Uma memória que se faz história para o Instituto FMA
03/08/2022

Uma memória que se faz história para o Instituto FMA

Uma memória que se faz história para o Instituto FMA

Do contato com vários Institutos femininos; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nesta escolha; de repetidos “sonhos” e fatos extraordinários por ele mesmo contados; da profundidade de sua devoção mariana: “Cuide delas: são minhas filhas” (Sonho 6 de julho de 1862).
Enquanto ele amadurecia esse projeto, em Mornese (Alessandria), Maria Domingas Mazzarello, membro da Associação das Filhas da Imaculada, animava um grupo de jovens que se dedicavam às meninas da aldeia, com o objetivo de torná-las habilidosas na costura e, acima de tudo, orientá-las a serem boas cristãs e cidadãs honestas.
Dois sonhos se encontravam assim convergindo para um idêntico ideal: fazer nascer, também para as meninas e as jovens uma Família Religiosa semelhante àquela dos Salesianos: um novo carisma educativo na Igreja. Para a fundação, Dom Bosco escolhe o grupo das Filhas da Imaculada de Mornese. Maria Domingas Mazzarello foi Cofundadora ao dar forma e desenvolvimento à nova Instituição.
No dia 5 de agosto de 1872 em Mornese o primeiro grupo de 11 jovens emite a Primeira Profissão para ser na Igreja e na sociedade religiosa educadoras das jovens, especialmente das classes populares. Permanecem na Casa da fundação de 1872 a 1879. Nesse breve arco de tempo se plasma uma identidade e uma espiritualidade que toma justamente o nome da aldeiazinha de origem: espírito de Mornese. Dirigidas pela sabedoria formativa de Madre Mazzarello, as FMA conjugam, com criatividade, o Sistema Preventivo de Dom Bosco, com os recursos femininos e com as exigências da educação da mulher e da infância, com uma presença ativa no âmbito da escola e da catequese.
Obtida do Bispo de Acqui a aprovação diocesana das Constituições, no dia 23 de janeiro de 1876, as FMA impulsionadas pelo ardor missionário começam a sair de Mornese para chegar ao Uruguai em 1877 e depois a Argentina. Desde então o Instituto se difunde sempre mais, na Itália, na Europa e na América.
Em 1879 a Casa mãe foi transferida para Nizza Monferrato (Asti) onde o Instituto abre a primeira Escola Normal paara a formação das mestras e experimenta um grande entusiasmo missionário e um aumento prometedor de vocações.
Desde 1891 as FMA estão presentes na Ásia, desde 1893 na África e desde 1954 na Austrália. A missão se realiza em uma pluralidade de ambientes educacionais abertos à multiculturalidade e à inter-religiosidade com uma atenção especial para as crianças, meninas e mulheres. Em toda parte se procura manter vivo o impulso missionário das origens, “elemento essencial da identidade do Instituto” (cf Constituições FMA, art.75) com vigilante atenção para as exigências dos tempos e das Igrejas particulares.
Em 1906-1907 o Instituto, após a publicação das Normae secundum quas (1901), vive o processo de separação da Congregação Salesiana, especialmente no que se refere ao aspecto administrativo e à dependência jurídica do Reitor Mor. Permanece no entanto a comunhão e a colaboração eficaz em compartilhar a espiritualidade do Fundador e a missão educativa.
A partir de 1908 são constituídas as primeiras Inspetorias na Itália e na América Latina. Em 1911, após 39 anos da fundação, o Papa Pio X concede a aprovação pontifícia do Instituto.
As FMA conhecem até hoje um notável desenvolvimento geográfico, que as orienta a dar respostas às necessidades educacionais e emergentes nos cinco continentes, com uma variedade de obras educativas e promocionais surgidas da criatividade e da audácia apostólica das FMA. Em toda parte elas respondem às inéditas pobrezas das crianças de ambos os sexos, das jovens, das famílias, dos migrantes. Deste modo o Instituto continua a experimentar novas formas de vitalidade carismática, também graças à valorização da vocação laical das Ex-Alunas/os e dos Salesianos Cooperadores com os quais compartilha a missão educacional.

 

Santidade salesiana Instituto FMA (Perfis)
“Os santos são o reflexo da presença de Deus. Os santos são nossos irmãos e irmãs que acolheram a luz de Deus em seu coração e a transmitiram ao mundo, cada qual segundo a própria tonalidade. Este é o objetivo da vida: fazer passar a luz de Deus” (Papa Francesco).

 

Mostra do Carisma Salesiano FMA

 

Mostra Mariana

 

Fonte: Conselho editorial
https://www.cgfmanet.org/

Mais Recentes

Estudante do INSA – Araras conquista 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos

A estudante Giulia Tonetto, do 9º ano do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), alcançou o 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos. A edição deste ano propôs aos participantes uma reflexão sobre mudanças climáticas e a importância de pequenas ações individuais para a preservação do planeta.Os estudantes do INSA participaram ativamente de todas as etapas da competição, que envolveu pesquisa, produção de conteúdo e apresentação das propostas. De acordo com a escola, o desempenho de Giulia se destacou pela profundidade da análise e pela abordagem criativa do tema. “Desde que vi meu nome entre os dez finalistas, já foi uma surpresa muito grande, foi muito gratificante. E hoje estar aqui, conseguir o primeiro lugar, mostra aonde posso chegar. Que todo o esforço vale a pena. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante. A conquista é celebrada pela comunidade educativa como motivo de orgulho e inspiração. "Resultados como esse mostram o potencial transformador dos nossos jovens e reforçam a importância de incentivar iniciativas que promovam consciência ambiental", destacou a Instituição. Giulia agora se junta ao grupo de estudantes que fazem história no concurso, motivando outros jovens a acreditarem em seu talento e a contribuírem para um mundo mais sustentável.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Colégio Castelo inicia nova edição da campanha "Rotas Circulares"

Primeira edição  arrecadou mais de 3,5 toneladas de livros e cadernos que seriam descartados   O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início à segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação, alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum, promete repetir, e até superar, o impacto alcançado no último ano.   Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de material que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.   Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós, professores, alunos, famílias, para um bem maior”, reforça.   A nova etapa da campanha convida toda a comunidade educativa a seguir “Ancorados na Esperança”, fortalecendo a cultura sustentável dentro e fora da escola. A proposta é simples: separar cadernos e livros usados que não serão mais utilizados e entregá-los na portaria do colégio.   Além de reduzir resíduos e incentivar práticas responsáveis, a iniciativa reforça o papel da comunidade educativa do Castelo como agente de transformação social.     Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil