12/04/2024

Encontro de Comunicadores da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Encontro de Comunicadores da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
Fotos: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida promoveu, de 9 a 11 de abril, em sua sede, em São Paulo, o Encontro Presencial de Comunicadores, que reuniu 25 profissionais de Comunicação e Marketing das escolas, obras sociais e hospital. Com o tema "Habitar as Redes Sociais... Salesianamente", o encontro teve como objetivos aprimorar as estratégias comunicacionais e promover uma troca de experiências, com foco na construção de uma presença plena no ambiente virtual, alinhada ao Carisma Salesiano.

Em sua acolhida aos participantes, a Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, salientou a importância de Madre Mazzarello e Dom Bosco como exemplos de comunicadores criativos, que usavam a comunicação para alcançar os jovens. Ela também destacou a necessidade de utilizar as redes sociais de forma inovadora e profética para anunciar a Boa Nova e o Carisma Salesiano. “Hoje, quero convidá-los a uma reflexão sobre o valor da comunicação em nossa missão salesiana. Madre Mazzarello e Dom Bosco, nossos fundadores, nos inspiram a caminhar em sinodalidade, em rede, com entusiasmo e entrega total”, disse.

 

APRENDIZAGENS   

Conduzido pela Coordenadora Inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, o encontro contou com uma programação repleta de reflexões, visitas culturais, palestras e oficinas. No primeiro dia, os comunicadores fizeram um tour virtual pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro Campos Elíseos (SP), explorando sua relação com a Basílica do Sagrado Coração, de Roma, construída por Dom Bosco a pedido do Papa Leão XIII, onde, ao final da vida, Dom Bosco compreendeu o sentido do “Sonho dos 9 Anos” cujo bicentenário se celebra em 2024. Em seguida, o grupo embarcou em uma jornada cultural pela língua que os conecta: o português. Em uma visita técnica, eles foram guiados pelas galerias do renovado Museu da Língua Portuguesa, situado na Praça da Luz. No local, eles conheceram a história e a evolução do idioma de forma interativa, numa ampla e moderna área de exposição.

No período da tarde, o jornalista Adriano Vialle – que também é Coordenador da Assessoria de Comunicação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas (MS) – comandou um bate-papo sobre “Notícia – A construção do texto jornalístico”. Dentre os diversos ensinamentos, ele destacou a importância de identificar os elementos-chave de uma notícia, o chamado lead.

O segundo dia foi conduzido pela Assessora de Comunicação da Inspetoria, Andréa Pereira, que abordou o tema central do encontro: “Habitar as Redes Sociais... Salesianamente”. Ela compartilhou estratégias e sugestões para otimizar o trabalho dos comunicadores nos canais de comunicação das instituições e conduziu importantes alinhamentos.

O último dia de atividades foi marcado pela apresentação do fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi, que abordou o tema “O uso da fotografia na construção de narrativas visuais”. Após detalhar algumas técnicas, ele desafiou o grupo a capturar, por meio das lentes de um smartphone, a essência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro Bom Retiro. No início da tarde, Eduardo dos Santos, Gestor de TI da Inspetoria, colaborou com o encontro trazendo orientações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação brasileira aprovada em 2018 que controla a privacidade e o uso/tratamento de dados pessoais. Para finalizar, Irmã Maike e Andréa conduziram importantes alinhamentos, de ordem prática, em relação à Proposta Integrada de Comunicação, ao envio de notícias e à Revista BAP.

 

IMPRESSÕES  

Samuel Caetano, Coordenador de Projetos e da Comunicação do Lar Padre Jacó, de Itajaí (SC), se manifestou grato pela oportunidade de formação oferecida pela Inspetoria. “Para nós, comunicadores da Ação Social, é muito importante estes momentos para aumentar nossos conhecimentos, atualizar nossas ferramentas comunicacionais e fortalecer nossa identidade social”, ressaltou.

Emanuelle Saldanha, responsável pela Comunicação e Marketing do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande (MS), avaliou o encontro como “incrível”. “É sempre maravilhosa a oportunidade de estar presente, pessoalmente, com as pessoas que encontramos apenas de forma virtual ao longo do ano, além, claro, da possibilidade de crescer, aprender e se aperfeiçoar. Agora é voltar para as nossas realidades e habitar as redes sociais ‘salesianamente’, alegremente e orgulhosamente!”, concluiu a comunicadora.

O encontro “Habitar as Redes Sociais... Salesianamente” foi concluído com um momento de agradecimentos e uma bênção especial que contou novamente com a presença da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.

          

Por Assessoria de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil