23/06/2023

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Nesta sexta-feira (23) é celebrado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data foi criada no ano de 2014 pela organização britânica Women’s Engineering Society. A celebração acontece anualmente e tem como foco ampliar e fortalecer a atuação das mulheres nas engenharias. Segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o número de mulheres registradas nas áreas de engrenharia corresponde a cerca de 200 mil.

Para a Coordenadora dos cursos de engenharia do Centro Universitário Salesiano de Paulo (UNISAL), Regina Elaine Santos Cabette, a procura e inserção das mulheres nos cursos de engenharia vem crescendo aos poucos, pois já é possível ver salas de aula com um número significativo de mulheres, além de empresas e indústrias que já contam com um número significativo de mulheres atuando no mercado de trabalho. “Algumas empresas possuem programas voltados às mulheres e buscam mais mulheres para suas vagas. Vejo que é um processo que caminha aumentando a cada ano e isso nos anima. Claro que ainda encontramos vagas com restrições, em que escolhem homens para ocupá-las, mas isso vem diminuído de uns anos para cá. Acredito que o número de mulheres nas engenharias só tende a aumentar, devido a sua dedicação, competência e a força”, disse a coordenadora.  

“Sou muito grata às mulheres que passaram por muita luta para conseguir conquistar os direitos que temos hoje, ainda mais pelo fato da primeira mulher engenheira do Brasil ter sido negra e em uma época onde ‘lugar de mulher é na cozinha’. Mesmo com o pensamento retrógrado de alguns, de que há ‘profissões que são só para homens e outras que são só para mulheres’, poder continuar conquistando espaço e conseguir encorajar outras é algo sensacional”, disse a aluna do curso de Engenharia Civil, do UNISAL - Unidade Lorena, Maria Lara Cardoso Araujo.

Já a futura engenheira do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), Caroline Vitória, compartilha sua felicidade em poder se formar em uma área antes dominada por homens. “As mulheres estão conquistando seu espaço dentro da engenharia e com isso o respeito e a consideração são mútuos entre todos. A engenharia está crescendo muito e com certeza já ganhou o mundo. Tudo o que vemos ao nosso redor sempre tem engenharia envolvida”, relatou.

Já para o Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Mecatrônica do UniSALESIANO, Nelson Hitoshi, as engenheiras vêm se destacando na sua área de atuação com muita maestria e estão adquirindo seu espaço em todo o Brasil. “Hoje, um grande número de engenheiras está se destacando no mercado de trabalho e em cargos de grande relevância em todos os setores tecnológicos, quer seja na construção civil, industrias, nos seus diversos ramos de atividades, usinas geradoras de energia e combustíveis. Formamos uma centena de engenheiras no UniSALESIANO desde 2001, que se destacam levando o nome de nossa IES aos mais diversos pontos de nosso país”, relatou Nelson.  

   

 

 EMPODERAMENTO 

No fim de março deste ano, o UNISAL - Unidade Campinas, inaugurou a Society of Women Engineers (SWE). Essa é a 1ª filial universitária no estado de São Paulo, que corresponde à 100ª filial mundial. A SWE é o nome da organização internacional que existe desde 1950, uma entidade que tem como missão empoderar mulheres para alcançar o pleno potencial nas carreiras como engenheiras e líderes, expandir a imagem das profissões de engenharia e tecnologia como força positiva na melhoria da qualidade de vida e demonstrando o valor da diversidade e inclusão.

“Fomos inspiradas a realizar a criação após uma apresentação realizada por integrantes da SWE na faculdade. Além do apoio do Coordenador Sérgio, vimos uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional, pessoal, aprendizado e networking”, relata a universitária Caroline de Souza, do curso de Engenharia de Computação do UNISAL Campinas.

Além de apoiar a causa e influenciar mulheres e meninas nas áreas de engenharia e tecnologia, a SWE possibilita a oportunidade de realizar mentorias internacionais, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, fazer networking e desenvolver como pessoa e profissionalmente cada aluna. “Fazer parte da SWE está sendo uma oportunidade incrível para mim e desejo muito que seja para outras pessoas também”, conta Caroline de Souza. 

  

 

 

Segundo a Engenheira Agrônoma e Diretora de Educação do Conselho Regional de Engenharia e Agronômica do Estado de São Paulo (CREA/SP), Andréa Cristiane Sanches, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço nas engenharias, embora ainda existam desafios a serem superados. “Nas últimas décadas, houve um aumento significativo da participação feminina nesse campo, tanto em termos de matrículas em cursos de engenharia quanto no mercado de trabalho. Apesar dos avanços, ainda persistem desafios, como os estereótipos de gênero, discriminação e disparidade salarial. No entanto, a conscientização sobre essas questões está aumentando, e muitas organizações e instituições, a exemplo do CREA/SP, estão trabalhando ativamente para promover a igualdade de oportunidades e garantir que as mulheres sejam valorizadas e reconhecidas em suas carreiras nas diversas modalidade da engenharia, agronomia e geociências”, comenta Andréa.

 

 INSPIRAÇÕES 

Neste dia tão importante para as engenheiras, várias são as histórias de luta e superação de cada uma. Assim, confira alguns depoimentos de inspiração para as universitárias, professoras e engenheiras:

“Tenho um amigo que é arquiteto e que sempre me incentivou e ensinou muito a respeito do ramo da construção civil. Quando ele foi convidado a falar sobre a arquitetura em uma escola de Areias, ele me convidou e lá, algumas alunas vieram me questionar sobre como é estar na Engenharia. Assim como eu falei para ela, deixo aqui registrado para as meninas e mulheres que de certa forma ainda sentem algum medo de começar a engenheira. Apenas vão, comecem e desbravem! Não vou dizer que é fácil, pois não é. Dificuldades no caminho existem, mas nenhuma que nós não iremos conseguir vencer”. Maria Lara Cardoso Araújo - Engenharia Civil, UNISAL - Unidade Lorena.

“Gostaria de compartilhar meu otimismo e alegria com relação às nossas alunas e professoras, essas mulheres que mostram sua liberdade, autonomia e autoridade todos os dias, que lutam por suas famílias e por seu trabalho e lugar na sociedade. Quero parabenizar a todas essas mulheres que nos enchem de orgulho e esperança e convidar mais mulheres para mostrarem sua força e competência junto aos nossos cursos”. Regina Elaine Santos - Coordenadora dos cursos de engenharia do UNISAL - Unidade Lorena.

 

 FAÇA PARTE 

A Rede Salesiana Brasil (RSB) conta com 15 Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas pelo Brasil, das quais 6 delas ofertam cursos de Engenharia. Confira:

 

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Engenharia Civil

Engenharia da Computação

Engenharia da Produção

Engenharia de Automação e Controle

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

 

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) - Unidade Araçatuba (SP)

Engenharia da Computação

Engenharia Civil

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecatrônica

 

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) - Unidade Lins (SP)

Engenharia Agrônoma

 

Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória (ES)

Engenharia Civil 

Engenharia de Produção

Engenharia de Software 

 

Faculdade Dom Bosco, Porto Alegre (RS)

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

 

Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília (DF)

Engenharia Civil

Engenharia de Software

Engenharia Elétrica

 

Clique aqui e conheça todas as Instituições de Ensino Superior Salesianas do Brasil.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com apoio das Assessorias de Comunicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO)

Mais Recentes

UniSALESIANO leva “cão-robô” à Expô Rodeio Show Araçatuba

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) está presente na Expô Rodeio Show Araçatuba, levando inovação, tecnologia e o carisma salesiano para o grande público. O estande da Instituição tem se destacado pela apresentação de tecnologias de ponta, atraindo jovens, adultos e crianças interessados em conhecer mais sobre o futuro da educação e as oportunidades de formação que o UniSALESIANO oferece. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, a presença do UniSALESIANO na Expô é uma forma de estar junto dos jovens, seguindo o ensinamento de Dom Bosco: “Se os jovens estão ali, nós também devemos estar, com bons exemplos”.Ornellas reforçou que o UniSALESIANO busca mostrar seus valores, inovação e projetos, oferecendo inspiração para que os jovens possam enxergar as oportunidades de ingressar no ensino superior e seguir uma carreira. Segundo ele, a primeira noite do evento (12/09) foi um sucesso, com destaque para todas as idades que passaram pelo estande da Instituição. O grande atrativo da noite foi o “cão-robô”, que encantou o público com sua tecnologia avançada. Além disso, os simuladores dos cursos das áreas da saúde também chamaram a atenção, com acadêmicos do Curso de Medicina explicando o funcionamento dos equipamentos, bem como o touro mecânico para diversão do público. “Quem deseja cursar Medicina, que conquistou o conceito máximo nas dimensões avaliadas pelo MEC, ou demais cursos da área da saúde, tem a oportunidade de conhecer de perto as atividades e práticas desenvolvidas no UniSALESIANO”, convidou o Pró-Reitor. O estande também apresenta diversos eventos que serão promovidos pela Instituição ao longo deste semestre, como o 4º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, com a participação de palestrantes renomados em suas áreas, como Gustavo Cerbasi e Camila Farani, a 4ª edição do Workshop de Medicina e os vestibulares dos cursos tradicionais e de Medicina. “CÃO-ROBÔ” NA EXPÔA grande estrela do evento é o “cão-robô – GO 2”, uma inovação tecnológica adquirida pelo UniSALESIANO. O robô, equipado com inteligência artificial, tornou-se uma atração irresistível para os visitantes. André Ornellas destacou que essa aquisição não foi simples, exigindo mais de um ano de planejamento e esforços para a importação. Agora, com a versão mais avançada, o UniSALESIANO reforça seu compromisso em inspirar os jovens a enxergarem a educação como o caminho para a inovação e o progresso. “O cão-robô é uma ferramenta que desperta nos jovens o interesse pelo avanço tecnológico, demonstrando que a educação é o alicerce de qualquer evolução social. Queremos que eles vejam que, por meio do estudo e da dedicação, podem alcançar grandes conquistas”, afirmou. MODERNOCom um sistema de navegação LIDAR 4D e inteligência artificial de ponta, o “cão-robô – GO 2” representa muito mais do que uma curiosidade tecnológica. Ele simboliza a união entre educação e inovação, como sonhava Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Para o UniSALESIANO, a presença do robô em eventos como a Expô Rodeio Show Araçatuba é uma forma de mostrar aos jovens que eles podem sonhar alto e realizar seus projetos de vida.O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, ressaltou que Dom Bosco sempre destacou a importância de estar na vanguarda do progresso. “Devemos, como Salesianos, colocar à disposição da educação o que há de mais moderno e inspirador. O ‘cão-robô’ é um exemplo de como estamos aplicando essa visão nos dias de hoje”, explicou. Além de tecnologia, o UniSALESIANO também promove valores fundamentais como cidadania e honestidade. “Nossa missão é formar bons profissionais, e também bons cristãos e honestos cidadãos”, concluiu. Fonte: UniSALESIANO 

Acadêmicas Salesianas se destacam no desafio Hackaton Base27

Os estudantes do Centro Universitário Salesiano (UniSales ), de Vitória (ES), marcaram presença e alcançaram destaque no Hack27, o desafio no formato "hackaton" realizado pelo Hub de Inovações Base27. O desafio aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto, envolvendo estudantes de diferentes instituições capixabas de ensino superior, convidados a resolverem problemas reais de três grandes organizações do mercado capixaba (Fortes Engenharia, ISH Tecnologia e Samarco Mineração). Ao todo, 96 estudantes participaram do evento, sendo 12 deles estudantes do UniSales. A acadêmica Karla Maforte, do curso de Administração na modalidade presencial, foi uma das participantes que representou o UniSales no evento. O grupo dela assumiu o desafio da empresa Fortes Engenharia e foi reconhecida com o prêmio dentro dos grupos que resolveram o mesmo desafio, além do prêmio destaque do evento. "Foi uma experiência incrível! nunca aprendi tanto em tão pouco tempo com tantas pessoas maravilhosas. Foi realmente único, e eu tenho dificuldade em expressar o quanto foi enriquecedor", contou. Já a acadêmica Eduarda Severo, também do curso de Administração presencial, se mostrou grata pela oportunidade de participar do evento. "O desafio me permitiu expandir meus conhecimentos de uma forma inexplicável, tive contatos com alunos de várias disciplinas, com profissionais extremamente capacitados e que me mostraram que é possível alcançar tudo que almejamos com disciplina e garra", destacou Eduarda. No desafio proposto pela empresa Samarco Mineração, Carolina Busato, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniSales, integrou a equipe que ganhou o 1º lugar do Desafio. "Nós conseguimos unir mentes focadas em Arquitetura, Engenharia Civil, Biologia, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação e Economia, em uma solução que nos levou ao pódio. Agradeço muito a oportunidade de participar desse evento e, principalmente, poder ter trabalhado do lado dessas pessoas incríveis", explicou. Fonte: Inspetoria São João Bosco / Fotos: Divulgação-Base27

Professor Salesiano é convocado como Treinador dos Jogos Paralímpicos

O professor e preparador físico Leonardo Miglinas foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para ser o Treinador da equipe brasileira de Natação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Professor do Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória (ES), desde 2008, Leonardo Miglinas já foi treinador de duas paratletas medalhistas nas paralimpíadas de 2016 (Rio de Janeiro) e 2020 (Tóquio). Ao todo, cinco capixabas estão convocados para a Paralimpíada. Em junho, o treinador também acompanhou a paratleta Mari Gesteira, que alcançou o novo Recorde das Américas nos 100m costas, no World Series em Berlim e também está entre as que tem mais chance de alcançar o pódio, pois embarca para a França com chance de disputar cinco medalhas. “Era um sonho de criança. Passa um filme na cabeça. São 25 anos acompanhando, sempre apaixonado pelo esporte, então, parava pra assistir jogos olímpicos. Agora, vou viver esse sonho, de estar lá como um técnico da Seleção Brasileira. Foi muito especial esse momento!”, frisou o técnico. Leonardo se apresentou ao CPB no dia 13 de agosto, em São Paulo, e embarca para a França para um período de aclimatação na cidade de Troyes. A chegada na Vila Olímpica, em Paris, está prevista para o dia 24 de agosto. A competição acontece entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNISALESO curso de graduação em Educação Física do UniSales (Bacharelado e Licenciatura) promove uma formação em que o estudante vivencia o contato com profissionais de referência nacional cotidianamente. Além disso, os acadêmicos contam com o amparo de um complexo esportivo completo, contando com quadras cobertas, um ginásio poliesportivo completo, piscina de fisioterapia e piscina semiolímpica. Para saber mais, se inscreva em unisales.br/vest, ou inicie uma conversa com a equipe Comercial do UniSales. Fonte: Centro Universitário Salesiano (UniSales)  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil