Editora Edebê no Fórum Nacional de Educação Católica da ANEC
27/03/2024

Editora Edebê no Fórum Nacional de Educação Católica da ANEC

Editora Edebê no Fórum Nacional de Educação Católica da ANEC
Fotos: Editora Edebê Brasil

Nos dias 21 e 22 de março, a capital federal foi palco do encontro mais significativo do setor educacional católico no Brasil, o Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). Reunindo cerca de 500 pessoas, entre gestores, autoridades e convidados, o evento foi marcado por intensas reflexões e diálogos sobre os caminhos da educação católica no país.

Com o tema "Em saída, ao encontro – Educação Católica em movimento no tempo das transições", a programação abordou uma variedade de tópicos, desde as transições religiosas até os desafios tecnológicos e socioambientais enfrentados pela sociedade contemporânea no contexto educacional.

A Editora Rede Salesiana Brasil, a Edebê, marcou presença na ExpoANEC, um espaço privilegiado que reuniu diversas empresas renomadas que prestam serviços voltados para soluções e tendências do mercado educacional, proporcionando momentos de networking e interação entre os participantes, além de oferecer acesso às mais recentes soluções e tendências do mercado.

O estande da Edebê foi um verdadeiro ponto de destaque, recebendo mais de 250 visitantes ao longo do evento. A equipe da Editora apresentou suas inovadoras soluções educacionais, com destaque para o Ensino Religioso e os projetos de robótica, Cubetto e Cubelets.

 

PARCEIROS

O estande da Edebê no Fórum Nacional da ANEC também contou com a presença da empresa parceira Jovens Gênios, que apresentou suas soluções baseadas em aprendizagem gamificada, integradas ao kit didático oferecido pela Edebê para o Ensino Fundamental.

A equipe da representante comercial da Edebê, a Acrux Educacional, esteve disponível para oferecer informações detalhadas sobre os produtos e serviços da Editora, assim como para estabelecer parcerias estratégicas com as instituições educacionais presentes no evento.

 

VISITA DOS COLABORADORES

Os colaboradores da Edebê também tiveram a oportunidade de visitar o estande durante os dois dias do evento, permitindo que se mantenham atualizados sobre as últimas tendências e inovações no campo da educação, e também lhes oferecendo a oportunidade de interagir diretamente com clientes, parceiros e outros profissionais do setor. Essa interação direta não só fortalece os laços entre a empresa e sua comunidade educacional, mas também proporciona insights valiosos para o desenvolvimento futuro de produtos e serviços.

A participação da Editora Edebê no Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral da ANEC não apenas fortaleceu o relacionamento com as escolas parceiras já existentes, mas também possibilitou a conexão com novas instituições interessadas em suas soluções educacionais inovadoras e de alta qualidade.

Para ver fotos e vídeos do estande e das atividades realizadas, clique aqui.

      

Fonte: Editora Edebê Brasil

Mais Recentes

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026

De 18 a 25 de janeiro de 2026, entre a Festa da Cátedra de São Pedro e a da Conversão de São Paulo, celebra-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa ecuménica em que cristãos de todo o mundo, pertencentes a diferentes tradições e confissões, se reúnem espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias, as igrejas celebram esta data em outras ocasiões, por exemplo, no tempo de Pentecostes. Independentemente da data, o importante é destacar a necessidade de criar oportunidades ao longo do ano, para orar pela comunhão e pelo diálogo entre as igrejas e para tender à unidade, de acordo com o desejo do próprio Cristo. "Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou" (Ef 4,4) é o tema proposto para este ano de 2026. São Paulo recorda que todos somos chamados a viver em comunhão e que, através do diálogo, da colaboração e do testemunho comum, podemos construir uma Igreja unida e forte, capaz de enfrentar os desafios deste tempo (cf. Ef 4,1-3) para realizar, assim, a visão de Cristo para a sua Igreja: um corpo unido, que reflete a sua glória e o seu amor no mundo e se empenha pela paz, a justiça, a dignidade humana e o direito à pátria. O subsídio para a Semana 2026 foi elaborado pela Comissão Internacional nomeada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (DPUC) e pela Comissão Fé e Constituição (F & C) do Conselho Ecuménico das Igrejas (CEC), reunida de 13 a 18 de outubro de 2024 na Santa Sé de Etchmiadzin, na Arménia. Durante o encontro, presidido pelo Reverendo Dr. Mikie Roberts, do CEC, e pelo Reverendo P. Martin Browne, OSB, do DPUC, os representantes do Grupo local armeno, colaboraram com a Comissão internacional. Em 17 de outubro de 2024, os membros do Grupo local e da Comissão Internacional foram recebidos em audiência por Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Católico de todos os Arménios. A Igreja Apostólica Arménia faz parte da tradição ortodoxa oriental e é marcada pela presença de numerosos mártires. Os seus rituais, no âmbito teológico e litúrgico, influenciados por antigos costumes cristãos e por influências culturais arménias, refletem uma intensa espiritualidade. Possui uma tradição ecuménica florescente e empenha-se em construir relações com outras comunidades cristãs. Nas últimas décadas, iniciou o diálogo com várias denominações, incluindo as Igrejas católica, ortodoxa e protestante, procurando um terreno comum com todas elas e, ao mesmo tempo, preservando o seu património único. A participação no Conselho Ecuménico das Igrejas e as suas relações com o Vaticano e outros organismos ecuménicos demonstram o seu compromisso com a unidade dos cristãos e com o progresso na compreensão mútua. Na sua primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, com uma peregrinação a İznik por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio de Nicéia – realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2025 — o Papa Leão XIV viveu inúmeros momentos ecuménicos e, nas suas intervenções, afirmou que «o desejo de reconciliação que provém de toda a humanidade afligida por conflitos e violência e o desejo de plena comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo é sempre acompanhado pela busca da fraternidade entre todos os seres humanos. O uso da religião para justificar a guerra e a violência, como qualquer forma de fundamentalismo e fanatismo, deve ser rejeitado com veemência, enquanto os caminhos a seguir são os do encontro fraterno, do diálogo e da colaboração» (Cf. Viagem Apostólica à Turquia Encontro Ecuménico de Oração nas proximidades das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, 28 de novembro de 2025). A unidade das igrejas cristãs é um apelo fundamental que requer um compromisso coletivo. Superar as divisões históricas, enfrentar os desafios contemporâneos e trabalhar em conjunto pelo bem comum são passos essenciais para alcançar essa unidade. Link para os materiais: Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos Centro Ecuménico Gabinete Nacional para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso CEI   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil