27/05/2024

Formação para o Dia dos Museus 2024

Formação para o Dia dos Museus 2024
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Na terça-feira, 14 de maio de 2024, o grupo de animação do Advisory Team dos Museus Missionários Salesianos promoveu, juntamente com o Museu Abya Yala, do Equador, um dia de formação sobre a importância dos planos museológicos para as instituições museológicas salesianas, apresentando também três estudos de caso do Equador, Brasil e Espanha.

O tema do Dia Internacional dos Museus deste ano, celebrado no sábado (18) foi "Museus para a educação e a pesquisa", enfatizando o papel fundamental das instituições culturais em proporcionar uma experiência educacional integral. O dia serviu para reafirmar o compromisso internacional de tantas instituições e pessoas para construir um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.

Os museus são centros educacionais dinâmicos que promovem a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, é particularmente reconhecida sua contribuição para a pesquisa, ao fornecer uma plataforma para a exploração e a disseminação de novas ideias. Da arte à história, da ciência à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a pesquisa convergem para moldar a compreensão do mundo.

Para o Dia Internacional dos Museus de 2024, o grupo de animação do Advisory Team dos Museus Missionários Salesianos quis se unir à comunidade internacional e convidar as pessoas a repensar a educação, imaginando um futuro em que o compartilhamento de conhecimento supere barreiras e a inovação encontre a tradição.

O dia de formação também contou com uma exposição: "Quisemos criar uma exposição que fosse acessível e respeitasse a cultura e os valores africanos, porque a cultura entendemos a cultura através de uma abordagem baseada em direitos, que se refere à capacidade dos indivíduos e das comunidades de valorizar e preservar suas próprias manifestações culturais", explicou o Padre Reginaldo Cordeiro, Responsável do Setor para as Missões no comitê. “O resultado é impressionante para os visitantes, porque o tema da exposição é muito emocionante, mas o espaço Ubuntu promove a compreensão intercultural e a empatia entre o visitante e os participantes. Mais uma vez, tudo isso é o resultado de uma pesquisa árdua, que serve para consolidar o conhecimento do patrimônio que preservamos. Não se deve esquecer, de fato, que a credibilidade que o público deposita nos museus se deve ao fato de que as propostas apresentadas pelos mesmos são fundamentadas e baseadas em estudos científicos, sem os quais o valor agregado dos museus não existiria”, completa.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

 

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil