Redes Sociais e a construção da autoimagem dos adolescentes
22/05/2024

Redes Sociais e a construção da autoimagem dos adolescentes

Redes Sociais e a construção da autoimagem dos adolescentes
Imagem de banco de imagem

“É importante que os adolescentes e jovens sejam acompanhados e que possam conversar sobre sua relação com as mídias. Escola e família precisam estar atentas para perceber quando o uso das redes sociais passa a ser prejudicial para as novas gerações.”

Desde o surgimento dos meios de comunicação de massa, especialmente com a televisão, percebe-se o fortalecimento de padrões de beleza e de comportamento ideais a que grande parte da população tenta se adequar e corresponder. Com o crescimento das mídias digitais e das tecnologias de edição e correção de imagens, esses padrões de beleza passam agora pelos sistemas de filtros e aplicativos disponíveis nos aparelhos celulares e nas próprias redes sociais, como é o caso do Instagram.

Diante disso, muitas pessoas começam a ter sérios problemas em relação a sua autoimagem e desejam corrigir a própria aparência para corresponder aos modelos e padrões criados por eles mesmos através das tecnologias utilizadas.

Dismorfia corporal
Esse problema é mais fortemente identificado entre as jovens adolescentes que, devido à superexposição nas redes sociais, começam a valorizar problemas estéticos minimamente perceptíveis ou até inexistentes. Isso é o que chamamos de dismorfia corporal. Embora seja mais comum entre as meninas no que diz respeito ao próprio rosto, pode acontecer também entre os meninos, geralmente associada à questão da musculação. Há vários estudos que apontam o uso frequente de selfies em redes sociais como uma das principais causas da dismorfia.

Esse é um problema novo, pois antes os padrões de beleza impostos pela mídia, vinham de fora, de pessoas reais, que tinham características corporais específicas como altura, peso, estilo de cabelo, maquiagem ou outros aspectos estéticos. Agora, o que vemos, no entanto, é um padrão criado pelos próprios indivíduos que, ao compararem inúmeras fotos pessoais e utilizarem diversas formas de aplicação, criam um modelo de beleza ideal para si mesmos. Não é incomum encontrar adolescentes ou jovens que querem fazer procedimentos estéticos para que tenham na aparência real uma maior semelhança com a imagem que criaram de si mesmos.

Educação integral
Além disso, muitos adolescentes e jovens acabam desenvolvendo problemas em relação à saúde mental por sentirem-se mal com a sua autoimagem, evitando fazer fotos, escondendo o rosto, o corpo ou parte dele para não se sentirem constrangidos diante dos outros. Isso pode gerar problemas como dificuldade de relacionamento, ansiedade, depressão, transtornos obsessivos-compulsivos, transtornos alimentares, entre outros que vêm sendo estudados.

Diante dessa realidade, é importante que os adolescentes e jovens sejam acompanhados e que possam conversar sobre sua relação com as mídias. Escola e família precisam estar atentas para perceber quando o uso das redes sociais passa a ser prejudicial para as novas gerações, desenvolvendo ações preventivas para que não cheguem a esses quadros patológicos. O processo educativo precisa considerar a pessoa como um todo e ser pensado a partir de sua integralidade em todos os aspectos da vida; e a relação com as mídias digitais é um aspecto muito importante para os adolescentes e jovens.

Apoio da família e da escola
Em relação à família, é importante que os pais acompanhem os filhos nas redes sociais, vejam o que publicam e com que periodicidade. Precisam estar atentos e perceber quando começa a haver uma superexposição e quando o tempo gasto nos ambientes virtuais é demasiado grande. É importante que os pais conversem com os filhos sobre suas publicações, que os ajudem a construir uma imagem positiva de si mesmos e compreenderem que não precisam encaixar-se em padrões criados por outros ou por eles mesmos.

Da mesma forma, nos ambientes educativos é importante desenvolver atividades e reflexões a respeito da atuação dos estudantes nas mídias digitais, a partir de um ponto de vista crítico. É fundamental que existam itinerários formativos que abordem as relações entre as pessoas e com as tecnologias nos espaços midiáticos, e que se reflita sobre até que ponto esses espaços influenciam o comportamento pessoal, a visão de mundo, a relação com o outro e consigo mesmo.

No mundo atual, viver longe das mídias digitais é quase impossível. Mais cedo ou mais tarde, os adolescentes e jovens vão estar inseridos nesses espaços. Mas, para que possam agir como cidadãos conscientes e como pessoas integradas e felizes, precisam ser preparados para isso. Assim, é uma necessidade e uma responsabilidades das escolas e obras educativas em geral pensar em processos sistemáticos de educação midiática. E isso só será realmente eficaz se contar com o apoio e parceria da família.

 

Fonte: Boletim Salesiano - Escrito por Ir. Márcia Koffermann, FMA

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Foram abordados temas importantíssimos, como cibersegurança, com Miguel Ángel Gaspar, além de partilhas muito enriquecedoras: o projeto “Semillas de Mostaza” (Sementes de Mostarda), apresentado pelo salesiano Samuel Gonzales, e o “Boletim Salesiano”, com a equipe do BS da Argentina. Em seguida, ocorreu uma breve plenária na qual também os participantes em formato online puderam expressar suas impressões e compartilhar reflexões sobre os temas tratados. Encerrada a plenária, as participantes presenciais revisaram o Regulamento de ECOSAM. Entre os diversos pontos discutidos, destacou-se a necessidade de tornar ECOSAM ainda mais conhecida entre as Presidentes de Conferência, as Inspetoras e os/as Coordenadores/as inspetoriais de Comunicação, tanto em relação ao seu Regulamento quanto ao Planejamento Estratégico. 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Para Irmã Ángeles Grassi, presidente da Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL), estes dias «foram dias de encontro, nos quais pudemos viver a experiência de fraternidade, de oração, de formação que nos abre a perguntas: de que maneira podemos sair ao encontro da realidade juvenil? Que aspectos devemos cuidar? E, ao mesmo tempo, como as plataformas são meios para nos aproximarmos e compartilharmos a experiência de Jesus?». Para a presidente da CICSAL, estas «são perguntas que geram desafios, com os quais temos que continuar trabalhando, em um mundo onde o digital prevalece e se torna ainda mais necessário ter elementos para acompanhar e ser críticas em relação a eles». Para Irmã Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a Comunicação, «o valor de construir e preservar uma rede é, antes de tudo, relacional. O sentido de ECOSAM não é tanto “fazer”, mas sim criar um espaço de partilha, de crescimento comum e de corresponsabilidade». Irmã Ausilia acrescenta que «através do confronto, da colaboração e da confiança mútua, tornamo-nos mais capazes de transmitir mensagens autênticas, coerentes com o nosso carisma». Para ela, «o nosso trabalho de comunicação não é apenas uma tarefa técnica, mas deve se tornar cada vez mais um testemunho vivo de comunhão, serviço e esperança. Nessa perspectiva, vivemos uma experiência bela e enriquecedora, em um clima de sincera familiaridade, de grande alegria e de confronto sério e sereno, alimentando aquela comunhão que nasce do carisma». «Cuidar da rede não é um compromisso secundário: é parte integrante da nossa missão», concluiu a Conselheira Geral. Confira as fotos abaixo:   Por Irmã Maike Loes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

ECOSAM reuniu comunicadoras salesianas das Américas, no Paraguai

De 31 de agosto a 4 de setembro, a cidade de San Lorenzo, no Paraguai, acolheu o encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas – ECOSAM. O espaço se tornou ocasião de reflexão, avaliação e partilha fraterna, reunindo as Coordenadoras de Comunicação das Conferências Interinspetoriais das Américas.  Participaram do encontro a conselheira geral para a comunicação social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir Maria Ausilia De Siena. As presidentes de conferências: Ir Alaíde Deretti - CIB e Ir Maria Ángeles Grassi - CICSAL. As coordenadoras de comunicação de todas as conferências da América: Ir Maike Loes - CIB, Ir Susana Billordo - CICSAL, Ir Gabriela Murgía - CIMAC, Ir Doris Jaimes - CINAB, Ir Jacqueline Sardina - NAC. E, claro, as anfitriãs: duas coordenadoras das Inspetorias da conferência sede, CICSAL: Ir Lourdes Enciso e Ir Susana Diaz. A Coordenadora Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e membro da equipe de Coordenação da ECOSAM, Ir Maike Loes, ressaltou que “foi muito importante nos encontrarmos presencialmente para fortalecer ainda mais o sentido de pertença a ECOSAM e nossa missão em rede. A avaliação dos processos de ECOSAM e também o planejamento para o próximo triênio dão maior solidez à nossa rede de comunicação para que as inspetorias se sintam acompanhadas e apoiadas nas iniciativas e processos educomunicativos.”  Em clima de fraternidade, as participantes compartilham experiências, sonham juntas com uma comunicação que inspire e renovam o compromisso de fortalecer a missão salesiana através da palavra que une, evangeliza e transforma. Comunicação da RSB com informações da Ir Maike Loes

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