UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para 46 indígenas da aldeia de Meruri, no Mato Grosso
16/09/2022

UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para 46 indígenas da aldeia de Meruri, no Mato Grosso

UniSALESIANO inaugura Polo EAD de Pedagogia para 46 indígenas da aldeia de Meruri, no Mato Grosso

O UniSALESIANO lançou, nesta semana, o 1º Polo em EAD (Educação a Distância), do Curso de Pedagogia, para 46 indígenas Boe-Bororo, que vivem na aldeia de Meruri – distante mais de 900 quilômetros de Araçatuba. Trata-se de um projeto de extensão educacional ligado às ações promovidas pela missão salesiana nas comunidades indígenas de Meruri e São Marcos, no Mato Grosso.
Na noite do dia 12 de setembro, os acadêmicos do UniSALESIANO se reuniram em um ambiente da aldeia para acompanhar a primeira aula online, proferida pela Coordenadora do Curso de Pedagogia em EAD, Profª. Elaine Cristina Moreira da Silva.
A aula contou com a participação virtual do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, que explanou sobre a história do UniSALESIANO e a importância de trilhar uma trajetória acadêmica. “Levar a educação, a tecnologia e oferecer oportunidade de crescimento pessoal e profissional, faz parte da missão dos salesianos”, afirmou Ornellas.
De acordo com Elaine, o curso é gratuito, tem duração de quatro anos e é organizado por semestre, com encontros semanais (segundas-feiras). “Tem módulos específicos e adequação para atender às necessidades específicas desse público em geral, seguindo as diretrizes curriculares nacionais, que são apresentadas para o Curso de Pedagogia”, explicou.
O Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, lembrou que a ideia de implantar o Polo EAD em Meruri surgiu de uma conversa informal entre ele, o Diretor das Missões Indígenas de Meruri e São Marcos, Pe. Andelson Dias, SDB, e o Secretário Inspetorial, Pe. João Bosco, SDB.
Posteriormente, surgiu o pedido formal à Reitoria do UniSALESIANO, que foi aprovado por todos os membros, de forma unânime. “Sentimos a necessidade de uma parceria contínua e fortalecida com os indígenas. Então, demos andamento ao processo de implantação do Polo de Meruri”, disse Pe. Erondi, ao completar que o objetivo é expandir o polo para outras aldeias.
Por sua vez, Pe. Andelson destacou a importância do polo para a formação de jovens e adultos que almejam um diploma diante de tantas adversidades culturais. “Muitos vão para a cidade para obter um título, voltar e ajudar seu povo. Porém, na cidade, há muitas dificuldades e percebemos que eles retornavam e havia um desânimo pela descontinuidade dos estudos”, frisou Pe. Andelson.
Então, para ele, o curso EAD dentro da aldeia valoriza a cultura, pois fortalece os laços familiares e garante a formação, com título de licenciatura em Pedagogia. “Além do conhecimento, eles poderão exercer a profissão, que é de suma importância para toda a comunidade Boe-Bororo”, concluiu.

Fonte: Monique Bueno

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Educação Salesiana e a Realidade da Criança Negra: Sonho e Desafio de Dom Bosco no Brasil de Hoje

Dom Bosco sonhou com uma educação capaz de transformar vidas, tirando jovens da pobreza e conduzindo-os ao protagonismo social. Seu projeto educativo nasceu da compaixão diante de uma juventude abandonada, marginalizada e sem perspectivas. Para ele, a educação deveria ser um caminho de transformação. No entanto, ao olhar para o Brasil contemporâneo, especialmente para as crianças negras, percebemos que esse sonho ainda não se concretizou. A criança negra é, muitas vezes, a face mais visível da pobreza estrutural que marca nossa sociedade. Vive em contextos onde o acesso à educação de qualidade é um percurso árduo, frequentemente interrompido pela fome, pela violência e pela exclusão. Mesmo quando encontra acolhimento e oportunidades, como nas escolas ou obras sociais inspiradas no carisma salesiano, persiste o drama da desigualdade: estudar de barriga vazia, voltar para casas sem saneamento, enfrentar preconceitos e estigmas cotidianos. A fome, inimiga silenciosa do aprendizado, rouba sonhos e apaga sorrisos. É preocupante constatar que, em um mundo marcado por avanços tecnológicos e grande capacidade produtiva, tantas crianças ainda necessitam do mínimo necessário para viver com dignidade. Enquanto se fala em inteligência artificial e inovação, milhões de meninos e meninas continuam privados de alimentação adequada, saúde e acesso ao conhecimento. Não por falta de capacidade, mas por falta de justiça social. Essa contradição interpela todos nós, discípulos de Dom Bosco, que acreditamos na potência transformadora do amor educativo. O carisma salesiano nos convida a ver Cristo nos rostos jovens, especialmente nos mais pobres. Quando esse rosto é o de uma criança negra, é preciso um olhar ainda mais atento, capaz de reconhecer as marcas de uma história de exclusão e resistência. Lembrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, à luz da espiritualidade salesiana, é mais do que celebrar a cultura e a herança afro-brasileira: é reafirmar o compromisso de lutar por equidade, romper as amarras da pobreza e promover a formação integral de crianças e jovens que continuam travando uma batalha diária contra a fome e o esquecimento. Dom Bosco acreditava que cada jovem, independentemente de sua origem, traz em si uma “semente de bem”. Essa semente, porém, precisa de solo fértil para germinar. Quando o ambiente social é hostil e faltam condições básicas, o potencial humano é sufocado. Por isso, educar à maneira salesiana hoje significa também denunciar as estruturas que mantêm a pobreza e anunciar caminhos de transformação. Significa lutar por políticas públicas que garantam alimentação escolar digna, promover a cultura da paz, incluir e valorizar a história e a identidade negra no espaço educativo. O sonho de Dom Bosco permanece vivo quando seus filhos e filhas se colocam ao lado dos que mais sofrem. Contudo, não basta acolher; é necessário cuidar, proteger e transformar. A educação salesiana não é neutra: ela é profética. Deve ser sinal de esperança em meio à injustiça, de vida em meio à morte social. Quando um educador salesiano dá de comer, acolhe, orienta e evangeliza uma criança faminta, realiza o coração do sonho de Dom Bosco e anuncia o Reino de Deus. Lembrar o 20 de novembro é, assim, renovar nossa missão. É reconhecer que a verdadeira enculturação do Evangelho passa pela escuta da dor do povo negro, pela valorização de sua cultura e pela retomada do ideal educativo que une fé, razão e amor. O sonho de Dom Bosco continua atual, mas só se tornará realidade quando nenhuma criança, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, tiver que escolher entre aprender e comer.   P. Carlos José da Silva, SDB, da Comissão de Diversidade e Inculturação da Inspetoria São João Bosco

Ex-Educando Salesiano tem projeto reconhecido como uma das 100 inovações educativas mais impactantes do ano

A iniciativa “Penso, Logo Escrevo”, criada pelo Professor Wagner Garcia Siqueira, que atualmente leciona na Escola Estadual “Fadlo Haidar”, em São Paulo-Itaquera-SP, foi reconhecida como uma das 100 inovações educativas mais impactantes e escaláveis do mundo, para a edição de 2026 do catálogo da “HundrED” - organização global, com sede na Finlândia, que identifica e divulga práticas transformadoras em educação. O anúncio foi feito no dia 11 de novembro. Agora, os 100 projetos selecionados em todo o mundo serão apresentados durante 100 dias na plataforma da HundrED. O projeto do Prof. Wagner deve ir ao ar em 30 de janeiro de 2026. Os trabalhos selecionados neste ano, para o catálogo do ano que vem, são de 52 diferentes países e beneficiam 63 milhões de alunos ao redor do Planeta. Com mais de 31 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, Wagner celebra o reconhecimento internacional do projeto, desenvolvido com alunos da rede estatal: “O fato de nós sermos reconhecidos internacionalmente nos mostra justamente a conexão que uma prática do Brasil está sendo vista por outros profissionais, por outros educadores e especialistas, ao redor do mundo; e isso nos dá uma sensação maravilhosa”, afirma o Prof. Wagner. Ex-Educando, Ex-Oratoriano e Membro da Paróquia Nª Sª Aparecida O Professor Wagner Garcia Siqueira tem uma relação antiga com a ‘Obra Social Dom Bosco’, do Bairro Itaquera; e fez questão de agradecer ao ‘P. Rosalvino Morán Viñayo’, Precursor da presença salesiana na Região, por toda a contribuição na sua trajetória: “Gratidão. Essa é a palavra que desejo expressar ao P. Rosalvino e à Comunidade Salesiana de Itaquera, por todo o trabalho em prol da educação de crianças, jovens e adultos, na periferia da Cidade de São Paulo, por meio da ‘Obra Social Dom Bosco’. Sou filho dessa Obra, que impactou decisivamente minha carreira como Professor, pois aprendi que, segundo Dom Bosco, “a educação é coisa do coração”. Foi uma enorme alegria poder anunciar ao querido ‘Padre Rosalvino’ que o Projeto ‘Penso, Logo Escrevo’ – Project ‘I think, therefore I write’ – foi reconhecido pela Fundação HundrED, da Finlândia, como uma das iniciativas mais inovadoras, impactantes e escaláveis, sendo selecionado para integrar a Coleção Global 2026”. Sobre o projeto Criado há 21 anos, o “Penso, Logo Escrevo” nasceu da percepção de Wagner sobre a insegurança dos alunos diante das avaliações que exigiam produção textual. A partir disso, o professor decidiu transformar o ensino da escrita num processo colaborativo, no qual os alunos participam ativamente, da escolha dos temas à correção dos textos. O método se divide em cinco etapas:– os alunos se reúnem em grupos para sugerir temas;– as propostas são levadas à votação geral da turma;– cada aluno produz sua redação;– o professor faz a correção individual; e– por fim, se fazem leituras públicas, primeiro em sala e depois para toda a escola, num evento anual.Além de preparar os alunos para o ‘Provão Paulista’, ‘Enem’ e ‘Vestibulares’, o projeto “Penso, Logo Escrevo” tem como foco principal desenvolver a expressão e o domínio da linguagem. “A importância de reconhecer projetos como o ‘Penso, Logo Escrevo’ vem de mostrar - aos Professores do Brasil e do Mundo - o trabalho que se faz na prática; um trabalho que é fruto de prática concreta; uma ação que responde a um desafio: fazer com que a educação/instrução se faça e que o aluno aprenda e cresça muito mais” – destaca Wagner. O passo a passo de implementação do projeto agora está disponível na plataforma da HundrED, permitindo que escolas de todo o mundo conheçam e repliquem a iniciativa. Atualmente, Wagner leciona na Escola Estadual Fadlo Haidar, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo-SP, mas o projeto já passou por outras unidades, como a Escola Estadual Profra. Ruth Cabral Troncarelli e a Escola Estadual Jardim Iguatemi. O reconhecimento internacional soma-se a outras premiações conquistadas pelo Educador ao longo da carreira, entre elas o Prêmio Professores do Brasil (MEC, 2009) e o 4º lugar na V Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa, promovida pelo SESC de Belo Horizonte, em 2005. Antes de chegar aos 100 melhores projetos do ano, o Professor já inspirava outras aulas. O “Penso, Logo Escrevo” é realizado pelas Professoras Ingrid Soma (da Escola Estadual Sumie Iwata, também localizada na Zona Leste), e Geane Kênia (da Escola Estadual Prof. Bicalho, localizada na cidade de Grão-Mogol, em Minas Gerais); e foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, na disciplina de planejamento e avaliação, com a Profra. Dra. Milene Bazarim, do Curso de Letras.   Fonte: Agência Info Salesiana

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