02/05/2024

Inovações educacionais da Editora Edebê na Bett Brasil 2024

Inovações educacionais da Editora Edebê na Bett Brasil 2024
Fotos: Editora Edebê Brasil

A Bett Brasil 2024, realizada entre os dias 23 e 26 de abril, discutiu assuntos relevantes sobre educação e tecnologia, com o tema "Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais". Durante o evento, nos auditórios do congresso, foram realizadas discussões sobre a importância de considerar a educação como um ativo de mudança em na sociedade e enfatizar a necessidade de não apenas adotar novas abordagens e tecnologias na educação, mas de fazê-lo com um claro direcionamento para o bem-estar social e a transformação positiva.

Na 28ª edição deste grande encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, mais de 35 mil pessoas se reuniram em quatro dias de evento, estabelecendo um novo recorde de público. A Editora Edebê esteve presente na Bett Brasil com um estande onde apresentou soluções educacionais projetadas para atender às necessidades das escolas. Lá, as equipes da Editora realizaram demonstrações dos materiais, permitindo que o público conhecesse de perto as inovações em soluções digitais, produtos e serviços para todos os segmentos da educação básica, com especial destaque para os projetos de robótica, Cubetto e Cubelets. Durante o evento, o estande da Edebê se destacou, recebendo mais de 2.000 visitantes ao longo dos quatro dias.

 

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A Edebê contou com a presença da equipe da TRIEduc, responsável pela plataforma de avaliação que faz parte do material didático da Editora para o Ensino Médio. A TRIEduc destacou a importância da análise de dados educacionais e do uso de tecnologias adaptativas para promover uma educação mais eficaz e personalizada. No estande ao lado, a empresa Jovens Gênios, parceira da Edebê, apresentou soluções baseadas em aprendizagem gamificada, integradas ao kit didático oferecido pela Edebê para o Ensino Fundamental. Além disso, a equipe da representante comercial da Edebê, a Acrux Educacional, esteve disponível para oferecer informações detalhadas sobre os produtos e serviços da Editora, estabelecendo parcerias estratégicas com as instituições educacionais presentes no evento.

 

EXPERIÊNCIA DE VISITAÇÃO GAMIFICADA

Em uma parceria entre a Editora Edebê e a Facens, foi proporcionado uma experiência interativa para o público. Através de um aplicativo móvel envolvente, os visitantes tiveram a oportunidade de participar de missões e quizzes que geravam pontos. Essa colaboração resultou em 300 pessoas que trocaram seus pontos por brindes exclusivos no estande, criando uma conexão única entre as duas instituições e garantindo uma experiência memorável para os envolvidos.

 

COLABORAÇÃO COM A ABRASPE

A Edebê também marcou presença no estande da Associação Brasileira de Sistema de Ensino e Plataformas Educacionais (ABRASPE). Como associada da entidade, a Editora participou da organização do espaço, junto a outras associadas, e esteve presente no estande, representada pela equipe de comunicação, consolidando seu compromisso com a excelência educacional e a inovação no ensino.

 

VISITA DOS COLABORADORES

Os colaboradores da Edebê também tiveram a chance de conhecer a feira e visitar o estande da Editora para se atualizarem sobre as tendências e inovações educacionais mais recentes. Além disso, essa oportunidade lhes permitiu interagir diretamente com clientes, parceiros e outros especialistas do setor.

A participação da Editora Edebê na Bett Brasil 2024 não apenas fortaleceu o relacionamento com as escolas parceiras já existentes, mas também abriu portas para a conexão com novas instituições interessadas em suas soluções educacionais inovadoras e de alta qualidade.

Para ver mais fotos e vídeos do evento, clique aqui.

 

Por Equipe de Comunicação da Editora Edebê Brasil

Mais Recentes

RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

Vem aí o X Encontro Brasileiro de Educomunicação

De 21 a 23 de novembro, na modalidade híbrida (on-line e presencial), a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), recebe o X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e parceiros, com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB). A proposta temática do evento, “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social, dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. Durante os três dias dedicados ao Encontro, serão realizadas a Cerimônia de Abertura, na modalidade presencial, transmitida à distância pela plataforma do evento, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão ao vivo, e quatro na modalidade à distância. Representando a RSB, o evento contará com as contribuições da Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Doutora em Educomunicação, Márcia Koffermann, no Painel 04. O Painel tem como foco a apresentação e análise do fazer educomunicativo a partir de decisões emanadas de políticas públicas ou de opções institucionais. Serão contempladas políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (em nível nacional), da Secretaria de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul (nível estadual) e da Prefeitura de São Paulo (nível municipal), assim como projetos educomunicativos mantidos por instituições como a Rede Salesiana Brasil, com a Profa. Dra. Ir. Márcia Koffermann, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Profa. Dra. Aline Guio Cavaca. Conheça mais detalhes e inscreva-se pela página oficial do X EDUCOM. Escrito por Janaína Lima, com informações da página oficial do X EDUCOM

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.   À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF). Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas. “Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui. Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes.  Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes.  Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil