O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas
18/11/2024

O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas

O caminho sinodal é uma das prioridades das salesianas
Foto: Madre Chiara Cazzuola (primeira à esquerda) com as Irmãs Salesianas - Divulgação FMA

Assumir a sinodalidade missionária como estilo de vida que gera novos modos de participação, animação e governo é uma das três escolhas prioritárias do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora traçada em 2021, durante o último Capítulo Geral. O período foi de verificação, reflexão e orientação para uma busca comunitária da vontade de Deus para o Instituto

«A sinodalidade para nós é um elemento carismático pois, como Instituto, somos sinodais desde o nascimento. Entendemos a sinodalidade como um modo de ser e de agir, promovendo a participação de todas na missão educativa comum», disse ao Vatican News a Madre Chiara Cazzuola, superiora-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela acrescentou que a “sinodalidade” é a expressão da espiritualidade de comunhão que tem o seu fundamento na Trindade e se concretiza na comunhão entre as irmãs e os jovens. A originalidade de Maria Domingas Mazzarello, como madre, educadora e cofundadora, consiste no fato de ter colaborado para criar comunidades sinodais, ou seja, comunidades caracterizadas por trabalhar, rezar, viver e partilhar a vida e a missão “juntas”.

A nossa missão entre os jovens

Madre Cazzuola sublinha: «somos chamadas a animar e acompanhar, em contínuo discernimento, o crescimento vocacional de cada pessoa que nos é confiada». Nesse sentido, acrescenta, o objetivo prioritário da missão educativa é guiar a juventude ao encontro com Jesus de Nazaré. Os próprios jovens, portanto, tornam-se protagonistas das propostas educativas. Eles pedem-nos para assumir novos estilos e novas estratégias para uma pastoral mais aberta e sinodal em resposta às suas expetativas.

«A missão educativa é confiada a toda a comunidade educadora - religiosos, leigos, jovens - e requer a convergência de múltiplas intervenções num projeto global de promoção que, por sua vez, exige a participação de várias vozes e em diferentes níveis de interação: eclesial, social, política. Dando centralidade aos jovens, a comunidade educativa está empenhada em tecer uma rede de solidariedade entre todos aqueles que acreditam e trabalham na missão educativa», observa Madre Cazzuola.

Por isso, como ela sublinha, os métodos de intervenção pastoral devem ser procurados, testados e verificados no contexto em que se trabalha, para que sejam respostas às verdadeiras questões que emergem. Ser capaz de se coordenar harmoniosamente garante a sinergia de todos os recursos em volta do projeto comum, para além dos diferentes modos e organismos de animação. «A vida cresce e desenvolve-se se procurarmos juntos alimentá-la, trabalhando com otimismo e caridade pastoral e reforçando a comunhão com Jesus, verdadeira fonte da nossa comunhão» conclui a superiora-geral.

Gerir as inevitáveis divergências e conflitos

«A caridade deve ser a força poderosa que estimula, anima, reúne tantas pessoas diferentes e as ajuda a superar os inevitáveis conflitos e pobrezas a todos os níveis. É necessário encontrar tempo e ter a oportunidade de se exprimir, de se escutar com atenção e respeito, mesmo e sobretudo quando o outro pensa de forma diferente», diz ao Vatican News a Madre Yvonne Reungoat, superiora-geral emérita, perita e facilitadora da Assembleia Sinodal. Ela acrescenta que esse confronto deve ser sustentado pela firme vontade de procurar o que une para que prevaleça sobre aquilo que divide. «As escolhas e decisões devem sempre amadurecer na reflexão e na oração».

Ser pessoas de comunhão e reconciliação

Partilhando a sua experiência, a Madre Reungoat sublinha que se chega à convergência e a ser pessoas de comunhão e de reconciliação, apesar da diversidade de pontos de vista, quando se avança no caminho do diálogo, da clareza, da hospitalidade recíproca, na consciência da necessidade de um processo contínuo de conversão do coração e da mente segundo o Evangelho.

«A discordância e o conflito não podem ser negados porque, quando são bem geridos, tornam-se preciosas oportunidades de crescimento para todos: provocam reflexão, aprofundamento, impelem-nos sempre a ir mais longe, a verificar se caminhamos de fato nos sulcos do carisma ou se corremos o risco de ficar fechadas numa rigidez de pensamento e presas nos nossos pontos de vista, embora sempre parciais», diz a Madre Reungoat. Sublinha que a «boa gestão do desacordo e do conflito pode ajudar-nos a fazer a passagem pascal do “eu” individualista para o “nós” comunitário/eclesial». E a superiora-geral emérita das Irmãs Salesianas conclui:

“Nunca devemos esquecer que somos uma comunidade para a missão.”

Fonte: Escrito por Irmã Ausilia De Siena para Vaticannews.va

Mais Recentes

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026

De 18 a 25 de janeiro de 2026, entre a Festa da Cátedra de São Pedro e a da Conversão de São Paulo, celebra-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa ecuménica em que cristãos de todo o mundo, pertencentes a diferentes tradições e confissões, se reúnem espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias, as igrejas celebram esta data em outras ocasiões, por exemplo, no tempo de Pentecostes. Independentemente da data, o importante é destacar a necessidade de criar oportunidades ao longo do ano, para orar pela comunhão e pelo diálogo entre as igrejas e para tender à unidade, de acordo com o desejo do próprio Cristo. "Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou" (Ef 4,4) é o tema proposto para este ano de 2026. São Paulo recorda que todos somos chamados a viver em comunhão e que, através do diálogo, da colaboração e do testemunho comum, podemos construir uma Igreja unida e forte, capaz de enfrentar os desafios deste tempo (cf. Ef 4,1-3) para realizar, assim, a visão de Cristo para a sua Igreja: um corpo unido, que reflete a sua glória e o seu amor no mundo e se empenha pela paz, a justiça, a dignidade humana e o direito à pátria. O subsídio para a Semana 2026 foi elaborado pela Comissão Internacional nomeada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (DPUC) e pela Comissão Fé e Constituição (F & C) do Conselho Ecuménico das Igrejas (CEC), reunida de 13 a 18 de outubro de 2024 na Santa Sé de Etchmiadzin, na Arménia. Durante o encontro, presidido pelo Reverendo Dr. Mikie Roberts, do CEC, e pelo Reverendo P. Martin Browne, OSB, do DPUC, os representantes do Grupo local armeno, colaboraram com a Comissão internacional. Em 17 de outubro de 2024, os membros do Grupo local e da Comissão Internacional foram recebidos em audiência por Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Católico de todos os Arménios. A Igreja Apostólica Arménia faz parte da tradição ortodoxa oriental e é marcada pela presença de numerosos mártires. Os seus rituais, no âmbito teológico e litúrgico, influenciados por antigos costumes cristãos e por influências culturais arménias, refletem uma intensa espiritualidade. Possui uma tradição ecuménica florescente e empenha-se em construir relações com outras comunidades cristãs. Nas últimas décadas, iniciou o diálogo com várias denominações, incluindo as Igrejas católica, ortodoxa e protestante, procurando um terreno comum com todas elas e, ao mesmo tempo, preservando o seu património único. A participação no Conselho Ecuménico das Igrejas e as suas relações com o Vaticano e outros organismos ecuménicos demonstram o seu compromisso com a unidade dos cristãos e com o progresso na compreensão mútua. Na sua primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, com uma peregrinação a İznik por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio de Nicéia – realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2025 — o Papa Leão XIV viveu inúmeros momentos ecuménicos e, nas suas intervenções, afirmou que «o desejo de reconciliação que provém de toda a humanidade afligida por conflitos e violência e o desejo de plena comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo é sempre acompanhado pela busca da fraternidade entre todos os seres humanos. O uso da religião para justificar a guerra e a violência, como qualquer forma de fundamentalismo e fanatismo, deve ser rejeitado com veemência, enquanto os caminhos a seguir são os do encontro fraterno, do diálogo e da colaboração» (Cf. Viagem Apostólica à Turquia Encontro Ecuménico de Oração nas proximidades das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, 28 de novembro de 2025). A unidade das igrejas cristãs é um apelo fundamental que requer um compromisso coletivo. Superar as divisões históricas, enfrentar os desafios contemporâneos e trabalhar em conjunto pelo bem comum são passos essenciais para alcançar essa unidade. Link para os materiais: Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos Centro Ecuménico Gabinete Nacional para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso CEI   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil