25/04/2023

Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023

Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023

De 17 a 21 de abril de 2023, foi realizada, em Montevidéu, no Centro de Espiritualidade Santa Rafaela María, o Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), presencialmente após uma pausa devido à pandemia. O evento envolveu as Conferências Interinspetoriais do Continente Americano, convocando as Presidentes Inspetoriais das Conferências, as cinco Coordenadoras de Comunicação Social e a Conselheira Geral do Setor do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Maria Ausilia De Siena. Também estiveram presentes a Inspetora, Ir. Angeles Grassi, e a Coordenadora, Ir. Maria Baffundo, da Inspetoria Imaculada Conceição (URU) anfitriã, que deram as boas-vindas às participantes nas terras da primeira expedição missionária das FMA, em 1877.

O objetivo principal do evento foi a revisão e adaptação do Planejamento Estratégico da ECOSAM, bem como a nomeação da nova Coordenadora e da nova Equipe de Coordenação para o triénio 2023-2025.

O início dos trabalhos foi pontuado diariamente por um momento de oração cuidadosamente preparado. Particularmente interessantes foram as intervenções de Alexandre Le Voci Sayad sobre o tema “O Desafio Global - Educação e Comunicação para o Mundo Contemporâneo" e pelo professor e pesquisador da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB), Erick R. Torrico Villanueva, que explorou o tema "Comunicação (re)humanizante: Uma rota descolonial", que também é o título do seu livro publicado em 2022. Professor Erick relembrou a história que marcou a América Latina, destacando a necessidade de resgatar o sentido humanizador da comunicação. A Coordenadora cessante do ECOSAM, Ir. Márcia Kofferman, também apresentou sua recente tese de doutorado em Comunicação intitulada: “EduComunicar para a formação integral na Sociedade da Infodemia. Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas”.

Confira a entrevista com Alexandre Le Voci Sayad no Podcast ECOSAM clicando aqui.

   

Ir. Maria Ausilia manifestou a alegria de compartilhar o caminho da Equipe, que retoma os encontros em um lugar significativo, testemunho da coragem de seis muito jovens FMA, primeiras missionárias que, diante de uma longa e incômoda caminhada, com uma vida de pobreza e trabalho, conseguiram inculturar o carisma salesiano nesta terra. A Conselheira apresentou as Linhas Orientadoras do Setor e destacou a grande sensibilidade para a comunicação e networking das Irmãs americanas, encorajando-as a apostar mais uma vez na força do todo, com vista a um percurso dinâmico, apoiado na lógica dos pequenos passos. “Trabalhar juntas muitas vezes nos obriga a dar um passo atrás, a perder algo imediatamente. Os resultados são de longo prazo, porque toda grande coisa leva tempo para ser realizada, pressupõe uma visão de longo prazo e sobretudo a consciência de que é o Senhor quem nos guia e nos chama para as grandes coisas. Se olharmos para cima, até os pequenos passos no futuro imediato serão mais simples e reconfortantes”, diz Ir. Maria Ausilia. Durante o Encontro, as Coordenadoras representantes das Conferências também puderam compartilhar experiências relacionadas à Educomunicação e seus processos de enriquecimento mútuo.

   

Na manhã do terceiro dia (19), as participantes do Encontro puderam fazer uma breve visita ao centro histórico da cidade e, sobretudo, a Villa Colón, considerada a "Mornese da América", para um emocionante percurso pelos lugares "santificados" pelas primeiras missionárias salesianas, culminando com a oração diante da imagem milagrosa da Auxiliadora com o Menino sorridente, abençoada por Dom Bosco. O dia foi concluído com a Santa Missa celebrada pelo Inspetor Pe. Afonso Bauer, Salesiano de Dom Bosco (SDB), com a presença também das irmãs da comunidade inspetorial local. Os dias seguintes envolveram os participantes no trabalho de avaliação e revisão do Regulamento da ECOSAM e do Plano Estratégico da Equipe, em consonância com as escolhas do Capítulo Geral XXIV.

Ir. Ausilia, após o encontro com as Inspetoras, anunciou a nova coordenadora do ECOSAM, Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria, da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Bogotá – Colômbia) e, com porta voz do sentimento de todas as presentes, agradeceu a dedicação e entusiasmo da Ir. Marcia Koffermann pela coordenação realizada e por todas as Coordenadoras cessantes.

Cada participante expressou grande apreço pela experiência vivida num verdadeiro clima de família, de estudo, de crescimento e de gratidão à Conselheira Geral, Ir. Ausilia De Siena, pelo seu estilo muito próximo e familiar, pela sua escuta atenta e por suas palavras oportunas.

  

Agradecimento à equipe ECOSAM que está de saída:

Coordenadora: Ir. Marcia Kofferman

(Conferência Interinspetorial do Brasil - CIB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Susana Diaz - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Carolina Erazo Alvarado - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria - Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Boa missão para a nova equipe: 

Coordenadora: Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria

(Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas - CINAB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Maike Loes - Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)
Ir. Susana Billordo - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Gabriela Trinidad Murguía Aguilar - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Confira o vídeo criado pela ECOSAM que traz uma visão geral dos 5 dias de evento clicando aqui.

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Mais Recentes

[SDB] A Congregação Salesiana saúda o Papa Leão XIV, Farol de Esperança para a Igreja

Com mui jubilosa e grata alegria, a Congregação Salesiana acolhe a eleição do Papa Leão XIV, Robert Francis Prevost, como 267º Sucessor de São Pedro. Da Varanda da Basílica do Príncipe dos Apóstolos, suas primeiras palavras - “A paz esteja convosco. Deus ama a todos!” - ressoaram nos corações dos Fiéis de todo o Mundo. Missionário por vocação, filho de Santo Agostinho e Ex-Prefeito do Dicastério para os Bispos, o Papa Leão XIV traz humildade, serenidade, proximidade pastoral ao seu novo ministério. Eleito por 133 cardeais de todos os Continentes, suas raízes abrangem a França, a Itália, a Espanha e as Américas. A escolha do nome Leão recorda Leão XIII, pioneiro da doutrina social da Igreja. Saudou o mundo em italiano, espanhol e latim, convidando todos à unidade, à oração, ao serviço. Em nome da Congregação Salesiana e de toda a Família Salesiana, o Reitor-Mor dirige sinceros votos ao Santo Padre no início de seu pontificado. Em sua Mensagem, o Reitor-Mor assegura ao novo Papa a nossa devoção e orações, pedindo ao Espírito Santo que o guie com sabedoria e força, para que seu Ministério seja um farol de esperança, unidade e paz tanto para a Igreja quanto para o Mundo. Seguindo o exemplo de Dom Bosco, reafirmamos que todo o empenho é pouco quando se trata da Igreja e do Papado, confiando o Papa Leão XIV a Maria SS. Auxiliadora. «Ad multos anos!», Santo Padre!  Acesse a carta nos links abaixo: A_Sua_SantitaY_LEONE_XIV.pdf  To_His_Holiness_LEO_XIV_ENG.pdf  Fonte: Agência Info Salesiana

Conheça os cardeais salesianos que participam do Conclave com direito a voto

Na próxima quarta-feira, dia 7 de maio, terá início o Conclave – a reunião dos cardeais da Igreja Católica que vão eleger o novo Papa. Participam como eleitores 133 cardeais, entre os quais estão cinco salesianos. Saiba mais sobre cada um deles     Cardeal Ángel Fernández Artime Pró-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Ángel Fernández Artime foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 9 de julho de 2023, e recebeu o barrete e o anel cardinalício no Consistório Público Ordinário de 30 de setembro do mesmo ano. O Reitor-Mor emérito dos Salesianos e X sucessor de Dom Bosco esteve à frente da Congregação Salesiana por dez anos, e renunciou ao cargo, de forma programada, em 16 de agosto de 2024, para cumprir os compromissos assumidos junto à Cúria Romana. Foi a primeira vez na história que um Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco foi elevado ao Cardinalato, antes mesmo de se tornar bispo, o que gerou em toda a Família Salesiana um profundo sentimento de gratidão.     Cardeal Cristóbal López Romero Arcebispo de Rabat, Marrocos. O Papa Francisco impôs a barrete e entregou o anel ao Cardeal Cristóbal López Romero, Arcebispo de Rabat, durante o Consistório de 5 de outubro de 2019. Na sua homilia, o Papa sublinhou o testemunho da compaixão do Cardeal López Romero diante da generalização da indiferença que marca a nossa sociedade. Por ocasião da sua nomeação, sempre com uma atitude de humildade, López Romero comentou: “Com esta nomeação o Papa torna visível a pequena Igreja do Norte da África, quase desconhecida pela Igreja universal; e fortalece o diálogo inter-religioso islâmico-cristão”. Como 18º salesiano, em ordem cronológica, a ser admitido entre os cardeais da Igreja Católica, o espanhol Cristóbal López Romero serviu o Povo de Deus em três continentes (Europa, América do Sul e África) e sempre dedicou a sua voz e a sua autoridade aos direitos dos mais fracos, no verdadeiro estilo salesiano.     Cardeal Daniel F. Sturla Berhouet Arcebispo de Montevidéu, Uruguai. O segundo salesiano a ser criado cardeal pelo Papa Francisco foi o uruguaio Daniel Fernando Sturla Berhouet, em 14 de fevereiro de 2015. Estudioso e professor, com um histórico de funções de governo também em sua Inspetoria de origem, teve diversas funções em vários órgãos da Cúria Romana. Por seu serviço à Igreja, o Papa Francisco nomeou-o membro dos Dicastérios para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para a Evangelização; para a Pontifícia Comissão para a América Latina; e para o Departamento de Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.     Cardeal Charles Maung Bo Arcebispo de Yangon, Mianmar. O Cardeal Charles Maung Bo é o guia da pequena minoria católica (1% da população) de Mianmar, e uma voz ativa pela paz no país. No final de março, quando Mianmar foi atingido por um terremoto devastador, solicitou um cessar-fogo à junta militar – que se encontra no poder desde o golpe militar de 2021 – para facilitar a distribuição de ajuda humanitária. Exerceu dois mandatos como Presidente da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas, e destacou recentemente a “intensa estima” do Papa Francisco pelos povos asiáticos e seu amor pelo oprimido povo de Mianmar. Criado cardeal no consistório de 14 de fevereiro de 2015, Charles Maung Bo foi o primeiro cardeal birmanês da história da Igreja. Defensor dos pobres, com voz ecumênica de grande importância, o Cardeal Bo é um pastor salesiano que sempre esteve empenhado pela paz e harmonia num país que viveu e ainda vive difíceis situações de conflito.   Cardeal Virgílio do Carmo da Silva Arcebispo de Díli, Timor Leste. Nomeado pelo Papa Francisco, o Cardeal Virgílio do Carmo da Silva é um dos membros mais jovens do Colégio de Cardeais (57 anos). Em 11 de setembro de 2019, o Papa Francisco erigiu a Província Eclesiástica de Timor-Leste e elevou a Diocese de Díli a Arquidiocese, sendo Dom Virgílio do Carmo da Silva o seu primeiro Arcebispo Metropolitano. No dia 29 de maio de 2022, no final do ‘Regina Caeli’, o Papa Francisco anunciou sua elevação a cardeal, que ocorreu no Consistório do dia 27 de agosto seguinte. Assim, o salesiano Virgílio do Carmo da Silva foi o primeiro cidadão de Timor-Leste a ser nomeado cardeal. O Timor Leste é um dos poucos países da Ásia de maioria cristã. Estima-se que os católicos representem 97% da população, e é relevante observar que, por ocasião da visita do Papa Francisco ao país, em setembro de 2024, cerca de 600 mil pessoas - de um total de 1,3 milhão de habitantes - saíram às ruas para saudar o Vigário de Cristo.  

[CG29] Encerramento dos trabalhos de Turim: aprovado o documento final, continua o caminho com Maria

 A conclusão espiritual do Capítulo Geral 29 (CG29) dos Salesianos de Dom Bosco será marcada pela Concelebração Eucarística dos Capitulares no Vaticano e a Passagem pela Porta Santa. A coincidência do término antecipado do sexênio 2020 com este Jubileu (outro "sinal") justifica a localização das últimas horas do Evento Salesiano em Roma. Com uma organização impecável (o transporte de aproximadamente 250 pessoas de Turim para a Capital, com muitas malas devido aos dois meses de ausência das próprias Casas) e uma calorosa recepção nos diversos locais (São Calisto, Pio XI, Bufalotta, UPS e Sede Central Salesiana), os participantes de diversas funções do Capítulo (cerca de 250 entre inspetores, delegados, assistentes...) concluem, no Túmulo de Pedro, a jornada e o "diálogo espiritual" que marcou a experiência de maneira singular. Há pois um clima de regresso às Comunidades, que aguardam os coirmãos e as conclusões de sua missão na Casa-Mãe de Valdocco. Quase todos têm, como data limite, o domingo de Páscoa, celebração da Esperança de salvação que se manifesta e age na história. As referências às situações de sofrimento extremo de muitos dos participantes - provenientes de países ou em guerra ou assolados por eventos catastróficos ou, ainda, pelas mudanças climáticas - foram constantes no Capítulo. Para relembrar todas estas situações de sofrimento, a última mensagem da boa-noite foi confiada ao testemunho do P. Andriy Bodnar SDB, Vigário Inspetorial da Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia Greco-Católica. Sua fala, que contou com a grande participação de todos aqueles que se identificaram com o sofrimento expresso (os irmãos de Mianmar, Congo, Chifre da África, Sudão, Terra Santa…) e com aqueles que atuam na fraternidade por meio de diversos tipos de ajuda, selou o sentido abrangente do Capítulo, que assume a dor dos mais prejudicados pela injustiça e violência, e a converte num "projeto" de recuperação da dignidade e dos direitos. O Reitor-Mor, P. Fábio Attard deixou uma saudação "interlocutória", antecipando aquela que ocorrerá em Roma, fundamentada num profundo sentimento de gratidão pelo trabalho realizado pelos Capitulares: "Eu cheguei há apenas duas semanas, VV. estão aqui há oito...". Ele também fez um convite a alegrar-se pela atmosfera respirada no encontro e a levar corajosamente às respectivas Inspetorias todos os tesouros reunidos no CG29. O trabalho feito culminou no documento final, aprovado na manhã de terça-feira, 8 de abril. Não foi simples chegar a expressões necessariamente sintéticas, desafiadas pelas variadas nuances que as mesmas palavras e conceitos podem apresentar nas diversas línguas dos 136 países onde a presença salesiana está a labutar. Este é o primeiro desafio do «interculturalismo». Há, contudo, requisitos para que a mensagem seja transmitida da forma mais adequada. O texto redigido será pronunciado pelos participantes, que encheram os pulmões com o anseio comum de aproximar suas obrigações diárias, a Deus, ou seja, de "seguir o que Ele disser", conforme foi profundamente ponderado durante esses dias. Essas foram as palavras de Maria em Caná, e novamente foi Maria quem forneceu ao P. Eunan McDonnell a orientação para uma reflexão aprofundada sobre a frase do Evangelho de Lucas: "Guardava essas coisas no coração". É o que precisa ser feito agora: após a emoção dos dias de Turim, a viagem de regresso, a comemoração do regresso..., os Capitulares terão a oportunidade de deixar que os muitos pensamentos que fluíram em suas mentes decantem. Conforme proposto pelo Inspetor da Irlanda, o procedimento será assegurar que a reconsideração se dê em nível de coração, e não de cérebro... O encontro com Maria foi vivido de forma concreta durante o momento descontraído de oração do penúltimo dia de trabalho da assembleia: simplesmente colocar as mãos nas dela, para entregar as coisas que preocupam, mas também aquelas que deram entusiasmo pastoral nestas semanas. Neste sentido, o P. Attard antecipou que seu melhor dom será a entrega na quarta-feira, 9 de abril – dia de fazer as malas e últimos contatos entre os coirmãos aqui presentes – da “medalha de Maria”, que, entretanto, terá passado uma noite no Colle Don Bosco (confiada ao seu Diretor, o P. Thathireddy Vijayabhaskar, que há poucos dias foi escolhido pelo Reitor-Mor como seu Secretário pessoal), no local exato onde nasceu Giovanni Melchiorre Bosco. “Não é um gesto de devoção - disse ele - mas um ato de verdadeira confiança em nossa Mãe”. É de se esperar que entre os primeiros atos do P. Attard esteja uma reflexão sobre a devoção a Maria Auxiliadora como um aspecto carismático do espírito salesiano, seguindo o exemplo do que fez seu predecessor, P. Egídio Viganó. Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil