01/06/2023

I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Nos dias 30 e 31 de maio, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu o I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da Rede Salesiana Brasil. O evento trouxe o tema “Navegando em Rede, conectados com o carisma salesiano: criando e comunicando valores” e, já em sua primeira edição, trouxe ações inéditas como ser o primeiro encontro da RSB aberto a todas as presenças (Escolas, Obras Sociais, IES), além de, pela primeira vez, unir em um mesmo evento os dois Conselheiros Gerais para a Comunicação Social Salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), respectivamente, Ir. Maria Ausilia De Siena e Pe. Gildásio Mendes dos Santo, diretamente de Roma, na Itália.

A organização do evento contou com o trabalho em Rede dos Diretores Executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti; bem como da Coordenadora Nacional da Comunicação, Ir. Maike Loes; da Gestora de Projetos de Formação, Ana Paula Costa e Silva; da equipe de Comunicação da RSB, representada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva Santos, e pelo Designer Gráfico, Pedro de Moraes Freitas; da equipe do Centro Salesiano de Formação, representada pela Assistente de Atendimento, Sarah T. Rodrigues de Oliveira; da equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR), representada pela Auxiliar Administrativa, Ana Maria Dantas Marçal, e da equipe de Tecnologia e Inovação, representada pelo Assistente de TI, Diogo Alves de França.

O primeiro dia do evento (30) trouxe o lema “Vivências educomunicativas que inspiram: o sacramento da presença em Dom Bosco e Madre Mazzarello”. Os participantes puderam ouvir uma palavra de animação dos Inspetores Referentes para a Comunicação Salesiana no Brasil, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, bem como uma saudação e contextualização do momento com a Ir. Maike. “Não é um encontro apenas para comunicadores, é um encontro para todos, porque todos comunicamos, todos produzimos comunicação, todos vivemos e nos movemos no mundo da comunicação. Cada um a seu modo, mas todos envolvidos por ambientes e espaços de comunicação, criando outros tantos ambientes e espaços de comunicação”. 

As palestras do dia foram protagonizadas pelos Conselheiros Gerais para a Comunicação Social, iniciando com o Pe. Gildásio Mendes dos Santo que trouxe o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, fazendo uma reflexão sobre a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano. “Ele [Dom Bosco] foi o primeiro e o maior comunicador dos jovens do seu tempo e da sua cultura, quando viveu em Turim. Dom Bosco entra na lista dos maiores comunicadores da humanidade. Somos filhos e filhas de um grande comunicador que soube caminhar sobre ‘as cordas’ com grande visão, empenho, criatividade e empreendedorismo. Tudo a favor da missão!”, comenta Pe. Gildásio em sua fala.

Em seguida, Ir. Maria Ausilia De Siena trouxe o tema “Em Rede com Maria Mazzarello”, acompanhada de algumas cenas do filme “Maín - A casa da Felicidade” para ilustrar a missão de Madre Mazzarello que já era bastante salesiana com as meninas de Mornese antes mesmo de unir forças em prol da juventude com Dom Bosco. “A formação integral da pessoa é o projeto educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello [...] Toda pessoa seriamente engajada na fascinante missão da educação, no estilo salesiano, inevitavelmente se questiona continuamente para garantir que sua ação nesse campo seja realmente eficaz e alcance o coração das crianças, dos jovens e dos adolescentes”, comenta Ir. Ausilia.

O primeiro dia do ENAC destaca também o trabalho de tradução simultânea protagonizado pela Diretora Institucional da Escola Salesiana Brasília (ESB), em Brasília (DF), Ir. Ivanette Duncan de Miranda (tradução do italiano para o português); e da Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil de Roma, Ir. Ivone Goulart (tradução do português para o italiano).

Já o segundo dia do Encontro Nacional de Comunicação (31) se debruçou sobre o lema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista”, tornando-se um grande palco para a reflexão sobre o marketing educacional. Para tanto, contou com a presença da Fundadora e CEO da Agência Bear e ex-aluna salesiana do Colégio de Santa Inês, de São Paulo (SP), Andréa Tavares. Trazendo o tema “Experiências digitais que encantam: do relacionamento à conquista - Marketing Educacional para escolas e obras sociais”, Andréa conduziu uma formação prática recheada de estratégias para apoiar as presenças salesianas do Brasil em suas ações de marketing educacional durante todo o ano.

“É uma experiência muito gratificante mais uma vez experimentar essa riqueza do nosso carisma. Nós que somos salesianos nos sentimos muito enriquecidos por Dom Bosco, mas como Salesianos e Salesianas estamos enriquecidos em dupla por Dom Bosco e Madre Mazzarello [...] Por isso, mais do que palavras, é externar uma forte alegria por nos sentirmos tão irmanados carismaticamente”, comenta o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. “A educação é um jogo de equipe, é trabalhar em rede e é indispensável essa força [...] Eu tenho muita convicção no nosso trabalho em rede. Juntos somos sempre melhores e sempre mais fortes”, completa a também Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

Vem aí o X Encontro Brasileiro de Educomunicação

De 21 a 23 de novembro, na modalidade híbrida (on-line e presencial), a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), recebe o X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e parceiros, com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB). A proposta temática do evento, “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social, dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. Durante os três dias dedicados ao Encontro, serão realizadas a Cerimônia de Abertura, na modalidade presencial, transmitida à distância pela plataforma do evento, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão ao vivo, e quatro na modalidade à distância. Representando a RSB, o evento contará com as contribuições da Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Doutora em Educomunicação, Márcia Koffermann, no Painel 04. O Painel tem como foco a apresentação e análise do fazer educomunicativo a partir de decisões emanadas de políticas públicas ou de opções institucionais. Serão contempladas políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (em nível nacional), da Secretaria de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul (nível estadual) e da Prefeitura de São Paulo (nível municipal), assim como projetos educomunicativos mantidos por instituições como a Rede Salesiana Brasil, com a Profa. Dra. Ir. Márcia Koffermann, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Profa. Dra. Aline Guio Cavaca. Conheça mais detalhes e inscreva-se pela página oficial do X EDUCOM. Escrito por Janaína Lima, com informações da página oficial do X EDUCOM

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.   À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF). Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas. “Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui. Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes.  Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes.  Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil