12/11/2024

Missão Salesiana em Kabwe: Documentário “Salvos das Ruas” revela trabalho com jovens em situação de rua

Missão Salesiana em Kabwe: Documentário “Salvos das Ruas” revela trabalho com jovens em situação de rua

Filme aborda histórias de crianças e adolescentes em situação de rua e a missão dos salesianos em oferecer abrigo, educação e novas oportunidades de vida

A Fundação Dom Bosco de Makululu lançou o documentário “Salvos das Ruas”, que revela as histórias de luta e superação de jovens que foram abandonados ou fugiram para as ruas de Kabwe, uma das maiores cidades da Zâmbia, país localizado no centro-sul da África. Disponível no YouTube em italiano e inglês, o filme acompanha a trajetória de jovens como Austin, Félix e Emmanuel, que enfrentam a solidão, o vício e a extrema pobreza, ao lado de milhares de crianças que buscam apenas segurança e um futuro melhor.

Em Kabwe, uma das cidades mais afetadas pela poluição devido às minas de chumbo e cobre, as oportunidades são poucas, e muitas famílias lutam para sobreviver. A obra salesiana Dom Bosco Makululu acolhe jovens e crianças vulneráveis, oferecendo-lhes não apenas abrigo, mas também educação, apoio emocional e a chance de recomeçar. O documentário destaca o trabalho dos salesianos, que, com o orfanato Ciloto e uma escola que atende mais de mil alunos, buscam reintegrar esses jovens à sociedade, proporcionando-lhes uma infância e a possibilidade de um futuro digno.

Para quem deseja conhecer o impacto desse trabalho e como ele transforma vidas, o documentário “Salvos das Ruas” é uma oportunidade de sensibilização e apoio. Para assistir ao documentário completo e conhecer essas histórias inspiradoras, acesse abaixo.

Comunicação da RSB com informações da Agenzia Info Salesiana

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O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas

Assumir a sinodalidade missionária como estilo de vida que gera novos modos de participação, animação e governo é uma das três escolhas prioritárias do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora traçada em 2021, durante o último Capítulo Geral. O período foi de verificação, reflexão e orientação para uma busca comunitária da vontade de Deus para o Instituto «A sinodalidade para nós é um elemento carismático pois, como Instituto, somos sinodais desde o nascimento. Entendemos a sinodalidade como um modo de ser e de agir, promovendo a participação de todas na missão educativa comum», disse ao Vatican News a Madre Chiara Cazzuola, superiora-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela acrescentou que a “sinodalidade” é a expressão da espiritualidade de comunhão que tem o seu fundamento na Trindade e se concretiza na comunhão entre as irmãs e os jovens. A originalidade de Maria Domingas Mazzarello, como madre, educadora e cofundadora, consiste no fato de ter colaborado para criar comunidades sinodais, ou seja, comunidades caracterizadas por trabalhar, rezar, viver e partilhar a vida e a missão “juntas”. A nossa missão entre os jovens Madre Cazzuola sublinha: «somos chamadas a animar e acompanhar, em contínuo discernimento, o crescimento vocacional de cada pessoa que nos é confiada». Nesse sentido, acrescenta, o objetivo prioritário da missão educativa é guiar a juventude ao encontro com Jesus de Nazaré. Os próprios jovens, portanto, tornam-se protagonistas das propostas educativas. Eles pedem-nos para assumir novos estilos e novas estratégias para uma pastoral mais aberta e sinodal em resposta às suas expetativas. «A missão educativa é confiada a toda a comunidade educadora - religiosos, leigos, jovens - e requer a convergência de múltiplas intervenções num projeto global de promoção que, por sua vez, exige a participação de várias vozes e em diferentes níveis de interação: eclesial, social, política. Dando centralidade aos jovens, a comunidade educativa está empenhada em tecer uma rede de solidariedade entre todos aqueles que acreditam e trabalham na missão educativa», observa Madre Cazzuola. Por isso, como ela sublinha, os métodos de intervenção pastoral devem ser procurados, testados e verificados no contexto em que se trabalha, para que sejam respostas às verdadeiras questões que emergem. Ser capaz de se coordenar harmoniosamente garante a sinergia de todos os recursos em volta do projeto comum, para além dos diferentes modos e organismos de animação. «A vida cresce e desenvolve-se se procurarmos juntos alimentá-la, trabalhando com otimismo e caridade pastoral e reforçando a comunhão com Jesus, verdadeira fonte da nossa comunhão» conclui a superiora-geral. Gerir as inevitáveis divergências e conflitos «A caridade deve ser a força poderosa que estimula, anima, reúne tantas pessoas diferentes e as ajuda a superar os inevitáveis conflitos e pobrezas a todos os níveis. É necessário encontrar tempo e ter a oportunidade de se exprimir, de se escutar com atenção e respeito, mesmo e sobretudo quando o outro pensa de forma diferente», diz ao Vatican News a Madre Yvonne Reungoat, superiora-geral emérita, perita e facilitadora da Assembleia Sinodal. Ela acrescenta que esse confronto deve ser sustentado pela firme vontade de procurar o que une para que prevaleça sobre aquilo que divide. «As escolhas e decisões devem sempre amadurecer na reflexão e na oração». Ser pessoas de comunhão e reconciliação Partilhando a sua experiência, a Madre Reungoat sublinha que se chega à convergência e a ser pessoas de comunhão e de reconciliação, apesar da diversidade de pontos de vista, quando se avança no caminho do diálogo, da clareza, da hospitalidade recíproca, na consciência da necessidade de um processo contínuo de conversão do coração e da mente segundo o Evangelho. «A discordância e o conflito não podem ser negados porque, quando são bem geridos, tornam-se preciosas oportunidades de crescimento para todos: provocam reflexão, aprofundamento, impelem-nos sempre a ir mais longe, a verificar se caminhamos de fato nos sulcos do carisma ou se corremos o risco de ficar fechadas numa rigidez de pensamento e presas nos nossos pontos de vista, embora sempre parciais», diz a Madre Reungoat. Sublinha que a «boa gestão do desacordo e do conflito pode ajudar-nos a fazer a passagem pascal do “eu” individualista para o “nós” comunitário/eclesial». E a superiora-geral emérita das Irmãs Salesianas conclui: “Nunca devemos esquecer que somos uma comunidade para a missão.” Fonte: Escrito por Irmã Ausilia De Siena para Vaticannews.va

Santa Madalena Morano: Exemplo de dedicação e amor à juventude

Nascida em Chieri (Turim), no dia 15 de novembro de 1847, Madalena Catarina Morano começou, desde muito jovem, um tirocínio pedagógico com as crianças do lugar (Buttigliera); a isso dedicaria toda a sua vida, especialmente depois de ter conseguido o diploma de professora. Rica de experiência didática e catequética, já com trinta anos, aconselhada por Dom Bosco, pôde realizar um desejo de consagração alimentado desde a sua primeira comunhão. Em 1879 já era Filha de Maria Auxiliadora e pediu a Deus a graça de "não morrer antes de ter completado a sua medida da santidade".Destinada à Sicília, em 1881, deu início ali a uma fecunda obra educativa entre as meninas e as jovens das camadas populares. Voltando continuamente "um olhar para a terra e dez para o céu", abriu escolas, oratórios, internatos e oficinas de trabalhos manuais em toda a ilha.Nomeada Superiora provincial, assume também o empenho formativo das numerosas novas vocações, atraídas pelo seu zelo e pelo clima comunitário que se criava ao seu redor.Seu multíplice apostolado era apreciado e encorajado pelos Bispos que entregaram à sua evangélica capacidade empreendedora a Obra dos Catecismos. Com a saúde minada por um tumor, no dia 26 de março de 1908, Ir. Morano encerrou em Catânia uma vida de plena coerência, vivida sempre no intento de "jamais impedir a ação da Graça com concessões ao egoísmo pessoal".Na mesma cidade, João Paulo II a proclamou Bem-aventurada, no dia 05 de novembro de 1994. A celebração da memória cai no dia que recorda o seu nascimento terreno: 15 de novembro. Seus restos mortais são venerados na Capela das Filhas de Maria Auxiliadora, em Alì Terme (Messina). Nascimento: 15/11/1847Venerável: 01/09/1988Beato: 05/11/1994Celebração Litúrgica: 15 de novembroFalecimento (nascimento para o céu): 26/03/1908 Fonte: cgfma.net

Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades

II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil tem suas raízes na própria pedagogia salesiana: educar comunicando, comunicar educando Nos dias 4 e 5 de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação reunindo, em formato on-line, gestores, educadores e educandos das diversas presenças salesianas do Brasil. O evento teve como principal objetivo disseminar as práticas educomunicativas, já em andamento nas instituições da RSB, além de fortalecer os ecossistemas educomunicacionais locais e incentivar a formação continuada das equipes. Neste ano, foram recebidas 42 boas práticas que foram avaliadas por uma qualificada equipe de profissionais das áreas da Educação, Comunicação e Educomunicação. O seminário foi organizado pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação, com o apoio direto de Ir. Maike Loes e da gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva. O evento contou com a apresentação de dez boas práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em várias presenças da Rede Salesiana Brasil.  No dia 4 de novembro, cinco práticas significativas foram apresentadas, incluindo:  - O AUXICAST, podcast desenvolvido pelo Colégio Auxiliadora de Recife (PE), que é um projeto que busca conectar os estudantes e a comunidade por meio da comunicação digital. - O Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF (MILO), promovido pela Obra Salesiana de Apoio Fraterno, de Araras (SP), que visa despertar o prazer pela leitura entre os jovens, criando espaços literários e facilitando o acesso a livros.  - O KombiCast, da Casa do Puríssimo em Guaratinguetá (SP), uma iniciativa criativa que utiliza uma Kombi e o formato de podcast para incentivar a comunicação e expressão dos jovens.  - O projeto Vivências em Ensino Religioso, do Instituto Maria Auxiliadora (Goiânia - GO), trouxe ainda atividades que integram valores espirituais à vida cotidiana dos estudantes, promovendo a reflexão ética e moral.  - O Jovens Comunicadores, do Colégio São Joaquim, de Lorena (SP), oferece aos alunos ferramentas de produção de conteúdo, desenvolvendo habilidades de comunicação crítica e responsabilidade social. No dia 5 de novembro, também foram compartilhadas cinco práticas inspiradoras e potentes: - O projeto EU, você... NÓS: caminhos que se constroem, desenvolvido pelo Instituto São José (São José dos Campos - SP), por meio da produção de um livro de poemas e trabalhos em bordado, resgatando técnicas tradicionais e envolvendo as famílias e suas histórias. Além de incentivar a expressão artística, o projeto teve como objetivo fortalecer as relações interpessoais e intergeracionais. - O Coletivo ECOAR, do Instituto Abequar (Linhares - ES), focado no protagonismo juvenil e na educação por meio da comunicação e arte, utilizando rodas de conversa e oficinas criativas.  - O projeto Do Papel à Vida: uma prática que faz a diferença, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas - SP), que incentivou a aplicação prática dos conhecimentos escolares, promovendo uma conexão entre teoria e realidade, com impactos positivos no engajamento dos estudantes.  - O projeto O Sonho que Faz Sonhar - A lição de Dom Bosco para os nossos dias, do Colégio Salesiano Dom Bosco (Salvador - BA), que aborda os ensinamentos de Dom Bosco e sua atual relevância.  - O Conexão de Saberes, da Escola Salesiana Brasília (DF), foi apresentado como uma iniciativa que integra conhecimento e prática, promovendo o protagonismo estudantil e a inclusão social. A seleção das boas práticas contou com a competência de um Comitê de Avaliação, composto pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB; Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife (PE); Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação da RSB; Ir. Mercedes Méndez Siliuto, Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção, da Espanha; Profª Drª Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Prof. Mestre Clériston Ramos, Bibliotecário SiB/FURG. A análise dos 42 relatos de boas práticas enviados pelas presenças foi realizada com base nos seguintes critérios: evidências da Dimensão Educomunicacional; relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana; participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral; abrangência e alcance da Prática; relevância social dos resultados alcançados com a Prática. Ao final do evento, a Rede Salesiana Brasil reafirmou seu compromisso com a promoção de uma comunicação inclusiva e transformadora, reforçando a ideia de que a comunicação é essencial para a mudança social. Durante o encerramento, Ir. Maike Loes parabenizou os “protagonistas das boas práticas” que foram compartilhadas no seminário e destacou que “as juventudes têm sonhos: um deles é impactar o mundo por meio da comunicação. [...] o protagonismo é deles, dos jovens”. Primeira edição - Em 2023, a primeira edição do Seminário aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Naquela ocasião, 43 boas práticas foram avaliadas por uma equipe de educadores e comunicadores. O evento contou com uma roda de conversa entre os membros do Comitê de Avaliação das Boas Práticas e a participação de Carlos Lima - Criador do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em uma sala virtual dos Seminários de Boas Práticas de Educomunicação, as comunidades educativo-pastorais de todas as presenças salesianas terão oportunidade de revisitar as apresentações realizadas nos dois dias do Seminário e de conhecer os detalhes de todos os relatos de boas práticas enviados pelas presenças.  Escrito por Angélica Novais - Comunicação da Rede Salesiana Brasil com contribuições da Ir. Maike Loes.

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