12/12/2022

Reitor da UCDB recebe título Doutor Honoris Causa

Reitor da UCDB recebe título Doutor Honoris Causa

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, recebeu, na última segunda-feira (5), no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande (MS), o título Doutor Honoris Causa pela dedicação ao sacerdócio e pelo trabalho desempenhado na educação do ensino superior. O título, concedido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é um dos maiores reconhecimentos acadêmicos de uma instituição universitária, reconhecendo o trabalho de diversas personalidades que servem de exemplo para a comunidade educativa e para a sociedade. Nesta ocasião, o nome do Pe. Marinoni foi proposto pela Vice-Reitora da UFMS, Camila Ítavo. “Sua trajetória, como sacerdote e educador, nos inspira e nos faz ter, cada vez mais certeza de que o único caminho que devemos seguir, enquanto Instituição de ensino superior, é o caminho de fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país, por meio da melhoria do investimento em ciência, tecnologia e inovação, em prol de um ensino forte, de qualidade e inclusivo”, ressaltou a proponente da homenagem. “Esta homenagem que estou recebendo é o reconhecimento da sociedade à arte de educar exercida pelos salesianos, desde que chegaram às terras mato-grossenses e sul-mato-grossenses, pautando nos ensinamentos do grande educador São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude. Ele afirmava que educar é coisa do coração e esse desafio tem guiado os salesianos e leigos ao longo desses anos”, comemorou o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni.

Já o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou a sábia iniciativa da outorga deste título de Doutor Honoris Causa ao Pe. José Marinoni, aprovada pelo egrégio Conselho Universitário. “Esta é uma acertada proposição que prestigia não apenas a pessoa merecedora desta honraria, mas também nossa Instituição, que a confere. Sua visão de educação nos envolve, nos agrega no mesmo lado para, mediante formação da juventude, promovermos um mundo melhor”, destacou.

Marinoni passa a ocupar a 31ª posição entre as pessoas que já foram homenageadas pela UFMS, desde o início da entrega do título Doutor Honoris Causa pela Instituição, em 1985. Além do Reitor da UCDB, outras três personalidades também foram homenageadas com a condecoração entregue à destaques da educação e do patrimônio artístico e cultural do estado, como a presidente do Projeto Rondon, professora Marilena Dias Barreto dos Reis, por defender a ‘Causa Indígena’; a ex-senadora e educadora Marisa Joaquina Monteiro Serrano, pela relevância da mulher e por ‘45 anos de vida pública’ e o presidente do Instituto de Museus, Pedro Mastrobuono, por defender a memória Nacional ‘Protetor do patrimônio cultural’.

O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, participou do evento representando o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Também estiveram presentes os Pró-Reitores da Católica, Ir. Rafaelle Lochi (Administração), Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Dra. Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão)  e o Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), além de coordenadores, docentes e muitos amigos.

Confira a gravação do evento clicando aqui.

   

 UM POUCO SOBRE A TRAJETÓRIA DE PE. JOSÉ MARINONI 

Marinoni nasceu no dia 7 de outubro de 1942, em Fenegrò, na província de Como, situada ao norte da Itália. Após os primeiros anos de seminário na Itália, nasceu nele a vontade de tornar-se missionário e, no ano em que completou 18 anos, veio para o Brasil. Aqui, cursou Filosofia e Pedagogia. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1970, em Campo Grande. Atuou no Colégio Dom Bosco, como coordenador de estudos. Depois, foi destacado para missão na terra indígena Meruri, onde foi diretor da Colônia Indígena Comunidade Sagrado Coração de Meruri, no Mato Grosso. Depois, seguiu para Araçatuba como diretor do Colégio Salesiano. 

Em Campo Grande (1981), assumiu as funções de diretor-geral das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e do Colégio Dom Bosco, até o final de 1984. Nos seis anos seguintes, assumiu a função de inspetor na Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório. Está à frente da UCDB desde 2020, mas também esteve desde a criação da Universidade (1993) até o ano de 2015.

 

Fonte: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS)

Mais Recentes

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Pe. Sérgio Baldin ministra disciplina de Gestão Corporativa na Pós-Graduação da Faculdade Católica de Santa Catarina

Nos dias 22 e 23 de janeiro, o diretor executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Sérgio Baldin, ministrou a disciplina de Gestão Corporativa de Instituições Educacionais na Faculdade Católica de Santa Catarina (Facsc). A aula integra o curso de Pós-graduação em Governança Eclesial e contou com a participação alunos provenientes de diversas dioceses e congregações religiosas. Em sua fala, Pe. Sérgio destacou a importância da presença da RSB nesse tipo de formação: "Nossa presença, enquanto RSB, revela nosso compromisso com a formação e desenvolvimento dos diversos atores no âmbito da gestão, particularmente na gestão de instituições confessionais. É uma grande responsabilidade partilhar as boas experiências que estamos desenvolvendo enquanto rede", afirmou o diretor executivo. O curso é uma oportunidade para os alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre a gestão educacional em contextos eclesiais, contribuindo para o fortalecimento das práticas de governança nas instituições confessionais em todo o Brasil. Angélica Novais da Comunicação da RSB

Docente salesiano conquista vitória no Mundial de Jiu Jitsu em São Paulo

Como preparação para as lutas, o atleta investiu em treinos de força na sua clínica de treinamento personalizado O Mundial de Jiu Jitsu, realizado em São Paulo no dia 21 de novembro, reuniu atletas de todo o mundo e proporcionou lutas acirradas. Dentre os competidores, o faixa preta Ivo Pedon, docente do Curso de Educação Física do UniSALESIANO, foi um dos destaques com a conquista do 3ºlugar na categoria Master Leve e campeão no absoluto Master faixa preta. Este ano foi especialmente vitorioso para Ivo, que já havia se consagrado nos absolutos do Sul-Americano e do Pan-Americano. Sua dedicação e talento foram evidentes durante o Mundial, onde ele enfrentou adversários de alto nível e demonstrou suas habilidades no tatame. PREPARAÇÃO Como preparação para as lutas, Ivo investiu em treinos de força na sua clínica de treinamento personalizado, que se tornou um espaço essencial para o desenvolvimento físico de atletas. Além de aprimorar a técnica, os treinos focam no fortalecimento e na resistência, garantindo que os competidores estejam prontos para os desafios das competições. Ivo Pedon faz parte da equipe NYFC (New York Fight Club), que se destaca pela filosofia de treinamento integrada, unindo técnica de Jiu Jitsu e preparação física. A equipe tem sido fundamental na trajetória de Ivo, proporcionando um ambiente de apoio e camaradagem entre os atletas. Com mais uma conquista em seu currículo, Ivo Pedon solidifica sua posição como um dos grandes nomes do Jiu Jitsu e inspira novos atletas a seguirem seus passos. Assessoria de Comunicação do Unisalesiano

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil