Nos dias 30 e 31 de maio, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da Rede Salesiana Brasil. O evento trouxe o tema “Navegando em Rede, conectados com o carisma salesiano: criando e comunicando valores” e, já em sua primeira edição, trouxe ações inéditas como ser o primeiro encontro da RSB aberto a todas as presenças (Escolas, Obras Sociais, IES), além de, pela primeira vez, unir em um mesmo evento os dois Conselheiros Gerais para a Comunicação Social Salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), respectivamente, Ir. Maria Ausilia De Siena e Pe. Gildásio Mendes dos Santo, diretamente de Roma, na Itália.
A organização do evento contou com o trabalho em Rede dos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti; bem como da Coordenadora Nacional da Comunicação, Ir. Maike Loes; da Gestora de Projetos de Formação, Ana Paula Costa e Silva; da equipe de Comunicação da RSB, representada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva Santos, e pelo Designer Gráfico, Pedro de Moraes Freitas; da equipe do Centro Salesiano de Formação, representada pela Assistente de Atendimento, Sarah T. Rodrigues de Oliveira; da equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR), representada pela Auxiliar Administrativa, Ana Maria Dantas Marçal, e da equipe de Tecnologia e Inovação, representada pelo Assistente de TI, Diogo Alves de França.
O primeiro dia do evento (30) trouxe o lema “Vivências educomunicativas que inspiram: o sacramento da presença em Dom Bosco e Madre Mazzarello”. Os participantes puderam ouvir uma palavra de animação dos Inspetores Referentes para a Comunicação Salesiana no Brasil, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, bem como uma saudação e contextualização do momento com a Ir. Maike. “Não é um encontro apenas para comunicadores, é um encontro para todos, porque todos comunicamos, todos produzimos comunicação, todos vivemos e nos movemos no mundo da comunicação. Cada um a seu modo, mas todos envolvidos por ambientes e espaços de comunicação, criando outros tantos ambientes e espaços de comunicação”.
As palestras do dia foram protagonizadas pelos Conselheiros Gerais para a Comunicação Social, iniciando com o Pe. Gildásio Mendes dos Santo que trouxe o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, fazendo uma reflexão sobre a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano. “Ele [Dom Bosco] foi o primeiro e o maior comunicador dos jovens do seu tempo e da sua cultura, quando viveu em Turim. Dom Bosco entra na lista dos maiores comunicadores da humanidade. Somos filhos e filhas de um grande comunicador que soube caminhar sobre ‘as cordas’ com grande visão, empenho, criatividade e empreendedorismo. Tudo a favor da missão!”, comenta Pe. Gildásio em sua fala.
Em seguida, Ir. Maria Ausilia De Siena trouxe o tema “Em Rede com Maria Mazzarello”, acompanhada de algumas cenas do filme “Maín - A casa da Felicidade” para ilustrar a missão de Madre Mazzarello que já era bastante salesiana com as meninas de Mornese antes mesmo de unir forças em prol da juventude com Dom Bosco. “A formação integral da pessoa é o projeto educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello [...] Toda pessoa seriamente engajada na fascinante missão da educação, no estilo salesiano, inevitavelmente se questiona continuamente para garantir que sua ação nesse campo seja realmente eficaz e alcance o coração das crianças, dos jovens e dos adolescentes”, comenta Ir. Ausilia.
O primeiro dia do ENAC destaca também o trabalho de tradução simultânea protagonizado pela Diretora Institucional da Escola Salesiana Brasília (ESB), em Brasília (DF), Ir. Ivanette Duncan de Miranda (tradução do italiano para o português); e da Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil de Roma, Ir. Ivone Goulart (tradução do português para o italiano).
Já o segundo dia do Encontro Nacional de Comunicação (31) se debruçou sobre o lema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista”, tornando-se um grande palco para a reflexão sobre o marketing educacional. Para tanto, contou com a presença da Fundadora e CEO da Agência Bear e ex-aluna salesiana do Colégio de Santa Inês, de São Paulo (SP), Andréa Tavares. Trazendo o tema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista - Marketing Educacional para escolas e obras sociais”, Andréa conduziu uma formação prática recheada de estratégias para apoiar as presenças salesianas do Brasil em suas ações de marketing educacional durante todo o ano.
“É uma experiência muito gratificante mais uma vez experimentar essa riqueza do nosso carisma. Nós que somos salesianos nos sentimos muito enriquecidos por Dom Bosco, mas como Salesianos e Salesianas estamos enriquecidos em dupla por Dom Bosco e Madre Mazzarello [...] Por isso, mais do que palavras, é externar uma forte alegria por nos sentirmos tão irmanados carismaticamente”, comenta o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. “A educação é um jogo de equipe, é trabalhar em rede e é indispensável essa força [...] Eu tenho muita convicção no nosso trabalho em rede. Juntos somos sempre melhores e sempre mais fortes”, completa a também Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil