02/07/2024

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024
Foto: Divulgação

Cresce a expectativa e avançam os trabalhos para a terceira edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco (Don Bosco Global Youth Film Festival - DBGYFF), festival internacional de cinema juvenil salesiano que, este ano, se dedica a animar jovens de todo o mundo a construírem juntos um planeta mais verde e sustentável sob o lema: “’Eu tenho um sonho’ – Juventude e mudança climática – Tornando a Mãe-Terra mais limpa e mais verde”.

Faltando praticamente um mês para o prazo de apresentação dos filmes, nos cinco Continentes e nas diversas Regiões salesianas, os jovens estão arquitetando, ou concluindo, seus trabalhos criativos para submetê-los às avaliações dos júris, em busca da vitória final.

É grande a curiosidade e o entusiasmo entre os rapazes e moças, ansiosos por não perder esta oportunidade. Alguns ainda procuram a inspiração criativa mais adequada para transmitir a sua mensagem; outros formaram equipes de trabalho; outros ainda estão em fase final e procuram os salesianos em busca de ideias ou esclarecimentos para finalizar suas produções.

A Equipe Central da organização do Festival relembra a todos que todos os jovens do mundo, de 14 a 25 anos não completos, de qualquer nacionalidade, religião, credo e cultura, pertencentes ou não às realidades salesianas, podem participar da edição 2024 do DBGYFF; que a temática dos curtas deve abordar a questão dos sonhos e do comprometimento dos jovens em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas; que é possível participar em diversas categorias (curtas de 2 minutos, curtas de 5 minutos, filmes de animação de 5 minutos, videoclipes de 5 minutos e documentários de até 10 minutos); e que se prevê um total de 120 mil euros em prêmios, distribuídos da seguinte forma: 15 prêmios para as melhores curtas-metragens em nível mundial; 70 para os melhores curtas em nível regional; 9 para os prêmios de categoria; 7 para os melhores jovens; e 5 prêmios do Júri.

O Festival será realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, como é habitual, numa multiplicidade de realidades e locais em mais de 100 países ao redor do mundo; mas as inscrições se encerram no dia 31 de julho.

Atualmente, a Equipe Central de Organização do Festival está ocupada na organização e na composição definitiva dos dois Júris: o preliminar e o Grande Júri. “Para mim, poder colaborar na preparação do festival é uma experiência verdadeiramente enriquecedora - comentou à ANS o Coordenador do DBGYFF , Pe. Thomas William Deepak - Nesta fase estamos recolhendo as adesões dos vários membros dos Júris, todos eles pessoas qualificadas e competentes no setor. Ver os seus entusiasmos e vontade de emprestar gratuitamente os seus talentos a serviço dos jovens de todo o mundo é algo que me comove".

E se em nível central o trabalho de organização está em andamento, nas diversas realidades salesianas ao redor do mundo, as atividades de animação e produção com os jovens também estão avançando. Na Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, o Delegado de Comunicação Social, Euclides Brites, relata: "Em nossa Inspetoria, vejo muitos jovens entusiasmados com esse Festival. Há um desejo de participar e de tornar conhecido o nosso ponto de vista sobre um tema que aqui, nas missões do Brasil, sentimos que é realmente nosso. Os salesianos também estão ativamente envolvidos e estamos preparando muitos locais para o Festival, em outubro".

Confira a página oficial do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco clicando aqui.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

“Do sonho à realidade: rumo a uma presença plena”

II Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da Rede Salesiana Brasil traz renomados palestrantes internacionais

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil