De 14 a 16 de março, os Delegados Inspetoriais de Comunicação estiveram reunidos em Brasília (DF), na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB). O objetivo foi o fortalecimento do serviço da comunicação nas inspetorias, pelo compartilhamento de boas práticas e planejamento de ações sinérgicas de comunicação e marketing a serviço da missão salesiana no Brasil. Estiveram presentes os delegados das inspetorias de Recife (Pe. João Carlos), Manaus (José Luís - Zeca), Porto Alegre (Pe. Edvaldo), São Paulo (Pedro Barreto) e Belo Horizonte (Igor Gomes). O delegado de Campo Grande (Euclides Fernandes) participou virtualmente de alguns momentos. O clima foi de grande colaboração, em continuidade com as reuniões on-line regulares da comissão.
No primeiro dia do encontro, refletiu-se sobre a atual conjuntura da comunicação social nas Inspetorias Salesianas, com a apresentação de breve diagnóstico e das melhores práticas organizacionais, a partir da apresentação dos planos inspetoriais de comunicação. A Inspetoria São João Bosco (ISJB) compartilhou a sua metodologia de comunicação integrada que vem sendo implementada com sucesso e alcançando resultados organizacionais.
No segundo dia, tratou-se do Marketing Educacional, a partir da experiência de Campanha de Matrículas da ISJB. Num segundo momento, discutiu-se sobre a gestão da Marca “Salesianos” e, em seguida, a Diretora-Executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ana Paula Costa e Silva, apresentou o resultado do trabalho do Grupo de Trabalho (GT) sobre os “Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional”. Na pauta do dia, também teve espaço para os Analistas de Comunicação da RSB, Janaína Lima e Thiago Silva, apresentarem os resultados da caminhada da Comunicação até 2021, bem como os planejamentos e estratégias para os próximos meses.
No terceiro dia, as reflexões feitas foram consolidadas em uma carta de intenções encaminhada à CISBRASIL com propostas da comissão para maior integração e sinergia dos esforços de comunicação e marketing em âmbito nacional.
No relatório do Encontro, dirigido de maneira especial aos inspetores, a Comissão enumerou seus compromissos e propostas de novos passos no serviço de comunicação: Realização de diagnóstico da Comunicação Inspetorial, elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação e Marketing, Encaminhamento de discussão sobre Gestão da Marca “Salesianos”, Integração dos Sites Institucionais, Definição do papel estratégico do Delegado Inspetorial de Comunicação e da Comissão Nacional de Comunicação (CONAC).