18/11/2024

O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas

O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas
Foto: Madre Chiara Cazzuola (primeira à esquerda) com as Irmãs Salesianas - Divulgação FMA

Assumir a sinodalidade missionária como estilo de vida que gera novos modos de participação, animação e governo é uma das três escolhas prioritárias do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora traçada em 2021, durante o último Capítulo Geral. O período foi de verificação, reflexão e orientação para uma busca comunitária da vontade de Deus para o Instituto

«A sinodalidade para nós é um elemento carismático pois, como Instituto, somos sinodais desde o nascimento. Entendemos a sinodalidade como um modo de ser e de agir, promovendo a participação de todas na missão educativa comum», disse ao Vatican News a Madre Chiara Cazzuola, superiora-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela acrescentou que a “sinodalidade” é a expressão da espiritualidade de comunhão que tem o seu fundamento na Trindade e se concretiza na comunhão entre as irmãs e os jovens. A originalidade de Maria Domingas Mazzarello, como madre, educadora e cofundadora, consiste no fato de ter colaborado para criar comunidades sinodais, ou seja, comunidades caracterizadas por trabalhar, rezar, viver e partilhar a vida e a missão “juntas”.

A nossa missão entre os jovens

Madre Cazzuola sublinha: «somos chamadas a animar e acompanhar, em contínuo discernimento, o crescimento vocacional de cada pessoa que nos é confiada». Nesse sentido, acrescenta, o objetivo prioritário da missão educativa é guiar a juventude ao encontro com Jesus de Nazaré. Os próprios jovens, portanto, tornam-se protagonistas das propostas educativas. Eles pedem-nos para assumir novos estilos e novas estratégias para uma pastoral mais aberta e sinodal em resposta às suas expetativas.

«A missão educativa é confiada a toda a comunidade educadora - religiosos, leigos, jovens - e requer a convergência de múltiplas intervenções num projeto global de promoção que, por sua vez, exige a participação de várias vozes e em diferentes níveis de interação: eclesial, social, política. Dando centralidade aos jovens, a comunidade educativa está empenhada em tecer uma rede de solidariedade entre todos aqueles que acreditam e trabalham na missão educativa», observa Madre Cazzuola.

Por isso, como ela sublinha, os métodos de intervenção pastoral devem ser procurados, testados e verificados no contexto em que se trabalha, para que sejam respostas às verdadeiras questões que emergem. Ser capaz de se coordenar harmoniosamente garante a sinergia de todos os recursos em volta do projeto comum, para além dos diferentes modos e organismos de animação. «A vida cresce e desenvolve-se se procurarmos juntos alimentá-la, trabalhando com otimismo e caridade pastoral e reforçando a comunhão com Jesus, verdadeira fonte da nossa comunhão» conclui a superiora-geral.

Gerir as inevitáveis divergências e conflitos

«A caridade deve ser a força poderosa que estimula, anima, reúne tantas pessoas diferentes e as ajuda a superar os inevitáveis conflitos e pobrezas a todos os níveis. É necessário encontrar tempo e ter a oportunidade de se exprimir, de se escutar com atenção e respeito, mesmo e sobretudo quando o outro pensa de forma diferente», diz ao Vatican News a Madre Yvonne Reungoat, superiora-geral emérita, perita e facilitadora da Assembleia Sinodal. Ela acrescenta que esse confronto deve ser sustentado pela firme vontade de procurar o que une para que prevaleça sobre aquilo que divide. «As escolhas e decisões devem sempre amadurecer na reflexão e na oração».

Ser pessoas de comunhão e reconciliação

Partilhando a sua experiência, a Madre Reungoat sublinha que se chega à convergência e a ser pessoas de comunhão e de reconciliação, apesar da diversidade de pontos de vista, quando se avança no caminho do diálogo, da clareza, da hospitalidade recíproca, na consciência da necessidade de um processo contínuo de conversão do coração e da mente segundo o Evangelho.

«A discordância e o conflito não podem ser negados porque, quando são bem geridos, tornam-se preciosas oportunidades de crescimento para todos: provocam reflexão, aprofundamento, impelem-nos sempre a ir mais longe, a verificar se caminhamos de fato nos sulcos do carisma ou se corremos o risco de ficar fechadas numa rigidez de pensamento e presas nos nossos pontos de vista, embora sempre parciais», diz a Madre Reungoat. Sublinha que a «boa gestão do desacordo e do conflito pode ajudar-nos a fazer a passagem pascal do “eu” individualista para o “nós” comunitário/eclesial». E a superiora-geral emérita das Irmãs Salesianas conclui:

“Nunca devemos esquecer que somos uma comunidade para a missão.”

Fonte: Escrito por Irmã Ausilia De Siena para Vaticannews.va

Mais Recentes

54 organizações recebem Selo Social Distrito Federal 2024 em evento em Brasília

Em um movimento que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto social, 54 organizações foram certificadas com o Selo Social Distrito Federal 2024 durante um evento realizado no dia 11 de março, em Brasília. Ao todo, 151 iniciativas foram certificadas, gerando 421 impactos sociais e alcançando 60.683 atendimentos à população. Durante a abertura da cerimônia, a diretora executiva do Instituto Social, Karina Junco, ressaltou o papel do Selo Social em ser um programa de capacitação e certificação de iniciativas de impacto social fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Aqui no Distrito Federal “foram mais de 80 organizações credenciadas e 54 destas foram certificadas”.  Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, em sua fala de abertura, ressaltou que “graças ao patrocínio de entidades locais, conseguimos oferecer esta certificação sem nenhum custo para estas organizações”. Além do patrocínio nacional da Rede, o programa conta com o apoio, no Distrito Federal, de empresas como Brasal Refrigerantes, Instituto Sabin, Absolutus Seguros e parceria estratégica com o Instituto BRB. Entre os presentes no evento, representando a Rede Salesiana Brasil, estiveram os diretores executivos, a irmã Silvia Aparecida e o padre Sérgio Baldin. Padre Sérgio ao falar sobre a meta em atingir os 17 ODS até 2030, ressaltou que a Rede Salesiana, por meio de sua Editora Edebê, inclui em seu material didático todos os 17 objetivos, desde a educação infantil até o ensino médio. “A Rede Salesiana Brasil acredita nas organizações e no trabalho conjunto que viemos fazendo ao longo de todo esse tempo, em busca de atingir esta meta, este sonho… em conjunto”.  Sobre o significado do reconhecimento pelo Selo Social para a Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia declarou: “Eu acredito muito no trabalho que fazemos para transformar nossa sociedade. O Selo Social é uma iniciativa que certifica as organizações que cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos pela ONU. Estamos fechando mais um ciclo e, mais uma vez, fomos certificados, demonstrando que nossas ações continuam fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias, cumprindo nosso papel carismático e social” Com uma proposta inovadora e alinhada à Agenda 2030, o Selo Social Distrito Federal 2024 reforça a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar desafios e promover mudanças significativas, consolidando a missão social da Rede Salesiana Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comissão de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) debate campanha de matrículas nas escolas salesianas para 2026

No dia 26 de fevereiro, os coordenadores inspetoriais de comunicação das Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil participaram, segundo uma  programação anual do Setor, de uma reunião on-line. Sob a coordenação de Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB e Coordenadora Nacional da Comissão de Comunicação. O grupo recebeu a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho, cujo objetivo é planejar a campanha de matrículas das escolas salesianas para 2026. Os temas, lemas e cores propostos tiveram excelente aceitação por parte dos membros da Comissão. O próximo passo é a elaboração do planejamento para a produção do material. O segundo tema tratado foi a participação salesiana no Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação – a ser feito entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano em Manaus. Entre as propostas aprovadas está a realização de um momento de peregrinação com os jovens até a “Porta Santa” do Jubileu, aberta na Catedral de Manaus. Os comunicadores salesianos também trataram da realização de oficinas temáticas para as presenças salesianas de todo o Brasil, tendo a primeira já marcada para o dia 24 de abril. A reunião teve a abertura e fechamento com a bênção dada pelo Delegado Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana de Manaus, Pe Francisco Lima.

Um novo documento salesiano sobre Comunicação Social: um guia para habitar o mundo digital

Do Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana chega um novo documento que oferece diretrizes atualizadas para habitar o mundo digital e o mundo da inteligência artificial de maneira salesiana. Este texto, publicado 14 anos depois do "Sistema Salesiano de Comunicação Social" (SSCS), é o resultado de um trabalho coletivo que envolveu os Delegados para a Comunicação Social, especialistas e consultores. O documento procura educar os jovens nos novos habitats virtuais, integrando a Comunicação Social à missão salesiana a serviço da Igreja. Ele nasce também da necessidade de responder às transformações culturais e tecnológicas que caracterizam o mundo juvenil e do desejo de atualizar o Sistema Preventivo aos desafios do presente. UM DOCUMENTO ALINHADO COM A IGREJA - O texto está intimamente ligado aos documentos mais recentes da Igreja sobre o digital, como "Rumo a uma presença plena" e "Antiqua et Nova", abordando a inteligência artificial e as mensagens do Papa Francisco para os Dias Mundiais da Comunicação Social. A Congregação Salesiana está, portanto, empenhada em manter um diálogo constante entre fé, ciência, Evangelho e cultura juvenil. A própria Igreja, depois do Sínodo sobre os jovens, sublinhou a importância de aprofundar a dinâmica do digital, pedindo para "habitar" estes espaços de modo evangélico e promover uma presença autêntica nas "ruas digitais".  UMA MUDANÇA NECESSÁRIA - Nos últimos 15 anos, a comunicação passou por uma revolução graças ao desenvolvimento da Internet, da mídia social e da tecnologia da informação. Em resposta a isso, o novo documento evolui a partir do SSCS anterior para atender às necessidades atuais. Durante o Magistério do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, a Igreja ampliou sua visão da comunicação, integrando tópicos como ética na Internet (Ética na Internet), sustentabilidade (Laudato Si'), fraternidade (Irmãos Todos) e educação global (Pacto Educacional Global). O novo texto também responde às demandas que emergiram dos Capítulos Gerais 27 e 28, em particular o chamado para "viver o sacramento salesiano da presença" e a necessidade de inculturar a missão salesiana no habitat digital. COM FOCO NOS JOVENS E NA CULTURA DIGITAL - A Congregação Salesiana considera a Comunicação Social um aspecto fundamental da missão educativa e pastoral. Este novo documento foi concebido para acompanhar os jovens em seus mundos digitais, ajudando-os a descobrir o sentido da vida, do amor e da responsabilidade, e a construir seu projeto pessoal. Partindo dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo, o documento incentiva o diálogo com as novas gerações, ouvindo suas necessidades e buscando novas linguagens para educar e evangelizar. OBJETIVOS DO DOCUMENTO - O novo texto nada mais é que um guia prático para educadores e leigos, conforme a tradição salesiana. Uma ferramenta de formação que responde no estilo salesiano às mudanças socioculturais. Um suporte para a Pastoral Juvenil, integrando comunicação e evangelização. Além disso, o documento busca fortalecer a identidade carismática salesiana, promovendo a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na missão educacional. A VISÃO SALESIANA DO DIGITAL - O Setor de Comunicação Social trabalhou em rede com delegados, editores, gerentes de mídia social e estações de rádio para produzir este documento. Foi redigido um instrumentum laboris, integrando as propostas desses grupos, mantendo-se fiel à tradição salesiana e aos valores do Magistério da Igreja. A Congregação Salesiana continua a se esforçar para estar presente no mundo digital como um "próximo amoroso", segundo a visão eclesial do Papa Francisco. O documento incentiva o uso consciente da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais e pastorais de nosso tempo. Esse novo documento é um passo importante para atualizar a comunicação salesiana e torná-la mais eficaz em sua missão educacional. Com um estilo que combina tradição e inovação, ele pretende ser um guia valioso para educadores, leigos e jovens, ajudando-os a viver e testemunhar o Evangelho também nos espaços digitais. Para acessar e baixar o documento em língua portuguesa, clique no link a seguir PT__Novo_Documento_de_Comunicacao_Social___31_Janeiro_2025.pdf. Fonte: Agenzia InfoSalesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil