12/06/2023

UniSales leva inovações para a ESX 2023

UniSales leva inovações para a ESX 2023

Nos dias 02, 03 e 04 de junho, na Praça do Papa, em Vitória (ES), aconteceu a Espírito Santo Innovation Experince (ESX) 2023. Realizado pelo Sebrae ES o evento reuniu mais de 17 mil pessoas, apresentando novidades e fortalecendo relações entre diferentes públicos e setores. Entre os expositores do evento, estava o Centro Universitário Salesiano (UniSales). Os visitantes do stand da Instituição de Ensino Superior Salesiana tiveram a oportunidade de conhecer algumas iniciativas dos estudantes do UniSales, sendo 3 delas com foco na inovação e no diálogo entre a formação da graduação e os desafios reais da sociedade e o mercado de trabalho.

 

Para o coordenador dos cursos da área de Tecnologia, Marcelo Albuquerque Schuster, os trabalhos apresentados evidenciam uma integração tanto entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento, como entre a sociedade e os cursos do UniSales. “Além das ferramentas tecnológicas, como a impressora 3D, realidade virtual e projetos ampliados, estamos levando trabalhos construídos pelos estudantes em laboratórios voltados para a inovação e integração. No curso de Sistemas da Informação, por exemplo, estamos levando softwares construídos na Fábrica de Softwares, nosso laboratório prático, em parceria com outros cursos”, destacou o professor.

Conheça os projetos apresentados:

 

PROJETO VISITAR VITÓRIA

Idealizado e desenvolvido por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UniSales, em parceria com a Prefeitura de Vitória, o projeto Visitar Vitória elaborou um mapa interativo que destaca informações e curiosidades sobre edifícios, ruas  e construções históricas da capital capixaba. O mapa é acessível, por meio do site visitarvitoria.com.br, e pode ser incorporado ao aplicativo do Google Maps, permitindo acesso a fatos históricos, pontos de interesse, significados de nomes de ruas e curiosidades locais da cidade de Vitória.

No estande do UniSales, a visualização da cidade colonial foi possível com o uso do óculos de realidade imersiva.

 

PROJETO DO HUB DE INOVAÇÃO

Também através do uso de óculos de realidade imersiva, foi possível visualizar o projeto do HUB de Inovação do UniSales, desenvolvido pelo curso de arquitetura, que atenderá aos cursos de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil e de Produção e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

 

PROJETO DE EDIFÍCIO COMERCIAL

Em tela e em maquetes 3D, também foi possível conhecer um projeto de extensão desenvolvido por estudantes do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo para a implantação de um edifício comercial voltado à sustentabilidade e integração com a cidade, localizado no lote triangular no encontro da Av. Reta da Penha com Av. Rio Branco.

O projeto busca o aproveitamento máximo do potencial construtivo do lote, brm como a obtenção do selo de certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Para isso, o edifício adota uma série de estratégias relacionadas ao conforto ambiental, transporte ativo, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, processos construtivos limpos, etc.

 

SOFTWARES MULTIDISCIPLINARES

Trabalhos realizados por estudantes do curso de Engenharia de Software do UniSales desenvolvem plataformas e aplicativos propostos por outros cursos da instituição, pela reitoria e pró-reitoria acadêmicas, ou em parceria com empresas e órgãos públicos, como a SESA, em soluções de software.

O BioIndica, por exemplo, resulta de uma parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas da Informação. O aplicativo possibilita o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais. O app foi desenvolvido a partir de uma demanda real da Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

 

SALÊ CONECTA+

plataforma Salê Conecta+ disponibiliza às empresas e organizações a possibilidade de buscar no UniSales a resolução de problemas reais do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.

Pautada em duas interfaces principais (demanda e mentoria), através do Salê Conecta+, empresas e organizações podem compartilhar demandas e desafios reais do mercado de trabalho, cujas soluções devem ser propostas por mentores e pelas equipes dos projetos integradores de extensão.

Já a mentoria é uma atividade voluntária em que profissionais, professores externos à Instituição de Ensino Superior Salesiana e empresários, de referência em suas áreas de atuação, possam acompanhar e orientar as atividades realizadas nos projetos integradores de extensão e projetos de formação e aprendizagem.

Fonte: unisales.br

Mais Recentes

Unisalesiano recebe Moção de Aplauso da Câmara por notas máximas de Medicina e Medicina Veterinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, realizada na noite da última segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Aplauso ao Unisalesiano, em reconhecimento ao destaque nacional dos Cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição. A homenagem foi proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Em seu discurso na tribuna, Pugina destacou que o curso de Medicina do UniSALESIANO foi classificado entre os seis melhores do Brasil no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação do Ministério da Educação que analisa o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Ele também ressaltou a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina Veterinária, que alcançou o primeiro lugar entre todos os cursos do Estado de São Paulo, públicos e privados. “Essas conquistas representam mais do que boas notas. Elas refletem o impacto transformador do Unisalesiano em nossa região” , afirmou o vereador. Pugina frisou ainda que o Unisalesiano não se limita à formação acadêmica: “É um centro de desenvolvimento humano, social e econômico. Forma profissionais comprometidos com a saúde da população e o bem-estar animal, além de gerar empregos, fomentar pesquisas e fortalecer nosso município” . Outro destaque foi a futura gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba pelo Unisalesiano, prevista para começar em junho deste ano. Para o vereador, a parceria representa um avanço na qualidade da saúde pública local, conduzido por uma instituição “renomada, séria e comprometida com as necessidades da cidade”. Homenagem - O Voto de Aplauso prestou homenagem ao Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, ao Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, e aos Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso e Rafael Cipriano, além de todo o corpo docente e discente. Após a aprovação unânime, o Reitor agradeceu o carinho e a homenagem prestada. Em suas palavras, ele reforçou o compromisso do Unisalesiano com a educação de excelência e com a transformação social da comunidade araçatubense e regional. Fonte: Hojemais.com.br

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil