Editor Edebê Brasil completa 10 anos
21/11/2023

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais.

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação.

 

UMA DÉCADA DE CONQUISTAS

Ao longo desses dez anos, a Editora Edebê Brasil expandiu sua atuação, ultrapassando as fronteiras inicialmente traçadas. Seus materiais educativos, além de atender aos requisitos da RSB, chegam a educadores, estudantes e entusiastas da aprendizagem em todo o país. Confira a linha do tempo desses 10 anos de história:

 

 

MATERIAL DIDÁTICO

Com o objetivo de atuar na criação de produtos e serviços educacionais que colaboram com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens nas diferentes dimensões da pessoa (cognitiva, afetiva, psicomotora e comportamental), os materiais que são produzidos proporcionam aos estudantes se aprofundarem nos conhecimentos de forma progressiva, respeitando os saberes preexistentes de cada um deles, em uma espiral crescente em direção à formação integral. Confira um pouco da produção de material didático da Editora Edebê:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (etapas de 2 a 5 anos)

A educação infantil tem como foco principal promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando suas capacidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Nessa etapa, as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias. Confira:

Girolhar - Etapa 2 anos: esta coleção conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta etapa, a Coleção Girolhar conta com materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

Girolhar - Etapas 3, 4 e 5 anos: ​uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos iniciais)

Os anos iniciais do Ensino Fundamental desempenham um papel importante na construção da base educacional dos estudantes. Eles fornecem os alicerces para o desenvolvimento contínuo nas etapas posteriores da educação, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo atual.

Coleção Nautas: nesta publicação para os anos iniciais do Ensino Fundamental concebe o aluno como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos finais)

Os anos finais do Ensino Fundamental têm como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido nos anos iniciais e preparar os estudantes para o Ensino Médio. Nessa fase, o foco está no desenvolvimento de habilidades cognitivas, capacidade de análise, argumentação, resolução de problemas e pensamento crítico.

Coleção Rotas: para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta coleção é um material alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO MÉDIO

O objetivo do Ensino Médio é proporcionar uma educação mais aprofundada e abrangente, preparando os estudantes para o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou em outras formas de ensino, como o técnico e o profissionalizante.

Coleção Passaporte: essa publicação foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens do Ensino Médio, auxiliando os estudantes na construção de seu Projeto de Vida. A coleção oferece soluções didáticas para a Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem, e dos principais vestibulares do país, além de outros recursos educacionais. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

GRUPO EDEBÉ

A Editora Edebê Brasil faz parte do Grupo Editorial Edebé, que foi fundado em Barcelona (Espanha), em 1888, e é atuante na Espanha e na América Latina. O grupo é especializado na publicação de conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil. Está presente em todo o Brasil e mais de 70 mil estudantes contam com o material didático e recursos digitais que a editora produz constantemente. Tem como missão criar produtos e serviços que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, em todas as suas dimensões. Atualmente, está presente na Espanha, Chile, México e Brasil.

Sendo pioneiro na criação de materiais didáticos em formato multimídia, o Grupo Edebé proporciona processos de ensino e aprendizagem adaptados aos novos suportes digitais. Também oferece serviços de capacitação e formação para professores, além de ferramentas de gestão para a comunidade acadêmica. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de edebe.com.br

Mais Recentes

Acesse a Novena de Dom Bosco 2026 da ISJB

Entre os dias 22 e 30 de janeiro, a Inspetoria São João Bosco convida a vivenciarem a Novena de Dom Bosco, que em 2026 tem como tema “Dom Bosco: fundador da Família Salesiana”. Neste ano, a Novena evidencia a riqueza e a diversidade da Família Salesiana, com atenção especial aos Salesianos Cooperadores. Fundado por Dom Bosco em 1876, esse grupo celebra 150 anos de história e, juntamente com outros 32 grupos da Família Salesiana, permanece comprometido com o legado do fundador: colaborar para a formação integral das juventudes. Mais do que a repetição de preces, a Novena de Dom Bosco é um tempo especial de graça, que convida os fiéis a colocarem o coração em sintonia com Deus. De modo particular, a proposta desta Novena é meditar sobre o testemunho de fé e de vida de São João Bosco e São Francisco de Sales, referências centrais do carisma salesiano. O subsídio da Novena foi preparado pela equipe da Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São João Bosco e está disponível para acesso. Para visualizar o material, clique aqui. Atenta à diversidade e à riqueza das experiências religiosas vivenciadas nas presenças salesianas do Brasil, a Inspetoria também disponibilizou um mural digital, no qual cada pessoa e/ou grupo poderá compartilhar as experiências de oração vividas durante a Novena de Dom Bosco, por meio de fotos, vídeos e orações. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil