A Sessão Plenária de Inverno do Conselho Geral começou na segunda-feira, 24 de novembro de 2025. Nesta seção, os Conselheiros Regionais, os Conselheiros de Setor e o Vigário do Reitor-Mor auxiliam o Reitor-Mor na busca das melhores opções para orientar o trabalho de governo e animação da já vasta Congregação Salesiana.
A diferença relativamente às sessões plenárias de inverno anteriores é que a atual vai começar mais cedo. Em vez de iniciar em dezembro, ela começa no final de novembro e vai ser um pouco mais curta, terminando antes do Natal, ao invés de fazer uma pausa para o Natal e terminar em janeiro, como se fazia. Além disso, de 11 a 15 de dezembro, as atividades do Conselho Geral estarão suspensas, uma vez que o Reitor-Mor, P. Fábio Attard, seu Vigário, P. Stefano Martoglio, e o Conselheiro para as Missões, P. Jorge Crisafulli, estarão na Argentina para concluir as celebrações do Sesquicentenário da chegada dos Salesianos às Américas.
Portanto, os dias de trabalho serão intensos, devido ao grande volume de assuntos a serem tratados na mesa do Conselho.
Haverá, em primeiro lugar, as nomeações dos novos Superiores que envolverão as 13 Circunscrições abaixo:
- Índia-Tiruchy (INT)
- Brasil-Campo Grande (BCG)
- Moçambique (MOZ)
- Argentina Sul(ARS)
- Venezuela (VEN)
- Espanha -São Tiago Maior (SSM)
- Índia-Calcutá (INC)
- Polônia-Norte (PLN)
- Áustria (AUS)
- México-Guadalajara (MEG)
- Ucrânia (UKR)
- Eslováquia (SLK)
- República Tcheca (CPE)
Na sequência, serão divulgados os relatórios relativos às «Visitas Extraordinárias» recentemente efetuadas por diversos Conselheiros Regionais:
- Brasil-Recife (BRE), realizada pelo P. Gabriel Romero (América Cone Sul)
- Peru (PER), pelo P. Hugo Orozco (‘Interamérica’)
- Papua-Nova Guiné–Ilhas Salomão, pelo P. William Matthews (Ásia Leste - Oceânia)
- Portugal (POR), conduzida pelo P. Juan Carlos Pérez Godoy (Mediterrânea)
- África Tropical Equatorial (ATE), pelo P. Alphonse Owoudou (África Central e Leste)
- África Etiópia-Eritreia (AET), P. Innocent Bizimana (África Leste e Sul).
Outros assuntos incluirão a aprovação do texto da «Ratio Fundamentalis» e do projeto de divulgação e assimilação na Congregação e nas diversas regiões (Formação); a aprovação dos orçamentos (Economato); a aprovação dos projetos pastorais dos diversos Setores, em continuidade com a programação do Sexênio e outros temas sugeridos pelo Reitor-Mor ou pelos Conselheiros de Setor. Serão tratados ainda variados assuntos pertinentes à coordenação, nos quais os participantes serão organizados em grupos de trabalho, além das sessões plenárias do Conselho Geral.
Outro momento significativo, perto do Natal, será o tradicional encontro com o Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora.
Vale ressaltar, finalmente, que, como de costume, o Curso de Orientação para Inspetores de recente Nomeação continua, a par e passo, com as atividades do Conselho Geral. De 25 de novembro a 10 de dezembro, o curso prevê, pois, sessões de acompanhamento e momentos de diálogo fraterno entre novos Inspetores, Reitor-Mor e seus principais Conselheiros.
Uma novidade final: a próxima reunião do Conselho Geral não será no verão mas sim na próxima primavera. Essa reunião também conterá os Exercícios Espirituais, na semana da Oitava de Páscoa.
Fonte: Agência Info Salesiana