Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil
27/12/2023

Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil

Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, por meio da parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e o Grupo Editorial Edebé (Espanha), para apoiar a produção dos materiais didáticos, paradidáticos e de literatura das escolas salesianas de todo o país. Hoje, a Edebê também produz materiais didáticos digitais e soluções tecnológicas para a área da educação e tem como missão atuar na criação de produtos e serviços educativos que contribuem ao desenvolvimento integral das crianças e jovens em diferentes dimensões da pessoa: cognitiva, afetiva, psicomotora e transcendente.

Nesse contexto, confira um pouco dos trabalhos da Edebê durante o ano de 2023:

EDITORA EDEBÊ BRASIL COMPLETA 10 ANOS

https://rsb.org.br/noticia/Editor-Edebe-Brasil-completa-10-anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais. A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação. Mais detalhes sobre a comemoração clique aqui.

LANÇAMENTO DA ESTREIA 2023
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/rsborgbr/site/downloads/2023_01_04/Estreia-2023-Digital-1-20230104121532.pdf

Anualmente, o Reitor-Mor disponibiliza a Estreia, um documento que direciona os trabalhos da Família Salesiana de todo o mundo durante aquele ano. Esta tradição foi iniciada pelo próprio Dom Bosco e se perpetua até hoje dentro da missão salesiana. Lançado em italiano, o e-book da Estreia 2023, na versão em língua portuguesa é editado e publicado pela Editora Edebê.
A Estreia de 2023, escrita pelo 10º Sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor e Cardela Àngel Fernández Artime, trouxe o tema “Como fermento na família humana de hoje - A dimensão laical da Família de Dom Bosco”.
Confira a Estreia 2023 na íntegra clicando aqui.

RSB E EDEBÊ LANÇAM COLEÇÃO MUNDO APRENDIZ
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Edebe-lancam-Colecao-Mundo-Aprendiz

A Rede Salesiana Brasil, juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, lança a nova Coleção Mundo Aprendiz, um material todo pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.
O lançamento busca dar uma resposta atualizada e inovadora às ações de formação e qualificação profissional das obras. Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por Inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editorias realizados pela Edebê Brasil. “O Projeto Mundo Aprendiz traz consigo a inovação e a realização de uma ação concreta para ajudar na inclusão de meninos e meninas no mercado de trabalho e para alcançar as metas de seus Projetos de Vida. Com isso, entendo que estamos dando também uma resposta ao Planejamento Estratégico da RSB, que tem como um dos objetivos o fortalecimento da incidência do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano nas opções de vida dos jovens”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva.
Conheça mais detalhes sobre a Coleção Mundo Aprendiz clicando aqui.

ENCONTRO FORMATIVO PARA USO DA COLEÇÃO GIROLHAR ETAPA 2

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, aconteceu o I Encontro Formativo presencial para o uso da Coleção Girolhar Etapa 2 anos. O encontro foi ministrado por Aline Pinto, a autora da Coleção Girolhar, que também tem ampla experiência na formação de professores, acompanhada pela Ir. Adair Aparecida Sberga, Gerente Executiva da Edebê. O encontro aconteceu no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, e reuniu 58 participantes, entre professoras e coordenadoras da Educação Infantil das inspetorias de São Paulo e Minas Gerais.
A formação de professores tem o objetivo de capacitar e apresentar possibilidades para explorar ao máximo os materiais adotados pelas escolas. Essa etapa é um dos diferenciais dos materiais ofertados pela Editora Edebê.

RSB E EDITORA EDEBÊ NA BETT BRASIL 2023
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Editora-Edebe-na-Bett-Brasil-2023

De 09 a 12 de maio, no Transamérica Expo Center de São Paulo, aconteceu o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Brasil 2023. Este ano, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas e mais de 300 expositores, trazendo o tema “Educação e Trabalho para Novos Futuros”.
Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estive presente o então Diretor Executivo da RSB e Administrador da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, bem como os seguintes representantes da editora salesiana: a Coordenadora de Marketing e Relacionamento, Tatiana Lima; o Gestor do Departamento de Produtos Digitais (DPD), Rafael Borgate, a Coordenadora Editorial, Giovanna Farago e a então Gerente Executiva, Ir. Adair Aparecida Sberga, a qual também fez parte do Comitê de Políticas Estratégicas da Bett Brasil e, este ano, participou da abertura do evento, além de mediar, no Fórum dos Gestores, a palestra "Escola também educa as famílias?", que aconteceu na tarde da terça-feira (09).
Confira as fotos e mais detalhes sobre o evento clicando aqui.

VATICANO RESPONDE CARTAS DE ALUNOS EM ATIVIDADE SUGERIDA NO MATERIAL DIDÁTICO DA EDEBÊ
https://drive.google.com/file/d/1lRem1m7lW7rUKtOkEfDdKnB16fLdc-j1/view

Os alunos do 5o ano do Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção de Piracicaba/SP escrevem, ao longo do ano, cartas para o Papa Francisco. A atividade faz parte do material didático da coleção anterior de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Editora Edebê.
Embora a nova coleção de Ensino Religioso, integrante da Coleção Nautas, já esteja em uso, a continuidade do projeto se deu, segundo o colégio, após as cartas serem respondidas pelo Vaticano. “Os alunos ficaram encantados com o carinhoso retorno. Essa é a quarta carta enviada e respondida pelo Vaticano”, destacou o colégio por meio de uma nota.
Lei a carta na íntegra clicando aqui.

RSB E EDITORA EDEBÊ NO VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Editora-Edebe-marcam-presenca-no-VI-Congresso-de-Educacao-Catolica-da-ANEC

Com o tema “Transformar o Presente, Tecer o Futuro: Pactos e Compromissos”, aconteceu, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2023, o VI Congresso Nacional de Educação Católica promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O foco do evento foi proporcionar aos estudantes recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a eles mais autonomia à própria aprendizagem. O Congresso aconteceu no Centro de Convenções de Salvador (BA), e contou com aproximadamente 2 mil pessoas, das quais, representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estavam os Diretores Executivos, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, a Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Vice-Presidente da ANEC, Adair Aparecida Sberga, representantes das 10 Inspetorias Salesianas do Brasil, além de um grupo de colaboradores da Editora Edebê, junto a gestores de outras instituições de ensino, especialistas em diferentes áreas do conhecimento, professores e demais religiosos.
Os participantes foram convidados a refletir sobre o objetivo principal do evento, que é pensar no futuro da educação e também repensar o presente da educação de uma forma diferente, construindo currículos significativos que engajem os estudantes e os ajudem a se tornarem pessoas protagonistas na construção e transformação da história.
Confira mais detalhes e fotos clicando aqui.

PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADAS JOVENS GÊNIOS
https://www.rsb.org.br/noticia/Estudantes-Salesianos-sao-premiados-nas-Olimpiadas-Jovens-Genios

No dia 12 de julho, aconteceu o evento de premiação das Olimpíadas Jovens Gênios, no Rio de Janeiro. O objetivo das Olimpíadas é incentivar o engajamento dos professores e o desenvolvimento dos alunos em componentes curriculares através de uma avaliação por meio da trilha de aprendizagem da Jovens Gênios, oferecendo uma oportunidade de reconhecimento e premiação para os professores e alunos mais engajados.
Nesta edição, três alunos da Rede Salesiana Brasil foram premiados:
Melhor Aluno em Matemática: Miguel Anastácio Ferreira Monteiro (Instituto Laura Vicuña - RO)
Melhor Aluno em História: Guilherme Lusvarghi Zormann Secco (C. E. Nsa. Sra. Auxiliadora - CENSA - SP) Melhor Aluno em Geografia: Nicolas Bleichwel Santos (Instituto Auxiliadora - SC)
Os alunos da Rede Salesiana têm acesso à plataforma por meio da parceria firmada pela Editora Edebê com a Jovens Gênios que, em 2023, passou a ofertar a plataforma no seu kit didático do Ensino Fundamental - Anos Finais.

PARCEIRA DA EDITORA EDEBÊ REALIZA 4º SIMULADO NACIONAL ABERTO DO ENEM
https://www.rsb.org.br/noticia/Parceira-da-Edebe-oferece-Simulado-Nacional-Aberto-do-ENEM

A Revista Istoé Dinheiro publicou uma matéria sobre a realização do 4º Simulado Nacional Aberto do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado nos dias 13 e 20 de agosto de 2023. Puderam participar pessoas de todo o país interessadas em se preparar para o exame de forma gratuita. Este evento ofereceu uma oportunidade única de avaliação em Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e, pela primeira vez, Redação.
O 4º Simulado Aberto do Enem foi organizado pela TRIEduc Inteligência Educacional, parceria da Edebê que oferece uma plataforma de avaliação adaptativa para os alunos do Ensino Médio que utilizam o kit didático da Editora Salesiana. A iniciativa do simulado buscou auxiliar os estudantes a se prepararem de maneira eficiente e eficaz para o Enem, um dos exames mais importantes do Brasil.
Confira a mais detalhes clicando aqui.

MUSICAL INFANTIL “BRASÍLIA E O SONHO ENCANTADO”
https://archive.sendpul.se/v/4k4xm/19zmf/

O amor por Brasília foi a inspiração de Alexandre Parente para escrever o livro “Brasília e o Sonho Encantando”. A obra, lançada em 2020, pela Editora Edebê, em meio à pandemia, encantou o público. Na história, monumentos da cidade ganham vida e tornam-se personagens infantis encantadores - ilustrados pelo artista Gustavo Ramos. O sucesso foi tamanho que a Escola de Música de Brasília transformou o livro num lindo musical. O espetáculo musical faz parte das festividades do Dia das Crianças e será apresentado no Teatro Levino de Alcântara, na referida escola, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em duas sessões diárias: às 10h e às 15h30. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

Durante o mês de outubro, alguns colaboradores da Editora Edebê tiveram a chance de assistir à apresentação do musical e testemunharam a qualidade da produção, além da dedicação e paixão da equipe por trás deste projeto singular. O espetáculo celebrou a riqueza da cultura brasileira e também reforçou o compromisso da Edebê Brasil com a promoção da educação e da literatura infantil.

EDITORA EDEBÊ BRASIL É INDICADA AO PRÊMIO JABUTI 2023
https://www.edebe.com.br/post/editora-edeb%C3%AA-brasil-destaca-se-entre-os-finalistas-do-pr%C3%AAmio-jabuti-2023
A noite do dia 5 de dezembro marcou a 65ª edição do prestigiado Prêmio Jabuti, realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Entre os momentos marcantes da cerimônia, a Editora Edebê Brasil ganhou destaque ao figurar entre os cinco finalistas pela primeira vez na categoria Produção Editorial e Inovação, concorrendo com o livro "O Povo Kambeba e a gota d'água", escrito por Márcia Kambeba e ilustrado por Cris Eich. Essa conquista representa um marco significativo na trajetória da editora, que tem sido reconhecida pela qualidade e inovação em suas produções.
A premiação, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), contou com a inscrição de 4.245 obras distribuídas em 21 categorias, abrangendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A Editora Edebê Brasil comemorou a indicação que reconhece não apenas o talento literário, mas também a excelência na produção e inovação editorial.
O evento contou com a representação da Edebê Brasil por: Lauri Cericato, diretor de produtos e serviços; Tatiana Kelly Lima, diretora de negócios; e Rafael Borgate, Líder da área de produtos digitais.
Confira todos os detalhes da noite de premiações clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com apoio de Equipe de Comunicação da Editora Edebê Brasil

Mais Recentes

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Educadores Salesianos realizam peregrinação inspiradora pelos marcos da Salesianidade

Durante o ano de 2025, educadores do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), integrantes do Núcleo de Estudo e Aprofundamento em Salesianidade (NEAS), vivenciaram uma intensa experiência de fé, comunhão e aprendizagem. A ação culminou em uma singular peregrinação nos dias 20 e 21 de novembro, percorrendo locais históricos de grande significado para a missão educativa salesiana. A jornada começou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde o grupo participou da missa às 16h e passou pela Porta Santa, momento especial de graça e renovação espiritual. Os educadores permaneceram no complexo da basílica durante todo o dia, das 10h às 18h, e vivenciaram momentos de oração diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, renovando seu compromisso com a missão educativa sob a proteção da Padroeira do Brasil. No dia seguinte, os peregrinos seguiram para Pindamonhangaba, onde visitaram a Vila dos Becchi, local que hospeda a réplica da casa de Dom Bosco. O grupo foi acolhido por padre Agnaldo e pelos salesianos cooperadores Rosana e Eduardo, que conduziram uma visita guiada detalhada, proporcionando uma vivência profunda da história e espiritualidade do fundador da Família Salesiana. Ainda na tarde do dia 21, os educadores chegaram a Guaratinguetá, recebidos por Isadora Prudente, que guiou a visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Posteriormente, conheceram o Colégio do Carmo, acompanhados pelas Irmãs Salesianas Beatrice e Auxiliadora. Ao longo do ano, 29 educadores participaram dos estudos promovidos pelo NEAS, que foram desenvolvidos em encontros mensais presenciais e leituras encaminhadas online, entre março e dezembro. Destes, 16 participaram da peregrinação, considerada um ponto alto do aprofundamento em salesianidade. A equipe foi coordenada por Jâni, coordenadora pedagógica do Auxiliadora, e Juliane, coordenadora de pastoral, que organizaram cuidadosamente todos os encontros em parceria com a Irmã Maria Alzira. As demais FMA da comunidade de Campos Novos participaram ativamente das reflexões junto aos educadores, fortalecendo os vínculos da comunidade educativa. Os depoimentos dos participantes expressam a intensidade e os frutos da experiência: «A nossa experiência no NEAS foi muito mais do que apenas conhecer mais a fundo a vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A culminância do projeto, com a viagem, nos fez reviver e mergulhar em um pedaço vivo do passado. Essa vivência reforçou em nós a certeza da importância do amor, da partilha e da convivência, e nos fez compreender que o legado deixado por eles continua vivo em nossa missão como educadores salesianos hoje.» (Tálice – Educadora) «Finalizar o projeto NEAS com a visitação foi uma experiência verdadeiramente especial e única. Cada educador que participou das leituras e dos encontros presenciais ao longo do ano encerrou esta etapa fortalecido, inspirado e com o compromisso renovado de seguir cultivando o legado de Madre Mazzarello e Dom Bosco, levando adiante seus valores e ensinamentos com ainda mais dedicação e amor à missão educativa.» (Jâni, Coordenadora Pedagógica) Essa peregrinação de fé, história e identidade salesiana reforçou no grupo o compromisso de educar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, inspirando a continuidade da missão educativa que tão profundamente transforma a vida das crianças e jovens atendidos pelo Colégio Auxiliadora, de Campos Novos.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do INSA São Paulo têm contos selecionados e capa vencedora no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste 2025"

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de São Paulo (SP), celebra em 2025 um dos resultados mais expressivos de sua trajetória no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste”. Nesta que é a 5ª participação da Instituição, quatro estudantes se destacaram: três tiveram seus contos selecionados para compor a coletânea, e uma estudante conquistou o grande destaque da edição ao ter sua criação escolhida como a ilustração da capa do livro. A estudante Raphaela, do 9º ano, foi a responsável pela arte selecionada para a capa oficial da obra, um reconhecimento que evidencia sua originalidade e sensibilidade artística. Já os estudantes Carlos, Yasmim e Bruna, todos do 8º ano, tiveram seus contos aprovados pela editora, representando a força criativa e a autoria literária dos jovens do INSA – São Paulo. A obra reúne produções de estudantes de toda a Zona Leste da cidade e evidencia o poder transformador da educação. Cada conto carrega reflexões, vivências e perspectivas que mostram como a leitura e a escrita promovem autonomia, criticidade e expressão. Premiação A premiação e o encontro entre as escolas participantes aconteceram na última sexta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, reunindo estudantes, educadores e representantes do projeto em um momento de celebração ao talento juvenil. Para o INSA – São Paulo, o resultado também reconhece o trabalho contínuo de incentivo à leitura e à produção literária. A instituição destaca ainda o papel fundamental da Biblioteca Escolar, que acompanha o processo e fortalece a participação dos estudantes em projetos como este. A iniciativa, organizada pela D3 Educacional, reafirma a importância da leitura, da escrita e da expressão artística como caminhos de desenvolvimento humano. Cada conto selecionado é um testemunho do poder transformador da educação — uma educação que ultrapassa os muros da escola e se materializa na sensibilidade, na criatividade e no posicionamento crítico dos estudantes. Orgulho da escola As narrativas apresentadas revelam a força e a resiliência de uma geração que aprende a construir sentido, pertencimento e cidadania por meio das palavras. Para o INSA – São Paulo, os trabalhos selecionados para o livro são motivo de imenso orgulho, pois expressam não apenas talento, mas também empenho, dedicação e o desejo genuíno de comunicar ideias ao mundo. O resultado alcançado em 2025 representa mais que uma conquista literária: é a valorização do esforço dos estudantes, o incentivo à produção criativa e o compromisso do INSA com uma educação que reconhece o potencial de cada jovem — e celebra, com entusiasmo, cada passo dessa trajetória.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil