Filha de Maria Auxiliadora é nomeada pelo Papa
13/07/2022

Filha de Maria Auxiliadora é nomeada pelo Papa

Filha de Maria Auxiliadora é nomeada pelo Papa

Nesta quarta-feira (13), entre os novos membros para o Dicastério para os Bispos nomeados pelo Santo Padre, o Papa Francisco, estão as Irmãs Raffaella Petrini F.S.E., secretária geral do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Yvonne Reungoat, F.M.A., ex superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora; além da doutora Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

 

Francisco recordou ainda ao jornalista da Reuters que, em 2021, pela primeira vez, havia sido nomeada uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Ir. Raffaella Petrini, hoje membro do Dicastério para os Bispos. Mas também a Ir. Nathalie Becquart, religiosa francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos, e Ir. Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora, número dois do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Enquanto no Dicastério para os religiosos é subsecretária a Ir. Carmen Ros Norten.

 

Entre as mulheres leigas que já ocupam cargos de alto nível no Vaticano, além da Ir. Petrini, estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, Linda Ghisoni e Gabriella Gambino, ambas subsecretárias no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; a professora Emilce Cuda, secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina, Nataša Govekar, diretora da Direção teológica-pastoral do Dicastério para a Comunicação, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé. E em janeiro de 2020, uma mulher foi nomeada pela primeira vez subsecretária da Seção da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados e as organizações internacionais, Francesca di Giovanni, responsável pelo setor multilateral. Todas foram nomeadas pelo atual Pontífice.

 

 SOBRE MADRE YVONNE REUNGOAT 

 

Madre Yvonne Reungoat, durante doze anos (1996-2008) fez parte do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e, desde 2002, prestou o seu serviço como Vigária Geral e também foi diretamente responsável pelas quatro grandes comunidades internacionais em Roma. Neste período, foi a mais direta colaboradora da Superiora Geral, Madre Antonia Colombo, e com ela partilhou a animação e o governo do Instituto e os processos inerentes à vida religiosa e à educação, empreendidos em nível mundial pelas FMA.

 

O Capítulo Geral XXII (2008) a elegeu Superiora Geral tornando-se, assim, a 9ª sucessora de Maria Domingas Mazzarello. Madre Yvonne nasceu em Plouenan (Finistère, França) no dia 14 de janeiro de 1945. Graduada em História e Geografia na Universidade estadual de Lyon, lecionou primeiramente na escola profissional da mesma cidade durante 11 anos. Foi, em seguida, animadora de comunidade e vigária inspetorial. De 1983 a 1989 foi nomeada Inspetora da província francesa Sagrado Coração, com sede em Paris. O seu amplo conhecimento do Instituto começa em 1990, ano no qual foi indicada delegada das Inspetorias da Espanha e França para a África Oeste. Serviço que lhe permitiu participar, no mesmo ano, do Capítulo Geral XIX.

 

Conheça mais sobre a trajetória de Madre Yvonne clicando aqui.

 

Fonte: Vatican News, com informações do cgfmanet.org

 

Mais Recentes

Estudante do INSA – Araras conquista 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos

A estudante Giulia Tonetto, do 9º ano do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), alcançou o 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos. A edição deste ano propôs aos participantes uma reflexão sobre mudanças climáticas e a importância de pequenas ações individuais para a preservação do planeta.Os estudantes do INSA participaram ativamente de todas as etapas da competição, que envolveu pesquisa, produção de conteúdo e apresentação das propostas. De acordo com a escola, o desempenho de Giulia se destacou pela profundidade da análise e pela abordagem criativa do tema. “Desde que vi meu nome entre os dez finalistas, já foi uma surpresa muito grande, foi muito gratificante. E hoje estar aqui, conseguir o primeiro lugar, mostra aonde posso chegar. Que todo o esforço vale a pena. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante. A conquista é celebrada pela comunidade educativa como motivo de orgulho e inspiração. "Resultados como esse mostram o potencial transformador dos nossos jovens e reforçam a importância de incentivar iniciativas que promovam consciência ambiental", destacou a Instituição. Giulia agora se junta ao grupo de estudantes que fazem história no concurso, motivando outros jovens a acreditarem em seu talento e a contribuírem para um mundo mais sustentável.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Colégio Castelo inicia nova edição da campanha "Rotas Circulares"

Primeira edição  arrecadou mais de 3,5 toneladas de livros e cadernos que seriam descartados   O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início à segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação, alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum, promete repetir, e até superar, o impacto alcançado no último ano.   Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de material que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.   Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós, professores, alunos, famílias, para um bem maior”, reforça.   A nova etapa da campanha convida toda a comunidade educativa a seguir “Ancorados na Esperança”, fortalecendo a cultura sustentável dentro e fora da escola. A proposta é simples: separar cadernos e livros usados que não serão mais utilizados e entregá-los na portaria do colégio.   Além de reduzir resíduos e incentivar práticas responsáveis, a iniciativa reforça o papel da comunidade educativa do Castelo como agente de transformação social.     Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil