Lançamento do E-book "Educomunicação para Democracia e Cidadania"
05/12/2023

Lançamento do E-book "Educomunicação para Democracia e Cidadania"

Lançamento do E-book "Educomunicação para Democracia e Cidadania"

No próximo dia 11 de dezembro de 2023, o Núcleo Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e o Programa de Extensão Mão na Mídia (UFSM/FW) realizam o aguardado lançamento do e-book "Educomunicação para Democracia e Cidadania", publicado pela Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil.

A obra reúne os principais debates realizados durante o IV Educom Sul, evento realizado pelo Núcleo Regional Sul em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e a Rede Salesiana Brasil (RSB), em 2022. A organização do livro é das pesquisadoras, associadas da ABPEducom, Cláudia Herte de Moraes, Ir. Marcia Koffermann e Vera Raddatz. No lançamento, estará presente também a Coordenadora do Núcleo Regional Sul da ABPEducom, Professora Rosane Rosa. 

Na apresentação da obra, as organizadoras destacam o contexto complexo e de digitalização, bem como as desigualdades sociais persistentes, que são desafios para a construção da dignidade da pessoa. “Assim, a comunicação e a educação emergem como elementos essenciais para a promoção da educomunicação, que visa a novas práticas comunicativas, centradas no diálogo, participação e, acima de tudo, no respeito ao Direito à Comunicação como parte integrante dos ideais da cidadania”.

O e-book, concebido durante a organização do IV Educom Sul, reúne artigos dos painelistas e colaborações de associados da ABPEducom. Vários profissionais e pesquisadores envolvidos, com destaque para o Professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e autor convidado, e ao Professor Claudemir Viana, prefaciador do livro. A obra, dividida em duas partes, apresenta na primeira as entrevistas especiais com Alexandre Le Voci Sayad, Gabriel Kaplún e Sátira Machado, seguidas por nove capítulos que correspondem aos textos dos palestrantes do IV Educom Sul e pesquisadores convidados. 

Colaboram nos capítulos: Anderson Vinicius Romanini, Araciele Ketzer, Bruno de Oliveira Ferreira, Claudemir Viana, Cláudia Herte de Moraes, Daniel da Silva Machado Ribeiro, Débora Gallas Steigleder, Décio Forni, Ismar de Oliveira Soares, Janaina Soares Gallo, Marcia Koffermann, Rosane Rosa e Vera Lucia Spacil Raddatz.

O livro é um convite à discussão contínua sobre o papel da educomunicação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e cidadã, e a publicação tem licença aberta e distribuição gratuita pela Editora Edebê. O lançamento ocorrerá em uma live especial no Canal oficial do Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), no YouTube, às 19h do dia 11 de dezembro de 2023. Acesse e ative o lembrete clicando aqui.

Por Equipe do IV Educom Sul

Mais Recentes

Estudante do INSA – Araras conquista 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos

A estudante Giulia Tonetto, do 9º ano do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), alcançou o 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos. A edição deste ano propôs aos participantes uma reflexão sobre mudanças climáticas e a importância de pequenas ações individuais para a preservação do planeta.Os estudantes do INSA participaram ativamente de todas as etapas da competição, que envolveu pesquisa, produção de conteúdo e apresentação das propostas. De acordo com a escola, o desempenho de Giulia se destacou pela profundidade da análise e pela abordagem criativa do tema. “Desde que vi meu nome entre os dez finalistas, já foi uma surpresa muito grande, foi muito gratificante. E hoje estar aqui, conseguir o primeiro lugar, mostra aonde posso chegar. Que todo o esforço vale a pena. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante. A conquista é celebrada pela comunidade educativa como motivo de orgulho e inspiração. "Resultados como esse mostram o potencial transformador dos nossos jovens e reforçam a importância de incentivar iniciativas que promovam consciência ambiental", destacou a Instituição. Giulia agora se junta ao grupo de estudantes que fazem história no concurso, motivando outros jovens a acreditarem em seu talento e a contribuírem para um mundo mais sustentável.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Colégio Castelo inicia nova edição da campanha "Rotas Circulares"

Primeira edição  arrecadou mais de 3,5 toneladas de livros e cadernos que seriam descartados   O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início à segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação, alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum, promete repetir, e até superar, o impacto alcançado no último ano.   Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de material que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.   Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós, professores, alunos, famílias, para um bem maior”, reforça.   A nova etapa da campanha convida toda a comunidade educativa a seguir “Ancorados na Esperança”, fortalecendo a cultura sustentável dentro e fora da escola. A proposta é simples: separar cadernos e livros usados que não serão mais utilizados e entregá-los na portaria do colégio.   Além de reduzir resíduos e incentivar práticas responsáveis, a iniciativa reforça o papel da comunidade educativa do Castelo como agente de transformação social.     Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil