04/02/2023

Instituições Salesianas do Brasil Contra o Câncer

Instituições Salesianas do Brasil Contra o Câncer

Anualmente, no dia 04 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial Contra o Câncer. Esta é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. 

No Brasil, Instituições Salesianas tem se dedicado a campanhas e pesquisas que apoiam e conscientizam a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento correto do câncer. Confira algumas das ações:

 UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB), Campo Grande (MS) 

Duas pesquisas desenvolvidas na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), dão esperança para o tratamento de alguns tipos de cânceres com alta incidência na população. Uma delas buscou a purificação de uma proteína do veneno da serpente do Cerrado (espécie Bothrops moojeni, popularmente conhecida como caiçaca), enquanto a outra focou na utilização de peptídeo extraído do veneno do escorpião da espécie Titius serrulatus.

Veneno de serpente contra câncer colorretal e sarcoma muscular

O pesquisador do programa de Biotecnologia da UCDB, Dr. Breno Emanuel Farias Frihling, e o orientador de pesquisa e professor da UCDB, Dr. Ludovico Migliolo, apostam nas proeteínas do veneno da cobra caiçaca. “Observamos que a proteína apresenta uma atividade antitumoral contra linhagens celulares de câncer colorretal e um tipo de sarcoma (câncer) que afeta o tecido muscular. Precisamos realizar mais testes para poder afirmar qualquer tipo de aplicação. Porém, percebemos que a fosfolipase, a princípio, não apresenta uma atividade agressiva contra células do sistema nervoso (chamadas de micróglias), mas apresentou atividade antitumoral, indicando que essa proteína apresenta uma seletividade maior para células tumorais”, diz Dr. Breno.

“Essa pesquisa tem uma importância enorme dentro de Mato Grosso do Sul e, dependendo do avanço e investimento que obtivermos para os próximos testes, ela terá uma amplitude internacional, pois, de acordo com a OMS, até 2050, o câncer vai ser o segundo maior índice de mortalidade no planeta, só perdendo para as infecções hospitalares. A gente acredita que, fazendo pesquisa, disponibilizando para as indústrias métodos que identifiquem moléculas com especificidade e atividade diante de diversos alvos, se torne algo diferencial e, dessa maneira, a gente cresça e ajude ainda mais a população a ter uma qualidade de vida em termos de saúde”, aponta Dr. Ludovico.

Veneno de Escorpião contra câncer de pulmão

Orientada pelo Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, líder do Núcleo de cultura de células na UCDB, a médica veterinária Dra. Simone Camargo Sanches concluiu e defendeu sua tese no Programa em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Centro-Oeste. O foco foi uma proteína do veneno do escorpião mais comum encontrado nas áreas urbanas. “Temos a cultura de cinco linhagens de células tumorais nos laboratórios da UCDB: cólon, endométrio, colo de útero, rabdomiossarcoma e pulmão. Fizemos testes utilizando um peptídeo desenhado racionalmente que é baseado na sequência do veneno do escorpião em todas elas e os melhores resultados foram contra o de pulmão, que apresentou uma seletividade boa, isto é, ele atacou as células tumorais e preservou as células saudáveis”, relatou. A descoberta gerou o registro de uma patente e a expectativa da pesquisadora é dar continuidade aos estudos.

    

 HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA, Três Lagoas (MS) 

As manifestações das datas de prevenção e tratamento do câncer do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Três Lagoas (MS), referem-se a projetos de cuidados, prevenções e informações sobre o câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pulmão, os que mais acometem a população em geral. As campanhas são realizadas pela equipe multidisciplinar do HNSA, para pacientes e colaboradores, através de palestras com médicos e informativos interno.

O impacto é para centenas de pessoas que realizam o tratamento no Centro de Oncologia do Hospital Auxiliadora e também aos seus familiares e colaboradores do hospital que recebem orientação sobre sintomas e as prevenções contra a doença. Atualmente, são atendidos cerca de 700 pacientes todos os meses que realizam: quimioterapia, hormônioterapia e atendimento ambulatorial. 

Confira a matéria sobre a Campanha Agosto Branco, mês de conscientização contra o câncer de pulmão, que o HNSA concedeu à equipe TVC de Três Lagoas: clique aqui.

Confira a matéria sobre o Dia Mundial Contra o Câncer, também concedida pelo HNSA à equipe da TVC de Três Lagoas: clique aqui.

  

 INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA (ISECENSA), Campos dos Goytacazes (RJ) 

Os Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA), em Campos dos Goytacazes (RJ), participam da Campanha “Campos Doe Medula”, estimulando para que alunos e professores de todos os cursos possam receber orientações e esclarecimentos sobre a doação de medula e a importância do gesto. Todos são orientados através de palestras do grupo voluntário que lidera o projeto e, após as orientações e esclarecimentos, todos são convidados a participar da doação de sangue para que seu material faça parte do banco de doação de medula nacional.
Os professores e alunos do ISECENSA se mobilizaram e mobilizaram também suas famílias, obtendo excelentes resultados no aumento significativo de amostras de sangue para o banco nacional, contribuindo para o rastreio de doadores de medula para pacientes portadores de câncer de medula. Participam do projeto mais de 100 doadores do ISECENSA.

  

 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA, Macaé (RJ) 

Nos meses de outubro e novembro, por meio da Pastoral Universitária da Faculdade Católica Salesiana, em Macaé (RJ), foram realizadas atividades em torno dos movimentos mundiais de saúde: “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, campanhas criadas para alertar a população de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata são essenciais para evitar a alta mortalidade de mulheres e homens.

A equipe da Pastoral Universitária organizou uma acolhida diferenciada para os estudantes em dois momentos simples e especiais, para sensibilizar sobre a importância das campanhas. No dia 25 de outubro, o grupo vestiu-se de rosa e preparou uma recepção ao som de música ao vivo. Na oportunidade, os acadêmicos receberam um laço cor-de-rosa (símbolo da Campanha) e palavras de incentivo ao autocuidado e à prevenção da doença. Para o “Novembro Azul”, uma ação semelhante foi realizada no dia 08 de novembro, dessa vez direcionada aos alunos, com informações sobre o câncer de próstata e cuidados na sua prevenção.

A Diretora Geral da Faculdade Católica Salesiana, Ir. Carmelita Agrizzi, conta que a vida clama por cuidado. “Tudo isso é cuidar da Casa Comum, como diz o Papa Francisco. Dom Bosco tem essa preocupação e nos direciona às nossas ações, por isso nos encontramos semanalmente, para sermos presença de alegria e acolhida a todos e todas”, explica a diretora, referindo-se aos encontros da equipe todas às terças-feiras, momentos em que as atividades são preparadas e organizadas. “Já que falamos de prevenção, é preciso trocar ideias com os jovens, incentivar o cuidado do corpo e da saúde. Quanto mais informação, incentivo e apoio eles receberem, mais resultados teremos com essas campanhas”, completa a professora e coordenadora da Pastoral Universitária, Jônia Quédma.

   

O desenvolvimento de diversos tipos de câncer pode ser evitado a partir de ajustes simples na rotina como a adoção de hábitos saudáveis de vida como praticar exercícios físicos, evitar o consumo de álcool, não fumar, evitar a exposição ao sol nos horários críticos (das 10h às 16h) e, principalmente, manter os exames em dia. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Egressos de Ciências Contábeis se reúnem para comemorar 20 anos de formados

Um grupo de ex-alunos do Curso de Ciências Contábeis do UniSALESIANO se reuniu para celebrar os 20 anos de sua formatura no sábado (09/11), em um evento especial realizado no restaurante A Colônia, localizado no bairro Água da Prata, em Araçatuba (SP). Cerca de 50 egressos, professores e amigos participantes do evento, que tiveram como objetivo relembrar experiências vividas na época da graduação e compartilhar trajetórias profissionais. O evento conta com a presença de Lúcia Aparecida Ruccini Floriano, ex-aluna e organizadora do encontro, que traz o significado especial do evento, já que o curso comemora seus 50 anos em 2024. Lúcia, aposentada após uma carreira de 35 anos na área bancário, destacou a importância do curso em sua trajetória e o reencontro com colegas e professores. “Durante nosso almoço, refletimos sobre a importância dessa trajetória e o impacto que o curso teve em nossas vidas profissionais e pessoais”, disse. O professor José Lorenzetti, docente e coordenador do curso de Administração do UniSALESIANO, também participou do almoço e relembrou os desafios enfrentados pelos ex-alunos no início de suas carreiras e as transformações ao longo das duas décadas. Durante o encontro, os participantes discutiram a influência da formação recebida no UniSALESIANO em suas atuações profissionais, com muitos ainda trabalhando na área contábil em diversos setores. O evento reforçou o vínculo entre os egressos e a importância desse período em suas vidas. Fonte: Assessoria de comunicação da Missão Salesiana de Mato Grosso

UniSALESIANO leva atendimento médico e distribui uma tonelada de alimentos para área rural

O Projeto de Extensão “Medicina Araçatuba Nutrindo Vidas” (MedNutri), do UniSALESIANO Araçatuba (SP), realizou uma ação social na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Engenheiro Taveira, atendendo mais de 100 famílias das regiões rural, olaria e dos assentamentos próximos. A atividade, conduzida por acadêmicos de Medicina e profissionais de saúde, incluiu consultas médicas, exames e doações de alimentos, brinquedos e roupas. Durante o evento, foram realizados 50 atendimentos nas especialidades de pediatria, cardiologia e endocrinologia. A Dra. Rachel Quaresma, pediatra, atendeu 21 crianças; o cardiologista Dr. Hélio Poço, cinco pacientes; a endocrinologista Dra. Angélica Mafra, 16 atendimentos; e o Dr. Ângelo Jacomossi, que atua em ambas as especialidades, 11 pacientes. Arley Gustavo Silveira Loiola, aluno de Medicina e membro do MedNutri, informou que 148 atividades foram realizadas durante a manhã, incluindo 38 atendimentos médicos, 58 exames, 68 distribuições de cestas básicas e seis vacinas aplicadas. No período da tarde, foram efetuadas mais 12 consultas, 33 exames, 16 cestas básicas distribuídas e uma vacina. Ao longo do dia, foram entregues 84 cestas básicas, somando 1,1 tonelada de alimentos arrecadados principalmente pelos acadêmicos e docentes de Medicina. A estrutura de atendimento foi completa, com triagens que incluíram aferição de pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal, saturação de oxigênio, glicemia capilar e frequência cardíaca. Os pacientes que necessitavam de avaliação cardiológica já entravam no consultório com o eletrocardiograma realizado na própria UBS. Além dos atendimentos médicos, as crianças participaram de atividades recreativas e receberam brinquedos. A equipe da UBS de Engenheiro Taveira contribuiu com o suporte de vacinadora, enfermeiras, agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio. “Foi uma experiência de aprendizado e solidariedade. A gratidão e a motivação para continuar com o projeto são imensas, ao ver o impacto direto do nosso trabalho na vida das pessoas. Todos os esforços para planejar e organizar essa ação valeram a pena”, concluiu Arley, emocionado com o resultado da atividade. *Com informações da Assessoria UniSALESIANO

Coordenador do UniSALESIANO tem estudo publicado em periódico internacional

O impacto dessa pesquisa também lhe garantiu uma bolsa para um programa de intercâmbio na Universidade da Flórida Em pesquisa publicada recentemente na Journal of Agriculture and Food Research, o professor Giuliano Pincerato, coordenador dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO, apresentou resultados promissores sobre o uso do milheto (Pennisetum glaucum) para reduzir a ecotoxicidade em solos contaminados por herbicidas e inseticidas.  A investigação concentrou-se na capacidade do milheto em solos expostos ao herbicida tebuthiuron (TBT), ao inseticida thiamethoxam (TMX) e à vinhaça, subproduto da produção de açúcar e álcool, com o objetivo de restaurar a saúde do solo e diminuir os efeitos negativos dos agroquímicos. O estudo destaca que o tempo de crescimento do milheto e o momento da coleta de amostras foram fatores cruciais para a regeneração do solo e para a germinação de sementes de alface, usada como parâmetro de saúde ambiental. Os dados indicaram que intervenções logo após o plantio do milheto geraram uma recuperação rápida, sugerindo que essa técnica pode ser uma estratégia viável para mitigar o impacto ambiental dos produtos químicos. Pincerato, que realiza o estudo como parte de seu doutorado, celebrou a publicação como um marco significativo na sua pesquisa. "Este artigo avança o entendimento sobre como reduzir os impactos de agroquímicos, especialmente em áreas de cultivo intensivo. A publicação deste segundo artigo em uma revista de renome internacional é um passo importante para concluir minha tese", afirmou. O pesquisador também anunciou que um terceiro artigo está previsto para novembro, com novos dados sobre o tema. O impacto do estudo rendeu a Pincerato uma bolsa de intercâmbio na Universidade da Flórida, em Boca Raton, onde ele dará continuidade ao estudo de fitorremediação em 2024. A bolsa, que cobre 70% dos custos, foi possibilitada pelo programa de doutorado da UNESP, representando uma valiosa oportunidade de colaboração internacional. Além de sua atuação no UniSALESIANO, Pincerato integra o Grupo de Estudos de Ação em Impactos Ambientais (GAIA-FECAT) da UNESP de Dracena, sob a orientação do Prof. Dr. Renato Matos Lopes, reforçando o compromisso das instituições com pesquisas que promovam a sustentabilidade e a saúde ambiental no setor agrícola. Fonte: Assessoria UniSalesiano com atualizações da Comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil