26/10/2022

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, recebe visita da Madre Geral Emérita

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, recebe visita da Madre Geral Emérita

Entre os dias 7 e 26 de outubro, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, teve a grande alegria de contar com a visita e presença de Irmã Yvonne Reungoat, Madre geral emérita do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) entre os anos 2008-2021.
Irmã Yvonne chegou de Roma no dia 7 de outubro e foi calorosamente acolhida na Casa inspetorial, no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A comunidade local estava esperando-a, assim como as Noviças que a receberam com cantos e coreografias, e também representantes da comunidade educativa do Colégio de Santa Inês.
Na tarde do mesmo dia, houve uma celebração eucarística na capela da Casa inspetorial, presidida pelo Salesiano, P. Dilermando Luiz Cozatti, a fim de consagrar à Nossa Senhora do Rosário a presença e a estadia de Irmã Yvonne na BAP, bem como os Exercícios Espirituais orientados por ela a dois grupos de Irmãs.
No dia 8 de outubro, Irmã Yvonne viveu um momento muito especial: a participação ao Fest 2022, evento 100% salesiano que reuniu presencialmente, depois de dois longos anos de espera, cerca de 4.500 pessoas entre jovens, educadores, leigos, religiosos e religiosas, reavivando o carisma e a alegria de estar em família, unidos em um só espírito de paz e partilha.
Na tarde do dia 8, Irmã Yvonne pode visitar as Irmãs idosas e doentes da Casa Santa Teresinha, da Lapa. Em um diálogo bem familiar, ela fez o que mais gosta: agradecer todo o apoio das Irmãs, especialmente a oração silenciosa e a oferta da própria situação pelo bem do Instituto.

Um dia carismático

Já no dia 9 de outubro, o dia se apresentou bastante intenso! Irmã Yvonne deixou São Paulo e foi até Guaratinguetá, visitar a comunidade do Colégio do Carmo que este ano está celebrando os 130 anos da chegada das FMA ao Brasil. Num encontro muito simpático e fraterno, Irmã Yvonne recordou o quanto Nossa Senhora precede sempre as presenças e fundações das FMA. Ela destacou o fato de que a primeira fundação das FMA no Brasil tenha sido justamente tão próxima da cidade de Aparecida, onde está localizado o Santuário Nacional da Padroeira do Brasil e onde, em 1717, a imagem de Nossa Senhora foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul. Outro fato que revela a presença “antecipada” de Maria é o nome dado à primeira fundação das FMA: o primeiro Colégio foi dedicado à Nossa Senhora do Carmo, devoção que marcou profundamente a vida de Mons. João Filippo, sacerdote italiano que construiu o edifício e solicitou a vinda das Irmãs Salesianas para Guaratinguetá.
Depois do Carmo, Irmã Yvonne realizou um grande sonho: conhecer pessoalmente o “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil”, organizado e em pleno funcionamento junto à Casa do Puríssimo, onde se encontra também a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construída também esta por Mons. João Filippo, e que acolhe diariamente muito romeiros e devotos de Nossa Senhora.
No “Memorial”, Irmã Yvonne foi acompanhada por Irmã Dulce Hirata que apresentou todo o percurso histórico tanto do Memorial quanto da presença das FMA no Brasil. Irmã Yvonne ficou muito encantada com o estilo moderno, criativo e também com a seriedade da pesquisa história que resultou neste espaço carregado de carisma e de amor à juventude.
Depois da visita ao “Memorial”, Irmã Yvonne foi até Lorena para encontrar a comunidade da Casa Maria Auxiliadora, onde pode expressar mais uma vez a sua gratidão às Irmãs idosas pelo acompanhamento e oferta das orações.
Outro momento muito esperado, era a possibilidade de visitar o Santuário Nacional de Aparecida, o que aconteceu no final da tarde, como parte do programa intenso de Irmã Yvonne. Estar na “Casa da Mãe”, ainda que por breve tempo, conhecer a obra artística de Marko Rupnik que já cobriu a fachada norte do Santuário e agora está sendo executada na fachada sul, e especialmente poder ver uma quantidade enorme de romeiros e peregrinos que iam chegando para acompanhar os festejos do dia 12 de outubro, era tudo o que o coração mais queria. Aliás, convém ressaltar que durante a viagem de São Paulo a Guaratinguetá, em todo o percurso encontrou-se peregrinos caminhando em direção ao Santuário de Aparecida. Era comovente ver a fé, a persistência e também a resiliência com que os peregrinos viviam este percurso. Realmente a fé move montanhas!

Exercícios Espirituais bíblico-carismáticos

Entretanto, o motivo principal da visita de Irmã Yvonne Reungoat à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida foram os Exercícios Espirituais por ela orientados, a dois grupos de FMA.
O primeiro grupo encontrou-se de 10 a 16 de outubro, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão (SP). Eram cerca de 60 participantes que puderam não só desfrutar da sabedoria e das reflexões de Irmã Yvonne, mas também do ambiente de uma natureza exuberante, do silêncio e da tranquilidade do lugar.
As meditações propostas por Irmã Yvonne reuniam em si o que de melhor existe em termos bíblicos e carismáticos, tudo somado à grande experiência de vida e visão de mundo da Madre geral emérita. Em Campos do Jordão, o grupo teve a assistência espiritual do salesiano Padre Osmar Bezutte e contou com o seu ministério da escuta e dos sacramentos.
O segundo grupo encontrou-se de 18 a 24 de outubro, na Casa Santa Teresa, em Porto Alegre (RS), antiga sede inspetorial antes da nova configuração. Ali se reuniram outras 40 FMA e duas Irmãs Scalabrinianas para ouvir e meditar as mensagens de Irmã Yvonne, num espaço muito acolhedor e de bom gosto, onde cada detalhe favorecia a oração pessoal e o clima de silêncio. Em Porto Alegre, o grupo contou com a presença e o ministério sacerdotal de vários salesianos que vivem na Casa inspetorial SDB, em Porto Alegre.
Tanto o grupo de Campos do Jordão quanto o de Porto Alegre tiveram alguns particulares em comum: a visita dos Inspetores salesianos, P. Justo Piccinini (BSP) e P. Gilson da Silva (BPA), as “Boas Noites” de Irmã Yvonne e um momento de integração no qual as Irmãs presentes puderam se apresentar e dizer de onde vinham. Este foi um espaço muito significativo, já que algumas Irmãs estavam se encontrando e se conhecendo pela primeira vez desde a fundação da Inspetoria BAP.
O particular diferente foi, para o grupo de Campos do Jordão, a visita de Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo (RS) e a possibilidade de celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e Patrona da BAP, bem como a Festa de Santa Teresa D’Avila, Patrona do Instituto das FMA.
Já o grupo de Porto Alegre teve a graça de concluir os Exercícios Espirituais na comemoração mensal de Maria Auxiliadora, 24 de outubro, e acolheu fraternalmente o pedido de renovação dos votos da juniorista, Irmã Eudenice da Luz Maia.
Irmã Yvonne Reungoat retornou à sede da BAP, em São Paulo, no dia 25 de outubro, onde participou de uma Eucaristia de encerramento da visita e viajou para Roma na manhã do 26 de outubro.
As FMA da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida agradecem a Irmã Yvonne pela bonita experiência vivida neste tempo fecundo de encontros, reencontros e muita espiritualidade, bem como o testemunho de uma vida feliz, totalmente entregue pelo bem da Igreja e do Instituto.

Mais Recentes

RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

Vem aí o X Encontro Brasileiro de Educomunicação

De 21 a 23 de novembro, na modalidade híbrida (on-line e presencial), a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), recebe o X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e parceiros, com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB). A proposta temática do evento, “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social, dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. Durante os três dias dedicados ao Encontro, serão realizadas a Cerimônia de Abertura, na modalidade presencial, transmitida à distância pela plataforma do evento, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão ao vivo, e quatro na modalidade à distância. Representando a RSB, o evento contará com as contribuições da Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Doutora em Educomunicação, Márcia Koffermann, no Painel 04. O Painel tem como foco a apresentação e análise do fazer educomunicativo a partir de decisões emanadas de políticas públicas ou de opções institucionais. Serão contempladas políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (em nível nacional), da Secretaria de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul (nível estadual) e da Prefeitura de São Paulo (nível municipal), assim como projetos educomunicativos mantidos por instituições como a Rede Salesiana Brasil, com a Profa. Dra. Ir. Márcia Koffermann, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Profa. Dra. Aline Guio Cavaca. Conheça mais detalhes e inscreva-se pela página oficial do X EDUCOM. Escrito por Janaína Lima, com informações da página oficial do X EDUCOM

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.   À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF). Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas. “Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui. Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes.  Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes.  Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil