Formação com as Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello destaca a ética como caminho de transformação pessoal e social
03/11/2025

Formação com as Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello destaca a ética como caminho de transformação pessoal e social

Foto: Colaboradores das Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello em formação

Encontro on-line reuniu 14 Obras Sociais da BMM e 127 participantes para refletir sobre a ética como instrumento de convivência, justiça e crescimento humano

No dia 31 de outubro, a Coordenação de Ação Social da  Inspetoria Madre Mazzarello-BMM promoveu uma formação on-line com as Equipes das Obras Sociais, refletindo sobre o tema “Ética: instrumento de crescimento e transformação pessoal e social”, conduzida por Ivan da Cunha. Participaram do encontro 14 Obras Sociais, totalizando 127 integrantes das equipes, que se reuniram em um ambiente de aprendizado, troca e espiritualidade salesiana.

A Irmã Dircione da Glória Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social, foi quem animou o encontro, acolhendo as equipes e ressaltando a importância deste momento formativo para o fortalecimento da missão salesiana nas diversas presenças. O evento teve início com um momento de oração conduzido pela Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora de Pastoral da BMM, que convidou todos e todas a se inspirarem em Jesus, o Bom Pastor, e a viverem à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello, com simplicidade, fé e compromisso com o bem.

A escolha do tema foi uma resposta à Pesquisa de Satisfação das Obras Sociais, que apontou a ética como uma demanda comum e necessária para o fortalecimento das equipes e o aprimoramento das relações institucionais. O encontro, portanto, surgiu como um espaço de diálogo e reflexão sobre atitudes, valores e responsabilidades que norteiam o agir humano e comunitário.

O palestrante Ivan da Cunha que atua como diretor de consultoria da Apoio Estratégico, organização que hoje acompanha mais de mil instituições em todo o país. Durante a formação, destacou que Dom Bosco e Madre Mazzarello foram exemplos de coragem e compromisso ético, enfrentando os desafios de seu tempo e superando a zona de conforto para transformar a realidade. Ele também ressaltou a mudança dos tempos, especialmente sob a ótica da velocidade das tecnologias, do comportamento e da cultura, convidando os participantes a refletirem sobre como a ética se torna ainda mais necessária diante desse cenário de transformações rápidas e constantes.

O assessor enfatizou que a ética tem ultrapassado o campo acadêmico e teórico, deixando de ser apenas um tema de estudo para se tornar um guia concreto de convivência, respeito e justiça. Segundo ele, a ética surge como um saber prático, a serviço da vida e da convivência, capaz de orientar decisões e oferecer critérios diante de dilemas complexos nas relações pessoais e profissionais, ressaltando que “a ética não é para uma pessoa genérica, é para gente de carne e osso”.

“A ética define os limites da felicidade possível na hora de viver com mais gente”, afirmou Ivan, sintetizando a essência de uma ética vivida na relação com o outro e no compromisso com o bem comum. “Ela é um hábito de respeito pela presença e pela vida do outro”, completou, reforçando que a ética se expressa no cotidiano, no olhar, na escuta e na responsabilidade partilhada com quem caminha ao nosso lado.

A formação foi bastante dinâmica, marcada por exemplos práticos e situações do cotidiano, o que facilitou a compreensão e o envolvimento de todos os participantes. Em um dos momentos mais significativos, as Obras puderam se reunir em grupos e partilhar experiências sobre a vivência dos aspectos morais e éticos dentro de cada Obra Social, promovendo um rico intercâmbio de aprendizados.

“Quando a gente fala de ética, estamos falando de relacionamento humano”, acrescentou o Assessor, lembrando que a construção de uma sociedade mais justa e solidária passa pela vivência dos valores éticos no cotidiano, reforçando a importância da confiança e da fé diante dos desafios. “A fé, primeiro a gente coloca o pé, depois Deus coloca o chão”, diz.

A reflexão percorreu diversos eixos fundamentais, apresentando a ética como um instrumento que orienta o agir pessoal e coletivo, desde os fundamentos éticos e morais, passando pela ética profissional e institucional, até a ética nas relações, na convivência e na informação.

Por fim, Ivan convidou a todos a agir e a incentivar os jovens à vivência da moral, promovendo uma transformação que contribua para mudar a sociedade, fazendo referência ao filósofo francês André Comte-Sponville: “a moral ordena; a ética aconselha. A moral responde à pergunta: o que devo fazer?”;  a ética pergunta: como devo fazer?”  Inspirado no legado de Dom Bosco, Madre Mazzarello, ele destacou a importância de termos Jesus como amigo para todas as horas, vivendo com um código moral por Cristo e em Cristo, de modo que a ética se torne expressão concreta da fé e da esperança no mundo.

Os participantes expressaram grande entusiasmo com a formação. Elisabeth Alves da Silva Soares, Coordenadora da Obra Promocional Salesiana, em Minas Novas-MG, destacou: “Formação muito rica, extremamente valiosa e que nos proporciona a  base para uma conduta humana consciente.”

A Coordenadora Tatyane de Souza Nogueira, do Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, em Aparecida de Goiânia-GO, também partilhou seu agradecimento. “Que formação maravilhosa, foi um momento muito rico de conhecimento e reflexão. Obrigada, Ivan, já estamos ansiosas para a continuação!”
O encontro foi um momento de fortalecimento da missão salesiana, reafirmando o compromisso das Obras Sociais com a promoção da dignidade humana, da justiça e da solidariedade. A formação integra o Plano de Formação das Obras Sociais da BMM, abrangendo os âmbitos da Ação Social, da Pastoral e da Comunicação, e reafirma o compromisso da Inspetoria o com o crescimento humano, espiritual e profissional de suas equipes, em sintonia com o carisma salesiano e com a missão educativa e evangelizadora da Congregação.

Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Mais Recentes

Três filmes que propagaram o carisma universal de Dom Bosco por meio da arte cinematográfica

O grande encanto e o carisma de Dom Bosco conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo. Sua figura permeou, e permeia, a obra de muitos artistas que ajudaram a traçar-lhe o perfil, tornando-o ainda mais universal por meio de diversas formas de arte: entre elas, o cinema certamente teve um papel importante na aproximação do Santo dos Jovens ao grande público. Dom Bosco é um santo absolutamente "internacional", conhecido em todo o mundo e, de maneira particular, nos 135 países em que os salesianos se encontram; portanto, não é impossível encontrar vídeos de vários tipos dedicados a ele na rede. Mas, dentre as muitas obras produzidas, é inegável que foi sua própria terra natal, a Itália, que lhe rendeu as mais famosas homenagens através do filme. Por isso, no processo de seleção das obras da sétima arte dedicadas a Dom Bosco, reduzimos a escolha a três filmes, que ainda hoje são referência para quem quer se aventurar no mesmo campo artístico, que marcaram época e que vêm sendo traduzidos, dublados e legendados em vários idiomas, e divulgados em todo o mundo. Trata-se de três produções intituladas simplesmente "Dom Bosco", provando que o nome de Dom Bosco dispensa apresentações. A primeira foi dirigida por Goffredo Alessandrini, em 1935, um ano após a canonização do Santo dos Jovens. Interpretado por Gian Paolo Rosmino, o filme conta a vida de Dom Bosco, do nascimento à canonização, ocorrida na Páscoa e Encerramento do Ano Santo da Redenção (1º de abril de 1934). O filme foi restaurado a partir de um negativo conservado no Fundo Salesiano depositado em 2016 em Ivrea (Piemonte), Itália. No centenário da morte do Santo da Juventude, em 1988, foi lançado o filme "Dom Bosco", do diretor Leandro Castellani, com o astro ítalo-americano Ben Gazzara no papel de um Dom Bosco idoso, relembrando as ações que o levaram a realizar seu maior sonho: dedicar-se integralmente aos jovens. Até a TV italiana foi cativada pelo carisma de Dom Bosco e, em 2004, criou uma minissérie na RAI, dirigida por Lodovico Gasparini e interpretada por Flavio Insinna. É a história de uma vocação vivida sob o signo da alegria e do otimismo, apesar das dificuldades que se difundem pelo caminho de Dom Bosco. Hoje apresentamos estas três obras, para introduzi-las aos nossos leitores por ocasião da festa de Dom Bosco e para promover a sua visão como instrumento de divulgação de sua figura.   Fonte: Agência Info Salesiana

Reitor-Mor dirige mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano

Mantendo viva uma tradição significativa dos Reitores-Mores, o XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, por ocasião da festa de Dom Bosco 2026, dirige aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) uma mensagem que une esperança, proximidade e convite ao protagonismo. A mensagem do Reitor-Mor se organiza em torno de três pontos centrais. Em primeiro lugar, o P. Attard aborda o tema da Estreia para 2026, renovando o apelo para que os jovens, a exemplo de Maria, saibam estar atentos ao que acontece ao seu redor e aprendam a sempre confiar em Jesus nas escolhas da vida. Em seguida, inspirado por reflexões do Papa Leão XIV, o Reitor-Mor convida os jovens a “cultivar o dom da amizade autêntica”, um valor profundamente salesiano. Por fim, em sintonia com as indicações do Papa nos primeiros meses de seu pontificado, o XI Sucessor de Dom Bosco exorta os jovens do MJS a viverem a coragem da verdade - uma atitude que significa rejeitar toda forma de ambiguidade, prepotência ou violência, inclusive verbal, nas relações com o próximo. Este caminho, conclui o Reitor-Mor, é fundamental para que os jovens sejam “protagonistas do bem, especialmente junto aos jovens em situação de maior vulnerabilidade”. O texto completo da mensagem do Reitor-Mor está disponível ao final da página em cinco idiomas: italiano, espanhol, francês, inglês e português.Para ampliar a difusão da mensagem entre os jovens do MJS na festa de Dom Bosco 2026, o Setor para a PJ preparou dois curtos vídeos de divulgação: – um vídeo de um minuto e meio, com animações, dedicado à Estreia 2026, disponível em italiano, inglês, espanhol, francês e português; – um vídeo de três minutos e meio no qual o próprio P. Attard se dirige diretamente aos jovens, sintetizando os principais pontos de sua mensagem, disponível em italiano, inglês, espanhol e francês. Com as palavras inspiradoras do Reitor-Mor e o apoio do Setor para a PJ, Dom Bosco continua a falar aos jovens de hoje, renovando o sonho que atravessa gerações.   Fonte: Agência Info Salesiana

A Festa de Dom Bosco 2026 em Turim-Valdocco é marcada por grandes eventos a partir de hoje

É grande a expectativa na Casa salesiana de Turim-Valdocco por aquele que, juntamente com a festa de Maria Auxiliadora, é considerado um dos dois eventos mais importantes do calendário salesiano anual: a Festa de Dom Bosco. Salesianos, fiéis paroquianos, citadinos e amigos do Santo dos Jovens se organizam para participar de dois dias de profunda espiritualidade e união comunitária na sexta-feira, 30, e no sábado, 31 de janeiro. O dia 30 de janeiro, sexta-feira, será caracterizado por momentos de oração e intensa participação espiritual na Basílica de Maria Auxiliadora. Às 17h (UTC+1), terá início a récita do Santo Rosário, animada pelas Filhas de Maria Auxiliadora e presidida por P. Manuel Jiménez, que introduzirá à Concelebração Eucarística da tarde, presidida pelo Sr. Bispo de Ivrea, Dom Daniele Salera. Às 19 horas, serão celebradas as Primeiras Vésperas da Solenidade, presididas pelo Reitor-Mor dos salesianos, P. Fábio Attard. A noite será encerrada com a tradicional Vigília em honra de Dom Bosco. Haverá a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação. A Vigília - baseada nas palavras de Dom Bosco dirigidas aos seus jovens “Até ao meu último resspiro” - será conduzida pelos Noviços Salesianos do Colle Don Bosco e oferecerá um espaço de oração e reflexão, recordando o coração espiritual do Carisma salesiano e a entrega total da vida de Dom Bosco pelos jovens. Sábado, 31 de janeiro de 2026, dia da Festa, Valdocco viverá um grande evento de Fé, comunhão e participação popular. O Santuário Basílica de Maria Auxiliadora, coração espiritual do carisma salesiano, acolherá desde as primeiras horas da manhã fiéis, religiosos, jovens e membros da Família Salesiana, numa programação marcada pelas Celebrações Eucarísticas e momentos de oração. As missas da manhã, às 7h, 8h e 11h, serão presididas por representantes da Igreja local: os Vigários Episcopais P. Michele Roselli e P. Mario Aversano, e o Cardeal-Arcebispo de Turim e Susa, Dom Roberto Repole, evidenciando o forte vínculo entre Valdocco, a Arquidiocese de Turim e a missão educativo-pastoral dos Salesianos. Às 10h, presidirá Santa Missa o P. Leonardo Mancini, Superior dos Salesianos da Circunscrição Itália-Piemonte-Vale d’Aosta,. À tarde, haverá um momento especial para os mais jovens, com a tradicional bênção dos jovens no Altar de Dom Bosco, às 15h, conduzida pelo Pároco P. Guido Dutto. Posteriormente, a Adoração Eucarística e a celebração das Segundas Vésperas, conduzidas pelo Reitor do Santuário, P. Michele Viviano, proporcionarão um ato de oração comunitária, de preparação às festividades da noite. A programação continuará com a Missa das 17hs, presidida por Dom Alessandro Giraudo, Bispo Auxiliar de Turim; e, às 18h30, com um dos momentos mais aguardados do dia, a Santa Missa para o Movimento Juvenil Salesiano, presidida pelo P. Fábio Attard, Reitor-Mor, uma oportunidade para o Sucessor de Dom Bosco transmitir aos jovens de hoje as mensagens de amor incondicional, encorajamento e compromisso que o próprio Dom Bosco dirigia a seus ‘filhos’ – os jovens. A Festa terminará dentro da noite na Santa Missa animada pelo Sermig, que representa o diálogo ativo entre o carisma salesiano e outras iniciativas eclesiais voltadas ao atendimento dos jovens e mais vulneráveis. O momento destacará a relevância da mensagem de Dom Bosco e sua habilidade em inspirar trajetórias de solidariedade, acolhimento e Esperança.A comemoração continuará na segunda-feira, 2 de fevereiro, com a Celebração do Dia da Vida Consagrada. A comunidade se reunirá para a Concelebração Eucarística presidida pelo Vigário Episcopal P. Ugo Pozzoli, pelos Consagrados e Consagradas, numa como forma de agradecimento pelo DOM da Vida Consagrada na Igreja. A Festa de São João Bosco em Turim-Valdocco confirma-se mais uma vez como um momento central para a FS e para a Cidade de Turim, uma oportunidade especial para reviver a memória do Santo dos Jovens e reavivar seu Sonho educativo-pastoral no presente.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil