Mensagem do Papa aos fiéis brasileiros para a Campanha da Fraternidade
22/02/2023

Mensagem do Papa aos fiéis brasileiros para a Campanha da Fraternidade

Mensagem do Papa aos fiéis brasileiros para a Campanha da Fraternidade

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas (22), a Campanha da Fraternidade de 2023, com o tema: “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), incentivando assim as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.

Para a ocasião, o Papa Francisco enviou aos fiéis brasileiros uma mensagem para o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2023. Eis a íntegra da sua mensagem:

 

Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Todos os anos, no tempo da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira e sincera conversão, redirecionando toda a nossa vida para Ele, que “amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Ao preparar-nos para a celebração dessa entrega amorosa na Páscoa, encontramos na oração, na esmola e no jejum, vividos de modo mais intenso durante este tempo, práticas penitenciais que nos ajudam a colaborar com a ação do Espírito Santo, autor da nossa santificação.

Com o intuito de animar o povo fiel nesse itinerário ao encontro do Senhor, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe que voltemos o nosso olhar para os nossos irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome. Ainda hoje, “milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável” (Discurso no encontro com os Movimentos Populares, 28/X/2014).

A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt. 14, 16) é dirigida hoje a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos, do muito ou do pouco que temos, com os nossos irmãos que nem sequer têm com que saciar a própria fome. Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos: “eu estava com fome, e me destes de comer... todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt. 25, 35.40).

É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima, leve não somente a ações concretas, sem dúvida necessárias, que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.

Desejo igualmente que esta conscientização pessoal ressoe em nossas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome. Lembremo-nos de que “aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós. Têm a mesma carne e sangue que nós. Por isso, merecem que uma mão amiga os socorra e ajude, de modo que ninguém seja deixado para trás e, no nosso mundo, a fraternidade tenha direito de cidadania” (Mensagem para o Dia Mundial da Alimentação, 16/X/2018, n. 7)

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham incansávelmente para que ninguém passe fome, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 21 de dezembro de 2022.

Franciscus

 

Fonte: Vatican News

Mais Recentes

Nova Diretoria da RSB é eleita para o triênio 2025–2028

Dentro da programação da 40ª Assembleia Geral, foi realizada também a eleição da nova Diretoria Nacional da Rede Salesiana Brasil, que atuará de novembro de 2025 a novembro de 2028. O processo ocorreu em conjunto com as Assembleias Gerais da CIB e CISBRASIL, reunindo representantes das inspetorias FMA e SDB para o discernimento e escolha dos novos responsáveis pela animação e coordenação da missão salesiana no país. Após as manifestações dos membros de direito e o diálogo entre os presentes, foi eleito como Diretor-Presidente o Pe. Ricardo Carlos, SDB, inspetor da Inspetoria São João Bosco. Sua eleição simboliza a continuidade de um caminho de unidade e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora realizada pelas obras da Rede Salesiana no Brasil. A composição da nova Diretoria Nacional ficou assim definida: Pe. Ricardo Carlos, SDB – Diretor-Presidente Ir. Alaíde Deretti, FMA – Vice-Diretora-Presidente Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB – Diretor-Secretário Ir. Maria Américo Rolim, FMA – Diretora-Tesoureira Continuam, ainda, na Direção-Executiva da Rede Salesiana Brasil a Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sergio Augusto Baldin. A nova equipe assume a missão de conduzir a RSB com visão de futuro, fidelidade criativa ao carisma salesiano e atenção às urgências das juventudes brasileiras, especialmente as mais vulneráveis. O processo reforça o espírito de sinodalidade e corresponsabilidade que marca a atuação da Rede no país.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comitê de Comunicação da RSB ratifica programação 2026 para o setor

Os delegados e coordenadores inspetoriais de comunicação das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26/11) em formato online. A reunião faz parte da programação anual do comitê e teve por objetivo avaliar atividades e a programação do setor para 2026. A coordenadora nacional do setor comunicação da RSB, Maria Dantas, apresentou os projetos aprovados pela assembleia nacional da RSB, em que os Inspetores Salesianos e as inspetoras Filhas de Maria Auxiliadora avaliaram as propostas de cada um dos setores da Rede Salesiana Brasil apresentou para o próximo ano. Os membros do comitê também avaliaram as últimas atividades do setor de comunicação, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB e a Oficina de Edição de Vídeo, ambas realizadas neste mês de novembro. As duas atividades tiveram uma avaliação positiva dos integrantes do comitê. Ao final da reunião, foi feita uma análise da programação de eventos da Rede Salesiana Brasil, conforme o calendário divulgado nesta semana. A única data ainda pendente era a reunião presencial do Comitê de Comunicação no segundo semestre, em Brasília. A data estabelecida foi para os dias 01 e 02 de outubro.   Euclides Fernandes - MSMT

Ano dedicado a Mamãe Margarida é aberto na Itália

Em 25 de novembro de 2025, na Paróquia de São Martinho, em Capriglio, foi celebrada Missa pelo aniversário do ‘dies natalis’ da ‘Venerável’ Margarida Occhiena, santa mãe de São João Bosco. Mamãe Margarida - como lhe chamavam os meninos da casa do Oratório - morreu em 25 de novembro de 1856, em Turim-Valdocco. Em decreto de 23 de outubro de 2006, o Dicastério para as Causas dos Santos a declarou ‘Venerável’. A Missa foi presidida pelo Vigário Diocesano da Unidade Pastoral Mamãe Margarida, P. Emanuele Baviera, acompanhado pelo Vice-Pároco, P. Francis Thomas Kunnathoor e pelo Diácono Fabrizio Crivelli. Com eles concelebraram os salesianos do ‘Colle Don Bosco: o Diretor-Reitor, P. José Miguel Nuñez; o Vigário, P. Enrico Lupano; o Prof. P. Mario Maritano e o P. Francesco Gibin. A celebração foi animada pelo ‘Coral Mamãe Margarida’, de Capriglio. Na exortação inicial, o P. Emanuele Baviera destacou a relevância da celebração vespertina: “Estamos aqui esta noite para dar início oficial ao Ano dedicado a Mamãe Margarida, que culminará em novembro, no 170º Aniversário de sua morte. Nossa Unidade Pastoral desejou que a primeira celebração ocorresse nesta Igreja paroquial, que testemunhou a presença da Mãe de Dom Bosco, e nesta cidade ela cresceu. Em colaboração com os Salesianos do ‘Colle Don Bosco’, planejamos realizar diversas atividades durante este ano em memória desta notável mulher que dedicou sua vida à família e, nos últimos dez anos, aos meninos e jovens do seu filho São João Bosco, em Turim. Agradecemos ao Deus por nos conceder uma tão rica Mãe de humanidade e de Fé”. Durante a homilia, ele ressaltou traços singulares de sua vida: "Mamãe Margarida, uma mulher que não fazia discursos grandiosos, não tinha formação acadêmica, mas seguia o que Jesus ensina no Evangelho: escutava a palavra de Deus e a aplicava em sua vida. Margarida aprendeu a rezar, a confiar em Deus, a viver com honestidade e a praticar a caridade aqui, nesta terra, nestas nossas ruas. O local de sua santidade não foi um mosteiro ou púlpito, mas os campos, o estábulo, a cozinha, a casa humilde – tornada uma escola de Fé. A Palavra era ouvida no dia a dia, no esforço dedicado, nas decisões familiares, na resolução de conflitos, na educação dos filhos e na oração da manhã e da noite. Margarida era mulher bíblica, como as do Evangelho: silenciosa, forte, sábia, concreta”. Diego Occhiena, Presidente da ‘Associação Amigos do Museu Mamãe Margarida’, lembrou: "Em novembro próximo, comemoraremos os 170 anos do falecimento de Mamãe Margarida. Aproveitemos este ano para aprofundar nosso conhecimento sobre a vida da Venerável Margarida Occhiena e para redescobrir sua espiritualidade intensa, buscando imitá-la, dentro do possível, por meio de ações de caridade direcionadas aos jovens e, sobretudo, invocando-a através da Prece de intercessão. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil