O Significado do Nascimento com o Papa Francisco
19/12/2022

O Significado do Nascimento com o Papa Francisco

O Significado do Nascimento com o Papa Francisco

O Natal se aproxima. Momento de grande confraternização entre os povos pela celebração do nascimento de Jesus Cristo. Assim, resgatando a Carta Apostólica Admirabile Signum (Sinal Admirável) do Papa Francisco, é possível encontrar uma simples e profunda explicação do significa de cada um dos elementos que compõem este incomparável momento da humanidade que é o nascimento de Jesus. Na Carta, o Santo Padre faz uma reflexão sobre o verdadeiro valor do Nascimento, além de deixar um convite aos fiéis de todo o mundo para reviver o sentido do Natal. Assim, confira abaixo o significado de cada uma das figuras do nascimento:

1. O CÉU ESTRELADO

“Em primeiro lugar, representamos o céu estrelado na escuridão e no silêncio da noite. Fazemo-lo não apenas para ser fiéis às narrações do Evangelho, mas também pelo significado que possui. Pensemos nas vezes sem conta em que a noite envolve a nossa vida. Pois bem, mesmo em tais momentos, Deus não nos deixa sozinhos, mas faz-Se presente para dar resposta às questões decisivas sobre o sentido da nossa existência: Quem sou eu? De onde venho? Por que nasci neste tempo? Por que amo? Por que sofro? Por que hei de morrer? Foi para dar uma resposta a estas questões que Deus Se fez homem. A sua proximidade traz luz onde há escuridão, e ilumina a quantos atravessam as trevas do sofrimento (cf. Lc 1, 79).”

2. A PAISAGEM DO NASCIMENTO

“Merecem também uma referência as paisagens que fazem parte do Presépio; muitas vezes aparecem representadas as ruínas de casas e palácios antigos que, nalguns casos, substituem a gruta de Belém tornando-se a habitação da Sagrada Família. Parece que estas ruínas se inspiram na Legenda Áurea, do dominicano Jacopo de Varazze (século XIII), onde se refere a crença pagã segundo a qual o templo da Paz, em Roma, iria desabar quando desse à luz uma Virgem. Aquelas ruínas são sinal visível sobretudo da humanidade decaída, de tudo aquilo que cai em ruína, que se corrompe e definha. Este cenário diz que Jesus é a novidade no meio dum mundo velho, e veio para curar e reconstruir, para reconduzir a nossa vida e o mundo ao seu esplendor originário.”

3. OS ANJOS E A ESTRELA

“Uma grande emoção se deveria apoderar de nós, ao colocarmos no Presépio as montanhas, os riachos, as ovelhas e os pastores! Pois assim lembramos, como preanunciaram os profetas, que toda a criação participa na festa da vinda do Messias. Os anjos e a estrela-cometa são o sinal de que também nós somos chamados a pôr-nos a caminho para ir até à gruta adorar o Senhor.”

4. OS PASTORES

“‘Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer’ (Lc 2, 15): assim falam os pastores, depois do anúncio que os anjos lhes fizeram. É um ensinamento muito belo, que nos é dado na simplicidade da descrição. Ao contrário de tanta gente ocupada a fazer muitas outras coisas, os pastores tornam-se as primeiras testemunhas do essencial, isto é, da salvação que nos é oferecida. São os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o acontecimento da Encarnação. A Deus, que vem ao nosso encontro no Menino Jesus, os pastores respondem, pondo-se a caminho rumo a Ele, para um encontro de amor e de grata admiração. É precisamente este encontro entre Deus e os seus filhos, graças a Jesus, que dá vida à nossa religião e constitui a sua beleza singular, que transparece de modo particular no Presépio.”

5. AS PESSOAS COMUNS

“No Presépio, os pobres e os simples lembram-nos que Deus Se faz homem para aqueles que mais sentem a necessidade do seu amor e pedem a sua proximidade. Jesus, «manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), nasceu pobre, levou uma vida simples, para nos ensinar a identificar e a viver do essencial. Do Presépio surge, clara, a mensagem de que não podemos deixar-nos iludir pela riqueza e por tantas propostas efémeras de felicidade. Como pano de fundo, aparece o palácio de Herodes, fechado, surdo ao jubiloso anúncio. Nascendo no Presépio, o próprio Deus dá início à única verdadeira revolução que dá esperança e dignidade aos deserdados, aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura. Do Presépio, com meiga força, Jesus proclama o apelo à partilha com os últimos como estrada para um mundo mais humano e fraterno, onde ninguém seja excluído e marginalizado.”

6. A VIRGEM MARIA

“Maria é uma mãe que contempla o seu Menino e O mostra a quantos vêm visitá-Lo. A sua figura faz pensar no grande mistério que envolveu esta jovem, quando Deus bateu à porta do seu coração imaculado. Ao anúncio do anjo que Lhe pedia para Se tornar a mãe de Deus, Maria responde com obediência plena e total. As suas palavras – «eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38) – são, para todos nós, o testemunho do modo como abandonar-se, na fé, à vontade de Deus. Com aquele «sim», Maria tornava-Se mãe do Filho de Deus. N’Ela, vemos a Mãe de Deus que não guarda o seu Filho só para Si mesma, mas pede a todos que obedeçam à palavra d’Ele e a ponham em prática (cf. Jo 2, 5).”

7. SÃO JOSÉ

“Ao lado de Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José. Geralmente, é representado com o bordão na mão e, por vezes, também segurando um lampião. São José desempenha um papel muito importante na vida de Jesus e Maria. É o guardião que nunca se cansa de proteger a sua família. Quando Deus o avisar da ameaça de Herodes, não hesitará a pôr-se em viagem emigrando para o Egito (cf. Mt 2, 13-15). E depois, passado o perigo, reconduzirá a família para Nazaré, onde será o primeiro educador de Jesus, na sua infância e adolescência. José trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria, sua esposa, e Jesus; homem justo que era, sempre se entregou à vontade de Deus e pô-la em prática.”

8. A MANJEDOURA

“O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim Se apresenta Deus, num menino, para fazer-Se acolher nos nossos braços. Naquela fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja. O nascimento de uma criança suscita alegria e encanto, porque nos coloca perante o grande mistério da vida. Quando vemos brilhar os olhos dos jovens esposos diante do seu filho recém-nascido, compreendemos os sentimentos de Maria e José que, olhando o Menino Jesus, entreviam a presença de Deus em suas vidas.”

9. OS REIS MAGOS

“Tendo observado a estrela, aqueles sábios e ricos senhores do Oriente puseram-se a caminho rumo a Belém para conhecer Jesus e oferecer-Lhe de presente ouro, incenso e mirra. Estes presentes têm também um significado alegórico: o ouro honra a realeza de Jesus; o incenso, a sua divindade; a mirra, a sua humanidade sagrada que experimentará a morte e a sepultura [...] Os Magos ensinam que se pode partir de muito longe para chegar a Cristo: são homens ricos, estrangeiros sábios, sedentos de infinito, que saem para uma viagem longa e perigosa e que os leva até Belém (cf. Mt 2, 1-12). À vista do Menino Rei, invade-os uma grande alegria. Não se deixam escandalizar pela pobreza do ambiente; não hesitam em pôr-se de joelhos e adorá-Lo. Diante d’Ele compreendem que Deus, tal como regula com soberana sabedoria o curso dos astros, assim também guia o curso da história, derrubando os poderosos e exaltando os humildes.”

 

Leia na íntegra a Carta Apostólica Admirabile Signum do Papa Francisco clicando aqui.

 

Fonte: Carta Apostólica Admirabile Signum

Mais Recentes

A Festa de Dom Bosco 2026 em Turim-Valdocco é marcada por grandes eventos a partir de hoje

É grande a expectativa na Casa salesiana de Turim-Valdocco por aquele que, juntamente com a festa de Maria Auxiliadora, é considerado um dos dois eventos mais importantes do calendário salesiano anual: a Festa de Dom Bosco. Salesianos, fiéis paroquianos, citadinos e amigos do Santo dos Jovens se organizam para participar de dois dias de profunda espiritualidade e união comunitária na sexta-feira, 30, e no sábado, 31 de janeiro. O dia 30 de janeiro, sexta-feira, será caracterizado por momentos de oração e intensa participação espiritual na Basílica de Maria Auxiliadora. Às 17h (UTC+1), terá início a récita do Santo Rosário, animada pelas Filhas de Maria Auxiliadora e presidida por P. Manuel Jiménez, que introduzirá à Concelebração Eucarística da tarde, presidida pelo Sr. Bispo de Ivrea, Dom Daniele Salera. Às 19 horas, serão celebradas as Primeiras Vésperas da Solenidade, presididas pelo Reitor-Mor dos salesianos, P. Fábio Attard. A noite será encerrada com a tradicional Vigília em honra de Dom Bosco. Haverá a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação. A Vigília - baseada nas palavras de Dom Bosco dirigidas aos seus jovens “Até ao meu último resspiro” - será conduzida pelos Noviços Salesianos do Colle Don Bosco e oferecerá um espaço de oração e reflexão, recordando o coração espiritual do Carisma salesiano e a entrega total da vida de Dom Bosco pelos jovens. Sábado, 31 de janeiro de 2026, dia da Festa, Valdocco viverá um grande evento de Fé, comunhão e participação popular. O Santuário Basílica de Maria Auxiliadora, coração espiritual do carisma salesiano, acolherá desde as primeiras horas da manhã fiéis, religiosos, jovens e membros da Família Salesiana, numa programação marcada pelas Celebrações Eucarísticas e momentos de oração. As missas da manhã, às 7h, 8h e 11h, serão presididas por representantes da Igreja local: os Vigários Episcopais P. Michele Roselli e P. Mario Aversano, e o Cardeal-Arcebispo de Turim e Susa, Dom Roberto Repole, evidenciando o forte vínculo entre Valdocco, a Arquidiocese de Turim e a missão educativo-pastoral dos Salesianos. Às 10h, presidirá Santa Missa o P. Leonardo Mancini, Superior dos Salesianos da Circunscrição Itália-Piemonte-Vale d’Aosta,. À tarde, haverá um momento especial para os mais jovens, com a tradicional bênção dos jovens no Altar de Dom Bosco, às 15h, conduzida pelo Pároco P. Guido Dutto. Posteriormente, a Adoração Eucarística e a celebração das Segundas Vésperas, conduzidas pelo Reitor do Santuário, P. Michele Viviano, proporcionarão um ato de oração comunitária, de preparação às festividades da noite. A programação continuará com a Missa das 17hs, presidida por Dom Alessandro Giraudo, Bispo Auxiliar de Turim; e, às 18h30, com um dos momentos mais aguardados do dia, a Santa Missa para o Movimento Juvenil Salesiano, presidida pelo P. Fábio Attard, Reitor-Mor, uma oportunidade para o Sucessor de Dom Bosco transmitir aos jovens de hoje as mensagens de amor incondicional, encorajamento e compromisso que o próprio Dom Bosco dirigia a seus ‘filhos’ – os jovens. A Festa terminará dentro da noite na Santa Missa animada pelo Sermig, que representa o diálogo ativo entre o carisma salesiano e outras iniciativas eclesiais voltadas ao atendimento dos jovens e mais vulneráveis. O momento destacará a relevância da mensagem de Dom Bosco e sua habilidade em inspirar trajetórias de solidariedade, acolhimento e Esperança.A comemoração continuará na segunda-feira, 2 de fevereiro, com a Celebração do Dia da Vida Consagrada. A comunidade se reunirá para a Concelebração Eucarística presidida pelo Vigário Episcopal P. Ugo Pozzoli, pelos Consagrados e Consagradas, numa como forma de agradecimento pelo DOM da Vida Consagrada na Igreja. A Festa de São João Bosco em Turim-Valdocco confirma-se mais uma vez como um momento central para a FS e para a Cidade de Turim, uma oportunidade especial para reviver a memória do Santo dos Jovens e reavivar seu Sonho educativo-pastoral no presente.   Fonte: Agência Info Salesiana

Mensagem aos Salesianos Cooperadores pela Festa de São João Bosco 2026

Por ocasião da Festa de Dom Bosco de 2026, no ano em que se comemora o 150º Aniversário da Fundação da ‘Associação dos Salesianos Cooperadores’ (ASSCC), o Coordenador Mundial, Antonio Boccia, encaminhou uma mensagem a todos os membros, na qual, com base na Estreia do Reitor-Mor, dirige sua atenção para o importante evento que se aproxima: o VI Congresso Mundial da Associação. Segue abaixo o texto integral da mensagem do Coordenador Mundial. Caríssimos Salesianos Cooperadores e Salesianas Cooperadoras,             neste 31 de janeiro, dia em que toda a Família Salesiana (FS) celebra com alegria o nosso amado Pai e Fundador, São João Bosco, ao pensar em cada um de Vocês, espalhados por todo o mundo, meu coração se enche de esperança e gratidão. A Festa de Dom Bosco é sempre uma ocasião especial para retornar às raízes do nosso carisma, para redescobrir a força daquele chamado que nos conquistou e que continua a orientar nossos passos. E, neste ano, a Providência nos oferece uma luz particular para iluminar o nosso caminho: a Estreia do Reitor-Mor - “Fazei tudo o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”. As palavras pronunciadas por Maria em Caná ressoam com força extraordinária na vida de Dom Bosco. Ele - que transformou sua vida num "sim" constante e generoso à vontade de Deus - nos ensina o verdadeiro significado de sermos crentes e livres para servir. Sua Fé inabalável, originada de uma experiência profunda com Deus, transformou-o num dedicado servo dos jovens, um apóstolo criativo e destemido. O convite “a fazer o que Ele nos disser” nos projeta diretamente para o grande momento que nos espera: o nosso VI Congresso Mundial. Não é por acaso que o tema escolhido seja “Ser fermento para ser fecundo”. Como poderíamos ser fermento que transforma a massa do mundo sem partir de uma escuta dócil e de um serviço livre e generoso, exatamente como nos indica a Estreia? Os dois temas se iluminam mutuamente: somos chamados a ser fecundos, a gerar vida e Esperança, e só o poderemos fazer se, como os servos em Caná, nos pusermos à escuta da Palavra e agirmos com confiança. É com imensa alegria que vejo a resposta generosa de tantos que já se inscreveram para o Congresso. A sua adesão é um sinal maravilhoso, testemunho de que o desejo de ser “fermento” está vivo e forte em nossa Associação. Vocês são a prova de que o Espírito continua a soprar e a nos tornar fecundos. Nesta festa, peçamos a Dom Bosco que interceda por nós, para podermos ser cada vez mais homens e mulheres de Fé, livres para servir, capazes de transformar a água das nossas fadigas cotidianas no vinho bom de um amor que se devota. Desejo a todos uma serena e alegre Festa de Dom Bosco, esperando reabraçá-los em Roma, para vivermos juntos um inesquecível Pentecostes salesiano. Com afeto fraterno,   Antonio BocciaCoordenador Mundial   Fonte: Agência Info Salesiana

Visita Inspetorial fortalece a identidade salesiana durante a Semana Pedagógica em Unidades Educativas da BMM

Momento formativo percorreu escolas do DF, GO e MT, reforçando a missão educativo-pastoral à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello Durante a realização da Semana Pedagógica das Unidades Educativas da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, foi realizada a Visita Inspetorial com o objetivo de fortalecer a identidade da escola salesiana e promover momentos formativos junto às equipes educativas. A iniciativa contemplou as seguintes instituições: Escola Salesiana Brasília (DF), Instituto Auxiliadora (Silvânia-GO), Patronato Madre Mazzarello (Anápolis-GO), Instituto Madre Marta Cerutti (Barra do Garças-MT) e Colégio Coração de Jesus (Cuiabá-MT). A visita contou com a presença da Irmã Amélia de Assis Castro, Coordenadora da Equipe Inspetorial, que conduziu reflexões profundas sobre a identidade da escola salesiana à luz dos valores do Sistema Preventivo. Inspirada pela parábola do Semeador, a formação convidou os educadores a refletirem sobre os diferentes “terrenos” encontrados no cotidiano da sala de aula e o papel do educador como semeador de esperança, fé e conhecimento. Também integraram os momentos formativos as Assessorias Inspetoriais. Pela Assessoria de Educação, Cristiano Prates Rodrigues abordou temas como a Confiança Relacional nas Instituições Salesianas e a importância dos Documentos Institucionais da BMM como referência para a prática educativa. Já a Assessoria de Comunicação, com Cícero Albuquerque, trouxe reflexões atuais sobre a Inteligência Artificial e as Novas Tecnologias aplicadas à educação salesiana, além da relevância da Presença Digital das Instituições no fortalecimento das relações com a Comunidade Educativa. Ao longo das duas semanas de formação, foi possível reforçar os laços da identidade salesiana, conectando os trabalhos das unidades em uma verdadeira caminhada sinodal. As apresentações foram marcadas por dinâmicas, jogos interativos e momentos de integração, evidenciando a acolhida salesiana como um dos grandes diferenciais das Instituições da Rede. As visitas também possibilitaram espaços de diálogo junto às equipes gestoras, favorecendo a escuta, o alinhamento de expectativas e o traçar de caminhos e orientações para o ano letivo, abrindo novos horizontes para o futuro das escolas. Fica a gratidão a todos os educadores, gestores e colaboradores que participaram desses momentos ricos em técnica e, sobretudo, em salesianidade, mantendo viva e atual a missão de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Um agradecimento especial às Irmãs que estão à frente das Instituições, conduzindo com coragem, fé e dedicação a missão educativo-pastoral da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.   Fonte: Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil