Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento “Caminhar com os Jovens na Cultura Digital”
01/12/2023

Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento “Caminhar com os Jovens na Cultura Digital”

Fórum Salesiano de Comunicação aprofunda o documento “Caminhar com os Jovens na Cultura Digital”

 A Comissão Nacional de Comunicação Salesiana (CONAC) formada pelos Delegados Inspetoriais de Comunicação realizou na manhã desta quarta-feira (29/11) o Fórum Salesiano de Comunicação. O evento on-line reuniu 80 pessoas que atuam direta ou indiretamente na área da comunicação nas presenças salesianas das seis Inspetorias do Brasil e teve a participação do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildasio Mendes. O objetivo foi aprofundar o documento “Caminhar com os Jovens na Cultura Digital”. 

De acordo com o Coordenador do CONAC, P. João Carlos Ribeiro, o Fórum Salesiano de Comunicação é uma continuação dos trabalhos e estudos realizados há meses durante a Escola Salesiana de Comunicação. “A proposta vai na linha do ‘Fórum Dom Bosco’, um espaço criado pelos salesianos para reunir jovens e educadores para tratar do tema da comunicação”, afirmou o P. João Carlos, na abertura do Fórum.

Os trabalhos começaram com a oração e meditação propostas pelo Delegado Inspetorial para a Comunicação da Inspetoria de Porto Alegre, Thiago Caminada. O grupo rezou unido a oração do comunicador, baseado na tradicional ‘Oração de São Francisco’.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildasio Mendes, autor do documento aprofundado, fez uma pequena introdução ao tema. Ele lembrou que o Brasil hoje é uma das referências mundiais da comunicação salesiana. Por isso destacou a importância da realização do Fórum. “Este fórum é um espaço de sinodalidade. Momento para escutar o que os leigos têm a falar como foi a proposta do ‘Dom Bosco Digital Fórum’. Este é o primeiro grupo na congregação que se reúne para aprofundar o documento”, afirmou.

Em seguida, fez uma contextualização do momento atual em todo o mundo, quando a comunicação é uma ferramenta fundamental para empresas e governos, o que não pode ser diferente também dentro da Igreja e da Congregação Salesiana. “A comunicação hoje digital e a inteligência artificial são o centro, o motor que comanda as sociedades. A economia, a politica, a religião, a sociedade e, até a guerra, dependem da comunicação. Comunicação é geopolítica, economia, gestão, é tudo. Todos os grandes políticos no mundo pensam em primeiro lugar em como gerir a comunicação”, declarou.

Padre Gildasio apontou para a necessidade de fazer uma contextualização do momento da comunicação também no mundo salesiano, porque os impactos das ações de comunicação realizadas, mesmo no menor ambiente de uma presença salesiana, têm impactos semelhantes aos das grandes corporações e governos pelo mundo. “Atenção aos que fazem as notícias na sua inspetoria, porque têm um grande poder de interpretar e publicar as notícias. O digital é poder, é comunicação, é rede. Este é o primeiro princípio”, alertou indicando a tecnologia da inteligência artificial como um fator sensível a ser estudado e treinado para utilizar como ferramenta de comunicação nos ambientes salesianos. “Como comunicadores, é importante ler e orientar os Inspetores sobre como nos preparar e dialogar bem com a inteligência artificial. Identificar qual é a ética (da I.A.) para o mundo, quais são os valores que ela agrega”, orientou.

Em seguida, os participantes do Fórum foram divididos em grupos para aprofundar e apontar os itens que consideraram mais relevantes do documento. Entre as conclusões apresentadas das reflexões pode-se destacar a necessidade de que todo salesiano, religioso ou leigo, por ser um comunicador conforme o carisma de Dom Bosco, precisa conhecer e dominar a linguagem do mundo digital, encontrar as crianças e jovens nesse mundo virtual e realizar o ‘sacramento da presença’, com ‘amorevolezza’, para incutir os valores salesianos na vida real, que continua apesar do mundo digital.

Um dos grupos também fez uma análise das mídias digitais com o ‘mito da caverna’, de Platão. “Isso levou a nos questionarmos como nós, salesianos, "projetamos" a nossa sombra a ponto de ajudar o jovem a compreender a realidade em que ele se encontra, seja por meio do desenvolvimento do senso crítico, da busca pela verdade e da ética”, afirmou o Tirocinante salesiano Joshua Gabriel Ribeiro, em nome de um dos grupos.

Após as apresentações dos grupos, o P. Gildasio fez uma conclusão em que lembrou que o mundo da comunicação é sempre ambíguo e contraditório. “O mundo hoje está buscando o básico. O mundo digital precisa trazer o jovem para o real. As pessoas querem uma família, querem caminhar nas ruas. As pessoas estão cansadas de ficar sentadas à frente do computador”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo Conselheiro Geral para a Comunicação Social foi a identificação de que, assim como em um mundo real, a validação dos conteúdos dentro do mundo digital se dá pelos critérios de originalidade, veracidade e criatividade. “O evangelizar no mundo digital é partilhar no mundo on-line o que é original, autêntico e verdadeiro, e que é fruto de uma experiência, tal como visitar uma favela, os doentes, os pobres. A força evangelizadora no mundo digital deve nascer da experiência. Toda vez que um grupo de jovens fala a partir de uma experiência, consegue evangelizar on-line”, declarou.

Na finalização, P. Gildasio apresentou um esquema para identificar os níveis de comunicação a partir de Jesus Cristo, adotado como modelo para uma comunicação eficiente e autêntica. São cinco níveis:

5) Multidão - Jesus proclamou as bem-aventuranças para uma multidão, mas nem todos o entenderam, apesar da mensagem ser clara.

4) Grupo escolhido – Jesus falou para os 72 discípulos, um grupo em que conhece mais as pessoas, selecionadas pela confiança. Foram os primeiros evangelizadores.

3) Os doze apóstolos – Jesus chama cada um pelo nome, trabalha uma comunicação de grupo restrito, em que há muito mais comprometimento.

2) Os mais próximos – Jesus, na transfiguração proporciona a um grupo muito mais próximo uma comunicação mais profunda, interpessoal.

1) Pessoal – Jesus conversa com Madalena, com a Samaritana, com Nicodemos e realiza uma comunicação totalmente pessoal.

“Quando vamos comunicar no mundo digital, precisa ter atenção a esses níveis para não ter decepção. Esses critérios podem ajudar a desenvolver a comunicação digital. É preciso trabalhar nos diversos níveis. Humanizar o mundo digital, criar espaços para as pessoas criarem as experiências de comunicação”, finalizou.

 

Fonte: ANS 

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Educação Salesiana e a Realidade da Criança Negra: Sonho e Desafio de Dom Bosco no Brasil de Hoje

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Ex-Educando Salesiano tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educativas mais impactantes do ano

A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo Professor Wagner Garcia Siqueira, que atualmente leciona na Escola Estadual “Fadlo Haidar”, em São Paulo-Itaquera-SP, foi reconhecida como uma das 100 inovações educativas mais impactantes e escaláveis do mundo, para a edição de 2026 do catálogo da “HundrED” - organização global, com sede na Finlândia, que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito no dia 11 de novembro. Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do Prof. Wagner deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de alunos ao redor do Planeta. Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede estatal: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas, ao redor do mundo; e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o Prof. Wagner. Ex-Educando, Ex-Oratoriano e Membro da Paróquia Nª Sª Aparecida O Professor Wagner Garcia Siqueira tem uma relação antiga com a ‘Obra Social Dom Bosco’, do Bairro Itaquera; e fez questão de agradecer ao ‘P. Rosalvino Morán Viñayo’, Precursor da presença salesiana na Região, por toda a contribuição na sua trajetória: “Gratidão. Essa é a palavra que desejo expressar ao P. Rosalvino e à Comunidade Salesiana de Itaquera, por todo o trabalho em prol da educação de crianças, jovens e adultos, na periferia da Cidade de São Paulo, por meio da ‘Obra Social Dom Bosco’. Sou filho dessa Obra, que impactou decisivamente minha carreira como Professor, pois aprendi que, segundo Dom Bosco, “a educação é coisa do coração”. Foi uma enorme alegria poder anunciar ao querido ‘Padre Rosalvino’ que o Projeto ‘Penso, Logo Escrevo’ – Project ‘I think, therefore I write’ – foi reconhecido pela Fundação HundrED, da Finlândia, como uma das iniciativas mais inovadoras, impactantes e escaláveis, sendo selecionado para integrar a Coleção Global 2026”. Sobre o projeto Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos alunos diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita num processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente, da escolha dos temas à correção dos textos. O método se divide em cinco etapas:– os alunos se reúnem em grupos para sugerir temas;– as propostas são levadas à votação geral da turma;– cada aluno produz sua redação;– o professor faz a correção individual; e– por fim, se fazem leituras públicas, primeiro em sala e depois para toda a escola, num evento anual.Além de preparar os alunos para o ‘Provão Paulista’, ‘Enem’ e ‘Vestibulares’, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem. “A importância de reconhecer projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ vem de mostrar - aos Professores do Brasil e do Mundo - o trabalho que se faz na prática; um trabalho que é fruto de prática concreta; uma ação que responde a um desafio: fazer com que a educação/instrução se faça e que o aluno aprenda e cresça muito mais” – destaca Wagner. O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas de todo o mundo conheçam e repliquem a iniciativa. Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo-SP, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Profra. Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi. O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo Educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo SESC de Belo Horizonte, em 2005. Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o Professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas Professoras Ingrid Soma (da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na Zona Leste), e Geane Kênia (da Escola Estadual Prof. Bicalho, localizada na cidade de Grão-Mogol, em Minas Gerais); e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a Profra. Dra. Milene Bazarim, do Curso de Letras.   Fonte: Agência Info Salesiana

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