08/11/2024

Coordenador do UniSALESIANO tem estudo publicado em periódico internacional

Coordenador do UniSALESIANO tem estudo publicado em periódico internacional
Imagem: Divulgação.

O impacto dessa pesquisa também lhe garantiu uma bolsa para um programa de intercâmbio na Universidade da Flórida

Em pesquisa publicada recentemente na Journal of Agriculture and Food Research, o professor Giuliano Pincerato, coordenador dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO, apresentou resultados promissores sobre o uso do milheto (Pennisetum glaucum) para reduzir a ecotoxicidade em solos contaminados por herbicidas e inseticidas. 

A investigação concentrou-se na capacidade do milheto em solos expostos ao herbicida tebuthiuron (TBT), ao inseticida thiamethoxam (TMX) e à vinhaça, subproduto da produção de açúcar e álcool, com o objetivo de restaurar a saúde do solo e diminuir os efeitos negativos dos agroquímicos. O estudo destaca que o tempo de crescimento do milheto e o momento da coleta de amostras foram fatores cruciais para a regeneração do solo e para a germinação de sementes de alface, usada como parâmetro de saúde ambiental. Os dados indicaram que intervenções logo após o plantio do milheto geraram uma recuperação rápida, sugerindo que essa técnica pode ser uma estratégia viável para mitigar o impacto ambiental dos produtos químicos.

Pincerato, que realiza o estudo como parte de seu doutorado, celebrou a publicação como um marco significativo na sua pesquisa. "Este artigo avança o entendimento sobre como reduzir os impactos de agroquímicos, especialmente em áreas de cultivo intensivo. A publicação deste segundo artigo em uma revista de renome internacional é um passo importante para concluir minha tese", afirmou. O pesquisador também anunciou que um terceiro artigo está previsto para novembro, com novos dados sobre o tema.

O impacto do estudo rendeu a Pincerato uma bolsa de intercâmbio na Universidade da Flórida, em Boca Raton, onde ele dará continuidade ao estudo de fitorremediação em 2024. A bolsa, que cobre 70% dos custos, foi possibilitada pelo programa de doutorado da UNESP, representando uma valiosa oportunidade de colaboração internacional.

Além de sua atuação no UniSALESIANO, Pincerato integra o Grupo de Estudos de Ação em Impactos Ambientais (GAIA-FECAT) da UNESP de Dracena, sob a orientação do Prof. Dr. Renato Matos Lopes, reforçando o compromisso das instituições com pesquisas que promovam a sustentabilidade e a saúde ambiental no setor agrícola.

Fonte: Assessoria UniSalesiano com atualizações da Comunicação da RSB

Mais Recentes

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Pe. Sérgio Baldin ministra disciplina de Gestão Corporativa na Pós-Graduação da Faculdade Católica de Santa Catarina

Nos dias 22 e 23 de janeiro, o diretor executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Sérgio Baldin, ministrou a disciplina de Gestão Corporativa de Instituições Educacionais na Faculdade Católica de Santa Catarina (Facsc). A aula integra o curso de Pós-graduação em Governança Eclesial e contou com a participação alunos provenientes de diversas dioceses e congregações religiosas. Em sua fala, Pe. Sérgio destacou a importância da presença da RSB nesse tipo de formação: "Nossa presença, enquanto RSB, revela nosso compromisso com a formação e desenvolvimento dos diversos atores no âmbito da gestão, particularmente na gestão de instituições confessionais. É uma grande responsabilidade partilhar as boas experiências que estamos desenvolvendo enquanto rede", afirmou o diretor executivo. O curso é uma oportunidade para os alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre a gestão educacional em contextos eclesiais, contribuindo para o fortalecimento das práticas de governança nas instituições confessionais em todo o Brasil. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil