentes tempos e lugares. É certo que as narrativas tocam o coração e a imaginação das pessoas. Elas têm a capacidade de nos envolver intensamente na trama da história, composta por início, meio e fim! Elas estimulam a nossa fantasia, tornando-nos parte ativa no processo de comunicação.

 

Mas o que as torna realmente atraentes e persuasivas?

 

Confira o texto na íntegra clicando aqui.

 

Fonte: sdb.org

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil