Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades
06/11/2024

Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades

II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil tem suas raízes na própria pedagogia salesiana: educar comunicando, comunicar educando

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação reunindo, em formato on-line, gestores, educadores e educandos das diversas presenças salesianas do Brasil. O evento teve como principal objetivo disseminar as práticas educomunicativas, já em andamento nas instituições da RSB, além de fortalecer os ecossistemas educomunicacionais locais e incentivar a formação continuada das equipes. Neste ano, foram recebidas 42 boas práticas que foram avaliadas por uma qualificada equipe de profissionais das áreas da Educação, Comunicação e Educomunicação. O seminário foi organizado pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação, com o apoio direto de Ir. Maike Loes e da gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva.

Imagem: Primeiro dia do seminário

O evento contou com a apresentação de dez boas práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em várias presenças da Rede Salesiana Brasil. 

No dia 4 de novembro, cinco práticas significativas foram apresentadas, incluindo: 

- O AUXICAST, podcast desenvolvido pelo Colégio Auxiliadora de Recife (PE), que é um projeto que busca conectar os estudantes e a comunidade por meio da comunicação digital.

- O Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF (MILO), promovido pela Obra Salesiana de Apoio Fraterno, de Araras (SP), que visa despertar o prazer pela leitura entre os jovens, criando espaços literários e facilitando o acesso a livros. 

- O KombiCast, da Casa do Puríssimo em Guaratinguetá (SP), uma iniciativa criativa que utiliza uma Kombi e o formato de podcast para incentivar a comunicação e expressão dos jovens. 

- O projeto Vivências em Ensino Religioso, do Instituto Maria Auxiliadora (Goiânia - GO), trouxe ainda atividades que integram valores espirituais à vida cotidiana dos estudantes, promovendo a reflexão ética e moral. 

- O Jovens Comunicadores, do Colégio São Joaquim, de Lorena (SP), oferece aos alunos ferramentas de produção de conteúdo, desenvolvendo habilidades de comunicação crítica e responsabilidade social.

Imagem: Segundo dia do seminário

No dia 5 de novembro, também foram compartilhadas cinco práticas inspiradoras e potentes:

- O projeto EU, você... NÓS: caminhos que se constroem, desenvolvido pelo Instituto São José (São José dos Campos - SP), por meio da produção de um livro de poemas e trabalhos em bordado, resgatando técnicas tradicionais e envolvendo as famílias e suas histórias. Além de incentivar a expressão artística, o projeto teve como objetivo fortalecer as relações interpessoais e intergeracionais.

- O Coletivo ECOAR, do Instituto Abequar (Linhares - ES), focado no protagonismo juvenil e na educação por meio da comunicação e arte, utilizando rodas de conversa e oficinas criativas. 

- O projeto Do Papel à Vida: uma prática que faz a diferença, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas - SP), que incentivou a aplicação prática dos conhecimentos escolares, promovendo uma conexão entre teoria e realidade, com impactos positivos no engajamento dos estudantes. 

- O projeto O Sonho que Faz Sonhar - A lição de Dom Bosco para os nossos dias, do Colégio Salesiano Dom Bosco (Salvador - BA), que aborda os ensinamentos de Dom Bosco e sua atual relevância. 

- O Conexão de Saberes, da Escola Salesiana Brasília (DF), foi apresentado como uma iniciativa que integra conhecimento e prática, promovendo o protagonismo estudantil e a inclusão social.

A seleção das boas práticas contou com a competência de um Comitê de Avaliação, composto pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB; Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife (PE); Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação da RSB; Ir. Mercedes Méndez Siliuto, Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção, da Espanha; Profª Drª Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Prof. Mestre Clériston Ramos, Bibliotecário SiB/FURG. A análise dos 42 relatos de boas práticas enviados pelas presenças foi realizada com base nos seguintes critérios: evidências da Dimensão Educomunicacional; relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana; participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral; abrangência e alcance da Prática; relevância social dos resultados alcançados com a Prática.

Ao final do evento, a Rede Salesiana Brasil reafirmou seu compromisso com a promoção de uma comunicação inclusiva e transformadora, reforçando a ideia de que a comunicação é essencial para a mudança social. Durante o encerramento, Ir. Maike Loes parabenizou os “protagonistas das boas práticas” que foram compartilhadas no seminário e destacou que “as juventudes têm sonhos: um deles é impactar o mundo por meio da comunicação. [...] o protagonismo é deles, dos jovens”.

Primeira edição - Em 2023, a primeira edição do Seminário aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Naquela ocasião, 43 boas práticas foram avaliadas por uma equipe de educadores e comunicadores. O evento contou com uma roda de conversa entre os membros do Comitê de Avaliação das Boas Práticas e a participação de Carlos Lima - Criador do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Em uma sala virtual dos Seminários de Boas Práticas de Educomunicação, as comunidades educativo-pastorais de todas as presenças salesianas terão oportunidade de revisitar as apresentações realizadas nos dois dias do Seminário e de conhecer os detalhes de todos os relatos de boas práticas enviados pelas presenças. 


Escrito por Angélica Novais - Comunicação da Rede Salesiana Brasil com contribuições da Ir. Maike Loes.

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Educação Salesiana e a Realidade da Criança Negra: Sonho e Desafio de Dom Bosco no Brasil de Hoje

Dom Bosco sonhou com uma educação capaz de transformar vidas, tirando jovens da pobreza e conduzindo-os ao protagonismo social. Seu projeto educativo nasceu da compaixão diante de uma juventude abandonada, marginalizada e sem perspectivas. Para ele, a educação deveria ser um caminho de transformação. No entanto, ao olhar para o Brasil contemporâneo, especialmente para as crianças negras, percebemos que esse sonho ainda não se concretizou. A criança negra é, muitas vezes, a face mais visível da pobreza estrutural que marca nossa sociedade. Vive em contextos onde o acesso à educação de qualidade é um percurso árduo, frequentemente interrompido pela fome, pela violência e pela exclusão. Mesmo quando encontra acolhimento e oportunidades, como nas escolas ou obras sociais inspiradas no carisma salesiano, persiste o drama da desigualdade: estudar de barriga vazia, voltar para casas sem saneamento, enfrentar preconceitos e estigmas cotidianos. A fome, inimiga silenciosa do aprendizado, rouba sonhos e apaga sorrisos. É preocupante constatar que, em um mundo marcado por avanços tecnológicos e grande capacidade produtiva, tantas crianças ainda necessitam do mínimo necessário para viver com dignidade. Enquanto se fala em inteligência artificial e inovação, milhões de meninos e meninas continuam privados de alimentação adequada, saúde e acesso ao conhecimento. Não por falta de capacidade, mas por falta de justiça social. Essa contradição interpela todos nós, discípulos de Dom Bosco, que acreditamos na potência transformadora do amor educativo. O carisma salesiano nos convida a ver Cristo nos rostos jovens, especialmente nos mais pobres. Quando esse rosto é o de uma criança negra, é preciso um olhar ainda mais atento, capaz de reconhecer as marcas de uma história de exclusão e resistência. Lembrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, à luz da espiritualidade salesiana, é mais do que celebrar a cultura e a herança afro-brasileira: é reafirmar o compromisso de lutar por equidade, romper as amarras da pobreza e promover a formação integral de crianças e jovens que continuam travando uma batalha diária contra a fome e o esquecimento. Dom Bosco acreditava que cada jovem, independentemente de sua origem, traz em si uma “semente de bem”. Essa semente, porém, precisa de solo fértil para germinar. Quando o ambiente social é hostil e faltam condições básicas, o potencial humano é sufocado. Por isso, educar à maneira salesiana hoje significa também denunciar as estruturas que mantêm a pobreza e anunciar caminhos de transformação. Significa lutar por políticas públicas que garantam alimentação escolar digna, promover a cultura da paz, incluir e valorizar a história e a identidade negra no espaço educativo. O sonho de Dom Bosco permanece vivo quando seus filhos e filhas se colocam ao lado dos que mais sofrem. Contudo, não basta acolher; é necessário cuidar, proteger e transformar. A educação salesiana não é neutra: ela é profética. Deve ser sinal de esperança em meio à injustiça, de vida em meio à morte social. Quando um educador salesiano dá de comer, acolhe, orienta e evangeliza uma criança faminta, realiza o coração do sonho de Dom Bosco e anuncia o Reino de Deus. Lembrar o 20 de novembro é, assim, renovar nossa missão. É reconhecer que a verdadeira enculturação do Evangelho passa pela escuta da dor do povo negro, pela valorização de sua cultura e pela retomada do ideal educativo que une fé, razão e amor. O sonho de Dom Bosco continua atual, mas só se tornará realidade quando nenhuma criança, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, tiver que escolher entre aprender e comer.   P. Carlos José da Silva, SDB, da Comissão de Diversidade e Inculturação da Inspetoria São João Bosco

Ex-Educando Salesiano tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educativas mais impactantes do ano

A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo Professor Wagner Garcia Siqueira, que atualmente leciona na Escola Estadual “Fadlo Haidar”, em São Paulo-Itaquera-SP, foi reconhecida como uma das 100 inovações educativas mais impactantes e escaláveis do mundo, para a edição de 2026 do catálogo da “HundrED” - organização global, com sede na Finlândia, que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito no dia 11 de novembro. Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do Prof. Wagner deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de alunos ao redor do Planeta. Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede estatal: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas, ao redor do mundo; e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o Prof. Wagner. Ex-Educando, Ex-Oratoriano e Membro da Paróquia Nª Sª Aparecida O Professor Wagner Garcia Siqueira tem uma relação antiga com a ‘Obra Social Dom Bosco’, do Bairro Itaquera; e fez questão de agradecer ao ‘P. Rosalvino Morán Viñayo’, Precursor da presença salesiana na Região, por toda a contribuição na sua trajetória: “Gratidão. Essa é a palavra que desejo expressar ao P. Rosalvino e à Comunidade Salesiana de Itaquera, por todo o trabalho em prol da educação de crianças, jovens e adultos, na periferia da Cidade de São Paulo, por meio da ‘Obra Social Dom Bosco’. Sou filho dessa Obra, que impactou decisivamente minha carreira como Professor, pois aprendi que, segundo Dom Bosco, “a educação é coisa do coração”. Foi uma enorme alegria poder anunciar ao querido ‘Padre Rosalvino’ que o Projeto ‘Penso, Logo Escrevo’ – Project ‘I think, therefore I write’ – foi reconhecido pela Fundação HundrED, da Finlândia, como uma das iniciativas mais inovadoras, impactantes e escaláveis, sendo selecionado para integrar a Coleção Global 2026”. Sobre o projeto Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos alunos diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita num processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente, da escolha dos temas à correção dos textos. O método se divide em cinco etapas:– os alunos se reúnem em grupos para sugerir temas;– as propostas são levadas à votação geral da turma;– cada aluno produz sua redação;– o professor faz a correção individual; e– por fim, se fazem leituras públicas, primeiro em sala e depois para toda a escola, num evento anual.Além de preparar os alunos para o ‘Provão Paulista’, ‘Enem’ e ‘Vestibulares’, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem. “A importância de reconhecer projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ vem de mostrar - aos Professores do Brasil e do Mundo - o trabalho que se faz na prática; um trabalho que é fruto de prática concreta; uma ação que responde a um desafio: fazer com que a educação/instrução se faça e que o aluno aprenda e cresça muito mais” – destaca Wagner. O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas de todo o mundo conheçam e repliquem a iniciativa. Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo-SP, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Profra. Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi. O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo Educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo SESC de Belo Horizonte, em 2005. Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o Professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas Professoras Ingrid Soma (da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na Zona Leste), e Geane Kênia (da Escola Estadual Prof. Bicalho, localizada na cidade de Grão-Mogol, em Minas Gerais); e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a Profra. Dra. Milene Bazarim, do Curso de Letras.   Fonte: Agência Info Salesiana

A Família Salesiana se prepara para os XLIV Dias de Espiritualidade: “Fazei o que Ele vos disser. Crentes, livres para servir”

 De 15 a 18 de janeiro de 2026, a Família Salesiana de todo o mundo se reunirá em Turim para participar da 44ª edição dos Dias de Espiritualidade (DEFS), anual encontro já tradicional, que reúne consagrados, leigos, jovens e amigos de Dom Bosco em torno da Estreia do Reitor-Mor. A edição de 2026 será a primeira sob a orientação do Reitor-Mor, P. Fábio Attard, e terá como foco o tema: “Fazei o que Ele vos disser. Crentes, livres para servir” – um convite a redescobrir a Fé como fonte de liberdade interior e de doação generosa na vida cotidiana e no empenho apostólico. Na carta de convocação, o Secretariado da Família Salesiana convida todos os grupos a se prepararem para uma experiência espiritual capaz de renovar a Fé e de fortalecer a unidade do carisma. A Estreia proposta pelo Reitor-Mor, que norteará todo o percurso dos Dias, volta o olhar para a atitude de Maria nas bodas de Caná: uma Fé que escuta, confia, liberta, torna disponível para o serviço. Uma Fé concreta, que moldou a vida de Dom Bosco, de Madre Mazzarello, dos primeiros missionários, de tantos membros da FS, que, ao longo do tempo, transformaram a dedicação diária em testemunho credível. O evento começará na quinta-feira, 15 de janeiro, com a recepção dos participantes, a sessão inaugural e a apresentação da Estreia pelo Reitor-Mor, momentos que marcarão a abertura oficial dos Dias. A celebração da Eucaristia na Basílica e uma noite de fraternidade darão o tom característico a esse encontro: um equilíbrio entre oração, reflexão, comunhão. A sexta-feira, 16 de janeiro, será dedicada ao aprofundamento bíblico e teológico do tema, com uma Lectio Divina conduzida pelo Diácono Paolo De Martino e, em seguida, partilhas em grupos linguísticos — espaço privilegiado para um diálogo realista sobre os desafios da Fé hoje. À tarde, o programa oferecerá aos participantes, atividades para conhecer melhor a recém-proclamada santa, Ir. Maria Troncatti, incluindo uma visita guiada à mostra “Asas de Maria Troncatti” e uma leitura teatral sobre a missionária das FMA. A Eucaristia será celebrada na igreja de São José Bento Cottolengo, destacando a figura deste santo piemontês e reafirmando o vínculo entre a espiritualidade salesiana e a tradição de caridade social que marca Turim. O dia se encerrará com a Vigília de oração organizada pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). O sábado, 17 de janeiro, será dedicado ao diálogo com a realidade dos jovens e dos grupos leigos: a manhã será reservada à reflexão sobre como despertar e acompanhar a Fé de adolescentes e jovens, com apoio de testemunhos e boas práticas já existentes. Na parte da tarde, haverá o momento comemorativo dos 150 Anos de Fundação dos Salesianos Cooperadores, com recordações históricas, uma análise do presente e uma visão para o futuro — além de uma mostra especial sobre os Grupos leigos nascidos da FS. A noite fraterna concluirá o dia. O último dia, domingo, 18 de janeiro, oferecerá aos participantes um espaço de síntese e releitura: após a Oração da manhã e a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor, a Assembleia seguirá para a avaliação final, com encontros em pequenos grupos e, depois, na reunião plenária conclusiva, antes do envio final — um apelo para que todos vivam a Fé como abertura ao serviço cotidiano, especialmente em favor dos jovens mais vulneráveis. As inscrições para participar dos DEFS devem ser feitas on-line até 14 de dezembro, pelo site www.famigliasalesiana.org. Agência Info Salesiana

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