08/03/2022

UNISAL e MOSB apresentam

UNISAL e MOSB apresentam

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em parceria com o Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) e apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Campus Pio XI, no Alto da Lapa em São Paulo (SP).

 

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

 

As novas congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho. Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

 

Temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a beleza e a contemplação do Divino estarão presentes nos dias do evento.

 

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

 

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

 

Para aqueles que desejam apresentar trabalhos, as inscrições já estão abertas desde o dia 26 de fevereiro e seguem até o 9 de abril de 2022. E, como ouvinte, as inscrições seguem até 15 de agosto de 2022. Os certificados do evento serão enviados por e-mail a partir de 1º de setembro de 2022.

 

Todo o regulamento para a participação, o edital, assim como os modelos para submissão dos trabalhos podem ser acessados clicando aqui.

 

 SERVIÇO 

 

II Seminário de Bens Culturais da Igreja – UNISAL e MOSB

Data do evento: 25 e 26 de agosto de 2022 – Das 08h às 18h.

Local: Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Campus Pio XI,

Auditório Pe. Luiz Garcia de Oliveira. Rua Pio XI, 1.100, Alto da Lapa, São

Paulo –SP.

Período de inscrição de trabalhos: de 26 de fevereiro a 9 de abril de 2022.

Inscrição de ouvintes: 26 de fevereiro a 15 de agosto de 2022

Informações gerais sobre o evento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 SOBRE O MOSB 

 

O Museu Obra Salesiana no Brasil (MOSB), criado oficialmente em 2008, é uma instituição privada localizado nas dependências do Colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Sua missão é preservar, estudar e difundir o patrimônio da Congregação Salesiana no Brasil. Com uma coleção híbrida que contempla acervos musical, fotográfico, arquivísticos, documentais, indumentárias e escolares.

 

O Museu faz parte do prédio histórico do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana em São Paulo fundada em 1885. O colégio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat em 2013. O complexo do Colégio é composto pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de estilo neoclássico construído em 1881, além do teatro Grande Otelo”.

 

 SOBRE O UNISAL 

 

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 25 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo e também a Unidade Virtual/EaD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Cursos Livres.

 

A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), São Paulo (SP)

Mais Recentes

Unisalesiano recebe Moção de Aplauso da Câmara por notas máximas de Medicina e Medicina Veterinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, realizada na noite da última segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Aplauso ao Unisalesiano, em reconhecimento ao destaque nacional dos Cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição. A homenagem foi proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Em seu discurso na tribuna, Pugina destacou que o curso de Medicina do UniSALESIANO foi classificado entre os seis melhores do Brasil no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação do Ministério da Educação que analisa o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Ele também ressaltou a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina Veterinária, que alcançou o primeiro lugar entre todos os cursos do Estado de São Paulo, públicos e privados. “Essas conquistas representam mais do que boas notas. Elas refletem o impacto transformador do Unisalesiano em nossa região” , afirmou o vereador. Pugina frisou ainda que o Unisalesiano não se limita à formação acadêmica: “É um centro de desenvolvimento humano, social e econômico. Forma profissionais comprometidos com a saúde da população e o bem-estar animal, além de gerar empregos, fomentar pesquisas e fortalecer nosso município” . Outro destaque foi a futura gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba pelo Unisalesiano, prevista para começar em junho deste ano. Para o vereador, a parceria representa um avanço na qualidade da saúde pública local, conduzido por uma instituição “renomada, séria e comprometida com as necessidades da cidade”. Homenagem - O Voto de Aplauso prestou homenagem ao Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, ao Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, e aos Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso e Rafael Cipriano, além de todo o corpo docente e discente. Após a aprovação unânime, o Reitor agradeceu o carinho e a homenagem prestada. Em suas palavras, ele reforçou o compromisso do Unisalesiano com a educação de excelência e com a transformação social da comunidade araçatubense e regional. Fonte: Hojemais.com.br

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil