03/08/2022

Uma memória que se faz história para o Instituto FMA

Uma memória que se faz história para o Instituto FMA

Do contato com vários Institutos femininos; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nesta escolha; de repetidos “sonhos” e fatos extraordinários por ele mesmo contados; da profundidade de sua devoção mariana: “Cuide delas: são minhas filhas” (Sonho 6 de julho de 1862).
Enquanto ele amadurecia esse projeto, em Mornese (Alessandria), Maria Domingas Mazzarello, membro da Associação das Filhas da Imaculada, animava um grupo de jovens que se dedicavam às meninas da aldeia, com o objetivo de torná-las habilidosas na costura e, acima de tudo, orientá-las a serem boas cristãs e cidadãs honestas.
Dois sonhos se encontravam assim convergindo para um idêntico ideal: fazer nascer, também para as meninas e as jovens uma Família Religiosa semelhante àquela dos Salesianos: um novo carisma educativo na Igreja. Para a fundação, Dom Bosco escolhe o grupo das Filhas da Imaculada de Mornese. Maria Domingas Mazzarello foi Cofundadora ao dar forma e desenvolvimento à nova Instituição.
No dia 5 de agosto de 1872 em Mornese o primeiro grupo de 11 jovens emite a Primeira Profissão para ser na Igreja e na sociedade religiosa educadoras das jovens, especialmente das classes populares. Permanecem na Casa da fundação de 1872 a 1879. Nesse breve arco de tempo se plasma uma identidade e uma espiritualidade que toma justamente o nome da aldeiazinha de origem: espírito de Mornese. Dirigidas pela sabedoria formativa de Madre Mazzarello, as FMA conjugam, com criatividade, o Sistema Preventivo de Dom Bosco, com os recursos femininos e com as exigências da educação da mulher e da infância, com uma presença ativa no âmbito da escola e da catequese.
Obtida do Bispo de Acqui a aprovação diocesana das Constituições, no dia 23 de janeiro de 1876, as FMA impulsionadas pelo ardor missionário começam a sair de Mornese para chegar ao Uruguai em 1877 e depois a Argentina. Desde então o Instituto se difunde sempre mais, na Itália, na Europa e na América.
Em 1879 a Casa mãe foi transferida para Nizza Monferrato (Asti) onde o Instituto abre a primeira Escola Normal paara a formação das mestras e experimenta um grande entusiasmo missionário e um aumento prometedor de vocações.
Desde 1891 as FMA estão presentes na Ásia, desde 1893 na África e desde 1954 na Austrália. A missão se realiza em uma pluralidade de ambientes educacionais abertos à multiculturalidade e à inter-religiosidade com uma atenção especial para as crianças, meninas e mulheres. Em toda parte se procura manter vivo o impulso missionário das origens, “elemento essencial da identidade do Instituto” (cf Constituições FMA, art.75) com vigilante atenção para as exigências dos tempos e das Igrejas particulares.
Em 1906-1907 o Instituto, após a publicação das Normae secundum quas (1901), vive o processo de separação da Congregação Salesiana, especialmente no que se refere ao aspecto administrativo e à dependência jurídica do Reitor Mor. Permanece no entanto a comunhão e a colaboração eficaz em compartilhar a espiritualidade do Fundador e a missão educativa.
A partir de 1908 são constituídas as primeiras Inspetorias na Itália e na América Latina. Em 1911, após 39 anos da fundação, o Papa Pio X concede a aprovação pontifícia do Instituto.
As FMA conhecem até hoje um notável desenvolvimento geográfico, que as orienta a dar respostas às necessidades educacionais e emergentes nos cinco continentes, com uma variedade de obras educativas e promocionais surgidas da criatividade e da audácia apostólica das FMA. Em toda parte elas respondem às inéditas pobrezas das crianças de ambos os sexos, das jovens, das famílias, dos migrantes. Deste modo o Instituto continua a experimentar novas formas de vitalidade carismática, também graças à valorização da vocação laical das Ex-Alunas/os e dos Salesianos Cooperadores com os quais compartilha a missão educacional.

 

Santidade salesiana Instituto FMA (Perfis)
“Os santos são o reflexo da presença de Deus. Os santos são nossos irmãos e irmãs que acolheram a luz de Deus em seu coração e a transmitiram ao mundo, cada qual segundo a própria tonalidade. Este é o objetivo da vida: fazer passar a luz de Deus” (Papa Francesco).

 

Mostra do Carisma Salesiano FMA

 

Mostra Mariana

 

Fonte: Conselho editorial
https://www.cgfmanet.org/

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RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

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Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

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