Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023
25/04/2023

Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023

Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023

De 17 a 21 de abril de 2023, foi realizada, em Montevidéu, no Centro de Espiritualidade Santa Rafaela María, o Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), presencialmente após uma pausa devido à pandemia. O evento envolveu as Conferências Interinspetoriais do Continente Americano, convocando as Presidentes Inspetoriais das Conferências, as cinco Coordenadoras de Comunicação Social e a Conselheira Geral do Setor do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Maria Ausilia De Siena. Também estiveram presentes a Inspetora, Ir. Angeles Grassi, e a Coordenadora, Ir. Maria Baffundo, da Inspetoria Imaculada Conceição (URU) anfitriã, que deram as boas-vindas às participantes nas terras da primeira expedição missionária das FMA, em 1877.

O objetivo principal do evento foi a revisão e adaptação do Planejamento Estratégico da ECOSAM, bem como a nomeação da nova Coordenadora e da nova Equipe de Coordenação para o triénio 2023-2025.

O início dos trabalhos foi pontuado diariamente por um momento de oração cuidadosamente preparado. Particularmente interessantes foram as intervenções de Alexandre Le Voci Sayad sobre o tema “O Desafio Global - Educação e Comunicação para o Mundo Contemporâneo" e pelo professor e pesquisador da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB), Erick R. Torrico Villanueva, que explorou o tema "Comunicação (re)humanizante: Uma rota descolonial", que também é o título do seu livro publicado em 2022. Professor Erick relembrou a história que marcou a América Latina, destacando a necessidade de resgatar o sentido humanizador da comunicação. A Coordenadora cessante do ECOSAM, Ir. Márcia Kofferman, também apresentou sua recente tese de doutorado em Comunicação intitulada: “EduComunicar para a formação integral na Sociedade da Infodemia. Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas”.

Confira a entrevista com Alexandre Le Voci Sayad no Podcast ECOSAM clicando aqui.

   

Ir. Maria Ausilia manifestou a alegria de compartilhar o caminho da Equipe, que retoma os encontros em um lugar significativo, testemunho da coragem de seis muito jovens FMA, primeiras missionárias que, diante de uma longa e incômoda caminhada, com uma vida de pobreza e trabalho, conseguiram inculturar o carisma salesiano nesta terra. A Conselheira apresentou as Linhas Orientadoras do Setor e destacou a grande sensibilidade para a comunicação e networking das Irmãs americanas, encorajando-as a apostar mais uma vez na força do todo, com vista a um percurso dinâmico, apoiado na lógica dos pequenos passos. “Trabalhar juntas muitas vezes nos obriga a dar um passo atrás, a perder algo imediatamente. Os resultados são de longo prazo, porque toda grande coisa leva tempo para ser realizada, pressupõe uma visão de longo prazo e sobretudo a consciência de que é o Senhor quem nos guia e nos chama para as grandes coisas. Se olharmos para cima, até os pequenos passos no futuro imediato serão mais simples e reconfortantes”, diz Ir. Maria Ausilia. Durante o Encontro, as Coordenadoras representantes das Conferências também puderam compartilhar experiências relacionadas à Educomunicação e seus processos de enriquecimento mútuo.

   

Na manhã do terceiro dia (19), as participantes do Encontro puderam fazer uma breve visita ao centro histórico da cidade e, sobretudo, a Villa Colón, considerada a "Mornese da América", para um emocionante percurso pelos lugares "santificados" pelas primeiras missionárias salesianas, culminando com a oração diante da imagem milagrosa da Auxiliadora com o Menino sorridente, abençoada por Dom Bosco. O dia foi concluído com a Santa Missa celebrada pelo Inspetor Pe. Afonso Bauer, Salesiano de Dom Bosco (SDB), com a presença também das irmãs da comunidade inspetorial local. Os dias seguintes envolveram os participantes no trabalho de avaliação e revisão do Regulamento da ECOSAM e do Plano Estratégico da Equipe, em consonância com as escolhas do Capítulo Geral XXIV.

Ir. Ausilia, após o encontro com as Inspetoras, anunciou a nova coordenadora do ECOSAM, Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria, da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Bogotá – Colômbia) e, com porta voz do sentimento de todas as presentes, agradeceu a dedicação e entusiasmo da Ir. Marcia Koffermann pela coordenação realizada e por todas as Coordenadoras cessantes.

Cada participante expressou grande apreço pela experiência vivida num verdadeiro clima de família, de estudo, de crescimento e de gratidão à Conselheira Geral, Ir. Ausilia De Siena, pelo seu estilo muito próximo e familiar, pela sua escuta atenta e por suas palavras oportunas.

  

Agradecimento à equipe ECOSAM que está de saída:

Coordenadora: Ir. Marcia Kofferman

(Conferência Interinspetorial do Brasil - CIB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Susana Diaz - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Carolina Erazo Alvarado - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria - Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Boa missão para a nova equipe: 

Coordenadora: Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria

(Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas - CINAB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Maike Loes - Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)
Ir. Susana Billordo - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Gabriela Trinidad Murguía Aguilar - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Confira o vídeo criado pela ECOSAM que traz uma visão geral dos 5 dias de evento clicando aqui.

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Mais Recentes

Comitê de Comunicação da RSB ratifica programação 2026 para o setor

Os delegados e coordenadores inspetoriais de comunicação das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26/11) em formato online. A reunião faz parte da programação anual do comitê e teve por objetivo avaliar atividades e a programação do setor para 2026. A coordenadora nacional do setor comunicação da RSB, Maria Dantas, apresentou os projetos aprovados pela assembleia nacional da RSB, em que os Inspetores Salesianos e as inspetoras Filhas de Maria Auxiliadora avaliaram as propostas de cada um dos setores da Rede Salesiana Brasil apresentou para o próximo ano. Os membros do comitê também avaliaram as últimas atividades do setor de comunicação, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB e a Oficina de Edição de Vídeo, ambas realizadas neste mês de novembro. As duas atividades tiveram uma avaliação positiva dos integrantes do comitê. Ao final da reunião, foi feita uma análise da programação de eventos da Rede Salesiana Brasil, conforme o calendário divulgado nesta semana. A única data ainda pendente era a reunião presencial do Comitê de Comunicação no segundo semestre, em Brasília. A data estabelecida foi para os dias 01 e 02 de outubro.   Euclides Fernandes - MSMT

Ano dedicado a Mamãe Margarida é aberto na Itália

Em 25 de novembro de 2025, na Paróquia de São Martinho, em Capriglio, foi celebrada Missa pelo aniversário do ‘dies natalis’ da ‘Venerável’ Margarida Occhiena, santa mãe de São João Bosco. Mamãe Margarida - como lhe chamavam os meninos da casa do Oratório - morreu em 25 de novembro de 1856, em Turim-Valdocco. Em decreto de 23 de outubro de 2006, o Dicastério para as Causas dos Santos a declarou ‘Venerável’. A Missa foi presidida pelo Vigário Diocesano da Unidade Pastoral Mamãe Margarida, P. Emanuele Baviera, acompanhado pelo Vice-Pároco, P. Francis Thomas Kunnathoor e pelo Diácono Fabrizio Crivelli. Com eles concelebraram os salesianos do ‘Colle Don Bosco: o Diretor-Reitor, P. José Miguel Nuñez; o Vigário, P. Enrico Lupano; o Prof. P. Mario Maritano e o P. Francesco Gibin. A celebração foi animada pelo ‘Coral Mamãe Margarida’, de Capriglio. Na exortação inicial, o P. Emanuele Baviera destacou a relevância da celebração vespertina: “Estamos aqui esta noite para dar início oficial ao Ano dedicado a Mamãe Margarida, que culminará em novembro, no 170º Aniversário de sua morte. Nossa Unidade Pastoral desejou que a primeira celebração ocorresse nesta Igreja paroquial, que testemunhou a presença da Mãe de Dom Bosco, e nesta cidade ela cresceu. Em colaboração com os Salesianos do ‘Colle Don Bosco’, planejamos realizar diversas atividades durante este ano em memória desta notável mulher que dedicou sua vida à família e, nos últimos dez anos, aos meninos e jovens do seu filho São João Bosco, em Turim. Agradecemos ao Deus por nos conceder uma tão rica Mãe de humanidade e de Fé”. Durante a homilia, ele ressaltou traços singulares de sua vida: "Mamãe Margarida, uma mulher que não fazia discursos grandiosos, não tinha formação acadêmica, mas seguia o que Jesus ensina no Evangelho: escutava a palavra de Deus e a aplicava em sua vida. Margarida aprendeu a rezar, a confiar em Deus, a viver com honestidade e a praticar a caridade aqui, nesta terra, nestas nossas ruas. O local de sua santidade não foi um mosteiro ou púlpito, mas os campos, o estábulo, a cozinha, a casa humilde – tornada uma escola de Fé. A Palavra era ouvida no dia a dia, no esforço dedicado, nas decisões familiares, na resolução de conflitos, na educação dos filhos e na oração da manhã e da noite. Margarida era mulher bíblica, como as do Evangelho: silenciosa, forte, sábia, concreta”. Diego Occhiena, Presidente da ‘Associação Amigos do Museu Mamãe Margarida’, lembrou: "Em novembro próximo, comemoraremos os 170 anos do falecimento de Mamãe Margarida. Aproveitemos este ano para aprofundar nosso conhecimento sobre a vida da Venerável Margarida Occhiena e para redescobrir sua espiritualidade intensa, buscando imitá-la, dentro do possível, por meio de ações de caridade direcionadas aos jovens e, sobretudo, invocando-a através da Prece de intercessão. Fonte: Agência Info Salesiana

Campanha para a Evangelização 2025: CNBB disponibiliza materiais e convida fiéis a acolherem Jesus em seus lares

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou os materiais oficiais da Campanha para a Evangelização 2025 (CE 2025), que neste ano tem como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,5). A inspiração bíblica recorda o encontro de Jesus com Zaqueu e convida cada fiel a abrir o coração e o lar para a presença do Senhor, especialmente no caminho espiritual do Advento. Criada em 1998 pela CNBB, a Campanha ocorre anualmente entre a Solenidade de Cristo Rei e o 3º Domingo do Advento, quando se realiza a Coleta Nacional para a Evangelização, marcada este ano para 13 e 14 de dezembro. Os recursos arrecadados são destinados à ação evangelizadora em três níveis: 45% para a própria diocese, 20% para o regional da CNBB e 35% para as iniciativas nacionais. Um convite à acolhida e à missão O primeiro vice presidente da CNBB, dom João Justino, destacou que o Advento é um tempo especial para renovar a fé e preparar o coração para o Natal: “O Tempo do Advento é o tempo que nos prepara para celebrar a festa do Natal do Senhor. Filho de Deus que nasce em Belém, continua nascendo no coração de tantas pessoas por meio da ação evangelizadora da Igreja. E é no Tempo do Advento que a Igreja no Brasil faz a Campanha da Evangelização. O tema deste ano é: ‘Hoje, é preciso que eu fique na tua casa’. Faremos a coleta no terceiro domingo do Advento, nos dias 13 e 14 de dezembro. Participe generosamente em sua comunidade e colabore para a ação evangelizadora da sua diocese, dos regionais e de toda a Igreja no Brasil. Nossa tarefa é fazer com que Deus chegue a todas as casas. Contamos com sua generosidade”. Materiais disponíveis para dioceses, paróquias e comunidades Para auxiliar a vivência espiritual e pastoral da Campanha, a CNBB disponibilizou uma série de conteúdos que podem ser utilizados em celebrações, formações, redes sociais e ações missionárias: Hino da Campanha (áudio e partitura) Identidade visual (logotipo, cartaz e aplicações) Primeiro Spot de rádio Roteiros de celebração Primeiro VT para divulgação nas televisões católicas  Plano de Comunicação da Campanha Apresentação em PowerPoint para formações e reuniões O documento-base da Campanha, também já disponível, aprofunda a reflexão sobre o tema, destacando a dimensão da “casa” como lugar de encontro com Deus, comunhão fraterna e missão. Ele também oferece três celebrações para o Advento: Montagem da Coroa do Advento, Montagem do Presépio, Celebração do Natal em família. Um caminho de fé entre casa, comunidade e missão Com o tema centrado na acolhida de Jesus no cotidiano, a Campanha estabelece uma ponte entre a Campanha da Fraternidade 2025 (Ecologia Integral) e a CF 2026, dedicada à Fraternidade e Moradia. Assim, a CE 2025 convida à abertura da casa interior e exterior – do coração e das famílias – para que o Evangelho inspire gestos concretos de solidariedade, conversão e proximidade. Todos os materiais da Campanha estão disponíveis para download no site de Campanhas: campanhas.cnbb.org.br e podem ser reproduzidos livremente pelas dioceses, paróquias e comunidades. Fonte: CNBB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil