30/01/2024

Padre Gildásio Mendes e a importância de se entender a Lógica Digital

Padre Gildásio Mendes e a importância de se entender a Lógica Digital
Foto: Divulgação

Por meio de uma videoconferência, diretamente de Roma, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, concedeu uma entrevista para a equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) na qual abordou a importância de habitar o mundo digital com sabedoria e criatividade.

Pe. Gildásio, sacerdote salesiano e membro do Conselho Geral dos Salesianos tem Doutorado em Realidade Virtual (Michigan and Wayne State University, USA), é autor de 25 livros em português, inglês e italiano, artigos científicos, professor e pesquisador na área de mídia digital - redes e interações humanas.

Para os membros da Família Salesiana, educadores, leigos e jovens, o Pe. Gildásio vem colaborando com reflexões importantes e atuais sobre os aspectos psicológicos, educativos e pastorais de todos que vivem a chamada cultura digital (internet, redes sociais, inteligência artificial).

Em maio de 2023, participando do I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da RSB, o Conselheiro falou sobre o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, trazendo a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano.

Logo em seguida, ele publicou, em nível mundial, o livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”, publicado pela Editora Elle di Ci. O lançamento também foi seguido pela publicação da carta “Caminhar com os jovens na cultura digital” que está nos Atos do Conselho Geral da Congregação.

Atualmente, Pe. Gildásio está trabalhando em um novo documento para o Setor de Comunicação, o que culminou em uma entrevista para o Boletim Salesiano da Itália, trazendo uma visão mais detalhada sobre como o mundo digital tem refletido na realidade das juventudes e como fica o papel da família, da pastoral juvenil e do educador salesiano nesta realidade.

Na entrevista concedida à equipe da Rede Salesiana Brasil para introduzir a longa entrevista que ele concedeu à revista italiana “Bollettino Salesiano”, o Conselheiro Geral fez questão de dizer que “Nós, do Setor de Comunicação da Congregação Salesiana, estamos acompanhando atentamente e com participação de mais de 200 pessoas em todos os países onde os salesianos têm obras, o fenômeno humano e cultural do digital. Estamos escutando, tomando nota, escrevendo, compartilhando e divulgando oficialmente o que temos descoberto nas nossas pesquisas e diálogos com os jovens, educadores e familiares sobre como as crianças, jovens e adultos estão vivendo, trabalhando, se comunicando e fazendo suas histórias dentro do digital”.

Ele ainda enfatizou que sua entrevista ao Bollettino Salesiano nasceu de perguntas feitas por pais, educadores e jovens que estão questionando alguns pontos sobre como viver em nível emocional, social e espiritual no mundo virtual.

“Todo o caminho percorrido até o momento não é simplesmente uma reflexão intelectual, mas é o fruto de uma escuta atenta feita durante minhas viagens pelo mundo inteiro, nas quais tive a oportunidade de visitar colégios, universidades, paróquias, obras sociais, entre as diversas presenças salesianas existentes, trazendo muito fortemente a necessidade de se questionar sobre os desafios dos novos tempos”.

 

A HUMANIZAÇÃO DO MUNDO DIGITAL

Um ponto que Pe. Gildásio enfatiza na sua entrevista é que “A internet se alimenta daquilo que nós somos e fazemos. Se não fossem os seres humanos, a rede estaria vazia. Ninguém entraria lá. Então, nessa visão de que somos nós que alimentamos as redes, existe uma questão que devemos compreender: é o ser humano. Nós jogamos na internet aquilo que é da nossa vida real, então tem alegria, tem tristeza, tem briga, tem frustração, tem fofoca, tem boas notícias, isto é, não podemos pensar que o mundo digital é um mundo ilusório; ele reflete muito daquilo que nós somos como seres humanos”.

 

A IMPORÂNCIA DE SE ENTENDER A LÓGICA DIGITAL

Pe. Gildásio fala da lógica digital na sua entrevista. Esta é praticamente uma chave importante para compreender aspectos educacionais, como por exemplo, falar com crianças e adolescentes sobre o tempo que passam nas redes, como saber lidar de modo saudável com a velocidade e o ritmo constante de contatos nas redes.

“Eu penso que é importante para quem vai ler essa entrevista, professores, pais..., conversar com as crianças e jovens sobre como é a lógica digital. Por exemplo, no digital a lógica é matemática. O que é a internet? A internet é uma grande rede de números, tudo o que é digitalizado, as informações, elas passam por essa numeração, essa organização e os adolescentes sabem. Se você dá para uma criança uma senha, ela aprende que para entrar em qualquer conta digital, para fazer um download, etc., ela tem que usar corretamente os códigos”.

Ele ressalta ainda que as crianças, adolescentes e jovens são excelentes na lógica digital. “Eles sabem tudo, os números, onde entrar..., e eles vivem, eles sabem essa lógica. Então seria bom discutir a lógica digital, como ela funciona.  Como age um robô, o que é um avatar... e com isso falar também daquilo que é totalmente humano: a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.  Falar dessas coisas ajuda a entrar nas questões reais da vida de todos nós: os nossos relacionamentos e sentimentos, a dor humana, o sofrimento, a saudade, o amor, a responsabilidade, a morte, uma grande esperança, a bondade”.

 

O TEMPO VIRTUAL E O TEMPO NATURAL

Como um pioneiro na utilização dos termos “Tempo Virtual” e “Tempo Natural”, Pe. Gildásio Mendes também comenta sobre a urgente necessidade de se compreender a diferença entre esses dois momentos da vida humana atual.

“O tempo natural é aquele tempo em que você desliga tudo, olha nos olhos, conversa... O tempo virtual é muito rápido e muito preciso, é mais acelerado e coloca a gente numa outra dimensão. O tempo natural é o tempo de dormir, de comer junto, de conversar, de partilhar. Então a dica que eu dou é exatamente essa: é preciso uma educação que faça o jovem vivenciar mais o tempo natural, porque é no tempo natural que a gente tem mais conexão com o que a gente é mais profundamente, com os outros e com a realidade. Não é fazer dicotomia, dualismo, mas é compreender que hoje o mundo, o tempo natural e o tempo virtual se complementam, mas é preciso saber a diferença. Então, é bom para a saúde, para a criatividade e as pessoas estão descobrindo isso”.

 

DOM BOSCO E MADRE MAZZARELLO SE UTILIZARIAM DO DIGITAL PARA EVANGELIZAR AS JUVENTUDES?

“Sim. Dom Bosco tem uma frase muito bonita que é ‘caminhar com os tempos’, porque veja, onde estão os jovens nós temos que estar presentes, seja para Dom Bosco ou para Mazzarello. Está é a grande questão: Onde estão os jovens? Estão nas redes sociais? Então, vamos lá!”

Porém, o Conselheiro alerta que não basta estar dia e noite on-line, ter muitos seguidores e não ser capaz de ser educador.

“Onde estão os jovens, nós estamos, e evidentemente, que a grande pergunta que surge é essa: Nós estamos em que modo? Nós estamos como educadores! Isso é fundamental para nós, porque se nós não temos essa missão de estar ali como educadores, a gente perde uma grande oportunidade e a nossa missão é ser educador. Os adolescentes de hoje, daqui a 30, 40 anos, muitos deles vão ser pais. É bom recordar aos seus filhos e estudantes. Todos vão se tornar idosos um dia, de modo que é importante também discutir com os jovens assim: Como você gostaria que fossem seus filhos? Como é que você educaria seu filho para o mundo digital, da inteligência artificial, etc.? Portanto, é um tempo maravilhoso de fazer perguntas e de dialogar. Agora não pode cair no moralismo e não pode cair no dualismo. Veja que o que temos conversado até agora é sobre buscar sentido, significado, fazer perguntas para buscar sentido e significado e isso é muito bonito. A inteligência artificial está chegando muito forte, ela também vai mudar muito nos próximos anos e vão surgir as mesmas coisas: perguntas. Quem é meu avatar? Quem sou eu? O que é minha privacidade? Quem copiou isso de mim? [...]. E vamos ter muito disso também: avatar, pessoas com duas ou três personalidades..., e tudo isso vai exigir uma ética para o digital!”, comenta Pe. Gildásio. 

Ao final da conversa, o Conselheiro Geral recorda que “o mais importante é buscar a essência da vida: felicidade, amar, ser amado, dar significado com fé às questões das perdas, como se sentir responsável pela vida do planeta, o que fazer para a construção de relações mais humanas, de assumir a cidadania com responsabilidade, de viver a vida cristã com grande sentido de fraternidade e cuidado pelos outros”.

Você pode acessar a entrevista completa, em língua portuguesa, do Pe. Gildásio Mendes ao Bollettino Salesiano da Itália clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural 

Na manhã da última quinta-feira (03), pelo canal oficial da Rede Salesiana Brasil (RSB) no YouTube, aconteceu o 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural que trouxe o tema “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura”. O evento tem o objetivo de viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede.  Em sua fala de abertura, a Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Irmã Maike Loes, trouxe um recorte histórico de como a arte e a cultura sempre fizeram parte do carisma salesiano, relembrando a célebre frase de Dom Bosco que dizia: “Uma casa salesiana sem música, é um corpo sem alma”. Ir. Maike fez ainda memória do Dom Bosco adolescente, o saltimbanco que se utilizava da mágica, da corda bamba e diversas formas de arte para educar e evangelizar os jovens de sua época. “Para a Família Salesiana, a música é arte, é técnica, mas, especialmente, é espaço para educar e evangelizar”, disse a Coordenadora que também convidou a todos para ler, ou reler, as Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, livro escrito pelo próprio Dom Bosco que conta diversas histórias sobre os jovens acolhidos em seu oratório. Após a fala da Ir. Maike, tiveram início as apresentações, começando com o Professor Hélio da Silva Júnior, músico e regente do coral e orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória, de Macaé (RJ), trazendo o tema “Coro e orquestra na escola – Formação Integral, Evangelização e Pertencimento no Instituto Nossa Senhora da Glória”. O professor Hélio contou um pouco sobre como a música tem proporcionado grandes resultados para os estudantes, a escola salesiana e a comunidade local. Em seguida, a Gestora do Arquivo Histórico da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e membro da equipe de Memória Institucional, Cláudia Trindade, trouxe uma apresentação voltada para a área teatral com o tema: “Teatro do Liceu – Expressão da arte, criatividade e patrimônio cultural Salesiano”. Cláudia fez um recorte histórico sobre como o legado de Dom Bosco contribuiu para o Teatro do Liceu Coração de Jesus, que impulsionou a arte dramática em São Paulo, contando com apresentações dos estudantes desde 1890 e sendo o berço de grandes talentos brasileiros do teatro como Grande Otelo, Rodolfo Mayer, Sérgio Cardoso e Durval de Souza.  Para falar da experiência de Pastoral e Educomunicação no Colégio de Santas Inês (SP), o Assessor de Pastoral e Professor de Artes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Prof. João Carlos Teixeira Júnior, trouxe o tema: “PACAS – Pastoral de Artes, Comunicação e Animação Salesiana”. Segundo João, a PACAS é um grupo de Pastoral que se utiliza das artes de modo geral para o processo de educação e evangelização das juventudes.  Na última apresentação do evento, a Gerente Socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, de Pará de Minas (MG), Ana Paula Auxiliadora Carvalho dos Santos, apresentou o “Projeto Benjamin de Oliveira – A arte circense contribuindo para a transformação sociocultural no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio”, iniciativa que atende 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em situação de risco social dentro de uma das comunidades mais vulneráveis do município.  Finalizando o Encontro, após uma leitura das ressonâncias enviadas pelos participantes de todo o Brasil sobre as Boas Práticas apresentadas, Ir. Maike Loes fez sua fala de fechamento do evento. “Sonhamos em rede, por isso foi possível a realização desse evento tão carismático, tão salesiano. Quanta criatividade! Quanta paixão educativa! [...] Em nome da Rede Salesiana Brasil, o nosso agradecimento aos convidados que vieram querendo somar, partilhar e compartilhar”, comenta Ir. Maike.  Como apresentação final, os educandos da Oficina de Música e Educomunicação do CCA Santa Lúcia contaram, através de uma paródia que eles mesmos ajudaram a compor, como é a rotina nesse espaço salesiano de educação e evangelização. O 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural sobre “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura” contou com o apoio e a mediação da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; além da equipe de Comunicação do Escritório da RSB, em Brasília (DF), na transmissão e a equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR) no monitoramento da live e do chat. Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Informativo Dom Bosco entrevista o Ministro da Educação Camilo Santana

Nesta sexta-feira (27), o programa Informativo Dom Bosco entrevistou o ministro da Educação, Camilo Santana. O noticiário foi transmitido em rede, com a participação de seis emissoras cearenses: FM Dom Bosco (Fortaleza), FM Padre Cícero (Juazeiro do Norte), Centro Norte FM (Hidrolândia), Cultura FM (Quixadá), Esperança FM (Itapipoca) e Web Rádio Ceará Rural. A jornalista Jocasta Pimentel conduziu a entrevista que abordou diversas pautas, entre elas a medida que visa proibir uso de celular em salas de aula do Brasil e a autorização da primeira etapa de construção do campus do ITA no Ceará. A entrevista completa já está disponível no Spotify do Informativo Dom Bosco. Jocasta Pimentel: Ministro, um assunto que vem sendo muito falado é a preparação do projeto do MEC com relação ao uso de celulares nas salas de aula em todo o Brasil. Quais são os principais objetivos dessa iniciativa e como o Ministério pretende garantir a adesão das escolas e dos estudantes nesse projeto? Bom dia. Ministro: Bom dia, Jocasta, bom dia, Brendo, bom dia a todos os ouvintes da FM Dom Bosco, prazer mais uma vez voltar aqui e bom dia a todos os ouvintes. Bom Jocasta, há uma preocupação muito grande no Ministério em relação à qualidade da aprendizagem das nossas crianças e jovens nas escolas. E a gente tem, eu tenho percorrido o Brasil inteiro e um dos problemas que tem ocasionado falta de déficit de atenção é a falta de limitação do uso do aparelho celular ou equipamentos eletrônicos nas escolas. Claro que a gente quer que tenha uma escola de tempo integral, como a gente tem trabalhado para isso, criamos o Pé de Meia para que o aluno não abandone a escola, criamos um programa de conectividade para que toda a escola tenha internet, tenha computador, eu mesmo como governador distribuí tablets para os alunos do ensino médio, mas a gente quer que essas ferramentas sejam utilizadas na escola com fins pedagógicos. Infelizmente, o uso do aparelho individual, isso repito, tem criado problemas na qualidade da aprendizagem, na atenção dos alunos. Você pode até imaginar que até no recreio, no intervalo das aulas, ao invés dos alunos estarem convivendo entre eles, jogando ali, lendo um livro ou brincando no recreio, eles ficam no celular. O celular, a gente precisa, aliás, não só as famílias também que tem que ter uma responsabilidade muito grande na limitação do uso dos seus filhos, porque às vezes tu vai no restaurante e vê lá a família sentada à mesa e cada um com a cabeça baixa, cada um olhando um celular. Então, todos os estudos têm mostrado que o uso excessivo do celular causa um prejuízo muito grande, principalmente para crianças. Os meus filhos, eu só permiti que eles tivessem o celular depois que completassem 12 anos. E é limitado, é uma hora por dia. Até meu filho agora mais velho, de 14 anos, se excedeu e agora essa semana ele está sem o celular dele. Então, acho que a importância nessa fase. Então, a ideia do Ministério da Educação, nós vamos lançar agora em outubro, que é dia do professor, dia 15, um conjunto de ações para reconhecer e valorizar o professor, que é outro problema. Hoje as pessoas não estão querendo mais ser professores, estamos com falta de professores nas áreas de matemática, física, química, português. Então, vamos criar um conjunto. É importante reconhecer a sociedade e valorizar o papel de um professor. Aliás, porque todo mundo passa pelo professor, o advogado, o médico. Então, o professor tem um papel muito importante. Então, é melhorar a qualidade da formação dos professores nas universidades, a formação continuada, o reconhecimento da valorização, não só na remuneração, mas para você ter uma ideia no Japão, até no metrô, as vagas, o professor tem prioridade de assento. Então, assim, é a sociedade entender a importância de um professor na vida das pessoas. E o celular, a gente está fazendo esse debate e alguns estados já criaram algumas leis, alguns municípios. A ideia é que a gente possa criar uma coisa a nível nacional, que possa dar mais segurança, tranquilidade aos professores, aos pais, aos gestores, né? Mas esse é um debate importante que o MEC, o próprio presidente, nós estamos puxando e consideramos importante. Jocasta Pimentel: Agora, um assunto que foi bem divulgado na última semana, inclusive, com relação ao ITA, o MEC autorizou recentemente a primeira etapa da construção do campus aqui no Ceará. O que essa iniciativa representa para a educação e desenvolvimento tecnológico do nosso estado? Ministro: O ITA é a melhor instituição de ensino superior do Brasil e uma das melhores do mundo. Então, eu quando era governador sempre sonhava em trazer o ITA para cá, até porque quando desativaram a base aérea aqui de Fortaleza, achei que aquele era o lugar ideal, o espaço ideal para construir esse centro tecnológico. Para você ter uma ideia, São José dos Campos, em São Paulo, se transformou a partir do ITA, porque o ITA não vai ser apenas um curso de alto nível para a engenharia. Já vai ser o vestibular agora, dia 13 de outubro, a primeira prova e as seguintes em novembro. Vamos fazer um concurso já também para professores do ITA. Nós demos uma ordem de serviço para a construção porque o ITA, o aluno, mora lá, né? Então tem alojamento, tem toda a estrutura completa. Mas além da formação na primeira turma, ele atrai empresas, atrai pesquisas de auto-tecnologia, instituições. Então, hoje São José dos Campos virou um mundo de pesquisa, de inovação, de tecnologia. Então, isso é muito importante para a cidade e para o Estado. Então, além da formação de bons engenheiros, e é um mérito do Ceará. 40% dos alunos que passam no ITA, ou são cearenses ou estudam aqui no Ceará. Então, é um reconhecimento ao trabalho que o Ceará vem desenvolvendo na educação. E o ITA, não tenho dúvida, nós vamos transformar, vai mudar um pouco. Às vezes, as pessoas não compreendem o impacto que o ITA vai trazer para o Estado. Mas, a médio e longo prazo, nós vamos entender o impacto que essa instituição vai trazer. A obra já começou aqui na base aérea. Nós vamos agora licitar a segunda parte, que é reformar aqueles prédios antigos. Essa primeira etapa é construir os alojamentos, os blocos de laboratórios, salas de aula. E vamos reformar aqueles prédios, que é um patrimônio importante ali na base aérea, mas que será agora ITA do Ceará, com muito orgulho para todos nós. Jocasta Pimentel: São 7 horas e 42 minutos. Hoje, o Informativo Dom Bosco, entrevista ao Ministro da Educação, Camilo Santana. Ministro, o mundo inteiro, não só o Brasil, passa por uma intensa transição energética. A gente tem aqui, já no Ceará, inclusive assinados vários memorandos de interesse na produção do hidrogênio verde. Como é que o MEC também pensa na formação, na capacitação dessas pessoas, nesse contexto da transição energética? Ministro: Inclusive, Jocasta, o ITA, um dos cursos, são cursos que não vão competir com São Paulo. Um dos cursos é engenharia na área de energias renováveis, exatamente porque o Ceará e o Nordeste, hoje é o grande produtor de energia eólica, energia solar. E o Ceará está na dianteira do hidrogênio verde. Eu, quando era governador, assinei os primeiros protocolos, o governador Elmano tem continuado, porque é o combustível do futuro. Ele vai substituir o petróleo, vai substituir o combustível fóssil. Então, quando nós fizemos uma parceria com o Roterdã na Europa, no Porto do Pecém, o Roterdã já está investindo como armazenar o hidrogênio verde que será produzido aqui no estado de Ceará. Então, isso também vai mudar.Então, nós vamos agora focar, não só no ITA, mas nas escolas profissionalizantes que nós construímos no Ceará, que o governador Elmano tem ampliado. Nós vamos focar também em cursos específicos para a área das energias renováveis também dentro das escolas técnicas. Nós estamos agora criando mais dois institutos federais aqui em Fortaleza. São seis novos aqui no Ceará. Um vai ser ali na Bezerra de Menezes, antiga Secretaria de Segurança Pública, que eu comecei, o governador Elmano terminou o novo centro integrado ali na Borges de Melo. Então, lá, aquela quadra toda será um novo instituto federal que foi doado pelo governador.E vamos fazer um instituto também federal ali na Messejana. Então, também focado nas competências e no potencial e a área de energias renováveis é uma área que tem um futuro muito brilhante e precisamos formar profissionais não só nas escolas profissionalizantes, nos institutos federais, mas o próprio ITA, o curso de engenharia, está focado nessa área, na transição energética das novas energias renováveis diante até dos problemas que nós estamos vivendo no mundo inteiro. As enchentes, as queimadas, as mudanças climáticas, que hoje não só afetam o Brasil, mas o mundo inteiro. Portanto, há uma tendência muito forte, inclusive para o mercado de trabalho, na formação desses profissionais. Jocasta Pimentel: Agora tem perguntas chegando direto do sul do estado do Ceará. Vamos ao Cariri com a repórter Thais Maria Cândido, ela que é da FM Padre Cícero. Bom dia, Thais.Thaís Cândido: Bom dia, Jocasta. Bom dia também a você que está acompanhando o informativo do Dom Bosco. Eu sou Thais Cândido, sou jornalista da rádio FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte, Ceará. E a minha pergunta para o Ministro da Educação Camilo Santana é a seguinte. Ministro, como é que o senhor pretende pensar a educação inclusiva no nosso país? Nós sabemos que essa questão é uma questão muito importante, mas ainda pouco falada e também muito difícil de ser implementada nas salas de aula. Então, como o senhor pensa na implementação de uma educação inclusiva efetiva no nosso país? Ministro: Bom dia, obrigado pela pergunta. Ano passado, nós lançamos a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Então, qual é a nossa meta? Primeiro que toda escola pública no Brasil tenha uma sala multifuncional de recursos para atender alunos especiais. Nós investimos 276 milhões no ano passado e esse ano vamos chegar a quase 300 bilhões. A nossa meta é que em 2026, nenhuma escola pública no Brasil deixe de ter uma sala para isso, que é com equipamentos importantes e profissionais também para receber esses alunos especiais dentro da escola. Nós trabalhamos para que os alunos especiais sejam incluídos nas escolas, juntamente com seus coleguinhas. Essa é a lógica, a convivência dentro da sala de aula, dentro da escola, mas precisamos ter um acompanhamento especial. Para isso, pela primeira vez na história, nós mudamos os fatores de ponderação do Fundeb. O Fundeb é o fundo que financia a educação básica no Brasil. O fator de ponderação é o valor aluno no ano que é repassado para os estados e para os municípios. Nunca tinha sido mudado, então nós aumentamos o valor para alunos especiais, porque a gente sabe que o prefeito às vezes precisa contratar um profissional para a escola, precisa melhorar a estrutura da escola para atender esse público. Então, hoje o aluno especial recebe mais recursos comparado com outro aluno, como também mudamos o fator de ponderação para as escolas indígenas, quilombolas, para a EJA, Educação de Jovens e Adultos, que foi praticamente abandonado pelo Ministério nos últimos anos. Era 80% do valor de um aluno normal e agora está igual. Então, assim, são ações importantes, formação de professores, formação de gestores para que possa cuidar melhor dessas pessoas, desses alunos. Então, essas ações nós estamos fazendo. Se tem uma coisa que o Ministério da Educação Jocasta tem procurado fazer é olhar para a educação básica brasileira. O MEC sempre olhou muito para a educação superior e eu vou dar razão porque nós estamos focando tanto na educação básica. Primeiro, um dado importante, 68 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica no Brasil. Nós estamos falando de um terço da população que não chegaram a terminar o ensino médio, abandonam os estudos. Segundo dado, por que nós criamos o Pé de Meia, que é a poupança que apoia o aluno para ele não sair da escola? Porque no último censo escolar, 480 mil jovens saíram da escola pública do ensino médio no Brasil. Estamos falando de meio milhão de jovens. E o maior motivo do abandono escolar é a falta de condições financeiras. Precisa ajudar o pai, precisa ajudar a mãe ao orçamento em casa. Então, a poupança do Pé de Meia vem nesse sentido. Então, nós estamos trabalhando fortemente a escola de tempo integral. Lançamos um programa de um milhão de novas matrículas esse ano. Estamos agora lançando mais um milhão de novas matrículas no ano que vem. Agora mesmo, semana passada, assinamos mais 55 escolas de tempo integral aqui para estado do Ceará com o governador Elmano. Olhar para as creches, é um conjunto de ações, mas você toca no ponto especial. E eu, particularmente, tenho uma preocupação muito grande com o homem público nessa área, principalmente no autismo, porque eu, Jocasta, porque eu dediquei toda a emenda do Senado, que hoje está a Senadora Augusta à frente do Senado – 70 milhões de reais por ano nós colocamos para o governo do estado, para a construção de centros de apoio e acolhimento de crianças autistas no Ceará. Vão ser centros, núcleos regionais, com profissionais. Já estamos licitando, porque há uma preocupação da mãe, do pai, com suas crianças, com seus filhos. Então, há uma preocupação muito grande hoje. Falo do ponto de vista como senador da República, que hoje, como ministro, com a emenda, 100% da emenda colocada para isso, e falo da preocupação hoje com a nossa equipe do MEC, em relação a olhar para esse tema. Jocasta Pimentel: São 7h49, agora uma pergunta especial. Essa vem direto de Brasília, da Rede Salesiana de Educação. A rede, ela visa a formação integral de seus estudantes, onde quer que eles saiam das nossas escolas com uma excelente formação humana e acadêmica. Como o novo ensino médio, ele aborda a formação integral dos estudantes? Ministro: Olha, o ensino médio é olhar para o projeto de vida do aluno, não só para as questões da disciplina de português, matemática, ciência, enfim. Ele estimula a questão do esporte, das atividades culturais, da questão da religião, enfim. Ele tem que ter apoio psicológico na escola, atenção. É esse o modelo. Eu até tenho comentado, às vezes a gente passou agora pelas Olimpíadas. Eu digo, olha, vamos avaliar porque esses países como Estados Unidos e França, se destacam tanto nas Olimpíadas? Porque eles começam a praticar esporte em uma escola a tempo integral lá no seu país. Lá o aluno passa o dia inteiro na escola e pratica o atletismo, pratica o basquete, pratica o vôlei. Por isso esse rendimento tão grande desses atletas nas Olimpíadas. Então, é isso, é olhar, é uma escola, quando a gente pensa na escola a tempo integral, o modelo de escola que nós queremos para o nosso país. Porque além de proteger a criança e o jovem na escola, que passa o dia na escola, faz uma boa refeição, tem apoio psicológico, tem bons profissionais, uma estrutura boa, com quadra poliesportiva, com curso técnico, com curso de língua, com curso de informática, é essa escola que nós queremos construir no Brasil. E nós lançamos o maior programa de escola a tempo integral da história do Brasil no ano passado. Tínhamos uma meta de ampliar um milhão de matrículas esse ano, conseguimos ampliar, investimos 4 bilhões, repassamos 4 bilhões de reais para os estados e municípios, porque quem executa a política na ponta não é o MEC, são os municípios, são os estados. Então o MEC tem que ser o grande coordenador da política, o organizador, o maestro. E manter diálogo, porque no governo passado não tínhamos diálogo. Então, agora não, nós temos uma boa relação com os municípios, eu converso com os governadores, com os secretários, tenho viajado o Brasil inteiro. Então, levando um modelo, inclusive, de destaque do Ceará para o país, com alfabetização na idade certa. Então, um conjunto de ações que eu não tenho dúvida que a gente está dando uma contribuição, porque é por acreditar que a educação é o grande caminho para construir uma nação mais soberana, mais justa, de olhar para os que mais precisam. A educação transforma. Um país tão desigual, saiu agora o ranking e o Brasil, é um dos países mais desiguais do planeta, está no topo. Então, ou seja, poucos com muito e muitos com muito pouco. Então, a rede salesiana, que, aliás, eu sou salesiano, estudei no salesiano lá no Juazeiro do Norte, então, assim, eu tenho um carinho muito grande por essa rede, pelo olhar para a família, pelo olhar da religião, pelo olhar da espiritualidade, pelo olhar da importância da solidariedade, da fraternidade. Isso está faltando nas pessoas e na sociedade. Então, precisamos pregar mais amor, mais paz, mais comunhão, olhar para os mais pobres, que é isso que a gente tem procurado, juntamente com o governo do presidente Lula, quando a gente criou o Bolsa Família, com o Mais Médico, com o Farmácia Popular, que é dar o remédio para quem precisa, que tem diabetes e não tem condições de comprar um remédio. Quando a gente olha para um pé de meia desse para dizer que nós não queremos nenhum aluno fora da escola. Então, com o Mais Médico, para ter Mais Médico para atender no posto de saúde. Então, é esse olhar que eu acredito que a política é preciso ser feita. Eu sempre digo, Jocasta, às vezes as pessoas estão decepcionadas com a política, e tem razão muitas vezes, mas a política é o único caminho para construir uma sociedade maior. É a política que define o valor do salário mínimo, se eu vou ter uma boa educação, se eu vou ter uma boa segurança, a decisão. Às vezes eu pergunto, por que o Ceará se destacou tanto na educação? Decisão política. O estado está longe de ser um estado rico, comparado com os estados mais ricos do Brasil, como São Paulo, como Paraná, como Santa Catarina. Então, tudo é decisão política. Acolher melhor as pessoas, ter um atendimento de saúde melhor. E eu acredito e tenho muito orgulho de poder servir hoje ao meu país, sob a liderança do presidente Lula, porque eu acredito que a educação é o grande caminho para construir um país melhor, mais justo e de mais oportunidades para a nossa juventude.Jocasta Pimentel: Falando em decisões políticas, a gente segue agora com um repórter que ele cobre a movimentação do Legislativo Estadual, na Alece. O repórter Domingos Távora tem pergunta para o senhor. Domingos Távora: Bom dia, Domingos. Bom dia, senhor ministro da Educação, Camilo Santana. Eu sou Domingos Távora. O programa Agrinho foi criado no estado do Paraná em 1995. Tem como objetivo despertar junto a criança assuntos de interesses ambientais. Aqui no Ceará, esse modelo foi implementado pelo ex-presidente da FAEC, Flávio Saboia, de saudosa memória. A região da Ibiapaba, eu lembro, foi a primeira região a adotar esse programa. Inclusive, nas escolas, as crianças despertaram interesse junto ao não uso do agrotóxico, sendo conscientizados e essas crianças levaram essas informações aos seus pais. Foi um caso de sucesso. Pois bem, o senhor, que é funcionário do Ibama e também quando da Agronomia, no Centro Acadêmico Dias da Rocha, o senhor foi entusiasta junto a questões ambientais, quando muitos não falavam desse tema. Eu gostaria de saber se é possível implementar cada vez mais este modelo tipo Agrinho junto às escolas, principalmente no meio rural? Ministro: Sem dúvida. Domingos, queria lhe cumprimentar, agradecer. Você conhece a minha história desde a época da faculdade. E o Flávio, nós fizemos algumas parcerias importantes com o programa Agrinho aqui no Ceará. O Flávio foi um grande cidadão e deu uma grande contribuição ao Ceará. E hoje nós criamos dentro da Secretaria do Ministério, uma diretoria na área ambiental. Hoje esse tema é um tema que está sendo discutido no mundo inteiro. E ele precisa cada vez mais estar presente nas escolas, desde os primeiros níveis do ensino fundamental para as crianças perceberem as pessoas, perceberem a importância do meio ambiente no mundo e nas nossas vidas. Não só na coleta do lixo adequado, mas na proteção ambiental, no uso sustentável. Então, eu quero parabenizar e dizer que agora nós vamos fazer a Conferência Nacional da Juventude, dos Adolescentes e Juventudes na área ambiental com a Ministra Marina. E precisa despertar cada vez mais a preocupação e o cuidado e a escola é o grande meio para construir esse pensamento, essa formação da preocupação com a questão ambiental. Então, para isso nós criamos exatamente a diretoria ambiental, até porque a minha origem é de um órgão ambiental, sou concursado pelo Instituto do Ibama que é um órgão ambiental. Então, esse é um tema que precisa estar presente em todos os níveis, em todas as escolas para que a sociedade possa se despertar. Porque o que aconteceu no Rio Grande do Sul, o que aconteceu com a seca na Amazônia, o que aconteceu com as queimadas não é só no Brasil não. A gente vai para Portugal, enchente, Europa, inundações, seca, incêndios também em países da Europa. Então, é uma preocupação que o país, que todos nós precisamos ter e o Ministério da Educação está focado conjuntamente com o Ministério do Meio Ambiente da Ministra Marina, para que a gente possa fortalecer esse tema dentro das escolas.Jocasta Pimentel: Eu quero agradecer a presença do Ministro da Educação Camilo Santana.Ministro, muito obrigada pela disponibilidade de estar hoje aqui com a gente no Informativo Dom Bosco. Ministro: Não, Jocasta, eu que agradeço. Agradeço mais uma vez ao Brendo, a toda a equipe aqui da FM Dom Bosco. Dizer da minha gratidão como cearense de estar aqui mais uma vez, desse papel que eu tenho colocado, que eu tenho tido junto ao Governo Federal, andando o país inteiro, mas agradecer sempre o carinho com a população. Sou muito grato aos cearenses e dizer que onde eu estiver, independentemente de onde eu estiver, eu sempre estarei olhando para o meu querido Estado do Ceará, para a minha querida Fortaleza e pode ficar certo disso, que foi uma decisão de vida que eu tomei de servir ao meu país, aliás, servir ao meu Estado agora, dando essa contribuição ao meu país. Parabéns a você. Obrigado a população de Fortaleza que está nos ouvindo e todo o interior do Ceará. Um forte abraço e que a gente possa construir cada vez mais um Estado, um município mais solidário, mais fraterno, mais humano entre todos nós. Muito obrigado. SOBRE O INFORMATIVO DOM BOSCOO noticiário vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30min, com a apresentação da jornalista Jocasta Pimentel. Aos sábados, a edição Igreja é apresentada pela jornalista Roberta Farias.  Além da transmissão pela 96,1 FM Dom Bosco, é possível acompanhar o Informativo clicando aqui.  Fonte: FM Dom Bosco

Celebrando o Dia da Radiodifusão e as Rádios Salesianas do Brasil

Neste 25 de setembro, comemora-se o Dia da Radiodifusão no Brasil, data que também celebra o Dia do Rádio. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o "pai do rádio brasileiro", que fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Desde então, o rádio tem desempenhado um papel fundamental na comunicação, educação e cultura da sociedade. A ORIGEM DA RADIODIFUSÃO NO BRASIL A história da radiodifusão no Brasil começou há mais de um século, quando o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação de massa. Na década de 1920, o rádio permitiu que as informações chegassem rapidamente a diferentes partes do país, superando barreiras geográficas. Inicialmente, focado em transmissões culturais e educacionais, o rádio logo se transformou em uma ferramenta essencial para a disseminação de notícias, entretenimento e campanhas públicas. A EVOLUÇÃO DO RÁDIO NA ERA DIGITAL Apesar da chegada da internet e das transformações tecnológicas, o rádio continua a ocupar um espaço importante na vida dos brasileiros. Com a expansão das redes sociais, plataformas de streaming e o avanço da inteligência artificial, o rádio não perdeu sua relevância. Pelo contrário, ele se adaptou ao cenário digital e se renovou, integrando novas tecnologias em suas transmissões e ampliando seu alcance para além das ondas FM e AM. A criação de rádios on-line e podcasts permitiu que o rádio alcançasse um público ainda mais diversificado. A interação com os ouvintes também foi ampliada, graças às transmissões ao vivo via redes sociais e à participação em tempo real de ouvintes conectados de qualquer lugar do mundo. CONHEÇA AS RÁDIOS SALESIANAS FM Dom Bosco (Fortaleza)Frequência: FM 104,5 MHz A FM Dom Bosco foi fundada em 1997 como rádio comunitária. Na época, Pe. Sebastião estava à frente da direção da emissora, que buscava perante os órgãos regulamentadores de radiodifusão, a concessão para funcionar como rádio educativa. Para que a FM DOM BOSCO fosse ao ar, foi preciso muito empenho de seu fundador, paroquianos, amigos, moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, que juntos e com a essencial ajuda de Deus, conseguiram com dedicação e trabalho, a concessão que transformou a rádio comunitária em FM Dom Bosco. Atualmente, a FM Dom Bosco, tem a direção de Pe. Mauro e destaca-se no cenário da radiodifusão cearense, com programas educativos, culturais, informativos e religiosos, que tem o objetivo de levar aos ouvintes uma comunicação de qualidade, quanto ao conteúdo veiculado e à parte técnica. Por isso, tem o reconhecimento dos órgãos públicos e de milhares de pessoas que acompanham diariamente a programação da rádio e os eventos que a mesma promove. Clique aqui para escutar a FM Dom Bosco. Rádio Padre Cícero (Juazeiro do Norte)Frequência: FM 104,9MHz Com sua inauguração em 24 de março de 2004, a missa e bênção das instalações da Rádio Padre Cícero foram presididas pelo então Inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos Ribeiro, e concelebrada pela comunidade Salesiana. A programação da emissora é pensada para cumprir os objetivos principais da missão Salesiana de Educar e Evangelizar. Estando atualizada com as mais modernas ferramentas de administração, imprimiu um perfil visionário e empreendedor, com a contratação de vários colaboradores, aquisição de equipamentos digitais, e plataformas de mídias atuais (site e redes sociais), além de contar com uma equipe comprometida e manter um relacionamento próximo com aos ouvintes através de eventos externos. Clique aqui para escutar a Rádio Padre Cícero.  FM Educativa UCDB (Campo Grande)Frequência: FM 91,5 MHz A rádio FM Educativa UCDB pertence à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS) e trabalha, no estilo salesiano, com a cultura juvenil popular e a sociedade de maneira geral, educando, orientando, informando e envolvendo a comunidade em suas diversas atividades.  Clique aqui para escutar a FM Educativa UCDB.  Rádio Carmo (Guaratinguetá)Frequência: Webrádio A Rádio Carmo transmite via internet e é fruto do projeto de Educomunicação do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP), que conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Foi inaugurada oficialmente no dia 24 de abril de 2019 no contexto de aniversário de 127 anos da presença salesiana em Guaratinguetá. Além de estudantes, a Rádio também se propõe a ser um espaço aberto para toda a Comunidade Educativa-Pastoral, com a participação de Irmãs, Pais/Responsáveis, Professores, Colaboradores e todos aqueles que se dispuserem. O objetivo é conscientizar para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo. Na programação da emissora são veiculados também programas de emissoras parceiras, como Vatican News e Rádio Senado. Clique aqui para escutar a Rádio Carmo. Rádio Inova (Lorena)Frequência: FM 107,3MHz A Rádio Inova FM 107,3 tem seus estúdios e transmissores instalados nas dependências do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), em Lorena (SP), Instituição de Ensino Superior Salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, pertencente às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).Possui a missão de divulgar os trabalhos de entidades sociais, promover programas de combate às drogas, campanhas sobre dengue, alcoolismo, desperdício de água, cuidados com o meio ambiente e saúde do homem e mulher, além de fazer cobertura de eventos culturais, propagando com credibilidade a educação e a cultura de forma geral. Clique aqui para escutar a Rádio Inova. Neste Dia da Radiodifusão, celebramos a história, a resiliência e a capacidade de reinvenção do rádio, que, mesmo diante de tantas transformações, continua sendo uma voz ativa e fundamental na comunicação mundial. Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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