04/02/2023

Instituições Salesianas do Brasil Contra o Câncer

Instituições Salesianas do Brasil Contra o Câncer

Anualmente, no dia 04 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial Contra o Câncer. Esta é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. 

No Brasil, Instituições Salesianas tem se dedicado a campanhas e pesquisas que apoiam e conscientizam a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento correto do câncer. Confira algumas das ações:

 UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB), Campo Grande (MS) 

Duas pesquisas desenvolvidas na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), dão esperança para o tratamento de alguns tipos de cânceres com alta incidência na população. Uma delas buscou a purificação de uma proteína do veneno da serpente do Cerrado (espécie Bothrops moojeni, popularmente conhecida como caiçaca), enquanto a outra focou na utilização de peptídeo extraído do veneno do escorpião da espécie Titius serrulatus.

Veneno de serpente contra câncer colorretal e sarcoma muscular

O pesquisador do programa de Biotecnologia da UCDB, Dr. Breno Emanuel Farias Frihling, e o orientador de pesquisa e professor da UCDB, Dr. Ludovico Migliolo, apostam nas proeteínas do veneno da cobra caiçaca. “Observamos que a proteína apresenta uma atividade antitumoral contra linhagens celulares de câncer colorretal e um tipo de sarcoma (câncer) que afeta o tecido muscular. Precisamos realizar mais testes para poder afirmar qualquer tipo de aplicação. Porém, percebemos que a fosfolipase, a princípio, não apresenta uma atividade agressiva contra células do sistema nervoso (chamadas de micróglias), mas apresentou atividade antitumoral, indicando que essa proteína apresenta uma seletividade maior para células tumorais”, diz Dr. Breno.

“Essa pesquisa tem uma importância enorme dentro de Mato Grosso do Sul e, dependendo do avanço e investimento que obtivermos para os próximos testes, ela terá uma amplitude internacional, pois, de acordo com a OMS, até 2050, o câncer vai ser o segundo maior índice de mortalidade no planeta, só perdendo para as infecções hospitalares. A gente acredita que, fazendo pesquisa, disponibilizando para as indústrias métodos que identifiquem moléculas com especificidade e atividade diante de diversos alvos, se torne algo diferencial e, dessa maneira, a gente cresça e ajude ainda mais a população a ter uma qualidade de vida em termos de saúde”, aponta Dr. Ludovico.

Veneno de Escorpião contra câncer de pulmão

Orientada pelo Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, líder do Núcleo de cultura de células na UCDB, a médica veterinária Dra. Simone Camargo Sanches concluiu e defendeu sua tese no Programa em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Centro-Oeste. O foco foi uma proteína do veneno do escorpião mais comum encontrado nas áreas urbanas. “Temos a cultura de cinco linhagens de células tumorais nos laboratórios da UCDB: cólon, endométrio, colo de útero, rabdomiossarcoma e pulmão. Fizemos testes utilizando um peptídeo desenhado racionalmente que é baseado na sequência do veneno do escorpião em todas elas e os melhores resultados foram contra o de pulmão, que apresentou uma seletividade boa, isto é, ele atacou as células tumorais e preservou as células saudáveis”, relatou. A descoberta gerou o registro de uma patente e a expectativa da pesquisadora é dar continuidade aos estudos.

    

 HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA, Três Lagoas (MS) 

As manifestações das datas de prevenção e tratamento do câncer do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Três Lagoas (MS), referem-se a projetos de cuidados, prevenções e informações sobre o câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pulmão, os que mais acometem a população em geral. As campanhas são realizadas pela equipe multidisciplinar do HNSA, para pacientes e colaboradores, através de palestras com médicos e informativos interno.

O impacto é para centenas de pessoas que realizam o tratamento no Centro de Oncologia do Hospital Auxiliadora e também aos seus familiares e colaboradores do hospital que recebem orientação sobre sintomas e as prevenções contra a doença. Atualmente, são atendidos cerca de 700 pacientes todos os meses que realizam: quimioterapia, hormônioterapia e atendimento ambulatorial. 

Confira a matéria sobre a Campanha Agosto Branco, mês de conscientização contra o câncer de pulmão, que o HNSA concedeu à equipe TVC de Três Lagoas: clique aqui.

Confira a matéria sobre o Dia Mundial Contra o Câncer, também concedida pelo HNSA à equipe da TVC de Três Lagoas: clique aqui.

  

 INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA (ISECENSA), Campos dos Goytacazes (RJ) 

Os Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA), em Campos dos Goytacazes (RJ), participam da Campanha “Campos Doe Medula”, estimulando para que alunos e professores de todos os cursos possam receber orientações e esclarecimentos sobre a doação de medula e a importância do gesto. Todos são orientados através de palestras do grupo voluntário que lidera o projeto e, após as orientações e esclarecimentos, todos são convidados a participar da doação de sangue para que seu material faça parte do banco de doação de medula nacional.
Os professores e alunos do ISECENSA se mobilizaram e mobilizaram também suas famílias, obtendo excelentes resultados no aumento significativo de amostras de sangue para o banco nacional, contribuindo para o rastreio de doadores de medula para pacientes portadores de câncer de medula. Participam do projeto mais de 100 doadores do ISECENSA.

  

 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA, Macaé (RJ) 

Nos meses de outubro e novembro, por meio da Pastoral Universitária da Faculdade Católica Salesiana, em Macaé (RJ), foram realizadas atividades em torno dos movimentos mundiais de saúde: “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas criadas para alertar a população de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata são essenciais para evitar a alta mortalidade de mulheres e homens.

A equipe da Pastoral Universitária organizou uma acolhida diferenciada para os estudantes em dois momentos simples e especiais, para sensibilizar sobre a importância das campanhas. No dia 25 de outubro, o grupo vestiu-se de rosa e preparou uma recepção ao som de música ao vivo. Na oportunidade, os acadêmicos receberam um laço cor-de-rosa (símbolo da Campanha) e palavras de incentivo ao autocuidado e à prevenção da doença. Para o “Novembro Azul”, uma ação semelhante foi realizada no dia 08 de novembro, dessa vez direcionada aos alunos, com informações sobre o câncer de próstata e cuidados na sua prevenção.

A Diretora Geral da Faculdade Católica Salesiana, Ir. Carmelita Agrizzi, conta que a vida clama por cuidado. “Tudo isso é cuidar da Casa Comum, como diz o Papa Francisco. Dom Bosco tem essa preocupação e nos direciona às nossas ações, por isso nos encontramos semanalmente, para sermos presença de alegria e acolhida a todos e todas”, explica a diretora, referindo-se aos encontros da equipe todas às terças-feiras, momentos em que as atividades são preparadas e organizadas. “Já que falamos de prevenção, é preciso trocar ideias com os jovens, incentivar o cuidado do corpo e da saúde. Quanto mais informação, incentivo e apoio eles receberem, mais resultados teremos com essas campanhas”, completa a professora e coordenadora da Pastoral Universitária, Jônia Quédma.

   

O desenvolvimento de diversos tipos de câncer pode ser evitado a partir de ajustes simples na rotina como a adoção de hábitos saudáveis de vida como praticar exercícios físicos, evitar o consumo de álcool, não fumar, evitar a exposição ao sol nos horários críticos (das 10h às 16h) e, principalmente, manter os exames em dia. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Egressa Salesiana: Direito UniSales homenageia primeira mulher a presidir OAB/ES

No último dia 14 de maio de 2025 (quarta-feira), o UniSales – Centro Universitário Salesiano, por meio da Coordenação do Curso de Direito, representada pelo professor e coordenador Thyago Brito de Mello, prestou uma homenagem à Drª. Érica Ferreira Neves, recentemente eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo (OAB/ES) e primeira mulher a ocupar o cargo. Uma placa de homenagem foi entregue à presidente. A ação reafirma o compromisso da instituição com a formação de profissionais de excelência e com a valorização da liderança feminina. A cerimônia destacou não apenas a trajetória profissional exemplar da nova presidente, mas também celebrou um marco histórico para a advocacia capixaba: Drª. Érica Ferreira Neves torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da OAB no estado do Espírito Santo, quebrando barreiras e abrindo caminhos para novas gerações de profissionais do Direito. “Em nome da Coordenação do Curso de Direito do UniSales, nós gostariamos de parabenizar a Dra. Érica Ferreira Neves, pela atuação e por todo o trabalho que tem realizado ao longo desses primeiros meses de mandato, à frente da presidência da OAB Seccional Espírito Santo. Fica aqui então o nosso registro saudação e votos de que continue empenhando um ótimo trabalho”, destacou Thyago. Laços salesianos: da educação básica à liderança jurídica A conexão entre a presidente eleita e a comunidade salesiana transcende o momento atual. Egressa do Colégio Salesiano, Drª. Érica Ferreira Neves carrega em sua formação os valores e princípios da educação salesiana, fundamentais em sua trajetória pessoal e profissional. Esta ligação histórica reforça o papel transformador da educação salesiana na formação de líderes comprometidos com a ética e a justiça social. “Eu sou eternamente uma aluna do Salesiano com muito orgulho. Agora, com a placa de homenagem, todos que me visitarem também vão saber disso”, celebrou Dra. Érica Ferreira Neves. Apenas seis seccionais da OAB elegeram mulheres nas eleições de 2024 Eleita a primeira mulher a presidir a OAB Espírito Santo, Érica Ferreira é uma entre as seis mulheres eleitas dentre as 27 seccionais da OAB, nas eleições de novembro de 2024. Atualmente, elas representam 22% das lideranças seccionais da ordem. Além do Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro foram os estados que elegeram mulheres pela primeira vez. Apesar de ainda baixo, o número representa um leve crescimento quando comparado às eleições de 2021, quando 5 mulheres foram eleitas para o cargo em todo o Brasil. Duas das presidentes seccionais eleitas pelo pleito anterior foram reconduzidas ao cargo nos estados do Mato Grosso e da Bahia. Estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina, que haviam escolhido mulheres para a presidência no último pleito, voltaram a eleger homens para o triênio 2025/27. Dra. Érica Ferreira Neves Egressa do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Dra. Érica Ferreira Neves graduou-se em Direito pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. É advogada especialista em Direito do Estado e Direito do Consumidor. Foi Secretaria-geral adjunta da OAB/ES no triênio 2016-2018, presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda (2016-2017), presidente e membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio (2016-2018) e diretora da ABA – Associação Brasileira de Advogados. UniSales: formando líderes para transformar a sociedade A homenagem realizada pelo Centro Universitário Salesiano reafirma o compromisso da instituição com a formação integral de seus estudantes, preparando-os não apenas para o exercício técnico de suas profissões, mas para assumirem posições de liderança e protagonismo social.   O Curso de Direito do UniSales tem se destacado pela excelência acadêmica e pela formação humanística, preparando profissionais capazes de compreender o Direito como instrumento de transformação social e de promoção da justiça.   O Centro Universitário Salesiano – UniSales reafirma seu apoio à nova gestão da OAB/ES e se coloca como parceiro na realização de iniciativas que promovam o desenvolvimento da advocacia capixaba e a formação continuada dos profissionais do Direito.   A homenagem à Drª. Érica Ferreira Neves representa não apenas o reconhecimento de sua trajetória e conquista, mas também a celebração dos valores compartilhados entre a comunidade salesiana e a nova presidente da OAB/ES: compromisso com a excelência, ética profissional e responsabilidade social. Fonte: Site UniSales

Unisalesiano recebe Moção de Aplauso da Câmara por notas máximas de Medicina e Medicina Veterinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, realizada na noite da última segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Aplauso ao Unisalesiano, em reconhecimento ao destaque nacional dos Cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição. A homenagem foi proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Em seu discurso na tribuna, Pugina destacou que o curso de Medicina do UniSALESIANO foi classificado entre os seis melhores do Brasil no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação do Ministério da Educação que analisa o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Ele também ressaltou a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina Veterinária, que alcançou o primeiro lugar entre todos os cursos do Estado de São Paulo, públicos e privados. “Essas conquistas representam mais do que boas notas. Elas refletem o impacto transformador do Unisalesiano em nossa região” , afirmou o vereador. Pugina frisou ainda que o Unisalesiano não se limita à formação acadêmica: “É um centro de desenvolvimento humano, social e econômico. Forma profissionais comprometidos com a saúde da população e o bem-estar animal, além de gerar empregos, fomentar pesquisas e fortalecer nosso município” . Outro destaque foi a futura gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba pelo Unisalesiano, prevista para começar em junho deste ano. Para o vereador, a parceria representa um avanço na qualidade da saúde pública local, conduzido por uma instituição “renomada, séria e comprometida com as necessidades da cidade”. Homenagem - O Voto de Aplauso prestou homenagem ao Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, ao Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, e aos Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso e Rafael Cipriano, além de todo o corpo docente e discente. Após a aprovação unânime, o Reitor agradeceu o carinho e a homenagem prestada. Em suas palavras, ele reforçou o compromisso do Unisalesiano com a educação de excelência e com a transformação social da comunidade araçatubense e regional. Fonte: Hojemais.com.br

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil