Lançamento da Estreia 2023
29/12/2022

Lançamento da Estreia 2023

Lançamento da Estreia 2023

Na última terça-feira do mês de dezembro (27) de 2022, na sede do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, apresentou às FMA e à toda a Família Salesiana, a Estreia para 2023: “Como Fermento na Família Humana de Hoje-A dimensão laical da Família de Dom Bosco”.

Participaram do evento a Madre Geral do Instituto das FMA, Ir. Chiara Cazzuola, e seu Conselho; a Madre Geral Emérita, Ir. Yvonne Reungoat; o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildasio Mendes; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller, SDB; a Inspetora da Inspetoria São João Bosco (IRO); a Superiora da Visitadoria Maria Mãe da Igreja (RMC); as Noviças dos Noviciados Internacionais “Maria Auxiliadora”, de Castel Gandolfo (Roma), e Ir. Teresa Valsé Pantellini, da Via Ápia (Roma); e mais Coirmãs FMA, Salesianos de Dom Bosco e Representantes de Grupos da Família Salesiana (FS).

O evento começou com um canto a Maria Santíssima, animado pelas noviças, protagonistas de um espetáculo de malabarismo, e com a apresentação do Vídeo da Estreia 2023, pela Ir. Leslye Sándigo, Conselheira Geral para a Família Salesiana.

Na sequência, o Reitor-Mor concedeu uma entrevista à Ir. Maria Ausilia De Siena FMA, Conselheira Geral para a Comunicação, e a Marta Rossi, Salesiana Cooperadora, que, entre outros assuntos, perguntaram pelas razões da escolha do tema da dimensão laical e pelo significado de ser fermento, elemento "que pertence ao DNA de todos os cristãos" com a "cor" própria do Carisma salesiano. E ainda: como oferecer aos jovens um estilo de vida que faça crescer no silêncio, como o fermento; e mais: Como a Família Salesiana pode ser fermento para os jovens que vivem em condições de privação, amplificadas pela pandemia?

A ocasião serviu para que o Pe. Ángel Fernández Artime pudesse explicar o porquê da escolha deste tema e, acima de tudo, destacasse a complementaridade entre os membros de uma mesma FS em relação à missão entre os jovens. Ele também convidou toda a FS a não desanimar na missão; a não acreditar que os jovens não estejam abertos às propostas; a não querer mudar o mundo com varinha de condão; mas, acima de tudo, a lançar pequenas sementes e a deixar que o Espírito Santo faça o mais. O "plantio de pequenas sementes", disse o Reitor-Mor, consiste em ser "uma presença constante entre os jovens, uma escuta atenta, uma palavra sussurrada com afeto a seus ouvidos ".

Ao responder a outras perguntas - sobre a comunidade, sobre a identidade salesiana ou sobre política - o Pe. Ángel Fernández Artime também mencionou os desafios de um testemunho autenticamente cristão, a necessidade de caminhar juntos, o empenho no mundo por meio de escolhas corajosas, nas quais os membros da FS são chamados a apoiar os jovens para que aprendam a "ser honestos funcionários públicos" e a "envolver-se na vida política" com o objetivo de transformar a própria sociedade e o mundo. Foi outrossim dada uma atenção particular à questão dos adolescentes - que o Reitor-Mor descreveu como “uma parte peculiar da sociedade” – , assunto que merece especial atenção.

"Ser fermento pela presença e o encontro pessoal com os jovens, por meio de pequenos gestos cotidianos, feitos com amor" – esses são alguns dos meios sugeridos pelo Pe. Ángel, que também falou sobre a grande oportunidade que a FS tem de se encontrar todos os dias com um número significativo de meninos e meninas, e suas famílias, motivo de compromisso de vida e esperança na difícil realidade existencial de hoje. Pediu também para que todos continuem a ser no mundo o fermento quotidiano na preparação do pão saboroso, na missão salesiana.

Por fim, a Madre Geral, Ir. Maria Chiara Cazzuola, agradeceu ao Pe. Ángel pela apresentação "ao vivo" da Estreia, e pela oportunidade, por meio deste tema, de aprofundar a dimensão laical da Família Salesiana, intuição profunda de Dom Bosco, reavivando em cada um a consciência de poder ser família, perseguir o bem e ser diariamente fecundos como o fermento.

Recorde-se que todos os anos o Reitor-Mor oferece à Família Salesiana uma Estreia baseada num tema específico. Este é o ano da apresentação da IX Estreia do atual Reitor-Mor. O evento foi acompanhado mundialmente com transmissão ao vivo em cinco idiomas: espanhol, francês, inglês, italiano, português.

Confira o vídeo na íntegra clicando aqui.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Nova Diretoria da RSB é eleita para o triênio 2025–2028

Dentro da programação da 40ª Assembleia Geral, foi realizada também a eleição da nova Diretoria Nacional da Rede Salesiana Brasil, que atuará de novembro de 2025 a novembro de 2028. O processo ocorreu em conjunto com as Assembleias Gerais da CIB e CISBRASIL, reunindo representantes das inspetorias FMA e SDB para o discernimento e escolha dos novos responsáveis pela animação e coordenação da missão salesiana no país. Após as manifestações dos membros de direito e o diálogo entre os presentes, foi eleito como Diretor-Presidente o Pe. Ricardo Carlos, SDB, inspetor da Inspetoria São João Bosco. Sua eleição simboliza a continuidade de um caminho de unidade e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora realizada pelas obras da Rede Salesiana no Brasil. A composição da nova Diretoria Nacional ficou assim definida: Pe. Ricardo Carlos, SDB – Diretor-Presidente Ir. Alaíde Deretti, FMA – Vice-Diretora-Presidente Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB – Diretor-Secretário Ir. Maria Américo Rolim, FMA – Diretora-Tesoureira Continuam, ainda, na Direção-Executiva da Rede Salesiana Brasil a Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sergio Augusto Baldin. A nova equipe assume a missão de conduzir a RSB com visão de futuro, fidelidade criativa ao carisma salesiano e atenção às urgências das juventudes brasileiras, especialmente as mais vulneráveis. O processo reforça o espírito de sinodalidade e corresponsabilidade que marca a atuação da Rede no país.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comitê de Comunicação da RSB ratifica programação 2026 para o setor

Os delegados e coordenadores inspetoriais de comunicação das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26/11) em formato online. A reunião faz parte da programação anual do comitê e teve por objetivo avaliar atividades e a programação do setor para 2026. A coordenadora nacional do setor comunicação da RSB, Maria Dantas, apresentou os projetos aprovados pela assembleia nacional da RSB, em que os Inspetores Salesianos e as inspetoras Filhas de Maria Auxiliadora avaliaram as propostas de cada um dos setores da Rede Salesiana Brasil apresentou para o próximo ano. Os membros do comitê também avaliaram as últimas atividades do setor de comunicação, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB e a Oficina de Edição de Vídeo, ambas realizadas neste mês de novembro. As duas atividades tiveram uma avaliação positiva dos integrantes do comitê. Ao final da reunião, foi feita uma análise da programação de eventos da Rede Salesiana Brasil, conforme o calendário divulgado nesta semana. A única data ainda pendente era a reunião presencial do Comitê de Comunicação no segundo semestre, em Brasília. A data estabelecida foi para os dias 01 e 02 de outubro.   Euclides Fernandes - MSMT

Ano dedicado a Mamãe Margarida é aberto na Itália

Em 25 de novembro de 2025, na Paróquia de São Martinho, em Capriglio, foi celebrada Missa pelo aniversário do ‘dies natalis’ da ‘Venerável’ Margarida Occhiena, santa mãe de São João Bosco. Mamãe Margarida - como lhe chamavam os meninos da casa do Oratório - morreu em 25 de novembro de 1856, em Turim-Valdocco. Em decreto de 23 de outubro de 2006, o Dicastério para as Causas dos Santos a declarou ‘Venerável’. A Missa foi presidida pelo Vigário Diocesano da Unidade Pastoral Mamãe Margarida, P. Emanuele Baviera, acompanhado pelo Vice-Pároco, P. Francis Thomas Kunnathoor e pelo Diácono Fabrizio Crivelli. Com eles concelebraram os salesianos do ‘Colle Don Bosco: o Diretor-Reitor, P. José Miguel Nuñez; o Vigário, P. Enrico Lupano; o Prof. P. Mario Maritano e o P. Francesco Gibin. A celebração foi animada pelo ‘Coral Mamãe Margarida’, de Capriglio. Na exortação inicial, o P. Emanuele Baviera destacou a relevância da celebração vespertina: “Estamos aqui esta noite para dar início oficial ao Ano dedicado a Mamãe Margarida, que culminará em novembro, no 170º Aniversário de sua morte. Nossa Unidade Pastoral desejou que a primeira celebração ocorresse nesta Igreja paroquial, que testemunhou a presença da Mãe de Dom Bosco, e nesta cidade ela cresceu. Em colaboração com os Salesianos do ‘Colle Don Bosco’, planejamos realizar diversas atividades durante este ano em memória desta notável mulher que dedicou sua vida à família e, nos últimos dez anos, aos meninos e jovens do seu filho São João Bosco, em Turim. Agradecemos ao Deus por nos conceder uma tão rica Mãe de humanidade e de Fé”. Durante a homilia, ele ressaltou traços singulares de sua vida: "Mamãe Margarida, uma mulher que não fazia discursos grandiosos, não tinha formação acadêmica, mas seguia o que Jesus ensina no Evangelho: escutava a palavra de Deus e a aplicava em sua vida. Margarida aprendeu a rezar, a confiar em Deus, a viver com honestidade e a praticar a caridade aqui, nesta terra, nestas nossas ruas. O local de sua santidade não foi um mosteiro ou púlpito, mas os campos, o estábulo, a cozinha, a casa humilde – tornada uma escola de Fé. A Palavra era ouvida no dia a dia, no esforço dedicado, nas decisões familiares, na resolução de conflitos, na educação dos filhos e na oração da manhã e da noite. Margarida era mulher bíblica, como as do Evangelho: silenciosa, forte, sábia, concreta”. Diego Occhiena, Presidente da ‘Associação Amigos do Museu Mamãe Margarida’, lembrou: "Em novembro próximo, comemoraremos os 170 anos do falecimento de Mamãe Margarida. Aproveitemos este ano para aprofundar nosso conhecimento sobre a vida da Venerável Margarida Occhiena e para redescobrir sua espiritualidade intensa, buscando imitá-la, dentro do possível, por meio de ações de caridade direcionadas aos jovens e, sobretudo, invocando-a através da Prece de intercessão. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil