Editor Edebê Brasil completa 10 anos
21/11/2023

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais.

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação.

 

UMA DÉCADA DE CONQUISTAS

Ao longo desses dez anos, a Editora Edebê Brasil expandiu sua atuação, ultrapassando as fronteiras inicialmente traçadas. Seus materiais educativos, além de atender aos requisitos da RSB, chegam a educadores, estudantes e entusiastas da aprendizagem em todo o país. Confira a linha do tempo desses 10 anos de história:

 

 

MATERIAL DIDÁTICO

Com o objetivo de atuar na criação de produtos e serviços educacionais que colaboram com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens nas diferentes dimensões da pessoa (cognitiva, afetiva, psicomotora e comportamental), os materiais que são produzidos proporcionam aos estudantes se aprofundarem nos conhecimentos de forma progressiva, respeitando os saberes preexistentes de cada um deles, em uma espiral crescente em direção à formação integral. Confira um pouco da produção de material didático da Editora Edebê:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (etapas de 2 a 5 anos)

A educação infantil tem como foco principal promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando suas capacidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Nessa etapa, as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias. Confira:

Girolhar - Etapa 2 anos: esta coleção conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta etapa, a Coleção Girolhar conta com materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

Girolhar - Etapas 3, 4 e 5 anos: ​uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos iniciais)

Os anos iniciais do Ensino Fundamental desempenham um papel importante na construção da base educacional dos estudantes. Eles fornecem os alicerces para o desenvolvimento contínuo nas etapas posteriores da educação, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo atual.

Coleção Nautas: nesta publicação para os anos iniciais do Ensino Fundamental concebe o aluno como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos finais)

Os anos finais do Ensino Fundamental têm como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido nos anos iniciais e preparar os estudantes para o Ensino Médio. Nessa fase, o foco está no desenvolvimento de habilidades cognitivas, capacidade de análise, argumentação, resolução de problemas e pensamento crítico.

Coleção Rotas: para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta coleção é um material alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO MÉDIO

O objetivo do Ensino Médio é proporcionar uma educação mais aprofundada e abrangente, preparando os estudantes para o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou em outras formas de ensino, como o técnico e o profissionalizante.

Coleção Passaporte: essa publicação foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens do Ensino Médio, auxiliando os estudantes na construção de seu Projeto de Vida. A coleção oferece soluções didáticas para a Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem, e dos principais vestibulares do país, além de outros recursos educacionais. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

GRUPO EDEBÉ

A Editora Edebê Brasil faz parte do Grupo Editorial Edebé, que foi fundado em Barcelona (Espanha), em 1888, e é atuante na Espanha e na América Latina. O grupo é especializado na publicação de conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil. Está presente em todo o Brasil e mais de 70 mil estudantes contam com o material didático e recursos digitais que a editora produz constantemente. Tem como missão criar produtos e serviços que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, em todas as suas dimensões. Atualmente, está presente na Espanha, Chile, México e Brasil.

Sendo pioneiro na criação de materiais didáticos em formato multimídia, o Grupo Edebé proporciona processos de ensino e aprendizagem adaptados aos novos suportes digitais. Também oferece serviços de capacitação e formação para professores, além de ferramentas de gestão para a comunidade acadêmica. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de edebe.com.br

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O Jornaíma atua como ponte entre escola e sociedade, dando visibilidade às vozes e produções dos estudantes.Durante a apresentação, Daniel Ribeiro, representando a equipe estudantil, explicou como o jornal impacta a formação dos alunos ao ampliar a visão sobre a realidade e incentivar o envolvimento ativo no cotidiano escolar. “O Jornaíma faz a gente olhar para tudo com mais atenção. A gente passa a observar, pesquisar, perguntar e entender melhor o que acontece na escola e na comunidade. Escrever e participar das matérias ajuda a desenvolver o senso crítico e a perceber que a nossa voz tem importância”, compartilhou o estudante. A professora Lyene Amaral complementou, destacando o caráter formativo e interdisciplinar da experiência. “O jornal permite que os estudantes experimentem diferentes linguagens, escrita, fotografia, entrevista, edição, e fortalece competências essenciais, como trabalho em equipe e autonomia. Eles se reconhecem como sujeitos capazes de comunicar, transformar e inspirar. Essa é a beleza do Jornaíma”, afirmou. “Cuidar é se conectar: tecendo redes de cuidado e compromisso com a natureza”Colégio Salesiano Dom Bosco (Parnamirim/RN) – Inspetoria Salesiana do Nordeste A coordenadora Márcia Godoy e a professora Melania Viana destacaram como a educação socioambiental pode ser fortalecida por meio da Educomunicação, envolvendo as crianças em experiências que despertam cuidado, responsabilidade e pertencimento. Durante a apresentação, Melania Viana explicou que o projeto nasceu da Mostra de Arte e Cultura da escola, que naquele ano teve como tema a Ecologia Integral.“A partir desse tema, propusemos às crianças refletirem sobre poluição, reciclagem e preservação do meio ambiente. As atividades foram pensadas para desenvolver atitudes responsáveis, colaborativas e empáticas”, afirmou. A coordenadora Márcia Godoy complementou destacando o impacto formativo da prática:“Trabalhamos com 56 crianças do nível 5 da Educação Infantil. Mesmo tão pequenas, elas demonstraram enorme capacidade de compreender seu papel na sociedade e de agir com consciência. A Educomunicação nos ajudou a transformar essa reflexão em vivência concreta, aproximando as crianças do cuidado com a Casa Comum.” “Projeto Vitória, Cidade Limpa – Resíduo ou Lixo?”Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória (ES) – Inspetoria São João Bosco As professoras Andréa Martins e Ariadne Daleprane apresentaram o projeto, que incentiva os estudantes a compreenderem, na prática, como o consumo consciente e a gestão adequada dos resíduos impactam a vida cotidiana e o ambiente escolar. Durante a apresentação, Ariadne Daleprane explicou que o objetivo central da iniciativa é sensibilizar sobre o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos secos e úmidos, ajudando os estudantes a desenvolver valores de responsabilidade e pertencimento. “Queremos que eles percebam que pequenas escolhas do dia a dia fazem diferença. Ao integrar conteúdos do material didático com as descobertas científicas, estimulamos também a participação das famílias nas ações sustentáveis”, destacou Ariadne. A professora Andréa Martins complementou trazendo os resultados concretos observados ao longo do trabalho:“Vimos uma ampliação real da consciência ambiental das crianças e de suas famílias. Houve mudança de atitudes no cuidado com a escola, produção de materiais criativos e reflexivos e uma articulação muito bonita entre teoria e prática. São aprendizados que ficam para a vida”, afirmou. Ressonâncias e conexões: Educomunicação como força articuladora Ao final das apresentações, a Ir. 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Voluntariado Missionário Salesiano: convite para encontro de formação on-line

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Belém recebe cardeal Parolin e 120 pessoas das delegações internacionais da Igreja para a COP 30

O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, chega hoje a Belém (PA) para a COP 30. Ele é o chefe da delegação de 120 pessoas da Igreja Católica de vários países que participarão da COP30 e dos eventos promovidos pela arquidiocese, de 10 a 21 de novembro próximo.   COP30 é a 30º edição da Conferência das Partes signatárias do tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) para combate às mudanças climáticas que acontecerá na capital paraense. “De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada ‘família COP’, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros”, diz o site da Presidência da República. As pessoas da delegação da Igreja ficarão hospedadas em casas de retiros e paróquias da arquidiocese. Além do cardeal Parolin, estão o núncio apostólico no Brasil e chefe adjunto da delegação da Santa Sé, dom Giambattista Diquattro, oito cardeais, nove arcebispos, 26 bispos, além de padres e leigos de diversas partes do mundo, como Itália, Peru, Índia, Nigéria, Congo, Colômbia, Sérvia, Filipinas e Ruanda, além de representantes brasileiros. A comitiva da Santa Sé terá acesso à Zona Azul da COP30 e contará também com leigos, doutores e especialistas das seguintes instituições: Secretaria de Estado, Relações com Estados e Organizações Internacionais, Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Dicastério para a Cultura e Educação, além de assessores jurídicos e técnicos de infraestrutura. Segundo o site oficial da COP 30, “a Zona Azul (Blue Zone) é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais”, nela “são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais”. “Na COP30, em Belém, a Zona Azul permitirá a países, organizações credenciadas e Organizações Não Governamentais (ONG's) dialogarem e apresentarem seus projetos, estratégias e soluções para a agenda climática”, continua o site. Os barcos-hospitais Papa Francisco e São João XXIII também estarão em Belém para prestar apoio humanitário e serviços de saúde durante a COP30. A iniciativa é fruto da parceria entre o governo do Pará e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão das duas embarcações hospitalares. As embarcações ficarão no distrito de Icoaraci. A Igreja na COP 30 A Igreja em Belém preparou uma programação paralela à COP 30 na qual promoverá eventos e atividades de formação e reflexão. Segundo o site da arquidiocese, terão eventos de “mobilização social sobre o cuidado da Casa Comum, em sintonia com o magistério da Igreja (especialmente as encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum)”. As atividades paralelas acontecerão de 11 a 16 de novembro. “O objetivo é estimular o diálogo e o compromisso diante dos desafios socioambientais atuais, fortalecendo a Pastoral da Ecologia Integral e promovendo uma conversão ecológica nas comunidades”, diz o site da arquidiocese. As atividades são divididas em quatro polos: Social, no Colégio Santa Catarina de Sena; Educação e Saúde, na Faculdade Católica de Belém; Juventude, no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças; e Sustentabilidade, em Santa Bárbara. Para conferir a programação completa, clique AQUI. Fonte: ACI DIgital

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