UNISAL na Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB
31/03/2022

UNISAL na Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB

UNISAL na Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB

Marcelo Augusto Scudeler, diretor de operações das Unidades Americana e Piracicaba do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), foi nomeado, em 16 de março, pela presidente da OAB/SP, Patrícia Vanzolini, membro da Comissão Especial de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado de São Paulo.

 

Em entrevista, o também professor dos cursos de Direito do UNISAL falou sobre sua nomeação e a importância do trabalho dessa Comissão no âmbito jurídico.

 

UNISAL News: Quais os principais objetivos dessa Comissão e como ela atua?

 

Marcelo: O objetivo da Comissão é discutir o ensino jurídico no Estado de São Paulo e no país. Ainda que a OAB não participe diretamente dos processos de reconhecimento e autorização de Cursos de Direito, o que é feito pelo MEC, a OAB tem papel consultivo nesses processos. O foco desta Comissão é acompanhar o ensino jurídico, zelando pela sua qualidade. Um dos exemplos deste acompanhamento é o Selo de Qualidade que a OAB concede aos melhores cursos de Direito do país. Essa Comissão participará das próximas escolhas, por exemplo.

 

UNISAL News: Como o trabalho dessa Comissão da OAB dialoga com o estudante de Direito, conscientizando para sua contribuição na construção de uma sociedade livre e justa?

 

Marcelo: A Comissão Estadual será um fórum permanente para a discussão do ensino jurídico no Estado e no país. Sem dúvida, essa discussão não é restrita apenas às coordenações e equipes docentes; os alunos são e devem ser ouvidos neste processo. O profissional do Direito é – e sempre será – um agente de transformação da sociedade e a OAB precisa ser protagonista no acompanhamento da formação dos alunos de Direito, para que sejam – parafraseando Dom Bosco – bons profissionais e honestos cidadãos.

 

UNISAL News: O seu reconhecimento como membro nomeado agora para a Comissão é motivo de orgulho para o UNISAL. Como tem trabalhado esse relacionamento com a Ordem e como entende que esse fator poderá ampliar a contribuição com a missão do UNISAL?

 

Marcelo: Tenho 20 anos de UNISAL e 20 anos em sala de aula nos Cursos de Direito de Americana e Campinas. Comecei como professor, trabalhei no Núcleo de Prática Jurídica e na coordenação do curso de Campinas; hoje estou na direção de Americana e continuo em sala de aula. Nesses anos todos, o ensino jurídico no UNISAL sempre foi uma missão; mas nem por isso deixou de olhar para o mercado de trabalho e um dos critérios de percepção de qualidade é o índice de aprovação no Exame da OAB. Sem a aprovação no Exame, o bacharel de Direito não pode iniciar sua vida profissional na advocacia. Os índices de aprovação do UNISAL são excelentes, tanto é assim que recebeu o selo de qualidade da OAB no início deste ano. Participar da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP é ter a oportunidade de participar dos novos caminhos da formação jurídica no Brasil.

 

SOBRE MARCELO AUGUSTO SCUDELER

 

Marcelo possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e é doutorando em Educação (área de Políticas Públicas) pela PUCCAMP. Atualmente é professor titular e diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade Americana. Foi coordenador de curso do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2011/2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil, atuando principalmente nos temas de propriedade industrial, direito processual civil e direito civil, e na área educacional. (Informações coletadas do Lattes)

 

Fonte: unisal.br

Mais Recentes

UniSales conquista “Selo Instituição Socialmente Responsável” da ABMES

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, referente ao ciclo 2025-2026. A certificação confirma a participação ativa da instituição na 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A concessão do selo tem como objetivo certificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que desenvolvem ações em prol da sociedade, validando o compromisso com a educação transformadora e o bem-estar comunitário. Segundo o comunicado oficial emitido pela ABMES, a certificação é válida por um ano e poderá ser utilizada nos materiais de divulgação da instituição até outubro de 2026. Compromisso com a Sociedade Esta conquista reflete a missão institucional do UniSales que, orientado pelas premissas de Dom Bosco, busca não apenas a excelência no ensino e na pesquisa, mas também uma forte atuação na extensão e na responsabilidade social. A obtenção do selo reforça o posicionamento da instituição em manter uma relação de compromisso com a sociedade, guiada por valores como ética, justiça, solidariedade e dignidade. O reconhecimento nacional pela ABMES destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida e para a construção de uma cidadania ativa. Além das ações comunitárias, a atuação do Centro Universitário estende-se à preservação ambiental. Por ser uma instituição salesiana da Inspetoria São João Bosco (ISJB), o UniSales integra a Don Bosco Green Alliance, uma plataforma global voltada para iniciativas ecológicas da família salesiana. Lançada em 2018 e inspirada na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, a rede conecta jovens e instituições para responder ao “grito da terra e ao grito dos pobres”, promovendo a ecoeducação e a defesa da nossa “casa comum” diante da crise climática. O reconhecimento nacional pela ABMES, somado à participação nesta aliança global, destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a construção de uma cidadania ativa, ética e sustentável.   Inspetoria Salesiana São João Bosco

Pró-Reitor de Pastoral da UCDB recebe medalha por contribuição à juventude católica

O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Rafael Gustavo Souza Lopes, recebeu a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, entregue pela Câmara dos Vereadores, na noite de ontem (10). A honraria foi criada para homenagear aqueles que se dedicam à juventude católica e a cerimônia teve a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e do arcebispo metropolitano da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa. A congregação salesiana foi representada, também, pelo Pe. Orozimbo de Paula Júnior, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e pelos leigos Eduarda Victória Bezerra de Souza, jornalista da Sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, Tiago Lino de Almeida, representante da Articulação Juvenil Salesiana, Isabela Escobar Dinallo, participante dos grupos juvenis da Paróquia Auxiliadora, e Henrique Guimarães Alves Ferreira, coordenador dos ministérios de música da Paróquia São João Bosco. Em um dos discursos da noite, representando os homenageados, padre Orozimbo lembrou que Carlo Acutis viveu a santidade com simplicidade e fé. “Os jovens de hoje são chamados à santidade. Mesmo num tempo de tanta interação, a comunhão com Deus continua valendo e transformando vidas”, disse.Ele destacou que Acutis usou as redes sociais como instrumento de evangelização e reafirmou o compromisso salesiano com a formação da juventude. “Como dizia São João Bosco, a paróquia e o oratório devem ser casa que acolhe, escola que educa, pátio que reúne amigos e igreja que evangeliza”, declarou. Dom Dimas Barbosa afirmou: “A Igreja só vai ser jovem quando os jovens forem Igreja”. A medalha foi uma proposta do vereador André Salineiro: “Reconhecer a juventude é fortalecer a missão da Igreja e incentivar valores que transformam vidas. Esses jovens são exemplos de fé, liderança e amor ao próximo”, afirmou. Carlo Acutis foi canonizado dia 7 de setembro de 2025 pelo Papa Leão XIV. Nascido em 1991, na Itália, e morto aos 15 anos, em 2006, o jovem usou a internet para evangelizar. Campo Grande foi palco do primeiro milagre atribuído a ele, com a cura do menino Matheus Lins Vianna que, inclusive, esteve presente na sessão solene da Câmara. Fonte: UCDB com informações da Missão Salesiana de Mato Grosso

Professores da UCDB integram ranking mundial de cientistas mais influentes

Dois pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) figuram entre os cientistas mais influentes do mundo na World’s Top 2% Scientist List 2025, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking utiliza critérios bibliométricos e analisa milhões de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O professor doutor Octávio Luiz Franco, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB, aparece na lista pelo segundo ano consecutivo. O professor doutor Marlon Henrique Cardoso, também do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental, estreia na relação. A classificação considera indicadores como número de citações, índice h e relevância de artigos altamente citados. O levantamento apresenta duas modalidades: uma referente ao impacto acumulado até 2024 e outra que avalia apenas o desempenho no último ano. Estreia no ranking Marlon Henrique Cardoso graduou-se em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Iniciou o doutorado em 2015 na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e realizou parte dos estudos na Universidade de Queensland, na Austrália. Entre 2019 e 2023 atuou como pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB. Hoje é professor pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental da instituição. Durante o doutorado publicou 20 artigos científicos e recebeu prêmios internacionais em Roma e Quioto por melhores apresentações de trabalhos. Também obteve menção honrosa no Prêmio CAPES de Melhor Tese e conquistou todos os prêmios de melhor tese da Universidade de Brasília. Na UCDB, coordena um grupo de pesquisa com 20 integrantes entre acadêmicos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Estar em uma lista neste nível de seletividade me remete a muitos anos de estudo, dedicação, colaborações, sucessos, fracassos e paixão pela ciência que fazemos em nosso país. É isso que sinto quando me vejo neste nível de comprometimento com a instituição e com a ciência mundial”, afirmou. Experiência consolidada Octávio Luiz Franco graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará em 1998 e concluiu doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília em 2001. Realizou três pós-doutorados: na University of British Columbia, no Canadá; na University of Edinburgh, na Escócia; e no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, no Brasil. Atualmente, leciona na UCDB e na Universidade Católica de Brasília. É consultor de 13 órgãos brasileiros voltados para pesquisa e de cinco instituições internacionais. Desenvolve estudos em bioquímica proteômica e modelagem molecular, com foco em bioquímica de proteínas. Atua em temas como peptídeos antimicrobianos, imunomoduladores, anticongelantes e análises proteômicas de animais, vegetais e microrganismos. Produção de impacto Octávio Franco e Marlon Cardoso assinam, com Danieli Buccini, Camila Souza e Nelson Oliveira Júnior, o primeiro artigo publicado exclusivamente por brasileiros na revista Nature Reviews Microbiology. A pesquisa da UCDB ocupa a capa da edição de novembro, divulgada no dia 14 de outubro.   Fonte: Assessoria UCDB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil