29/11/2022

I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB

Conforme previsto no Plano Integrado de Formação, o I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023, já contou com a finalização de sua primeira etapa: a escolha das 10 Boas Práticas que serão apresentadas durante o evento no próximo ano.

Em julho de 2022, as equipes de todas as presenças salesianas foram convidadas a enviar relatos de boas práticas educomunicacionais por meio de um formulário específico. Foram recebidos 43 relatos de práticas e cada um deles foi analisado pelos membros do Comitê Organizador, composto pela Coordenadora Nacional da Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes; a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva; o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social da RSB, Joadir Foresti; o Animador da Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora SDB (SP), Pedro Barreto Elias; a Pesquisadora e Doutoranda em Educomunicação, Antonia Alves Pereira e os Professores indicados pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Prof. Oswaldo Ribeiro e Prof. Eduardo Biagi.

O Comitê realizou as análises dos relatos de Boas Práticas com base nos seguintes critérios:

• Evidências da Dimensão Educomunicacional.
• Relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana.
• Participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral.
• Abrangência e alcance da Prática.
• Relevância social dos resultados alcançados com a Prática. 

Após o processo de análise, foram selecionadas 10 práticas para apresentação oral durante o evento em 2023. Porém, para viabilizar a divulgação de todas as práticas enviadas pelas presenças salesianas, serão organizadas publicações eletrônicas, em formatos ainda a serem definidos pelo Comitê, mas que possibilitem o acesso a todas as 43 ações recebidas e seus desdobramentos. Confira abaixo as 10 práticas selecionadas:

Conhecendo Minha História” - Instituto Maria Auxiliadora, Goiânia (GO);

Amor que integra na perspectiva da ecologia integral” - Instituto Waldemar Falcão, Aracati (PE);

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender” - Instituto Laura Vicuña, Porto Velho (RO);

Jornal Cria VP - Jornal Impresso e On-line com Temáticas sobre o Território Onde o Serviço está Situado” - Instituto Dom Bosco, São Paulo (SP);

Projeto Vivare – Disciplina Eletiva ‘Oficina de Projetos’” - Colégio Salesiano de Belo Horizonte (BH);

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores / Rádio e TV Carmo / Podcasts e Grupos de Cobertura de eventos” - Instituto Nossa Senhora do Carmo, Guaratinguetá (SP);

Podcast Papo Salesiano” - Colégio Instituto São José, São José dos Campos (SP);

Mostra Artística “Sementes do futuro” - Centro Comunitário Oscar Romeiro, São Paulo (SP);

O Nosso Pão de Cada Dia” - Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC);

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes” - Faculdade Dom Bosco, Porto Alegre (RS);

 

 SOBRE O I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EDUCOMUNICACIONAIS 

O I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais acontecerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023 (14h30 às 17h - horário de Brasília), na modalidade virtual, pela plataforma Zoom da RSB. O evento tem como principal objetivo promover o estudo e a socialização dos conhecimentos e de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas no âmbito da Educomunicação, envolvendo a participação conjunta de comunicadores de todas as presenças (Inspetorias, escolas, obras, paróquias, rádios, museus etc.), sendo uma oportunidade para disseminar boas práticas de Educomunicação que servirão de referência e inspiração para todas as equipes que colaboram na comunicação salesiana em Rede no Brasil.

“A importância do Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais está no fato de dar visibilidade não só às ações da RSB enquanto Rede, mas especialmente às presenças salesianas que compõem a Rede, sejam elas da cidade ou da periferia, onde estão inseridos educadores, educadoras, educandos e educandas que entenderam que educação e comunicação precisam caminhar juntas.

Eu costumo dizer que a Educomunicação, onde quer que ela seja colocada ela fica bem! Ou seja, ela dá sentido às nossas práticas educativas, ela possibilita a descoberta e o desenvolvimento de talentos, ela consegue mover mentes, afetos, saberes... ela gera interconexão, interdependência, traz novidade, resolve conflitos, provoca aprendizagens.

Com o Seminário de 2023, a RSB se transforma em um espaço que valoriza e incentiva as práticas educomunicativas, mas especialmente se transforma em um espaço para que estas mesmas práticas tenham nome e sobrenome: são meninos e meninas, educadores e educadoras que deram o melhor de si e agora poderão compartilhar este melhor para que outros muitos, dentro e fora “dos muros” da RSB, se deixem seduzir pela Educomunicação. O Seminário vai apontar caminhos de maior protagonismo e inovação!”, diz a Coordenadora Nacional da Comunicação Salesiana, Ir. Maike Loes.

“O I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil será o primeiro evento na modalidade virtual que reunirá as Comunidades Educativo-Pastorais das presenças de todos os segmentos de atuação da Rede Salesiana Brasil: Escolas, Obras Sociais, Instituições de Ensino Superior, Rádios, Paróquias e outras presenças salesianas que compartilham o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da Educomunicação. 

A partir deste ponto de unidade e convergência, o evento tem potencial para impactar positivamente no fortalecimento da ação educativa em Rede e para a qualificação permanente dos processos educomunicacionais, à medida que possibilita a sistematização e a disseminação de práticas relevantes que vêm sendo desenvolvidas no cotidiano das presenças, envolvendo diversas áreas de intervenção da Educomunicacção, com ampla participação das equipes e expressivo protagonismo das crianças, dos adolescentes e jovens. Isso gera transformação!”, completa a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

54 organizações recebem Selo Social Distrito Federal 2024 em evento em Brasília

Em um movimento que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto social, 54 organizações foram certificadas com o Selo Social Distrito Federal 2024 durante um evento realizado no dia 11 de março, em Brasília. Ao todo, 151 iniciativas foram certificadas, gerando 421 impactos sociais e alcançando 60.683 atendimentos à população. Durante a abertura da cerimônia, a diretora executiva do Instituto Social, Karina Junco, ressaltou o papel do Selo Social em ser um programa de capacitação e certificação de iniciativas de impacto social fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Aqui no Distrito Federal “foram mais de 80 organizações credenciadas e 54 destas foram certificadas”.  Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, em sua fala de abertura, ressaltou que “graças ao patrocínio de entidades locais, conseguimos oferecer esta certificação sem nenhum custo para estas organizações”. Além do patrocínio nacional da Rede, o programa conta com o apoio, no Distrito Federal, de empresas como Brasal Refrigerantes, Instituto Sabin, Absolutus Seguros e parceria estratégica com o Instituto BRB. Entre os presentes no evento, representando a Rede Salesiana Brasil, estiveram os diretores executivos, a irmã Silvia Aparecida e o padre Sérgio Baldin. Padre Sérgio ao falar sobre a meta em atingir os 17 ODS até 2030, ressaltou que a Rede Salesiana, por meio de sua Editora Edebê, inclui em seu material didático todos os 17 objetivos, desde a educação infantil até o ensino médio. “A Rede Salesiana Brasil acredita nas organizações e no trabalho conjunto que viemos fazendo ao longo de todo esse tempo, em busca de atingir esta meta, este sonho… em conjunto”.  Sobre o significado do reconhecimento pelo Selo Social para a Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia declarou: “Eu acredito muito no trabalho que fazemos para transformar nossa sociedade. O Selo Social é uma iniciativa que certifica as organizações que cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos pela ONU. Estamos fechando mais um ciclo e, mais uma vez, fomos certificados, demonstrando que nossas ações continuam fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias, cumprindo nosso papel carismático e social” Com uma proposta inovadora e alinhada à Agenda 2030, o Selo Social Distrito Federal 2024 reforça a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar desafios e promover mudanças significativas, consolidando a missão social da Rede Salesiana Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comissão de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) debate campanha de matrículas nas escolas salesianas para 2026

No dia 26 de fevereiro, os coordenadores inspetoriais de comunicação das Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil participaram, segundo uma  programação anual do Setor, de uma reunião on-line. Sob a coordenação de Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB e Coordenadora Nacional da Comissão de Comunicação. O grupo recebeu a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho, cujo objetivo é planejar a campanha de matrículas das escolas salesianas para 2026. Os temas, lemas e cores propostos tiveram excelente aceitação por parte dos membros da Comissão. O próximo passo é a elaboração do planejamento para a produção do material. O segundo tema tratado foi a participação salesiana no Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação – a ser feito entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano em Manaus. Entre as propostas aprovadas está a realização de um momento de peregrinação com os jovens até a “Porta Santa” do Jubileu, aberta na Catedral de Manaus. Os comunicadores salesianos também trataram da realização de oficinas temáticas para as presenças salesianas de todo o Brasil, tendo a primeira já marcada para o dia 24 de abril. A reunião teve a abertura e fechamento com a bênção dada pelo Delegado Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana de Manaus, Pe Francisco Lima.

Um novo documento salesiano sobre Comunicação Social: um guia para habitar o mundo digital

Do Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana chega um novo documento que oferece diretrizes atualizadas para habitar o mundo digital e o mundo da inteligência artificial de maneira salesiana. Este texto, publicado 14 anos depois do "Sistema Salesiano de Comunicação Social" (SSCS), é o resultado de um trabalho coletivo que envolveu os Delegados para a Comunicação Social, especialistas e consultores. O documento procura educar os jovens nos novos habitats virtuais, integrando a Comunicação Social à missão salesiana a serviço da Igreja. Ele nasce também da necessidade de responder às transformações culturais e tecnológicas que caracterizam o mundo juvenil e do desejo de atualizar o Sistema Preventivo aos desafios do presente. UM DOCUMENTO ALINHADO COM A IGREJA - O texto está intimamente ligado aos documentos mais recentes da Igreja sobre o digital, como "Rumo a uma presença plena" e "Antiqua et Nova", abordando a inteligência artificial e as mensagens do Papa Francisco para os Dias Mundiais da Comunicação Social. A Congregação Salesiana está, portanto, empenhada em manter um diálogo constante entre fé, ciência, Evangelho e cultura juvenil. A própria Igreja, depois do Sínodo sobre os jovens, sublinhou a importância de aprofundar a dinâmica do digital, pedindo para "habitar" estes espaços de modo evangélico e promover uma presença autêntica nas "ruas digitais".  UMA MUDANÇA NECESSÁRIA - Nos últimos 15 anos, a comunicação passou por uma revolução graças ao desenvolvimento da Internet, da mídia social e da tecnologia da informação. Em resposta a isso, o novo documento evolui a partir do SSCS anterior para atender às necessidades atuais. Durante o Magistério do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, a Igreja ampliou sua visão da comunicação, integrando tópicos como ética na Internet (Ética na Internet), sustentabilidade (Laudato Si'), fraternidade (Irmãos Todos) e educação global (Pacto Educacional Global). O novo texto também responde às demandas que emergiram dos Capítulos Gerais 27 e 28, em particular o chamado para "viver o sacramento salesiano da presença" e a necessidade de inculturar a missão salesiana no habitat digital. COM FOCO NOS JOVENS E NA CULTURA DIGITAL - A Congregação Salesiana considera a Comunicação Social um aspecto fundamental da missão educativa e pastoral. Este novo documento foi concebido para acompanhar os jovens em seus mundos digitais, ajudando-os a descobrir o sentido da vida, do amor e da responsabilidade, e a construir seu projeto pessoal. Partindo dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo, o documento incentiva o diálogo com as novas gerações, ouvindo suas necessidades e buscando novas linguagens para educar e evangelizar. OBJETIVOS DO DOCUMENTO - O novo texto nada mais é que um guia prático para educadores e leigos, conforme a tradição salesiana. Uma ferramenta de formação que responde no estilo salesiano às mudanças socioculturais. Um suporte para a Pastoral Juvenil, integrando comunicação e evangelização. Além disso, o documento busca fortalecer a identidade carismática salesiana, promovendo a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na missão educacional. A VISÃO SALESIANA DO DIGITAL - O Setor de Comunicação Social trabalhou em rede com delegados, editores, gerentes de mídia social e estações de rádio para produzir este documento. Foi redigido um instrumentum laboris, integrando as propostas desses grupos, mantendo-se fiel à tradição salesiana e aos valores do Magistério da Igreja. A Congregação Salesiana continua a se esforçar para estar presente no mundo digital como um "próximo amoroso", segundo a visão eclesial do Papa Francisco. O documento incentiva o uso consciente da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais e pastorais de nosso tempo. Esse novo documento é um passo importante para atualizar a comunicação salesiana e torná-la mais eficaz em sua missão educacional. Com um estilo que combina tradição e inovação, ele pretende ser um guia valioso para educadores, leigos e jovens, ajudando-os a viver e testemunhar o Evangelho também nos espaços digitais. Para acessar e baixar o documento em língua portuguesa, clique no link a seguir PT__Novo_Documento_de_Comunicacao_Social___31_Janeiro_2025.pdf. Fonte: Agenzia InfoSalesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil