Uma entrevista sobre a carta "Caminhar com os Jovens na Cultura Digital"
27/11/2023

Uma entrevista sobre a carta "Caminhar com os Jovens na Cultura Digital"

Uma entrevista sobre a carta "Caminhar com os Jovens na Cultura Digital"

Na seção "Orientações e Diretrizes", dos Atos do Conselho Geral, n° 440, que abrange os meses julho-dezembro de 2023, publica-se uma Carta assinada pelo Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, intitulada: "Caminhar com os Jovens na Cultura Digital". O documento, motivado por pedidos de várias partes do mundo salesiano, é o resultado de um trabalho conjunto realizado no Setor da Comunicação, depois de dialogar com cada Delegado, de visitas e de numerosos encontros. Foi entregue a cada salesiano como um convite a conhecer cada vez melhor os meios, já hoje indispensáveis na vida cotidiana, para aprender a relacionar-se com eles, fazendo deles bom uso pastoral com os jovens. Para isso, ANS entrevistou o Conselheiro Geral e, nessa entrevista, respondendo a 10 perguntas, o Pe. Gildásio ilustra o documento e explica seu significado e finalidade.

Confira, na íntegra, a carta em língua portuguesa clicando aqui.

 

Por que o Setor de Comunicação Social publicou a Carta "Caminhando com os Jovens na Cultura Digital"?
Estamos a viver uma revolução no mundo da comunicação e nada voltará a ser como antes. Nós, Salesianos, somos chamados a dar uma resposta às questões epocais que essa enorme mudança está a trazer. A tecnologia muda, mas os valores cristãos persistem invariáveis. A Carta reafirma tais valores: para a educação dos jovens, eles são, para nós, um ponto de referência indispensável. Nesse contexto de evolução, é importante interpretar a realidade digital a partir de uma perspectiva salesiana.

 

A Carta nasce da pergunta "Como podemos, no mundo digital, viver e transmitir Dom Bosco e seu carisma sem perder a essência?". Como podemos fazer isso?

Nosso objetivo é acompanhar os tempos. Junto com os leigos, queremos ser intérpretes do mundo contemporâneo: ouvir as novas gerações; acompanhar os adolescentes em seus mundos ‘sociais’; buscar novas linguagens e novos métodos para educá-los ao amor, ao sentido da vida e à responsabilidade pessoal e social, na construção de seu projeto, a partir dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo. Ou seja, comunicar e evangelizar. Comunicar e educar.

 

A Carta afirma que devemos garantir que "o espaço on-line não seja apenas seguro, mas também espiritualmente vivificante". Como fazer?

Para nós, o digital não é uma moda. É uma oportunidade para nos comunicar com os jovens em seu hábitat. A esse ambiente, as/os jovens levam seus sonhos, suas histórias, seus desafios, sua criatividade; e não só: buscam respostas a perguntas cruciais para suas vidas. Eis por que é fundamental estabelecer um diálogo com eles: ser reconhecidos como um ponto de referência. Isto significa entender sua linguagem, acompanhá-los em sua caminhada, apontar valores sem fazer com que se sintam julgados. De tal sintonia, nasce um percurso partilhado e vivificante.

 

Se quisermos causar impacto na vida dos jovens, há que formar apóstolos e missionários digitais. Acha que os salesianos já os formaram o suficiente?

Para responder a esta pergunta, há que considerar as recomendações da Igreja, que sempre aceitou os grandes desafios do mundo contemporâneo. Ela, de fato, nos convida a aprofundar a dimensão antropológica e ética do mundo digital. O Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, "Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional", afirma: «O ambiente digital representa, para a Igreja, um desafio em múltiplos níveis; é imprescindível, portanto, aprofundar o conhecimento de suas dinâmicas e de seu alcance do ponto de vista antropológico e ético" (n. 145).

Recentemente, o Documento da Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos afirmou que "não podemos evangelizar a cultura digital sem antes a termos compreendido” (n. 17, d). Com a ajuda de teólogos e educadores, é importante aprofundar e incentivar as experiências que já se fizeram neste campo.

 

A educação e a evangelização são os dois pilares da missão salesiana. Quais são os esforços que a Congregação está a fazer para evangelizar o ambiente digital?

A Congregação Salesiana criou um movimento de comunicadores que estão a acompanhar a evolução digital. Ativamos uma reflexão interdisciplinar, aproveitando da experiência dos pesquisadores em nossas Universidades. Além disso, o Setor da Comunicação – juntamente com os Setores da Formação, da Pastoral Juvenil, das Missões e da Economia – desenvolveu um denso programa de encontros e eventos de formação para compreender e administrar esse fenômeno de modo inteligente e criativo. Neste processo, os jovens são sempre protagonistas, por meio da produção de vídeos, filmes, músicas, danças/bailados...; e através de todo o tipo de arte.

 

O Relatório do Sínodo afirma que é importante criar redes de ‘influencers’ que incluam pessoas de outras religiões, ou mesmo aquelas que não professam nenhuma crença, mas que desejam colaborar em causas comuns para promover a dignidade humana, a justiça e o cuidado pela Casa Comum. Que acha disso?

A missão da Igreja e da Congregação é a evangelização que começa na interculturalidade. Manter um diálogo vivo, respeitando os diferentes pontos de vista, é de todo oportuno. Trabalhar com pessoas de outras religiões, ou distantes de uma abordagem religiosa, é muito importante para nós. Juntos, podemos cultivar o fermento da vida, do amor e do espírito de solidariedade que fervilha em cada pessoa. Não vencemos sozinhos. Somos um grande movimento de pessoas que atuam em muitas variadas culturas e em todos os continentes, a serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres. Somente assim poderemos cuidar da Casa Comum e construir a paz. Como comunicadores, somos sempre educadores dos jovens.

O senhor disse que, se Dom Bosco estivesse aqui hoje, teria sido um explorador digital; e se teria imediatamente lançado à mídia digital para se comunicar e chegar aos jovens. O que teria feito?

Dom Bosco dizia que os salesianos devem "caminhar com os tempos", "gostar das coisas de que os jovens gostam". Isto significa estar onde estão os jovens, estar ao lado deles. Dom Bosco ia na vanguarda: e imagino que ele ainda gostaria de ali ir hoje; não teria uma atitude de rejeição pelo digital: mas antes de análise das instâncias, das oportunidades e também dos perigos que nele residem.

 

Como podem os salesianos se preparar para o futuro digital?

Hoje estamos imersos na revolução digital e da Inteligência Artificial. Em contexto de mudança, é sempre importante partir da própria identidade de salesianos consagrados aos jovens. O tema do Capítulo Geral 29 é "Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens. Por uma vida fiel e profética de nossa vocação salesiana".

Há, pois, que ser fiéis à nossa vocação e dar testemunho do nosso amor a Cristo e aos jovens mais pobres. É preciso garantir a competência educativa e tecnológica; manter uma vida emocional e espiritual saudáveis. É importante, além disso, cultivar o espírito crítico acerca do digital: há que entender dos seus mecanismos e jogos de poder. A nossa missão é humanizar o digital a partir dos valores do Evangelho, sempre fazendo com que os jovens sejam os protagonistas desse processo, e não que o sofram.

 

Por entre tantas inovações tecnológicas, é ainda importante a comunhão fraterna na comunicação?

Na Carta sobre o digital, enfatizou-se que a base da comunicação cristã está no Evangelho. Comunicar a partir do Evangelho significa afirmar os valores da fraternidade, da misericórdia, da compaixão, da caridade e da solidariedade para com os mais pobres. Também na comunicação digital, a nossa mensagem se radica nas experiências que vivemos todos os dias por meio de nossas Obras, que existem para servir os outros.

 

Para concluir, retomando uma pergunta feita no início da Carta: ‘como continuar a ser comunicadores fiéis a Dom Bosco e ao seu carisma, em um mundo em mudança?’

Na minha opinião, é importante que continuemos a viver e a dar testemunho do carisma salesiano em todo o mundo. Os jovens são o grande dom que Deus nos dá. Estar entre eles, ouvi-los, caminhar a seu lado - como Dom Bosco nos ensinou - é a melhor maneira de não perder o contato com eles. Dom Bosco repetia que há sempre um projeto para cada um de nós: viver com alegria e generosidade a vida que Deus nos dá. Este é o coração da verdadeira comunicação!

Fonte: Agência Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

FMA apresenta Exortação Apostólica Dilexi te no Cottolengo de Turim, na Itália

Irmã Alessandra Smerilli, FMA, Secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI), visitou a Piccola Casa-Cottolengo de Turim para apresentar a exortação apostólica Dilexi te, sobre o amor aos pobres, assinada pelo Papa Leão XIV em 4 de outubro de 2025. O instituto presta assistência a pessoas com deficiências físicas e mentais, idosos, doentes em geral, menores órfãos ou sem-teto, toxicodependentes, pessoas sem-abrigo e imigrantes. A Família Cottolenghina lotou o salão Irmão Luigi Bordino da Piccola Casa de Turim, juntamente com numerosos religiosos e religiosas de outras congregações, vários movimentos eclesiais e fiéis da Diocese de Turim. O padre Carmine Arice, Padre Geral da Piccola Casa, que introduziu a reunião, explicou como o documento “é particularmente precioso para a Família Cottolenghina, precisamente porque fala da missão evangélica da Piccola Casa della Divina Provvidenza fundada por São Cottolengo”. A Irmã Smerilli explicou que o texto nos convida “a perceber a conexão que existe entre o amor de Cristo e o chamado a estar perto dos pobres”. O Secretário do DSDHI recordou então alguns elementos contra os quais a Dilexi te adverte: a cultura da acumulação, os sistemas econômicos injustos, a exclusão e, sobretudo, a indiferença social. “A condição dos pobres representa um grito que desafia constantemente nossa vida e a Igreja”, lembrou Ir. Smerilli, reiterando que “sobre a pobreza não devemos baixar a guarda”, especialmente agora que, depois de anos de progresso, observou, “estamos retrocedendo: vemos um aumento da pobreza e da desigualdade”. O discurso do Secretário foi concluído com o apelo do Papa Leão para deixar-nos evangelizar pelos pobres: "Uma Igreja que não impõe limites ao amor, que não conhece inimigos para combater, mas apenas homens e mulheres para amar, é a Igreja de que o mundo precisa hoje.   Fonte: Site do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

FM Dom Bosco inaugura novos estúdios e reafirma sua missão evangelizadora

A Rádio FM Dom Bosco 96,1 vive um novo e importante capítulo de sua história com a inauguração oficial de seus novos estúdios, realizada em 2025. A entrega da nova estrutura marca uma fase de modernização da emissora, que investe em tecnologia, inovação e ampliação de sua presença digital, sem abrir mão de sua identidade: comunicar, evangelizar e formar pessoas à luz do carisma salesiano. Uma história construída com fé e participação da comunidade Fundada em 1997 como uma rádio comunitária, a FM Dom Bosco nasceu do sonho de evangelizar por meio da comunicação. À época, sob a direção do Pe. Sebastião, a emissora iniciou um intenso trabalho junto aos órgãos regulamentadores para obter a concessão como rádio educativa. Esse processo contou com o envolvimento decisivo de paroquianos, amigos e moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, que, unidos pela fé e pelo compromisso com a missão salesiana, tornaram possível a transformação da rádio comunitária na FM Dom Bosco. O sonho se concretizou em 18 de abril de 2001, quando o Senado Federal aprovou o Ato que concedeu à Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco a permissão para operar o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada. Em 2002, o Pe. Orsini Nuvens Linard assumiu a direção da emissora, consolidando sua identidade educativa e evangelizadora. Um projeto de crescimento e inovação Em 2011, com a chegada de novos salesianos a Fortaleza, a rádio passou a ser administrada pelo Pe. Gilberto Silva, período marcado por uma gestão visionária e empreendedora. A emissora investiu na contratação de colaboradores, na aquisição de equipamentos digitais, na reformulação do site e das redes sociais e no fortalecimento do vínculo com os ouvintes, ampliando significativamente sua presença no cenário da comunicação católica e educativa. Atualmente, sob a direção do Pe. Magno Carvalho, a FM Dom Bosco se consolida como uma das referências da radiodifusão cearense, com uma programação que integra conteúdos educativos, culturais, jornalísticos e religiosos, reconhecida tanto por órgãos públicos quanto por milhares de ouvintes que acompanham diariamente suas transmissões e eventos. Novos estúdios: tecnologia a serviço da evangelização A inauguração dos novos estúdios simboliza um dos maiores investimentos já realizados pela emissora. O projeto contemplou os estúdios de transmissão ao vivo, agora com cenário moderno, alinhado às cores e à identidade da espiritualidade salesiana, além de ambientes planejados para produção de conteúdo multiplataforma. A estrutura inclui equipamentos profissionais de última geração, câmeras 4K, infraestrutura de áudio e vídeo para transmissões híbridas e um estúdio exclusivo para podcasts, ampliando as possibilidades de produção e o alcance junto a novos públicos, especialmente no ambiente digital. Um espaço pensado para acolher e aproximar Além dos estúdios, a FM Dom Bosco também entregou a nova recepção e o setor do Clube de Amigos, agora integrados em um espaço mais funcional, acolhedor e acessível. O ambiente foi projetado para fortalecer o relacionamento da rádio com seus ouvintes, parceiros e apoiadores. O espaço conta com lojinha, bazar solidário, um mural com imagens dos ex-diretores e uma exposição dos prêmios de jornalismo conquistados ao longo da história da emissora, valorizando sua memória institucional e seu compromisso com uma comunicação ética, educativa e de qualidade. Alcance e impacto em 2025 O ano de 2025 também foi marcante pelo expressivo crescimento da presença digital da FM Dom Bosco. A emissora alcançou mais de 16 milhões de visualizações e acessos em seus diferentes canais. Somente no Instagram, foram 5,8 milhões de visualizações; no portal da rádio, 2,5 milhões de acessos; no player web, 2,3 milhões de ouvintes; e no YouTube, 1,3 milhão de visualizações de conteúdos exclusivos. Outros 4,1 milhões de visualizações foram registrados em plataformas e formatos complementares de distribuição. Um investimento no futuro da missão Mais do que uma obra física, a entrega dos novos estúdios representa um investimento estratégico no futuro da evangelização por meio da comunicação. Com tecnologia, inovação e uma equipe comprometida, a FM Dom Bosco segue fiel à sua missão de ser voz da Igreja, instrumento de formação humana e espiritual e promotora de esperança, fé e transformação social para milhares de famílias no Ceará e em todo o Brasil.

Realizadas em Sorocaba, São Paulo e Lorena, festividades são oportunidade para que, juntos, os salesianos possam celebrar antecipadamente o Natal

De 9 a 11 de dezembro foram realizadas as Celebrações Natalinas Salesianas nas regiões Paulista, Capital e Vale do Paraíba, sediadas nas cidades de Sorocaba, São Paulo e Lorena, respectivamente. Estes momentos são uma forma dos salesianos que moram e trabalham nestas regiões celebrarem o Natal juntos, de forma antecipada. Durante as celebrações, o inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira, presidiu as Santas Missas e o vice-inspetor, Padre Maurício Tadeu, fez as homilias. Nessas ocasiões, houve o rito da renovação da profissão religiosa de salesianos em formação. Encerramos este ciclo com gratidão pela missão compartilhada, pela dedicação diária às nossas comunidades e pela presença constante de todos que colaboram para fortalecer a ação evangelizadora e educativa. Que 2026 seja iluminado pelas bênçãos de São João Bosco e pela proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, renovando nossa esperança, nosso compromisso e nossa unidade na missão salesiana em cada uma das regiões.   Inspetoria Salesiana de São Paulo

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil