Vem aí o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação
01/11/2024

Vem aí o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação

Vem aí o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação
Foto: Divulgação

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizará o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, reunindo comunicadores, gestores e educadores de suas diversas presenças. O evento, organizado pela Coordenação Nacional da Comunicação da RSB, busca não apenas disseminar as práticas educomunicativas já desenvolvidas, mas também fortalecer o Ecossistema Educomunicacional e incentivar a formação continuada das equipes.

Com a presença de especialistas e profissionais da área, o seminário é um espaço para a troca de experiências e conhecimento. Conheça as Boas Práticas a serem apresentadas em cada dia do evento:

04 DE NOVEMBRO

Podcast AUXICAST
Colégio Auxiliadora Recife (PE)

Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF - MILO
Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF) – Araras (SP)

Vivências em Ensino Religioso
Instituto Maria Auxiliadora – Goiânia (GO)

KombiCast: O Podcast da Casa do Puríssimo
Casa do Puríssimo Coração de Maria – Guaratinguetá (SP)

Jovens Comunicadores
Colégio São Joaquim – Lorena (SP)


05 DE NOVEMBRO

"EU, você... NÓS: caminhos que se constroem”: poemas e bordados
Instituto São José - São José dos Campos (SP)

Coletivo ECOAR
Instituto Abequar – Linhares (ES)

Do Papel à Vida: uma prática que faz a diferença
Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas (SP)

“O sonho que faz sonhar” - A lição de Dom Bosco para os nossos dias
Colégio Salesiano Dom Bosco – Salvador (BA)

Conexão de Saberes
Escola Salesiana Brasília – Brasília (DF)


O segundo dia do evento trará ainda uma palestra do criador do programa Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, abordando o tema “Educomunicação em pauta: Programa Imprensa Jovem”.

O II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil conta com um Comitê Organizador de peso:

Ir. Maike Loes
Coordenação Nacional da Comunicação da RSB

Ana Paula Costa e Silva
Gestora de Projetos de Formação da RSB

Valéria Rodrigues
Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora - Recife/PE

Ir. Mercedes Méndez Siliuto
Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção – Espanha

Profª Drª Rosane Rosa
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Prof. Mestre Clériston Ramos
Bibliotecário SiB/FURG

O II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação reflete o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a promoção de uma comunicação inclusiva e transformadora, criando um espaço de diálogo e aprendizado que valoriza a comunicação como ferramenta de transformação social.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Nova Diretoria da RSB é eleita para o triênio 2025–2028

Dentro da programação da 40ª Assembleia Geral, foi realizada também a eleição da nova Diretoria Nacional da Rede Salesiana Brasil, que atuará de novembro de 2025 a novembro de 2028. O processo ocorreu em conjunto com as Assembleias Gerais da CIB e CISBRASIL, reunindo representantes das inspetorias FMA e SDB para o discernimento e escolha dos novos responsáveis pela animação e coordenação da missão salesiana no país. Após as manifestações dos membros de direito e o diálogo entre os presentes, foi eleito como Diretor-Presidente o Pe. Ricardo Carlos, SDB, inspetor da Inspetoria São João Bosco. Sua eleição simboliza a continuidade de um caminho de unidade e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora realizada pelas obras da Rede Salesiana no Brasil. A composição da nova Diretoria Nacional ficou assim definida: Pe. Ricardo Carlos, SDB – Diretor-Presidente Ir. Alaíde Deretti, FMA – Vice-Diretora-Presidente Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB – Diretor-Secretário Ir. Maria Américo Rolim, FMA – Diretora-Tesoureira Continuam, ainda, na Direção-Executiva da Rede Salesiana Brasil a Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sergio Augusto Baldin. A nova equipe assume a missão de conduzir a RSB com visão de futuro, fidelidade criativa ao carisma salesiano e atenção às urgências das juventudes brasileiras, especialmente as mais vulneráveis. O processo reforça o espírito de sinodalidade e corresponsabilidade que marca a atuação da Rede no país.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comitê de Comunicação da RSB ratifica programação 2026 para o setor

Os delegados e coordenadores inspetoriais de comunicação das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26/11) em formato online. A reunião faz parte da programação anual do comitê e teve por objetivo avaliar atividades e a programação do setor para 2026. A coordenadora nacional do setor comunicação da RSB, Maria Dantas, apresentou os projetos aprovados pela assembleia nacional da RSB, em que os Inspetores Salesianos e as inspetoras Filhas de Maria Auxiliadora avaliaram as propostas de cada um dos setores da Rede Salesiana Brasil apresentou para o próximo ano. Os membros do comitê também avaliaram as últimas atividades do setor de comunicação, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB e a Oficina de Edição de Vídeo, ambas realizadas neste mês de novembro. As duas atividades tiveram uma avaliação positiva dos integrantes do comitê. Ao final da reunião, foi feita uma análise da programação de eventos da Rede Salesiana Brasil, conforme o calendário divulgado nesta semana. A única data ainda pendente era a reunião presencial do Comitê de Comunicação no segundo semestre, em Brasília. A data estabelecida foi para os dias 01 e 02 de outubro.   Euclides Fernandes - MSMT

Ano dedicado a Mamãe Margarida é aberto na Itália

Em 25 de novembro de 2025, na Paróquia de São Martinho, em Capriglio, foi celebrada Missa pelo aniversário do ‘dies natalis’ da ‘Venerável’ Margarida Occhiena, santa mãe de São João Bosco. Mamãe Margarida - como lhe chamavam os meninos da casa do Oratório - morreu em 25 de novembro de 1856, em Turim-Valdocco. Em decreto de 23 de outubro de 2006, o Dicastério para as Causas dos Santos a declarou ‘Venerável’. A Missa foi presidida pelo Vigário Diocesano da Unidade Pastoral Mamãe Margarida, P. Emanuele Baviera, acompanhado pelo Vice-Pároco, P. Francis Thomas Kunnathoor e pelo Diácono Fabrizio Crivelli. Com eles concelebraram os salesianos do ‘Colle Don Bosco: o Diretor-Reitor, P. José Miguel Nuñez; o Vigário, P. Enrico Lupano; o Prof. P. Mario Maritano e o P. Francesco Gibin. A celebração foi animada pelo ‘Coral Mamãe Margarida’, de Capriglio. Na exortação inicial, o P. Emanuele Baviera destacou a relevância da celebração vespertina: “Estamos aqui esta noite para dar início oficial ao Ano dedicado a Mamãe Margarida, que culminará em novembro, no 170º Aniversário de sua morte. Nossa Unidade Pastoral desejou que a primeira celebração ocorresse nesta Igreja paroquial, que testemunhou a presença da Mãe de Dom Bosco, e nesta cidade ela cresceu. Em colaboração com os Salesianos do ‘Colle Don Bosco’, planejamos realizar diversas atividades durante este ano em memória desta notável mulher que dedicou sua vida à família e, nos últimos dez anos, aos meninos e jovens do seu filho São João Bosco, em Turim. Agradecemos ao Deus por nos conceder uma tão rica Mãe de humanidade e de Fé”. Durante a homilia, ele ressaltou traços singulares de sua vida: "Mamãe Margarida, uma mulher que não fazia discursos grandiosos, não tinha formação acadêmica, mas seguia o que Jesus ensina no Evangelho: escutava a palavra de Deus e a aplicava em sua vida. Margarida aprendeu a rezar, a confiar em Deus, a viver com honestidade e a praticar a caridade aqui, nesta terra, nestas nossas ruas. O local de sua santidade não foi um mosteiro ou púlpito, mas os campos, o estábulo, a cozinha, a casa humilde – tornada uma escola de Fé. A Palavra era ouvida no dia a dia, no esforço dedicado, nas decisões familiares, na resolução de conflitos, na educação dos filhos e na oração da manhã e da noite. Margarida era mulher bíblica, como as do Evangelho: silenciosa, forte, sábia, concreta”. Diego Occhiena, Presidente da ‘Associação Amigos do Museu Mamãe Margarida’, lembrou: "Em novembro próximo, comemoraremos os 170 anos do falecimento de Mamãe Margarida. Aproveitemos este ano para aprofundar nosso conhecimento sobre a vida da Venerável Margarida Occhiena e para redescobrir sua espiritualidade intensa, buscando imitá-la, dentro do possível, por meio de ações de caridade direcionadas aos jovens e, sobretudo, invocando-a através da Prece de intercessão. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil