Padre Gildásio Mendes e a importância de se entender a Lógica Digital
30/01/2024

Padre Gildásio Mendes e a importância de se entender a Lógica Digital

Padre Gildásio Mendes e a importância de se entender a Lógica Digital
Foto: Divulgação

Por meio de uma videoconferência, diretamente de Roma, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, concedeu uma entrevista para a equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) na qual abordou a importância de habitar o mundo digital com sabedoria e criatividade.

Pe. Gildásio, sacerdote salesiano e membro do Conselho Geral dos Salesianos tem Doutorado em Realidade Virtual (Michigan and Wayne State University, USA), é autor de 25 livros em português, inglês e italiano, artigos científicos, professor e pesquisador na área de mídia digital - redes e interações humanas.

Para os membros da Família Salesiana, educadores, leigos e jovens, o Pe. Gildásio vem colaborando com reflexões importantes e atuais sobre os aspectos psicológicos, educativos e pastorais de todos que vivem a chamada cultura digital (internet, redes sociais, inteligência artificial).

Em maio de 2023, participando do I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da RSB, o Conselheiro falou sobre o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, trazendo a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano.

Logo em seguida, ele publicou, em nível mundial, o livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”, publicado pela Editora Elle di Ci. O lançamento também foi seguido pela publicação da carta “Caminhar com os jovens na cultura digital” que está nos Atos do Conselho Geral da Congregação.

Atualmente, Pe. Gildásio está trabalhando em um novo documento para o Setor de Comunicação, o que culminou em uma entrevista para o Boletim Salesiano da Itália, trazendo uma visão mais detalhada sobre como o mundo digital tem refletido na realidade das juventudes e como fica o papel da família, da pastoral juvenil e do educador salesiano nesta realidade.

Na entrevista concedida à equipe da Rede Salesiana Brasil para introduzir a longa entrevista que ele concedeu à revista italiana “Bollettino Salesiano”, o Conselheiro Geral fez questão de dizer que “Nós, do Setor de Comunicação da Congregação Salesiana, estamos acompanhando atentamente e com participação de mais de 200 pessoas em todos os países onde os salesianos têm obras, o fenômeno humano e cultural do digital. Estamos escutando, tomando nota, escrevendo, compartilhando e divulgando oficialmente o que temos descoberto nas nossas pesquisas e diálogos com os jovens, educadores e familiares sobre como as crianças, jovens e adultos estão vivendo, trabalhando, se comunicando e fazendo suas histórias dentro do digital”.

Ele ainda enfatizou que sua entrevista ao Bollettino Salesiano nasceu de perguntas feitas por pais, educadores e jovens que estão questionando alguns pontos sobre como viver em nível emocional, social e espiritual no mundo virtual.

“Todo o caminho percorrido até o momento não é simplesmente uma reflexão intelectual, mas é o fruto de uma escuta atenta feita durante minhas viagens pelo mundo inteiro, nas quais tive a oportunidade de visitar colégios, universidades, paróquias, obras sociais, entre as diversas presenças salesianas existentes, trazendo muito fortemente a necessidade de se questionar sobre os desafios dos novos tempos”.

 

A HUMANIZAÇÃO DO MUNDO DIGITAL

Um ponto que Pe. Gildásio enfatiza na sua entrevista é que “A internet se alimenta daquilo que nós somos e fazemos. Se não fossem os seres humanos, a rede estaria vazia. Ninguém entraria lá. Então, nessa visão de que somos nós que alimentamos as redes, existe uma questão que devemos compreender: é o ser humano. Nós jogamos na internet aquilo que é da nossa vida real, então tem alegria, tem tristeza, tem briga, tem frustração, tem fofoca, tem boas notícias, isto é, não podemos pensar que o mundo digital é um mundo ilusório; ele reflete muito daquilo que nós somos como seres humanos”.

 

A IMPORÂNCIA DE SE ENTENDER A LÓGICA DIGITAL

Pe. Gildásio fala da lógica digital na sua entrevista. Esta é praticamente uma chave importante para compreender aspectos educacionais, como por exemplo, falar com crianças e adolescentes sobre o tempo que passam nas redes, como saber lidar de modo saudável com a velocidade e o ritmo constante de contatos nas redes.

“Eu penso que é importante para quem vai ler essa entrevista, professores, pais..., conversar com as crianças e jovens sobre como é a lógica digital. Por exemplo, no digital a lógica é matemática. O que é a internet? A internet é uma grande rede de números, tudo o que é digitalizado, as informações, elas passam por essa numeração, essa organização e os adolescentes sabem. Se você dá para uma criança uma senha, ela aprende que para entrar em qualquer conta digital, para fazer um download, etc., ela tem que usar corretamente os códigos”.

Ele ressalta ainda que as crianças, adolescentes e jovens são excelentes na lógica digital. “Eles sabem tudo, os números, onde entrar..., e eles vivem, eles sabem essa lógica. Então seria bom discutir a lógica digital, como ela funciona.  Como age um robô, o que é um avatar... e com isso falar também daquilo que é totalmente humano: a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.  Falar dessas coisas ajuda a entrar nas questões reais da vida de todos nós: os nossos relacionamentos e sentimentos, a dor humana, o sofrimento, a saudade, o amor, a responsabilidade, a morte, uma grande esperança, a bondade”.

 

O TEMPO VIRTUAL E O TEMPO NATURAL

Como um pioneiro na utilização dos termos “Tempo Virtual” e “Tempo Natural”, Pe. Gildásio Mendes também comenta sobre a urgente necessidade de se compreender a diferença entre esses dois momentos da vida humana atual.

“O tempo natural é aquele tempo em que você desliga tudo, olha nos olhos, conversa... O tempo virtual é muito rápido e muito preciso, é mais acelerado e coloca a gente numa outra dimensão. O tempo natural é o tempo de dormir, de comer junto, de conversar, de partilhar. Então a dica que eu dou é exatamente essa: é preciso uma educação que faça o jovem vivenciar mais o tempo natural, porque é no tempo natural que a gente tem mais conexão com o que a gente é mais profundamente, com os outros e com a realidade. Não é fazer dicotomia, dualismo, mas é compreender que hoje o mundo, o tempo natural e o tempo virtual se complementam, mas é preciso saber a diferença. Então, é bom para a saúde, para a criatividade e as pessoas estão descobrindo isso”.

 

DOM BOSCO E MADRE MAZZARELLO SE UTILIZARIAM DO DIGITAL PARA EVANGELIZAR AS JUVENTUDES?

“Sim. Dom Bosco tem uma frase muito bonita que é ‘caminhar com os tempos’, porque veja, onde estão os jovens nós temos que estar presentes, seja para Dom Bosco ou para Mazzarello. Está é a grande questão: Onde estão os jovens? Estão nas redes sociais? Então, vamos lá!”

Porém, o Conselheiro alerta que não basta estar dia e noite on-line, ter muitos seguidores e não ser capaz de ser educador.

“Onde estão os jovens, nós estamos, e evidentemente, que a grande pergunta que surge é essa: Nós estamos em que modo? Nós estamos como educadores! Isso é fundamental para nós, porque se nós não temos essa missão de estar ali como educadores, a gente perde uma grande oportunidade e a nossa missão é ser educador. Os adolescentes de hoje, daqui a 30, 40 anos, muitos deles vão ser pais. É bom recordar aos seus filhos e estudantes. Todos vão se tornar idosos um dia, de modo que é importante também discutir com os jovens assim: Como você gostaria que fossem seus filhos? Como é que você educaria seu filho para o mundo digital, da inteligência artificial, etc.? Portanto, é um tempo maravilhoso de fazer perguntas e de dialogar. Agora não pode cair no moralismo e não pode cair no dualismo. Veja que o que temos conversado até agora é sobre buscar sentido, significado, fazer perguntas para buscar sentido e significado e isso é muito bonito. A inteligência artificial está chegando muito forte, ela também vai mudar muito nos próximos anos e vão surgir as mesmas coisas: perguntas. Quem é meu avatar? Quem sou eu? O que é minha privacidade? Quem copiou isso de mim? [...]. E vamos ter muito disso também: avatar, pessoas com duas ou três personalidades..., e tudo isso vai exigir uma ética para o digital!”, comenta Pe. Gildásio. 

Ao final da conversa, o Conselheiro Geral recorda que “o mais importante é buscar a essência da vida: felicidade, amar, ser amado, dar significado com fé às questões das perdas, como se sentir responsável pela vida do planeta, o que fazer para a construção de relações mais humanas, de assumir a cidadania com responsabilidade, de viver a vida cristã com grande sentido de fraternidade e cuidado pelos outros”.

Você pode acessar a entrevista completa, em língua portuguesa, do Pe. Gildásio Mendes ao Bollettino Salesiano da Itália clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

ISJB comemora 78 anos de ações educativas-pastorais para a promoção do protagonismo juvenil

Em 14 de julho de 1883 chegaram ao Brasil os primeiros Salesianos vindos do Uruguai liderados por D. Lasagna e o primeiro Diretor Pe. Miguel Borghino. Instalaram-se em uma chácara do bairro Santa Rosa em Niterói.  A presença Salesiana em Niterói nos primórdios contou com Colégio de educação básica, Aspirantado para adolescentes e jovens, Escola de Artes e Ofícios e Paróquia Basílica Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente, sedia em suas dependências o Colégio Santa Rosa e a Paróquia Basílica Nossa Senhora Auxiliadora.    Primeiros Salesianos chegados a Minas Gerais‍ Os primeiros Salesianos chegados a Minas Gerais vieram de Niterói/RJ. Existem registros desde 1884 de suas primeiras incursões acima da Serra de Petrópolis em busca de doações de pessoas boas de vontade em prol da manutenção do Colégio Santa Rosa. Ainda, os filhos de Dom Bosco também foram para Minas Gerais para o tratamento de saúde nas cidades de Barbacena e Caxambu devido ao seu clima ameno e acesso a cuidados médicos. A partir de 1890 chegaram pedidos requerendo a presença dos Salesianos em Cachoeira do Campo, São João Del Rei, Caxambu, Caratinga e Manhuaçu. Em Cachoeira do Campo, hoje distrito da cidade de Ouro Preto (naquela ocasião a capital do Estado), havia uma recém-criada pelo Império uma Colônia Agrícola a qual a pedido do Vigário local Pe. Afonso Henrique de Figueiredo ao Governo de Minas foi doada aos Salesianos.  ‍ Estes aceitaram e estabeleceram-se em 05 de fevereiro de 1896 com um grupo de 9 Salesianos sob a liderança do diretor Pe. Domingos Albanello com a finalidade de dar continuidade à Colônia através do Ensino Básico e Agrícola tendo por foco os meninos pobres e abandonados da região e os filhos de imigrantes italianos como havia pedido desde o início D. Bosco. Os Salesianos mantiveram durante a existência desta casa que fechou em 2009 uma Escola Agrícola, uma Escola de Ensino Fundamental, Aspirantado, Internato, Externato, um Centro Juvenil, um Oratório Festivo, atendimento a Comunidades Eclesiais da região e Casa de Retiros.     ‍ A partir das Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo, os Salesianos desenvolveram fundaram outras comunidades em Minas Gerais, em algumas onde houveram presença de Comunidades Religiosas Salesianas ainda cultivam o Carisma Salesiano com muito carinho e mantinha viva a memória de São João Bosco por meio de grupos da Família Salesiana e atividades ligadas ao universo juvenil:  Ouro Preto (1898 a 1899); Ponte Nova (1940 a 2016); Araxá (1926); Itabira (1926); Barbacena (1909 -1918 e retorno em 1950); Pará de Minas (1944); Paraguassú (1952 – 1969); Uberlândia (1952 -1973); Santa Bárbara (1952 – 1971); Acesita (1957 – 1971).  ‍ Criação da Inspetoria São João Bosco ‍A Inspetoria São João Bosco foi criada no dia 11 de dezembro de 1947 instalou sua sede no Instituto Salesiano São Francisco de Sales no bairro do Riachuelo no Rio de Janeiro. Sendo compostas pelos estados: Espírito Santos, Ricardo de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal. Primeira Comunidade da ISJB Em 1963 a sede da  Inspetoria foi transferida para o Colégio Salesiano em Belo Horizonte. Em setembro de  1976 foi transferida para a atual sede no Bairro Dom Cabral ao lado da PUC Minas.  Atualmente a ISJB está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Com ações ligadas à educação, a ação social e a evangelização.    Inspetoria São João Bosco

Estudante do INSA – Araras conquista 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos

A estudante Giulia Tonetto, do 9º ano do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), alcançou o 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos. A edição deste ano propôs aos participantes uma reflexão sobre mudanças climáticas e a importância de pequenas ações individuais para a preservação do planeta.Os estudantes do INSA participaram ativamente de todas as etapas da competição, que envolveu pesquisa, produção de conteúdo e apresentação das propostas. De acordo com a escola, o desempenho de Giulia se destacou pela profundidade da análise e pela abordagem criativa do tema. “Desde que vi meu nome entre os dez finalistas, já foi uma surpresa muito grande, foi muito gratificante. E hoje estar aqui, conseguir o primeiro lugar, mostra aonde posso chegar. Que todo o esforço vale a pena. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante. A conquista é celebrada pela comunidade educativa como motivo de orgulho e inspiração. "Resultados como esse mostram o potencial transformador dos nossos jovens e reforçam a importância de incentivar iniciativas que promovam consciência ambiental", destacou a Instituição. Giulia agora se junta ao grupo de estudantes que fazem história no concurso, motivando outros jovens a acreditarem em seu talento e a contribuírem para um mundo mais sustentável.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Colégio Castelo inicia nova edição da campanha "Rotas Circulares"

Primeira edição  arrecadou mais de 3,5 toneladas de livros e cadernos que seriam descartados   O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início à segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação, alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum, promete repetir, e até superar, o impacto alcançado no último ano.   Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de material que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.   Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós, professores, alunos, famílias, para um bem maior”, reforça.   A nova etapa da campanha convida toda a comunidade educativa a seguir “Ancorados na Esperança”, fortalecendo a cultura sustentável dentro e fora da escola. A proposta é simples: separar cadernos e livros usados que não serão mais utilizados e entregá-los na portaria do colégio.   Além de reduzir resíduos e incentivar práticas responsáveis, a iniciativa reforça o papel da comunidade educativa do Castelo como agente de transformação social.     Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil