UCDB recebe nota máxima de Comissão do MEC
20/06/2023

UCDB recebe nota máxima de Comissão do MEC

UCDB recebe nota máxima de Comissão do MEC

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) completa 30 anos como universidade e acaba de receber conceito máximo (nota 5) da Comissão Avaliadora no processo de recredenciamento institucional. “Vivemos em 2023 um momento muito especial. Vamos completar, em outubro, 30 anos como universidade e atingimos o nosso auge como instituição com esse reconhecimento. Isso prova que nunca paramos de nos aperfeiçoar, de querer melhorar cada dia mais e proporcionar qualidade na formação dos nossos alunos [...]. A nota 5 é fruto do esforço de todos que já passaram pela UCDB e nos impulsiona a buscar ainda mais inovação, tecnologia e compromisso social. Ela é apenas o começo de uma nova etapa ainda mais pujante”, afirmou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

A última visita in loco para recredenciamento institucional havia sido em 2009. Desde então, a UCDB cresceu em número de cursos de graduação e pós-graduação - hoje são cinco programas de Mestrado e cinco de Doutorado - e em infraestrutura, com novo bloco, laboratórios, cursos, ambientes adaptados e de convivência, como o Pátio UCDB. “Essa nota 5 coroa um desenvolvimento de muitos anos, com a dedicação de muitas pessoas. Nós, que vivenciamos a UCDB, entendemos sua excelência, que é reconhecida pela sociedade e por diversos indicadores que refletem sua relevância como Universidade. Estamos felizes com o êxito alcançado na visita in loco realizada pela comissão avaliadora do MEC por conseguirem constatar todo o desenvolvimento institucional e traduzir em um relatório boa parte do que é a UCDB”, destacou a Pró-Reitora da Graduação e Extensão, Dra. Rúbia Renata Marques.

O procurador institucional, professor Dr. Jeferson Pistori, ressaltou que a comissão faz uma análise criteriosa de cinco dimensões: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura. “Nós fomos muito bem avaliados em todas. No relatório, a Comissão do MEC evidenciou nossos diferenciais de qualificação do corpo docente, com mais de 92% de mestres e doutores, a inovação, a internacionalização, a política de extensão e de pesquisa agregada ao ensino, além da infraestrutura, com destaque para as políticas institucionais e práticas pedagógicas inovadoras”.

PIONEIRISMO

A UCDB tem a marca do pioneirismo. Em 1961, os Salesianos de Dom Bosco (SDB) criaram o primeiro curso de ensino superior do então estado uno de Mato Grosso, com a Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (Fadafi). Nos anos seguintes, foram outras três faculdades até culminar, em1976, com a criação da Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt). O trabalho contínuo levou ao credenciamento como universidade, em 1993. 

Atualmente, a UCDB oferece um curso de tempo integral, Medicina Veterinária, 20 cursos matutinos (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Teologia e Zootecnia) e 22 cursos noturnos (Ciências Biológicas, História, Pedagogia, Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design, Letras, Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gastronomia). E, para o segundo semestre de 2023, apresenta como novidade na área de tecnologia a oferta do curso de Ciência da Computação.

São três cursos híbridos: Educação Física, Engenharia Civil e Estética e Cosmética e 25 graduações a distância (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Tecnologia Gestão do Agronegócio, Filosofia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão Estratégica Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Marketing, Matemática, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais, Secretariado, Serviço Social e Teologia).

A UCDB possui cinco programas de Mestrado e de Doutorado nas áreas de Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Educação, todos com nota 5 pela Capes, e Psicologia, com nota 4. A inovação e o empreendedorismo são marcas institucionais, com oito startups incubadas com a participação de docentes, 11 startups de egressos e alunos da Católica, além de destaques nos programas nacionais de incubação. “São tantos indicadores que nos mostram que a UCDB está, de fato, entre as melhores do Brasil. É um orgulho imenso ter esse reconhecimento. Parabéns a toda comunidade educativa pelo comprometimento e excelência em tudo o que faz”, completou o Reitor, Pe. José Marinoni.

Fonte: ucdb.br

Mais Recentes

Pró-Reitor de Pastoral da UCDB recebe medalha por contribuição à juventude católica

O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Rafael Gustavo Souza Lopes, recebeu a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, entregue pela Câmara dos Vereadores, na noite de ontem (10). A honraria foi criada para homenagear aqueles que se dedicam à juventude católica e a cerimônia teve a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e do arcebispo metropolitano da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa. A congregação salesiana foi representada, também, pelo Pe. Orozimbo de Paula Júnior, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e pelos leigos Eduarda Victória Bezerra de Souza, jornalista da Sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, Tiago Lino de Almeida, representante da Articulação Juvenil Salesiana, Isabela Escobar Dinallo, participante dos grupos juvenis da Paróquia Auxiliadora, e Henrique Guimarães Alves Ferreira, coordenador dos ministérios de música da Paróquia São João Bosco. Em um dos discursos da noite, representando os homenageados, padre Orozimbo lembrou que Carlo Acutis viveu a santidade com simplicidade e fé. “Os jovens de hoje são chamados à santidade. Mesmo num tempo de tanta interação, a comunhão com Deus continua valendo e transformando vidas”, disse.Ele destacou que Acutis usou as redes sociais como instrumento de evangelização e reafirmou o compromisso salesiano com a formação da juventude. “Como dizia São João Bosco, a paróquia e o oratório devem ser casa que acolhe, escola que educa, pátio que reúne amigos e igreja que evangeliza”, declarou. Dom Dimas Barbosa afirmou: “A Igreja só vai ser jovem quando os jovens forem Igreja”. A medalha foi uma proposta do vereador André Salineiro: “Reconhecer a juventude é fortalecer a missão da Igreja e incentivar valores que transformam vidas. Esses jovens são exemplos de fé, liderança e amor ao próximo”, afirmou. Carlo Acutis foi canonizado dia 7 de setembro de 2025 pelo Papa Leão XIV. Nascido em 1991, na Itália, e morto aos 15 anos, em 2006, o jovem usou a internet para evangelizar. Campo Grande foi palco do primeiro milagre atribuído a ele, com a cura do menino Matheus Lins Vianna que, inclusive, esteve presente na sessão solene da Câmara. Fonte: UCDB com informações da Missão Salesiana de Mato Grosso

Professores da UCDB integram ranking mundial de cientistas mais influentes

Dois pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) figuram entre os cientistas mais influentes do mundo na World’s Top 2% Scientist List 2025, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking utiliza critérios bibliométricos e analisa milhões de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O professor doutor Octávio Luiz Franco, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB, aparece na lista pelo segundo ano consecutivo. O professor doutor Marlon Henrique Cardoso, também do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental, estreia na relação. A classificação considera indicadores como número de citações, índice h e relevância de artigos altamente citados. O levantamento apresenta duas modalidades: uma referente ao impacto acumulado até 2024 e outra que avalia apenas o desempenho no último ano. Estreia no ranking Marlon Henrique Cardoso graduou-se em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Iniciou o doutorado em 2015 na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e realizou parte dos estudos na Universidade de Queensland, na Austrália. Entre 2019 e 2023 atuou como pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB. Hoje é professor pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental da instituição. Durante o doutorado publicou 20 artigos científicos e recebeu prêmios internacionais em Roma e Quioto por melhores apresentações de trabalhos. Também obteve menção honrosa no Prêmio CAPES de Melhor Tese e conquistou todos os prêmios de melhor tese da Universidade de Brasília. Na UCDB, coordena um grupo de pesquisa com 20 integrantes entre acadêmicos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Estar em uma lista neste nível de seletividade me remete a muitos anos de estudo, dedicação, colaborações, sucessos, fracassos e paixão pela ciência que fazemos em nosso país. É isso que sinto quando me vejo neste nível de comprometimento com a instituição e com a ciência mundial”, afirmou. Experiência consolidada Octávio Luiz Franco graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará em 1998 e concluiu doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília em 2001. Realizou três pós-doutorados: na University of British Columbia, no Canadá; na University of Edinburgh, na Escócia; e no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, no Brasil. Atualmente, leciona na UCDB e na Universidade Católica de Brasília. É consultor de 13 órgãos brasileiros voltados para pesquisa e de cinco instituições internacionais. Desenvolve estudos em bioquímica proteômica e modelagem molecular, com foco em bioquímica de proteínas. Atua em temas como peptídeos antimicrobianos, imunomoduladores, anticongelantes e análises proteômicas de animais, vegetais e microrganismos. Produção de impacto Octávio Franco e Marlon Cardoso assinam, com Danieli Buccini, Camila Souza e Nelson Oliveira Júnior, o primeiro artigo publicado exclusivamente por brasileiros na revista Nature Reviews Microbiology. A pesquisa da UCDB ocupa a capa da edição de novembro, divulgada no dia 14 de outubro.   Fonte: Assessoria UCDB

Conselho IUS 2025: futuro da educação superior salesiana

A 20ª reunião anual do Conselho das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), realizada nos dias 21 e 22 de julho de 2025, reuniu sete membros do Conselho, representando 21 países que supervisionam 97 instituições, com uma força total de mais de 8.000 professores e 160.000 alunos. Sob a liderança do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fabio Attard, e do Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, P. Rafael Bejarano, o Conselho deliberou sobre um plano abrangente de seis anos para orientar a educação superior salesiana no contexto global. A IX Assembleia Geral, agendada para novembro de 2026, dará início ao plano. A conferência de quatro dias se concentrará no reforço da identidade salesiana e católica, na revisão das Políticas anunciadas em 2022 e na criação de um Plano de Ação Conjunta que levará à X Assembleia Geral em 2030. Principais desenvolvimentos e decisões A reunião foi marcada pelos relatórios regionais apresentados por Javines Ronilo (Ásia Leste-Oceânia), Joby Joseph (Ásia Sul), Alessio Rocchi e Michal Vojtàš (Europa) e Mario Olmos e José Marinoni (América). Várias decisões importantes foram fundamentadas em suas contribuições. O Conselho aprovou a proposta de colaboração Taizé-IUS, que terá início em 2026. Esta parceria focará em proporcionar oportunidades de crescimento profissional, especialmente para pessoas das áreas da África e da Ásia Leste-Oceânia (EAO). A participação regional no Jubileu da Educação também foi finalizada, com uma representação de cada área: 3 participantes do Leste Asiático-Oceânico, 25 do Sul da Ásia, 5 da Europa, 2 da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), 5 da América Latina e 5 da África. Também foi feita uma revisão completa do Plano de Ação 2022-26. O Conselho analisou sua execução nas diversas regiões, assegurando a conformidade com a missão da IUS e preparando-se para apresentar os resultados na próxima IX Assembleia Geral. Discurso inspirador do P. Fabio Attard A reunião iniciou com as considerações do P. Fabio Attard, que expôs uma perspectiva persuasiva acerca do futuro das IUS. Ele ressaltou a importância das IUS como promotoras da identidade salesiana, protagonistas proféticas no campo profissional e uma presença carismática na Igreja, orientando e acompanhando os jovens em suas trajetórias. Seu discurso deu o tom para o processo de discernimento e tomada de decisão que se seguiu. Aprofundamentos e questões regionais Os relatórios regionais trouxeram dados importantes sobre os desafios e as possibilidades que as IUS enfrentam globalmente. Na Europa, foi feita uma proposta de criação de um Centro de Coordenação para facilitar os programas de graduação europeus e promover uma melhor colaboração. Na América, a questão da sustentabilidade foi considerada urgente, com foco particular na preservação dos serviços destinados a jovens em situação de vulnerabilidade, mesmo diante dos obstáculos financeiros e estruturais. Em um cenário mais amplo, o conselho enfatizou a importância de maior envolvimento da liderança regional e da inspeção para tratar do estado presente e do potencial futuro das IUS. Isso implica priorizar a formação, a  pesquisa e o desenvolvimento de recursos, garantindo que cada região possa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela rede IUS. Uma perspectiva de futuro "Esse encontro foi um passo fundamental para alinhar nossas instituições globais à visão de Dom Bosco. A aprovação de projetos mais abrangentes, como a parceria com Taizé e o Jubileu da Educação, evidencia nosso empenho em fomentar a excelência profissional e a identidade salesiana em todas as realidades. As considerações apresentadas evidenciaram a relevância da sustentabilidade, da cooperação e da liderança. A partir da IX Assembleia Geral, as IUS estão prontas para continuar a ser uma força transformadora para os jovens e para a Igreja", disseo P. George Thadathil, Coordenador Internacional das IUS. A reunião do Conselho das IUS destacou a importância da educação superior salesiana na formação do futuro. Ao incentivar a cooperação, focar nos jovens e lidar com os desafios da sustentabilidade, a IUS representa a visão de Dom Bosco no contexto contemporâneo, ciente de que as decisões e ponderações do Conselho serão um guia para as próximas etapas da missão salesiana na educação superior. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil