Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil
27/12/2023

Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil

Retrospectiva 2023 - Editora Edebê Brasil

A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, por meio da parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e o Grupo Editorial Edebé (Espanha), para apoiar a produção dos materiais didáticos, paradidáticos e de literatura das escolas salesianas de todo o país. Hoje, a Edebê também produz materiais didáticos digitais e soluções tecnológicas para a área da educação e tem como missão atuar na criação de produtos e serviços educativos que contribuem ao desenvolvimento integral das crianças e jovens em diferentes dimensões da pessoa: cognitiva, afetiva, psicomotora e transcendente.

Nesse contexto, confira um pouco dos trabalhos da Edebê durante o ano de 2023:

EDITORA EDEBÊ BRASIL COMPLETA 10 ANOS

https://rsb.org.br/noticia/Editor-Edebe-Brasil-completa-10-anos

Nesta terça-feira (21), a Editora Edebê Brasil completa 10 anos de fundação. Há uma década, a Editora trilhava os primeiros passos de uma jornada editorial comprometida em apoiar uma educação de qualidade e a formação integral de crianças, adolescentes e jovens a partir de seus materiais e soluções educacionais. A Editora Edebê chegou ao Brasil em 2013, pela parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB) e Sofrasa (Grupo Editorial Edebé Barcelona - Espanha), apoiando as Formações e o Material Didático Salesiano a partir de novas tecnologias. Atualmente, a Edebê Brasil trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil e salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação. Mais detalhes sobre a comemoração clique aqui.

LANÇAMENTO DA ESTREIA 2023
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/rsborgbr/site/downloads/2023_01_04/Estreia-2023-Digital-1-20230104121532.pdf

Anualmente, o Reitor-Mor disponibiliza a Estreia, um documento que direciona os trabalhos da Família Salesiana de todo o mundo durante aquele ano. Esta tradição foi iniciada pelo próprio Dom Bosco e se perpetua até hoje dentro da missão salesiana. Lançado em italiano, o e-book da Estreia 2023, na versão em língua portuguesa é editado e publicado pela Editora Edebê.
A Estreia de 2023, escrita pelo 10º Sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor e Cardela Àngel Fernández Artime, trouxe o tema “Como fermento na família humana de hoje - A dimensão laical da Família de Dom Bosco”.
Confira a Estreia 2023 na íntegra clicando aqui.

RSB E EDEBÊ LANÇAM COLEÇÃO MUNDO APRENDIZ
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Edebe-lancam-Colecao-Mundo-Aprendiz

A Rede Salesiana Brasil, juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, lança a nova Coleção Mundo Aprendiz, um material todo pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.
O lançamento busca dar uma resposta atualizada e inovadora às ações de formação e qualificação profissional das obras. Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por Inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editorias realizados pela Edebê Brasil. “O Projeto Mundo Aprendiz traz consigo a inovação e a realização de uma ação concreta para ajudar na inclusão de meninos e meninas no mercado de trabalho e para alcançar as metas de seus Projetos de Vida. Com isso, entendo que estamos dando também uma resposta ao Planejamento Estratégico da RSB, que tem como um dos objetivos o fortalecimento da incidência do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano nas opções de vida dos jovens”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva.
Conheça mais detalhes sobre a Coleção Mundo Aprendiz clicando aqui.

ENCONTRO FORMATIVO PARA USO DA COLEÇÃO GIROLHAR ETAPA 2

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, aconteceu o I Encontro Formativo presencial para o uso da Coleção Girolhar Etapa 2 anos. O encontro foi ministrado por Aline Pinto, a autora da Coleção Girolhar, que também tem ampla experiência na formação de professores, acompanhada pela Ir. Adair Aparecida Sberga, Gerente Executiva da Edebê. O encontro aconteceu no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo, e reuniu 58 participantes, entre professoras e coordenadoras da Educação Infantil das inspetorias de São Paulo e Minas Gerais.
A formação de professores tem o objetivo de capacitar e apresentar possibilidades para explorar ao máximo os materiais adotados pelas escolas. Essa etapa é um dos diferenciais dos materiais ofertados pela Editora Edebê.

RSB E EDITORA EDEBÊ NA BETT BRASIL 2023
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Editora-Edebe-na-Bett-Brasil-2023

De 09 a 12 de maio, no Transamérica Expo Center de São Paulo, aconteceu o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Brasil 2023. Este ano, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas e mais de 300 expositores, trazendo o tema “Educação e Trabalho para Novos Futuros”.
Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estive presente o então Diretor Executivo da RSB e Administrador da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, bem como os seguintes representantes da editora salesiana: a Coordenadora de Marketing e Relacionamento, Tatiana Lima; o Gestor do Departamento de Produtos Digitais (DPD), Rafael Borgate, a Coordenadora Editorial, Giovanna Farago e a então Gerente Executiva, Ir. Adair Aparecida Sberga, a qual também fez parte do Comitê de Políticas Estratégicas da Bett Brasil e, este ano, participou da abertura do evento, além de mediar, no Fórum dos Gestores, a palestra "Escola também educa as famílias?", que aconteceu na tarde da terça-feira (09).
Confira as fotos e mais detalhes sobre o evento clicando aqui.

VATICANO RESPONDE CARTAS DE ALUNOS EM ATIVIDADE SUGERIDA NO MATERIAL DIDÁTICO DA EDEBÊ
https://drive.google.com/file/d/1lRem1m7lW7rUKtOkEfDdKnB16fLdc-j1/view

Os alunos do 5o ano do Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção de Piracicaba/SP escrevem, ao longo do ano, cartas para o Papa Francisco. A atividade faz parte do material didático da coleção anterior de Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Editora Edebê.
Embora a nova coleção de Ensino Religioso, integrante da Coleção Nautas, já esteja em uso, a continuidade do projeto se deu, segundo o colégio, após as cartas serem respondidas pelo Vaticano. “Os alunos ficaram encantados com o carinhoso retorno. Essa é a quarta carta enviada e respondida pelo Vaticano”, destacou o colégio por meio de uma nota.
Lei a carta na íntegra clicando aqui.

RSB E EDITORA EDEBÊ NO VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC
https://www.rsb.org.br/noticia/RSB-e-Editora-Edebe-marcam-presenca-no-VI-Congresso-de-Educacao-Catolica-da-ANEC

Com o tema “Transformar o Presente, Tecer o Futuro: Pactos e Compromissos”, aconteceu, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2023, o VI Congresso Nacional de Educação Católica promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O foco do evento foi proporcionar aos estudantes recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a eles mais autonomia à própria aprendizagem. O Congresso aconteceu no Centro de Convenções de Salvador (BA), e contou com aproximadamente 2 mil pessoas, das quais, representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estavam os Diretores Executivos, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, a Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Vice-Presidente da ANEC, Adair Aparecida Sberga, representantes das 10 Inspetorias Salesianas do Brasil, além de um grupo de colaboradores da Editora Edebê, junto a gestores de outras instituições de ensino, especialistas em diferentes áreas do conhecimento, professores e demais religiosos.
Os participantes foram convidados a refletir sobre o objetivo principal do evento, que é pensar no futuro da educação e também repensar o presente da educação de uma forma diferente, construindo currículos significativos que engajem os estudantes e os ajudem a se tornarem pessoas protagonistas na construção e transformação da história.
Confira mais detalhes e fotos clicando aqui.

PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADAS JOVENS GÊNIOS
https://www.rsb.org.br/noticia/Estudantes-Salesianos-sao-premiados-nas-Olimpiadas-Jovens-Genios

No dia 12 de julho, aconteceu o evento de premiação das Olimpíadas Jovens Gênios, no Rio de Janeiro. O objetivo das Olimpíadas é incentivar o engajamento dos professores e o desenvolvimento dos alunos em componentes curriculares através de uma avaliação por meio da trilha de aprendizagem da Jovens Gênios, oferecendo uma oportunidade de reconhecimento e premiação para os professores e alunos mais engajados.
Nesta edição, três alunos da Rede Salesiana Brasil foram premiados:
Melhor Aluno em Matemática: Miguel Anastácio Ferreira Monteiro (Instituto Laura Vicuña - RO)
Melhor Aluno em História: Guilherme Lusvarghi Zormann Secco (C. E. Nsa. Sra. Auxiliadora - CENSA - SP) Melhor Aluno em Geografia: Nicolas Bleichwel Santos (Instituto Auxiliadora - SC)
Os alunos da Rede Salesiana têm acesso à plataforma por meio da parceria firmada pela Editora Edebê com a Jovens Gênios que, em 2023, passou a ofertar a plataforma no seu kit didático do Ensino Fundamental - Anos Finais.

PARCEIRA DA EDITORA EDEBÊ REALIZA 4º SIMULADO NACIONAL ABERTO DO ENEM
https://www.rsb.org.br/noticia/Parceira-da-Edebe-oferece-Simulado-Nacional-Aberto-do-ENEM

A Revista Istoé Dinheiro publicou uma matéria sobre a realização do 4º Simulado Nacional Aberto do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado nos dias 13 e 20 de agosto de 2023. Puderam participar pessoas de todo o país interessadas em se preparar para o exame de forma gratuita. Este evento ofereceu uma oportunidade única de avaliação em Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e, pela primeira vez, Redação.
O 4º Simulado Aberto do Enem foi organizado pela TRIEduc Inteligência Educacional, parceria da Edebê que oferece uma plataforma de avaliação adaptativa para os alunos do Ensino Médio que utilizam o kit didático da Editora Salesiana. A iniciativa do simulado buscou auxiliar os estudantes a se prepararem de maneira eficiente e eficaz para o Enem, um dos exames mais importantes do Brasil.
Confira a mais detalhes clicando aqui.

MUSICAL INFANTIL “BRASÍLIA E O SONHO ENCANTADO”
https://archive.sendpul.se/v/4k4xm/19zmf/

O amor por Brasília foi a inspiração de Alexandre Parente para escrever o livro “Brasília e o Sonho Encantando”. A obra, lançada em 2020, pela Editora Edebê, em meio à pandemia, encantou o público. Na história, monumentos da cidade ganham vida e tornam-se personagens infantis encantadores - ilustrados pelo artista Gustavo Ramos. O sucesso foi tamanho que a Escola de Música de Brasília transformou o livro num lindo musical. O espetáculo musical faz parte das festividades do Dia das Crianças e será apresentado no Teatro Levino de Alcântara, na referida escola, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em duas sessões diárias: às 10h e às 15h30. A entrada é franca e as vagas são limitadas.

Durante o mês de outubro, alguns colaboradores da Editora Edebê tiveram a chance de assistir à apresentação do musical e testemunharam a qualidade da produção, além da dedicação e paixão da equipe por trás deste projeto singular. O espetáculo celebrou a riqueza da cultura brasileira e também reforçou o compromisso da Edebê Brasil com a promoção da educação e da literatura infantil.

EDITORA EDEBÊ BRASIL É INDICADA AO PRÊMIO JABUTI 2023
https://www.edebe.com.br/post/editora-edeb%C3%AA-brasil-destaca-se-entre-os-finalistas-do-pr%C3%AAmio-jabuti-2023
A noite do dia 5 de dezembro marcou a 65ª edição do prestigiado Prêmio Jabuti, realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Entre os momentos marcantes da cerimônia, a Editora Edebê Brasil ganhou destaque ao figurar entre os cinco finalistas pela primeira vez na categoria Produção Editorial e Inovação, concorrendo com o livro "O Povo Kambeba e a gota d'água", escrito por Márcia Kambeba e ilustrado por Cris Eich. Essa conquista representa um marco significativo na trajetória da editora, que tem sido reconhecida pela qualidade e inovação em suas produções.
A premiação, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), contou com a inscrição de 4.245 obras distribuídas em 21 categorias, abrangendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A Editora Edebê Brasil comemorou a indicação que reconhece não apenas o talento literário, mas também a excelência na produção e inovação editorial.
O evento contou com a representação da Edebê Brasil por: Lauri Cericato, diretor de produtos e serviços; Tatiana Kelly Lima, diretora de negócios; e Rafael Borgate, Líder da área de produtos digitais.
Confira todos os detalhes da noite de premiações clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com apoio de Equipe de Comunicação da Editora Edebê Brasil

Mais Recentes

Publicação de Irmã Josefa Américo Rolim é presença confirmada na 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Obra “Textos em Contextos” expressa sensibilidade, fé e missão salesiana e será apresentada no terceiro maior evento literário do mundo A Inspetoria Madre Mazzarello-BMM se alegra imensamente com a presença de uma publicação de uma Filha de Maria Auxiliadora na 28ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Trata-se da obra “Textos em Contextos”, de autoria da Irmã Josefa Américo Rolim, que atualmente atua na Coordenação de Pastoral do Instituto Auxiliadora, em São João del-Rei (MG). Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo é consolidada como o terceiro maior evento do gênero no mundo. A 28ª edição já tem data e local confirmados: acontecerá de 4 a 13 de setembro de 2026, no Distrito Anhembi, reunindo autores, editoras e leitores de todo o país e do exterior. A participação da obra de Irmã Josefa neste importante evento literário é motivo de grande alegria e gratidão para nossa Inspetoria, pois expressa a força da Missão Educativa e Evangelizadora também por meio da arte e da literatura. Sobre o processo de criação do livro, Ir. Josefa partilha com sensibilidade: “Fui escrevendo alguns poemas e apresentando para as pessoas que me incentivaram muito à publicação. Até que um dia, com o apoio da Inspetoria, alcançamos a nossa meta que eu jamais imaginava.” A obra “Textos em Contextos” nasceu de uma profunda experiência de contemplação da vida: “O livro nasceu num momento mágico de contemplação da vida nos mais diversos contextos. Foi um momento mágico de olhar para frente em direção ao horizonte para sentir cada palavra, cada verso deste livro.” Em suas palavras, escrever foi mais do que um exercício literário: foi uma experiência transformadora. “Escrever este livro foi a entrada no mundo imaginário como se fosse a porta de um jardim misterioso, onde fui sendo transportada para o infinito e transmutada de maneira mágica, graciosa e incrível.” Ela ainda destaca que os versos se tornaram fonte de renovação diária: “As palavras e versos me levam a renovar, no amanhecer de cada dia, a certeza de amar e viver com maior paixão para prosseguir meus sonhos com coragem e convicção. Mas Deus vai escrevendo nas linhas sinuosas da nossa vida.” Como Inspetoria, rendemos graças a Deus por este dom colocado a serviço da cultura, da espiritualidade e da Missão Salesiana. Que esta publicação continue tocando corações e inspirando muitos leitores a contemplar a vida com profundidade, fé e esperança. Parabenizamos a Irmã Josefa Américo Rolim por esta conquista e nos unimos em oração para que sua obra alcance muitos horizontes!“Textos em Contextos” pode ser adquirido on-line nas livrarias abaixo: Estante Virtual Um Livro Fonte: Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

A MENSAGEM DO REITOR-MOR, Pe. Fábio Attard: Coerência, a via privilegiada para a caridade

A MENSAGEM DO REITOR-MOR, Pe. Fábio Attard Esta passagem do evangelho de Lucas, capítulo 11,37-41, narra-nos como Jesus, a caminho de Jerusalém, aceita o convite para jantar com o fariseu. Temos um diálogo que representa um momento de confronto entre duas visões da religiosidade: a formal, centrada nas prescrições rituais, e a do coração, proposta por Jesus. À pergunta feita a Jesus sobre o motivo pelo qual não segue os gestos rituais da tradição, ao fariseu é feito o convite a ir além das ações exteriores, a verificar se a exterioridade corresponde de verdade àquilo que leva no coração. Jesus aceita o convite sem condições Como o fariseu, também nós podemos convidar Jesus para a nossa mesa. A sua resposta é surpreendente: Jesus aceita, sempre, sem pôr condições. Não pretende que a nossa casa esteja em ordem, não exige garantias sobre a nossa coerência. “Ele foi e pôs-se à mesa” – com esta simplicidade desarmante, Jesus entra na vida do fariseu, sabendo já o que vai encontrar, conhecendo as contradições, as sombras, as duplicidades. Esta é a primeira mensagem libertadora: Jesus não espera que sejamos capazes de tudo; vem para nos ajudar a ser capazes. Não devemos esconder quem somos de facto para ser dignos da sua presença. Antes, é mesmo a nossa incompetência a tornar-nos necessitados do encontro com Ele. Uma presença que ilumina Mas atenção: se Jesus aceita sem condições, a sua presença nunca é neutra ou inócua. Jesus entra e leva luz. O fariseu esperava talvez o hóspede complacente, alguém a exibir, a apresentar aos conhecidos: “Olhem, até Jesus vem a minha casa”. Ao invés, vê-se posto a nu sem ser humilhado com isso nem embaraçado. A presença de Jesus ilumina as contradições, faz emergir aquilo que preferiríamos manter escondido. Não é uma agressão, é antes como quando acendemos a luz num quarto: a luz não cria a poeira que há, mas torna-a visível. Assim Jesus: não inventa os nossos defeitos, mas bondosa e gradualmente nos ajuda a vê-los por aquilo que são. Em poucas palavras, a sua presença é um convite a fazer claridade na nossa vida: a ver com honestidade onde somos autênticos e onde ao invés vivemos de máscaras, onde há coerência e onde há contradição entre aquilo que parecemos e aquilo que somos. Além das aparências: o chamamento à coerência pessoal “Vós fariseus limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade”. Jesus não condena as práticas exteriores em si – as abluções, as orações públicas, a observância – mas projeta luz sobre aquela subtil e terrível cisão entre exterior e interior, a duplicidade de quem cuida a imagem ao mesmo tempo que descura o coração. É uma tentação que atravessa todos os tempos. Quanta energia despendemos para construir uma imagem aceitável! Nas redes sociais, na vida profissional, até nas relações mais íntimas: filtramos, selecionamos, mostramos só aquilo que nos valoriza. Ao contrário, Jesus chama a uma coerência a nível muito pessoal, antes ainda que público. Não se trata daquilo que os outros veem, mas de quem somos de verdade quando ninguém nos vê. É ali, na intimidade do coração, que se joga a nossa autenticidade. Uma visão sem zonas de sombra   “Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”. Há aqui uma profunda intuição humana e espiritual: o ser humano é uno. Não estamos divididos em compartimentos estanques – a dimensão pública e a privada, o corpo e o espírito, a exterioridade e a interioridade. Não podemos ter zonas de sombra, áreas da vida subtraídas à luz, pensando que não contaminamos o resto. O convite de Jesus é uma visão sem zonas de sombra: uma vida em que não haja ângulos escondidos onde cultivamos vícios, egoísmos, duplicidade. Uma transparência interior onde tudo é posto à luz da consciência e da graça. Isto não significa perfeição imediata, mas honestidade radical: reconhecer as nossas fragilidades, chamá-las pelo nome, não justificá-las, nem escondê-las. É o primeiro passo para a cura. A esmola como dom de si “Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo.” Aqui está o cume da mensagem de Jesus. A verdadeira purificação não vem de rituais exteriores, mas daquilo que há dentro. A coerência tem a capacidade de ser portadora de bondade. A palavra “esmola” em grego tem as suas raízes na palavra “misericórdia”, compaixão. Não é só questão de dar dinheiro, mas de nos darmos a nós mesmos: o nosso tempo, a nossa atenção, a nossa presença, a nossa vulnerabilidade. Quando vivemos esta unidade interior, quando não há cisão entre quem somos e quem parecemos, então desta unidade emana a verdadeira esmola, a autêntica misericórdia: um dom autêntico, não calculado, não instrumental. Não damos para parecer generosos, mas porque a generosidade tornou-se quem somos. Os jovens têm sede de adultos autênticos e coerentes Esta mensagem tem uma ressonância particular hoje, especialmente para as novas gerações. Os jovens vivem imersos numa cultura onde tudo tem um preço, tudo é calculado em termos de rendimento e utilidade; as identidades estão fragmentadas entre mil perfis, máscaras, papéis sociais; as relações são mediatas, filtradas, muitas vezes anónimas ou superficiais. Neste contexto, os jovens têm uma sede desesperada de adultos autênticos: pessoas que vivem aquilo que dizem, que não têm um rosto em público e outro em privado, que não mentem por conveniência. É preciso nunca esquecer que os jovens não procuram adultos perfeitos – esses rejeitam-nos como falsos. Procuram adultos verdadeiros: capazes de reconhecer as suas próprias fragilidades, de ser coerentes nas pequenas coisas cotidianas, de manter a palavra dada, de ter uma vida interior que se vê. O melhor serviço que podemos prestar às novas gerações não é dar-lhes conselhos morais ou regras de comportamento, mas testemunhar uma vida autêntica. O convite permanente O fariseu convidou Jesus uma vez. Mas o texto revela-nos que Jesus está sempre disponível a ser convidado, hoje tal como há dois mil anos. A pergunta para cada um de nós é: estamos dispostos a acolhê-l’O sabendo que a sua presença nos colocará perante a verdade de nós mesmos? Estamos prontos a deixar que ilumine as zonas de sombra? E ainda: depois de haver acolhido esta luz, estamos dispostos a viver na autenticidade renunciando às máscaras, dando aos outros não aquilo que nos engrandece, mas aquilo que temos dentro”? Num mundo sedento de verdade, ser pessoas autênticas não é um luxo espiritual: é o primeiro ato de caridade que podemos realizar. Especialmente para com quem, como os jovens, tem o direito de ver que é possível viver sem duplicidades, que a integridade que não é uma utopia, que a coerência entre interior e exterior é o caminho da verdadeira liberdade.   Fonte: Agência Info Salesiana

Estudante salesiano que viralizou como Ney Matogrosso desfila em escola de samba que homenageia o cantor

Escola de samba homenageou Ney Matogrosso com o enredo "Camaleônico". Convite para o desfile surgiu em 2025, feito pela presidente da escola de samba Imperatriz após a repercussão do vídeo O estudante Yago Savalla, de 16 anos, que viralizou nas redes sociais ao se caracterizar como Ney Matogrosso em uma atividade escolar, em Salvador, desfilou pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval do Rio de Janeiro. A escola foi uma das participantes da primeira noite de desfiles do Grupo Especial, no domingo (16), e levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Camaleônico”, em homenagem à carreira de Ney. Terceira colocada no carnaval de 2025, a Imperatriz destacou, neste ano, enredos que celebraram personalidades e raízes afro-brasileiras. Yago participou de uma das alegorias da escola. O convite foi feito ainda em 2025, após o vídeo da apresentação escolar viralizar. O próprio Ney Matogrosso viu a performance e elogiou. Na época, a presidente da escola, Catia Drumond, entrou em contato com a mãe do adolescente, que mora com a família em Salvador, para convidá-lo a desfilar no Rio. Em entrevista ao g1, Yago Savalla afirmou que viveu um dos momentos mais marcantes da sua trajetória ao desfilar pela Imperatriz Leopoldinense, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. O estudante disse que ainda tenta encontrar palavras para traduzir a emoção de estrear na avenida. “Eu estou me sentindo bem, muito feliz e me sentindo realizado. A sensação de pisar na Sapucaí pela primeira vez é indescritível. Até agora eu estou tentando formular palavras pra descrever o meu sentimento”. Yago afirmou que não imaginava a repercussão nem a troca com o público durante o desfile. Segundo ele, a interação com quem acompanhava a apresentação foi um dos pontos altos da experiência. “Em vários momentos eu interagi mesmo no carro alegórico, eu apontava, eu olhava, eu sorria, eu cantava junto. Então, é muito incrível”, disse. O jovem também destacou que enxerga o desfile como um ponto de partida na carreira artística. “É uma sensação de realização e de que esse é só o começo de tanta coisa bonita que tem aí pela frente. Eu espero, de verdade, que esse desfile tenha aberto mais portas pra mim, pra eu poder mostrar meu trabalho”, afirmou. Por fim, Yago fez questão de agradecer à escola e à comunidade. “Me resta uma gratidão imensa à escola, à comunidade de Ramos, à presidente Cátia e a toda nação leopoldinense, que me abraçou e praticamente me cuidou como se eu fosse um filho. Eu me senti pertencente àquele lugar e gostaria muito de continuar na escola”, declarou. Yago ganhou projeção nacional em junho de 2025, ao protagonizar uma apresentação no Colégio Liceu Salesiano do Salvador, no bairro de Nazaré. Com maquiagem inspirada em Ney Matogrosso, ele interpretou “Homem com H” durante um projeto interdisciplinar que envolveu turmas do ensino médio. A performance repercutiu nas redes sociais e rendeu elogios até do próprio Ney. “O que eu mais gostei foi que você não me copiou. Inspirado em mim, criou a sua própria performance! Parabéns”, comentou o artista. Ney Matogrosso comentou a publicação nas redes sociais — Foto: Redes sociais O adolescente também conheceu o cantor pessoalmente em Salvador, quando Ney Matogrosso se apresentou na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, durante a turnê “Bloco na Rua”. O encontro foi compartilhado por Yago nas redes sociais. Natural de São Luís (MA), Yago mora em Salvador há oito anos. Ele é apaixonado por teatro e dança desde a infância, e costumava fazer performances inspiradas em Michael Jackson.   Fonte: G1 Bahia     

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil