O ano de 2023 foi marcado por grandes conquistas para duas ex-alunas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), unidade Campinas. Ana Carolina Silva e Marina Piccolo, egressas do curso de Psicologia do campus São José, foram aprovadas no Mestrado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ana Carolina Silva, 24 anos, formada pelo UNISAL em 2022, vai integrar a turma de 2024.1 do Programa de Pós-Graduação em Educação, inserida na linha de pesquisa de Psicologia e Educação, no grupo de pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS).
“O Mestrado para mim, hoje, é uma continuidade importante do percurso que desenvolvi no UNISAL e uma conquista que consolida os anos de dedicação que tive em meus estudos, as reflexões e inquietações que tenho em relação a profissão que escolhi e os compromissos éticos e políticos que eu tenho enquanto psicóloga e pesquisadora. Além disso, sempre tive o desejo de ser professora. Creio que esse seja o primeiro passo para a concretização desse sonho também. Então estou muito feliz que isso esteja se construindo em minha vida. É só o começo!”, comentou a egressa.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE MULHERES NEGRAS
Ana Carolina destaca a importância da educação das relações étnico-raciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres negras. Quando aluna do UNISAL, participava ativamente do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais, sob a coordenação da Prof.ª Me. Maisa Elena Ribeiro, que foi sua docente durante o Curso de Psicologia, e que muito contribuiu para a concretização da aprovação para o Mestrado.
No núcleo, Ana Carolina desenvolveu um apreço pela produção de conhecimento, especialmente pelo que está ligado à sua realidade como mulher negra. A compreensão das marcas do racismo na sociedade brasileira e os impactos na população negra também a ajudaram a desenvolver um olhar crítico sobre sua realidade.
“Tenho comigo que tudo que aprendi e partilhei junto ao Núcleo foi essencial em minha formação acadêmica, porque me proporcionou um olhar mais amplo sobre a sociedade brasileira, e o meu papel enquanto psicóloga. É essa base que estou levando para o meu mestrado – e para a minha vida profissional”, ressaltou.
A RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PSICANÁLISE
Marina Piccolo, 43 anos, concluiu o Curso de Psicologia em 2023 e, neste ano de 2024, integrará o Programa de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
“O título do meu projeto é ‘Psicopatologias na infância: contribuições da Psicanálise para o diálogo entre escola, família e profissionais da saúde’. Com essa pesquisa, pretendo me aprofundar na relação entre a Psicologia Escolar e a Psicanálise, buscando contribuir de alguma forma para ampliar essas conexões”, destacou Marina.
Na opinião da psicóloga, o UNISAL facilitou o caminho até o mestrado: “Ao me colocar em contato com professoras incríveis, que incentivaram a continuidade dos meus estudos, proporcionaram o acesso a esse conhecimento e me mostraram como ir além do conteúdo da sala de aula”.
Ao longo de cinco anos, os estudantes do Curso de Psicologia do UNISAL desenvolvem habilidades para exercer a profissão com metodologias atualizadas e orientação de professores experientes. Além das aulas teóricas, os alunos têm acesso a diversas oportunidades para expandir seu conhecimento, participando de projetos que atendem a comunidade, programas de monitoria e uma ampla gama de estágios, o que desempenha um papel importante na preparação para sua atuação profissional após a graduação.
Por Assessoria de Imprensa do UNISAL / Entrevistas: Klaus Werner / Texto: Renata Moraes