Em 25 de outubro de 2025, no aniversário de seu dies natalis, foi publicado o vídeo que resume a vida de Santa Maria Troncatti
Em 25 de outubro de 2025, no aniversário de seu dies natalis (25 de agosto de 1969), foi publicado o vídeo que resume a vida de Santa Maria Troncatti, apresentado em 17 de outubro na Casa Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora por ocasião da abertura das celebrações para a sua Canonização (19 de outubro).
“Toda existência traz em si a marca das próprias raízes. Os lugares, os afetos, os encontros inesperados, os desafios enfrentados nos primeiros anos não são apenas recordações, mas peças fundamentais para o caminho futuro. Assim foi para Maria Troncatti, a indômita missionária da floresta amazônica”.
Com essas palavras abre-se o vídeo, narrando os primeiros passos da menina que seria uma grande missionária no Equador e, agora, a primeira Filha de Maria Auxiliadora proclamada Santa depois da Cofundadora, Santa Maria Domingas Mazzarello.
De Corteno Golgi, pequeno vilarejo de montanha no norte da Itália, na província de Bréscia, onde nasce e vive a infância e adolescência, amadurecendo a escolha de partir sem voltar trás, a Varazze, na Ligúria, onde o início da Grande Guerra a levou a frequentar um curso de enfermagem, a Nizza Monferrato, onde recebe a destinação missionária de Madre Catarina Daghero, até ao amado Equador, onde se doou até dar a vida pela reconciliação entre colonos e shuar, as imagens se sucedem rapidamente, revelando o providencial desígnio de Deus sobre a vida dessa jovem que, inicialmente, desejava ser missionária entre os leprosos.
“Sua missão foi interrompida bruscamente em 25 de agosto de 1969. O pequeno avião que seguia para Quito precipita-se pouco depois da decolagem. Irmã Maria morreu na hora, mas permanece viva, indelével, nos corações e na história de seu povo, que chora não apenas uma missionária, mas uma mãe, a madrecita boa, a artesã de reconciliação e de paz.”
“A vossa tristeza se transformará em alegria!” é a citação do Evangelho de João (Jo 16,20) que dá título e sentido ao filme, que se completa com as etapas finais de seu caminho rumo à honra dos altares: 8 de novembro de 2008 Venerável, 24 de novembro de 2012 Beata, 19 de outubro de 2025 SANTA.
A narrativa é enriquecida por fotografias da época e filmagens históricas, além de um áudio original com a voz de Irmã Maria, gentilmente cedidos pelo Arquivo Geral do Instituto das FMA, pelo Arquivo Histórico dos Salesianos de Dom Bosco do Equador e pelo Arquivo histórico-fotográfico de Varazze. A música original é de Irmã Susana Díaz, FMA, da Inspetoria São Gabriel Arcanjo (CIL).
Disponível em italiano e japonês, o vídeo será em breve traduzido também nas outras línguas.
Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora