Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades
06/11/2024

Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades

II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil tem suas raízes na própria pedagogia salesiana: educar comunicando, comunicar educando

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação reunindo, em formato on-line, gestores, educadores e educandos das diversas presenças salesianas do Brasil. O evento teve como principal objetivo disseminar as práticas educomunicativas, já em andamento nas instituições da RSB, além de fortalecer os ecossistemas educomunicacionais locais e incentivar a formação continuada das equipes. Neste ano, foram recebidas 42 boas práticas que foram avaliadas por uma qualificada equipe de profissionais das áreas da Educação, Comunicação e Educomunicação. O seminário foi organizado pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação, com o apoio direto de Ir. Maike Loes e da gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva.

Imagem: Primeiro dia do seminário

O evento contou com a apresentação de dez boas práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em várias presenças da Rede Salesiana Brasil. 

No dia 4 de novembro, cinco práticas significativas foram apresentadas, incluindo: 

- O AUXICAST, podcast desenvolvido pelo Colégio Auxiliadora de Recife (PE), que é um projeto que busca conectar os estudantes e a comunidade por meio da comunicação digital.

- O Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF (MILO), promovido pela Obra Salesiana de Apoio Fraterno, de Araras (SP), que visa despertar o prazer pela leitura entre os jovens, criando espaços literários e facilitando o acesso a livros. 

- O KombiCast, da Casa do Puríssimo em Guaratinguetá (SP), uma iniciativa criativa que utiliza uma Kombi e o formato de podcast para incentivar a comunicação e expressão dos jovens. 

- O projeto Vivências em Ensino Religioso, do Instituto Maria Auxiliadora (Goiânia - GO), trouxe ainda atividades que integram valores espirituais à vida cotidiana dos estudantes, promovendo a reflexão ética e moral. 

- O Jovens Comunicadores, do Colégio São Joaquim, de Lorena (SP), oferece aos alunos ferramentas de produção de conteúdo, desenvolvendo habilidades de comunicação crítica e responsabilidade social.

Imagem: Segundo dia do seminário

No dia 5 de novembro, também foram compartilhadas cinco práticas inspiradoras e potentes:

- O projeto EU, você... NÓS: caminhos que se constroem, desenvolvido pelo Instituto São José (São José dos Campos - SP), por meio da produção de um livro de poemas e trabalhos em bordado, resgatando técnicas tradicionais e envolvendo as famílias e suas histórias. Além de incentivar a expressão artística, o projeto teve como objetivo fortalecer as relações interpessoais e intergeracionais.

- O Coletivo ECOAR, do Instituto Abequar (Linhares - ES), focado no protagonismo juvenil e na educação por meio da comunicação e arte, utilizando rodas de conversa e oficinas criativas. 

- O projeto Do Papel à Vida: uma prática que faz a diferença, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas - SP), que incentivou a aplicação prática dos conhecimentos escolares, promovendo uma conexão entre teoria e realidade, com impactos positivos no engajamento dos estudantes. 

- O projeto O Sonho que Faz Sonhar - A lição de Dom Bosco para os nossos dias, do Colégio Salesiano Dom Bosco (Salvador - BA), que aborda os ensinamentos de Dom Bosco e sua atual relevância. 

- O Conexão de Saberes, da Escola Salesiana Brasília (DF), foi apresentado como uma iniciativa que integra conhecimento e prática, promovendo o protagonismo estudantil e a inclusão social.

A seleção das boas práticas contou com a competência de um Comitê de Avaliação, composto pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB; Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife (PE); Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação da RSB; Ir. Mercedes Méndez Siliuto, Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção, da Espanha; Profª Drª Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Prof. Mestre Clériston Ramos, Bibliotecário SiB/FURG. A análise dos 42 relatos de boas práticas enviados pelas presenças foi realizada com base nos seguintes critérios: evidências da Dimensão Educomunicacional; relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana; participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral; abrangência e alcance da Prática; relevância social dos resultados alcançados com a Prática.

Ao final do evento, a Rede Salesiana Brasil reafirmou seu compromisso com a promoção de uma comunicação inclusiva e transformadora, reforçando a ideia de que a comunicação é essencial para a mudança social. Durante o encerramento, Ir. Maike Loes parabenizou os “protagonistas das boas práticas” que foram compartilhadas no seminário e destacou que “as juventudes têm sonhos: um deles é impactar o mundo por meio da comunicação. [...] o protagonismo é deles, dos jovens”.

Primeira edição - Em 2023, a primeira edição do Seminário aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Naquela ocasião, 43 boas práticas foram avaliadas por uma equipe de educadores e comunicadores. O evento contou com uma roda de conversa entre os membros do Comitê de Avaliação das Boas Práticas e a participação de Carlos Lima - Criador do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Em uma sala virtual dos Seminários de Boas Práticas de Educomunicação, as comunidades educativo-pastorais de todas as presenças salesianas terão oportunidade de revisitar as apresentações realizadas nos dois dias do Seminário e de conhecer os detalhes de todos os relatos de boas práticas enviados pelas presenças. 


Escrito por Angélica Novais - Comunicação da Rede Salesiana Brasil com contribuições da Ir. Maike Loes.

Mais Recentes

150 anos de Missão e Coração: Associação dos Salesianos Cooperadores

Os 150 anos da Associação dos Salesianos Cooperadores foram celebrados com fé, gratidão e espírito de família em diversas presenças salesianas da Inspetoria no último sábado, dia 09 de maio. Em São Gabriel da Cachoeira/AM, o Centro Local Theotônio Ferreira promoveu uma solene celebração eucarística na Igreja Sagrada Família, situada na nova área missionária da cidade. Presidida pelo padre José Tran (SDB) e com a participação das Filhas de Maria Auxiliadora, a celebração evidenciou a riqueza da cultura amazônica no ofertório, com alimentos típicos da região apresentados ao altar. Ao final, os participantes entoaram o hino dos Salesianos Cooperadores, celebraram o marco histórico com os parabéns e registraram a foto oficial do momento. Em Porto Velho/RO, os Salesianos Cooperadores celebraram a data no Santuário de Fátima, dentro do novenário de Fátima que acontece em preparação para a festividade. Presidiu a celebração o padre João Batista da Arquidiocese e concelebrada pelo padre Daniel Cunha, reitor do santuário. Destaque para o terço, rezado após a celebração, conduzida pela equipe do oratório. Marcada pela gratidão, alegria e pelo trabalho missionário realizado ao longo dos anos. Os Centros Locais Dom Bosco e Laura Vicuña, juntamente com membros da Família Salesiana, participaram do momento solene. Na cidade de Ananindeua/PA, o padre Gaudêncio Gomes presidiu a celebração que reuniu a Família Salesiana em um clima de fé, gratidão e renovação missionária. A comemoração dos 150 anos tornou-se também ocasião para recordar a história construída com amor, dedicação e fidelidade ao carisma de São João Bosco, renovando o compromisso de ser sal e luz no mundo. Em Manaus/AM, a celebração foi presidida pelo inspetor, padre Felipe Bauzière, reunindo a Família Salesiana em um momento de profunda comunhão e renovação da missão salesiana. A presença das Filhas de Maria Auxiliadora, das ADMAs e das ex-alunas fortaleceu ainda mais o espírito de família que caracteriza o carisma salesiano. A procissão de entrada, marcada por emoção e gratidão, foi um dos destaques da celebração pelos 150 anos de missão dos Salesianos Cooperadores. Fonte: Salesianos Cooperadores/Comunicação-ISMA

Reitor-Mor nomeia Borja Pérez como novo Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores

Borja Pérez é o novo Coordenador Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores. A nomeação aconteceu no terceiro dia do Congresso Mundial, realizado em Sacrofano, e marcou um momento histórico: pela primeira vez, o escolhido não pertence à Região Itália-Oriente Médio-Malta. O anúncio, feito pelo Reitor-Mor P. Fábio Attard, foi recebido com emoção, alegria e festa entre os presentes. Biografia Borja Pérez nasceu em Santander, na Espanha, por volta de 1980. É casado com Emma, também Salesiana Cooperadora. Entrou em contato com a Família Salesiana ainda na infância, aos cinco anos, quando ingressou no colégio salesiano de Santander. Desde então, manteve atuação contínua na pastoral juvenil salesiana. Na juventude, atuou como animador de grupos na obra salesiana de Santander e depois assumiu funções de coordenação no Movimento Juvenil Salesiano em níveis inspetorial, nacional e europeu. Atualmente acompanha, junto da esposa, uma comunidade juvenil na paróquia de Nueva Montaña, em Santander. Borja Pérez fez a promessa como Salesiano Cooperador em agosto de 2007, durante o Campobosco Nacional realizado na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim. A promessa foi recebida pelo então Reitor-Mor salesiano, Pascual Chávez Villanueva. No campo profissional, formou-se engenheiro de Caminhos, Canais e Portos e atua há cerca de duas décadas em uma multinacional espanhola do setor de construção e infraestrutura. Trabalhou inicialmente em Aragão, Navarra e La Rioja, depois transferiu-se para Madri, mantendo vínculo com Santander e com o centro local salesiano da cidade. Antes de assumir a coordenação mundial, exerceu a função de Conselheiro Mundial para a Região Ibérica dos Salesianos Cooperadores. Nesse período, destacou-se pela condução do triênio preparatório para os 150 anos da associação, celebrado em 2026. Defendeu o fortalecimento do senso de pertença, da identidade laical salesiana e do compromisso apostólico junto aos jovens e famílias. Uma data dentro de uma data O último sábado, dia 9 de maio de 2026, carregou dois pesos ao mesmo tempo: o do Congresso Mundial em curso e o do 150º aniversário da fundação da Associação. A data marca o momento em que a Igreja aprovou o projeto de Dom Bosco de integrar leigos à Família Salesiana, depois de cerca de uma década de espera. O que nasceu como Pia União dos Cooperadores Salesianos é hoje a Associação dos Salesianos Cooperadores, mas preserva o sonho original: “verdadeiros salesianos no mundo”, presentes nas famílias, no trabalho e no serviço à juventude e às pessoas pobres. O chamado do Espírito A programação do dia teve início com a Santa Missa, e a homilia coube ao P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito. Ele alertou para a necessidade de deixar espaço ao verdadeiro protagonista da missão. “De nós”, sublinhou o P. Chávez, “espera-se escuta, docilidade e colaboração”, pois é o Espírito Santo quem abre as fronteiras geográficas e os corações das pessoas ao Evangelho. Olhar para fora Os trabalhos do dia giraram em torno do compromisso missionário da Associação e da herança a ser deixada aos futuros Salesianos Cooperadores. Uma mesa-redonda reuniu participantes de diferentes partes do mundo para debater o tema “Fermento entre jovens, famílias e idosos”, e o clima do encontro se equilibrou entre a celebração do aniversário e o olhar voltado para o futuro. Quatro palavras, um programa Antes de anunciar o nome do novo Coordenador, o P. Attard fixou quatro palavras como fundamento para o governo da Associação: escuta, comunhão, missão e participação. Para ele, a ausência de governo gera apenas anarquia, e a escuta produz a humildade que nasce da intimidade com Deus. Essa humildade, por sua vez, gera comunhão e participação, evita posições de conquista e favorece espaços de convergência dentro da Associação e de toda a Família Salesiana. Novos horizontes Com a nomeação de Borja Pérez, o Congresso enviou ao mundo um sinal de renovação. A sala recebeu o novo Coordenador com os braços abertos, e os agradecimentos se multiplicaram para quem parte e para quem fica, em torno de um único sonho: a salvação dos jovens. O Espírito, como se diz entre os presentes, sopra e impulsiona para novos horizontes. Fonte: Euclides Fernandes - Missão Salesiana de Mato Grosso. Com informações: Agência Salesiana de Notícias (ANS)

Começa hoje o VI Congresso Mundial dos Salesianos Cooperadores

Faltam poucas horas para a abertura oficial do VI Congresso Mundial dos Salesianos Cooperadores, que será realizado no Fraterna Domus, em Roma, entre os dias 7 a 10 de maio. “Ser fermento para dar fruto” é o lema que orientará os trabalhos, durante os quais serão celebrados oficialmente os 150 Anos da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC). Significado e alcance do congresso O Congresso Mundial configura-se como uma ocasião privilegiada de discernimento conjunto, sob a guia do Espírito Santo, das prioridades e estratégias que permitirão viver com renovado impulso a missão apostólica dos SSCC, em fidelidade ao Projeto de Vida Apostólica e em comunhão com toda a Família Salesiana. O evento foi convocado pelo Reitor-mor, padre Fabio Attard; e sua organização está a cargo do Conselho Mundial da Associação, com coordenação operativa e técnica confiada a Antonio Boccia, coordenador Mundial da Associação. No evento, estarão reunidos cerca de 400 Salesianos Cooperadores, junto com os delegados dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), provenientes das 110 inspetorias em que a Associação está presente, distribuídas em 12 regiões. Atividades e perspectivas As atividades do Congresso desenvolvem-se a partir de um itinerário de reflexão construído ao longo do triênio preparatório para o 150º aniversário. A programação parte de uma releitura histórica da Associação, avança para a análise de sua realidade interna e de seu papel institucional no contexto da Família Salesiana, da Igreja, da sociedade. Com base na leitura do cenário atual, o congresso se projeta, identificando os desafios que se impõem. O objetivo é delinear diretrizes e programas que orientarão a ação da Associação no próximo sexênio (2026–2032). Durante o evento, o Reitor-mor nomeará o novo coordenador Mundial da Associação, que assumirá o cargo a partir de 2026. Alguns subsídios já disponíveis Como parte da preparação para o VI Congresso Mundial dos SSCC, o Conselho Mundial lançou o Hino Oficial, intitulado “Com a força do amor”, composto pela Região América do Caribe Sul, como contribuição musical ao caminho da Associação. A música busca acompanhar os trabalhos do Congresso, favorecer a unidade entre as regiões e expressar a vitalidade dos Salesianos Cooperadores no mundo. Sua melodia inspira a esperança, criatividade e fidelidade ao carisma salesiano. Em sintonia com o hino, foi também proposta uma coreografia, disponível aqui. O caminho preparatório nestes últimos dias O VI Congresso Mundial foi precedido por um triênio de preparação marcado por temas específicos a cada ano e, recentemente, o conselho mundial intensificou a proposta com novos conteúdos e iniciativas. Entre eles, destacam-se vídeos curtos disponibilizados no YouTube, que recordam o chamado dos SSCC à santidade, por meio da vivência fiel do Projeto de Vida Apostólica (PVA), apresentando testemunhos como o da Serva de Deus Vera Grita, o do Venerável Attilio Giordani e o dos Beatos Bartolomé Blanco e Alexandrina da Costa. Às vésperas do Congresso, o Conselho Mundial dirigiu-se à Praça São Pedro, no Vaticano, para participar da Audiência Geral de quarta-feira e confiar à bênção do Santo Padre todo o percurso e os trabalhos do encontro. Acompanhe ao vivo A cerimônia de abertura do Congresso, que será transmitida ao vivo a partir das 11h (UTC+2), será seguida da Conferência “150 Anos, Construindo um Mundo Melhor”, proferida pelo Reitor-mor. Nos dias seguintes, os principais momentos do Congresso permanecerão disponíveis em transmissão ao vivo pelo canal dos Salesianos Cooperadores. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil