08/03/2022

MOSB e UNISAL apresentam

MOSB e UNISAL apresentam

O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Campus Pio XI, no Alto da Lapa em São Paulo (SP).

 

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

 

As novas congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho. Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

 

Temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a beleza e a contemplação do Divino estarão presentes nos dias do evento.

 

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

 

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

 

Para aqueles que desejam apresentar trabalhos, as inscrições já estão abertas desde o dia 26 de fevereiro e seguem até o 9 de abril de 2022. E, como ouvinte, as inscrições seguem até 15 de agosto de 2022. Os certificados do evento serão enviados por e-mail a partir de 1º de setembro de 2022.

 

Todo o regulamento para a participação, o edital, assim como os modelos para submissão dos trabalhos podem ser acessados clicando aqui.

 

 SERVIÇO 

 

II Seminário de Bens Culturais da Igreja – MOSB e UNISAL

Data do evento: 25 e 26 de agosto de 2022 – Das 08h às 18h.

Local: Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Campus Pio XI,

Auditório Pe. Luiz Garcia de Oliveira. Rua Pio XI, 1.100, Alto da Lapa, São

Paulo –SP.

Período de inscrição de trabalhos: de 26 de fevereiro a 9 de abril de 2022.

Inscrição de ouvintes: 26 de fevereiro a 15 de agosto de 2022

Informações gerais sobre o evento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 SOBRE O MOSB 

 

O Museu Obra Salesiana no Brasil (MOSB), criado oficialmente em 2008, é uma instituição privada localizado nas dependências do Colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Sua missão é preservar, estudar e difundir o patrimônio da Congregação Salesiana no Brasil. Com uma coleção híbrida que contempla acervos musical, fotográfico, arquivísticos, documentais, indumentárias e escolares.

 

O Museu faz parte do prédio histórico do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana em São Paulo fundada em 1885. O colégio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat em 2013. O complexo do Colégio é composto pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de estilo neoclássico construído em 1881, além do teatro Grande Otelo”.

 

 SOBRE O UNISAL 

 

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 25 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo e também a Unidade Virtual/EaD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Cursos Livres.

 

A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), São Paulo (SP)

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil