Editor Edebê Brasil completa 10 anos
21/11/2023

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Editor Edebê Brasil completa 10 anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais.

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação.

 

UMA DÉCADA DE CONQUISTAS

Ao longo desses dez anos, a Editora Edebê Brasil expandiu sua atuação, ultrapassando as fronteiras inicialmente traçadas. Seus materiais educativos, além de atender aos requisitos da RSB, chegam a educadores, estudantes e entusiastas da aprendizagem em todo o país. Confira a linha do tempo desses 10 anos de história:

 

 

MATERIAL DIDÁTICO

Com o objetivo de atuar na criação de produtos e serviços educacionais que colaboram com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens nas diferentes dimensões da pessoa (cognitiva, afetiva, psicomotora e comportamental), os materiais que são produzidos proporcionam aos estudantes se aprofundarem nos conhecimentos de forma progressiva, respeitando os saberes preexistentes de cada um deles, em uma espiral crescente em direção à formação integral. Confira um pouco da produção de material didático da Editora Edebê:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL (etapas de 2 a 5 anos)

A educação infantil tem como foco principal promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando suas capacidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. Nessa etapa, as crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, músicas e histórias. Confira:

Girolhar - Etapa 2 anos: esta coleção conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. A Etapa 2 anos é feita para quem ainda é bem pequeno! Para esta etapa, a Coleção Girolhar conta com materiais e recursos adaptados ao momento do desenvolvimento da criança, como lâminas para atividades, no lugar de livros encadernados. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

Girolhar - Etapas 3, 4 e 5 anos: ​uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. ​O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos iniciais)

Os anos iniciais do Ensino Fundamental desempenham um papel importante na construção da base educacional dos estudantes. Eles fornecem os alicerces para o desenvolvimento contínuo nas etapas posteriores da educação, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo atual.

Coleção Nautas: nesta publicação para os anos iniciais do Ensino Fundamental concebe o aluno como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO FUNDAMENTAL (anos finais)

Os anos finais do Ensino Fundamental têm como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido nos anos iniciais e preparar os estudantes para o Ensino Médio. Nessa fase, o foco está no desenvolvimento de habilidades cognitivas, capacidade de análise, argumentação, resolução de problemas e pensamento crítico.

Coleção Rotas: para os Anos Finais do Ensino Fundamental, esta coleção é um material alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

ENSINO MÉDIO

O objetivo do Ensino Médio é proporcionar uma educação mais aprofundada e abrangente, preparando os estudantes para o ingresso no ensino superior, no mercado de trabalho ou em outras formas de ensino, como o técnico e o profissionalizante.

Coleção Passaporte: essa publicação foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens do Ensino Médio, auxiliando os estudantes na construção de seu Projeto de Vida. A coleção oferece soluções didáticas para a Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem, e dos principais vestibulares do país, além de outros recursos educacionais. Conheça mais sobre o material clicando aqui.

 

GRUPO EDEBÉ

A Editora Edebê Brasil faz parte do Grupo Editorial Edebé, que foi fundado em Barcelona (Espanha), em 1888, e é atuante na Espanha e na América Latina. O grupo é especializado na publicação de conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil. Está presente em todo o Brasil e mais de 70 mil estudantes contam com o material didático e recursos digitais que a editora produz constantemente. Tem como missão criar produtos e serviços que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, em todas as suas dimensões. Atualmente, está presente na Espanha, Chile, México e Brasil.

Sendo pioneiro na criação de materiais didáticos em formato multimídia, o Grupo Edebé proporciona processos de ensino e aprendizagem adaptados aos novos suportes digitais. Também oferece serviços de capacitação e formação para professores, além de ferramentas de gestão para a comunidade acadêmica. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de edebe.com.br

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Educação Salesiana e a Realidade da Criança Negra: Sonho e Desafio de Dom Bosco no Brasil de Hoje

Dom Bosco sonhou com uma educação capaz de transformar vidas, tirando jovens da pobreza e conduzindo-os ao protagonismo social. Seu projeto educativo nasceu da compaixão diante de uma juventude abandonada, marginalizada e sem perspectivas. Para ele, a educação deveria ser um caminho de transformação. No entanto, ao olhar para o Brasil contemporâneo, especialmente para as crianças negras, percebemos que esse sonho ainda não se concretizou. A criança negra é, muitas vezes, a face mais visível da pobreza estrutural que marca nossa sociedade. Vive em contextos onde o acesso à educação de qualidade é um percurso árduo, frequentemente interrompido pela fome, pela violência e pela exclusão. Mesmo quando encontra acolhimento e oportunidades, como nas escolas ou obras sociais inspiradas no carisma salesiano, persiste o drama da desigualdade: estudar de barriga vazia, voltar para casas sem saneamento, enfrentar preconceitos e estigmas cotidianos. A fome, inimiga silenciosa do aprendizado, rouba sonhos e apaga sorrisos. É preocupante constatar que, em um mundo marcado por avanços tecnológicos e grande capacidade produtiva, tantas crianças ainda necessitam do mínimo necessário para viver com dignidade. Enquanto se fala em inteligência artificial e inovação, milhões de meninos e meninas continuam privados de alimentação adequada, saúde e acesso ao conhecimento. Não por falta de capacidade, mas por falta de justiça social. Essa contradição interpela todos nós, discípulos de Dom Bosco, que acreditamos na potência transformadora do amor educativo. O carisma salesiano nos convida a ver Cristo nos rostos jovens, especialmente nos mais pobres. Quando esse rosto é o de uma criança negra, é preciso um olhar ainda mais atento, capaz de reconhecer as marcas de uma história de exclusão e resistência. Lembrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, à luz da espiritualidade salesiana, é mais do que celebrar a cultura e a herança afro-brasileira: é reafirmar o compromisso de lutar por equidade, romper as amarras da pobreza e promover a formação integral de crianças e jovens que continuam travando uma batalha diária contra a fome e o esquecimento. Dom Bosco acreditava que cada jovem, independentemente de sua origem, traz em si uma “semente de bem”. Essa semente, porém, precisa de solo fértil para germinar. Quando o ambiente social é hostil e faltam condições básicas, o potencial humano é sufocado. Por isso, educar à maneira salesiana hoje significa também denunciar as estruturas que mantêm a pobreza e anunciar caminhos de transformação. Significa lutar por políticas públicas que garantam alimentação escolar digna, promover a cultura da paz, incluir e valorizar a história e a identidade negra no espaço educativo. O sonho de Dom Bosco permanece vivo quando seus filhos e filhas se colocam ao lado dos que mais sofrem. Contudo, não basta acolher; é necessário cuidar, proteger e transformar. A educação salesiana não é neutra: ela é profética. Deve ser sinal de esperança em meio à injustiça, de vida em meio à morte social. Quando um educador salesiano dá de comer, acolhe, orienta e evangeliza uma criança faminta, realiza o coração do sonho de Dom Bosco e anuncia o Reino de Deus. Lembrar o 20 de novembro é, assim, renovar nossa missão. É reconhecer que a verdadeira enculturação do Evangelho passa pela escuta da dor do povo negro, pela valorização de sua cultura e pela retomada do ideal educativo que une fé, razão e amor. O sonho de Dom Bosco continua atual, mas só se tornará realidade quando nenhuma criança, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, tiver que escolher entre aprender e comer.   P. Carlos José da Silva, SDB, da Comissão de Diversidade e Inculturação da Inspetoria São João Bosco

Ex-Educando Salesiano tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educativas mais impactantes do ano

A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo Professor Wagner Garcia Siqueira, que atualmente leciona na Escola Estadual “Fadlo Haidar”, em São Paulo-Itaquera-SP, foi reconhecida como uma das 100 inovações educativas mais impactantes e escaláveis do mundo, para a edição de 2026 do catálogo da “HundrED” - organização global, com sede na Finlândia, que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito no dia 11 de novembro. Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do Prof. Wagner deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de alunos ao redor do Planeta. Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede estatal: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas, ao redor do mundo; e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o Prof. Wagner. Ex-Educando, Ex-Oratoriano e Membro da Paróquia Nª Sª Aparecida O Professor Wagner Garcia Siqueira tem uma relação antiga com a ‘Obra Social Dom Bosco’, do Bairro Itaquera; e fez questão de agradecer ao ‘P. Rosalvino Morán Viñayo’, Precursor da presença salesiana na Região, por toda a contribuição na sua trajetória: “Gratidão. Essa é a palavra que desejo expressar ao P. Rosalvino e à Comunidade Salesiana de Itaquera, por todo o trabalho em prol da educação de crianças, jovens e adultos, na periferia da Cidade de São Paulo, por meio da ‘Obra Social Dom Bosco’. Sou filho dessa Obra, que impactou decisivamente minha carreira como Professor, pois aprendi que, segundo Dom Bosco, “a educação é coisa do coração”. Foi uma enorme alegria poder anunciar ao querido ‘Padre Rosalvino’ que o Projeto ‘Penso, Logo Escrevo’ – Project ‘I think, therefore I write’ – foi reconhecido pela Fundação HundrED, da Finlândia, como uma das iniciativas mais inovadoras, impactantes e escaláveis, sendo selecionado para integrar a Coleção Global 2026”. Sobre o projeto Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos alunos diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita num processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente, da escolha dos temas à correção dos textos. O método se divide em cinco etapas:– os alunos se reúnem em grupos para sugerir temas;– as propostas são levadas à votação geral da turma;– cada aluno produz sua redação;– o professor faz a correção individual; e– por fim, se fazem leituras públicas, primeiro em sala e depois para toda a escola, num evento anual.Além de preparar os alunos para o ‘Provão Paulista’, ‘Enem’ e ‘Vestibulares’, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem. “A importância de reconhecer projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ vem de mostrar - aos Professores do Brasil e do Mundo - o trabalho que se faz na prática; um trabalho que é fruto de prática concreta; uma ação que responde a um desafio: fazer com que a educação/instrução se faça e que o aluno aprenda e cresça muito mais” – destaca Wagner. O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas de todo o mundo conheçam e repliquem a iniciativa. Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo-SP, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Profra. Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi. O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo Educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo SESC de Belo Horizonte, em 2005. Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o Professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas Professoras Ingrid Soma (da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na Zona Leste), e Geane Kênia (da Escola Estadual Prof. Bicalho, localizada na cidade de Grão-Mogol, em Minas Gerais); e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a Profra. Dra. Milene Bazarim, do Curso de Letras.   Fonte: Agência Info Salesiana

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