Editor Edebê Brasil completa 10 anos
21/11/2023

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais.

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação.

 

UMA DÉCADA DE CONQUISTAS

Ao longo desses dez anos, a Editora Edebê Brasil expandiu sua atuação, ultrapassando as fronteiras inicialmente traçadas. Seus materiais educativos, além de atender aos requisitos da RSB, chegam a educadores, estudantes e entusiastas da aprendizagem em todo o país. Confira a linha do tempo desses 10 anos de história:

 

 

MATERIAL DIDÁTICO

Com o objetivo de atuar na criação de produtos e serviços educacionais que colaboram com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens nas diferentes dimensões da pessoa (cognitiva, afetiva, psicomotora e comportamental), os materiais que são produzidos proporcionam aos estudantes se aprofundarem nos conhecimentos de forma progressiva, respeitando os saberes preexistentes de cada um deles, em uma espiral crescente em direção à formação integral. Confira um pouco da produção de material didático da Editora Edebê:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (etapas de 2 a 5 anos)

A educação infantil tem como foco principal promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando suas capacidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Nessa etapa, as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias. Confira:

Girolhar - Etapa 2 anos: esta coleção conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta etapa, a Coleção Girolhar conta com materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

Girolhar - Etapas 3, 4 e 5 anos: ​uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos iniciais)

Os anos iniciais do Ensino Fundamental desempenham um papel importante na construção da base educacional dos estudantes. Eles fornecem os alicerces para o desenvolvimento contínuo nas etapas posteriores da educação, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo atual.

Coleção Nautas: nesta publicação para os anos iniciais do Ensino Fundamental concebe o aluno como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos finais)

Os anos finais do Ensino Fundamental têm como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido nos anos iniciais e preparar os estudantes para o Ensino Médio. Nessa fase, o foco está no desenvolvimento de habilidades cognitivas, capacidade de análise, argumentação, resolução de problemas e pensamento crítico.

Coleção Rotas: para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta coleção é um material alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO MÉDIO

O objetivo do Ensino Médio é proporcionar uma educação mais aprofundada e abrangente, preparando os estudantes para o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou em outras formas de ensino, como o técnico e o profissionalizante.

Coleção Passaporte: essa publicação foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens do Ensino Médio, auxiliando os estudantes na construção de seu Projeto de Vida. A coleção oferece soluções didáticas para a Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem, e dos principais vestibulares do país, além de outros recursos educacionais. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

GRUPO EDEBÉ

A Editora Edebê Brasil faz parte do Grupo Editorial Edebé, que foi fundado em Barcelona (Espanha), em 1888, e é atuante na Espanha e na América Latina. O grupo é especializado na publicação de conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil. Está presente em todo o Brasil e mais de 70 mil estudantes contam com o material didático e recursos digitais que a editora produz constantemente. Tem como missão criar produtos e serviços que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, em todas as suas dimensões. Atualmente, está presente na Espanha, Chile, México e Brasil.

Sendo pioneiro na criação de materiais didáticos em formato multimídia, o Grupo Edebé proporciona processos de ensino e aprendizagem adaptados aos novos suportes digitais. Também oferece serviços de capacitação e formação para professores, além de ferramentas de gestão para a comunidade acadêmica. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de edebe.com.br

Mais Recentes

39ª e 40ª Assembleias Extraordinárias da CISBRASIL fortalecem unidade inspetorial e prioridades da missão salesiana no Brasil

Realizada no dia 20 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL) reuniu os inspetores SDB de todo o país para um momento de reflexão, avaliação e direcionamento da missão salesiana no Brasil. Ao falar sobre o encontro, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL, nos falou que “a assembleia semestral é um grande momento para avaliarmos os projetos deliberados e aprovados na assembleia anterior, encontrarmos os membros inspetores e coordenadores das pastorais juvenil, de formação e pastoral (paróquias e santuários)”. Ele completou que o encontro é uma oportunidade dos Salesianos de Dom Bosco olharem sistematicamente todas as frentes de trabalho da ação Educativo-pastoral Salesiana.  Estiveram presentes o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH) e o Pe. Sergio Augusto Baldin, Secretário Executivo da CISBRASIL. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetor Interino da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - Pe. Ademir de Lima Oliveira Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. O encontro retomou temas estratégicos, como formação inicial e permanente, comunicação, sustentabilidade vocacional e integração das presenças inspetoriais. Inspirados pelo espírito de Dom Bosco, os inspetores direcionaram seus esforços para consolidar ações conjuntas que impactem diretamente o trabalho educativo e evangelizador nas obras salesianas. A assembleia também reforçou a importância da unidade interinspetorial, da leitura dos sinais dos tempos e da colaboração mútua entre regiões, garantindo que a missão chegue com qualidade e alegria aos jovens, especialmente os mais vulneráveis. A CISBRASIL encerra sua 31ª edição renovando o compromisso com uma presença educativa, fraterna e evangelizadora que responda aos desafios atuais, sempre “com o coração de Dom Bosco”.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

33ª Assembleia Geral da CIB reforça sinodalidade e compromisso educativo das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil

A sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília, acolheu no dia 20 de novembro a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB), reunindo as inspetoras FMA para um encontro marcado pela comunhão, escuta e sólida visão educativa-pastoral. Irmã Alaíde, ao falar da importância da realização da assembleia, ressaltou que “esta edição possui um marco importante: ter presente em nossa reunião a Ir. Paola Battagliola - Delegada referente da CIB e integrante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e podermos fazer nossa reflexão à luz da figura profética de Santa Maria Troncatti”. Durante a assembleia, foram analisados os principais projetos interinspetoriais, bem como temas prioritários para a vida e missão das comunidades FMA no país: formação inicial e permanente, pastoral juvenil, sustentabilidade das obras, protagonismo das juventudes e atuação conjunta em rede. Estiveram presentes das inspetoras de cada região: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Ir Maria Américo Rolim - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora E como participantes, estiveram presentes:   Ir Paola Batagliolla - Referente da CIB – Conselho Geral – Roma; Ir Maria Ivone Ranghett - Vice- inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida; Ir. Raquielle Casimiro - Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE; Ir Silvia Aparecida da Silva – Secretária executiva de CIB. Marcado por um ambiente de espiritualidade e discernimento, o encontro destacou o compromisso das FMA em promover uma educação integral e evangelizadora, em sintonia com as urgências do tempo presente e com a inspiração de Madre Mazzarello. A 33ª edição da CIB encerrou-se com renovado impulso missionário, reforçando a convicção de que a presença educativa das Filhas de Maria Auxiliadora continua sendo sinal de esperança para milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Assembleias Nacionais reunirão SDB, FMA e RSB na sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília

Nesta semana, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, será o ponto de encontro de três importantes assembleias que reúnem lideranças das presenças salesianas de todo o país. Entre os dias 20 e 22 de novembro, Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e representantes da Rede Salesiana Brasil irão refletir, planejar e fortalecer a missão comum em favor da juventude. Os eventos possuem caráter estratégico e reforçam o espírito de comunhão, unidade e corresponsabilidade que marca a atuação salesiana em nível nacional. 20 de novembro – 31ª Assembleia Geral da CISBRASIL (SDB) Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, acontece a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL). O encontro reúne os inspetores SDB das diversas regiões do Brasil para um momento de avaliação, planejamento e alinhamento das ações interinspetoriais. Entre os temas centrais estão o fortalecimento da Pastoral Juvenil, a formação inicial e permanente, a integração das presenças salesianas e a construção de respostas conjuntas aos desafios atuais da evangelização e da educação. 20 de novembro – 33ª Assembleia Geral da CIB No mesmo dia, a casa da RSB também acolhe a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As inspetoras FMA se reúnem para partilhar experiências, aprofundar prioridades congregacionais e discernir caminhos comuns para as obras educativas e sociais conduzidas pelas religiosas. O encontro reforça o compromisso das FMA com uma educação integral, evangelizadora e sensível às necessidades das juventudes, em sintonia com o legado de Madre Mazzarello. 21 e 22 de novembro – 40ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil A semana se conclui com a 40ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil, realizada nos dias 21 e 22 de novembro. Reunindo dirigentes SDB, FMA e leigos de todo o país, o encontro tem como objetivo avaliar o ciclo de 2025, fortalecer a cultura de rede e planejar estratégias conjuntas para 2026. A assembleia abordará temas fundamentais para a missão salesiana no âmbito educativo e pastoral: inovação pedagógica, sustentabilidade institucional, articulação entre escolas e ações sociais, comunicação e formação de educadores. Unidos pela missão: uma semana de carisma, planejamento e esperança A realização simultânea das três assembleias na sede da RSB representa um marco de unidade entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e colaboradores da missão. São encontros que favorecem o diálogo, o discernimento e o compromisso coletivo em torno da formação integral de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Inspirados pelo sonho de Dom Bosco e pela coragem de Madre Mazzarello, SDB, FMA se juntam como RSB, nesta semana, com o coração voltado para o futuro, buscando caminhos que fortaleçam ainda mais a missão salesiana em uma sociedade em transformação. Acompanhe a cobertura completa nos próximos dias pelos canais oficiais da Rede Salesiana Brasil.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil