05/04/2022

UniSALESIANO - Centro de Aprofundamento Cultural

UniSALESIANO - Centro de Aprofundamento Cultural

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), em São Paulo, é um centro acadêmico que se impõe, pluriformemente, por seu empenho educativo e em favor da comunidade em que se situa. Nos últimos dias destacou-se por uma série de interessantes iniciativas conforme apresentado a seguir.

 

A 1ª Aula Magna do UniSALESIANO, neste ano, trouxe o tema do “Sono e Qualidade de Vida: qual a relação?”, abordado pelo Dr. Antônio Fagnani Filho, Cirurgião Dentista, especialista na área da odontologia do sono e membro das Associações Brasileiras do Sono e de Odontologia do Sono. Fagnani Filho palestrou na noite do dia 24 de março para alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Centenas de acadêmicos acompanharam o evento, de corrido na Igreja Universitária, com transmissão ao vivo no Auditório Papa Francisco.

 

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, usou da palavra para abrir o evento e destacar a importância da Aula Magna para todos da Instituição. “Após o período de pandemia, sem aulas presenciais, retomamos esta enorme oportunidade de poder incentivar aos estudos por meio de palestras de estímulo e interesse acadêmicos. Aproveitem desta chance para abrir os horizontes da sua própria área particular’, aconselhou o Pró-Reitor.

 

Na manhã do dia 28, na Igreja Universitária, a Dra. Luana Teixeira Rodrigues Rossi foi convidada a palestrar na Aula Magna do Curso de Medicina Veterinária com o tema “Produção ‘in vitro’ de embriões animais: Etapas e Aplicação”. A médica veterinária, formada no UniSALESIANO, mostrou as vantagens destas técnicas, e por sua parte o Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré (SDB), afirmou que a tecnologia e a reprodução animal assistida melhoram, qualitativa e quantitativamente, a produção alimentícia.

 

Adiante, na noite do dia 29 de março, a Igreja Universitária recebeu o Desembargador do Tribunal do Trabalho, Dr. Lorival Ferreira dos Santos – um dos gestores do Programa “Trabalho Seguro”, no Tribunal Regional do Trabalho. Ele apresentou o tema “O trabalho seguro - acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e a responsabilidade da empresa”, na Aula Magna dos Cursos das áreas sociais do UniSALESIANO: Administração, Ciências Contábeis e Direito. O palestrante mostrou a importância do programa “Trabalho Seguro”, que visa a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Após inúmeros exemplos de acidentes de trabalhos e seus desfechos, o desembargador citou também o dano existencial, o qual pode gerar ações trabalhistas, diminuição para o empregado do seu tempo livre, do seu relacionamento familiar e social, e dificultar a execução e conclusão de seus planos pessoais.

 

Na noite do dia 30 de março, no auditório Papa Francisco, a Aula Magna dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO foi transformada numa “open innovation” ou inovação aberta. Isso porque o palestrante Newton Koeke, Diretor Executivo e proprietário da Asolar, uma das pioneiras em energia solar fotovoltaica no Brasil, compartilhou com os participantes um pouco do trabalho, das estratégias e visão de mercado de sua empresa. “De maneira didática, Koeke explanou sobre as diferenças da energia solar e seus sistemas de compensação. Foi uma noite enriquecedora”, disse o Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato.

 

Por fim, na mesma noite, a Aula Magna do Curso de Publicidade e Propaganda do “Comulti” (novo Complexo Multimídia) do UniSALESIANO, teve a palestra com o tema “Desafio da Migração da Mídia Off-line para On-line” abordado pelo publicitário Jonathas Magalhães – que é sócio-fundador da Produtora MVP e, atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Comunicação Social de Araçatuba. “A intenção foi dar aos acadêmicos uma noção sobre as mídias existentes hoje em dia e como escolher a mídia certa para cada cliente”, disse Magalhães.

 

Em sua palestra, ele detalhou como funcionam as mídias off-line, especialmente na televisão, e como estão integradas, hoje, às redes sociais de modo on-line, serviços de streaming e outras ferramentas. Também mostrou pesquisas sobre a utilização dessas novas mídias e o acompanhamento imediato dos resultados das campanhas publicitárias.

 

Fonte: ANS

Mais Recentes

Unisalesiano recebe Moção de Aplauso da Câmara por notas máximas de Medicina e Medicina Veterinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba, realizada na noite da última segunda-feira (12), os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Aplauso ao Unisalesiano, em reconhecimento ao destaque nacional dos Cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição. A homenagem foi proposta pelo vereador João Pedro Pugina (PL). Em seu discurso na tribuna, Pugina destacou que o curso de Medicina do UniSALESIANO foi classificado entre os seis melhores do Brasil no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação do Ministério da Educação que analisa o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura da instituição. Ele também ressaltou a conquista da nota máxima pelo curso de Medicina Veterinária, que alcançou o primeiro lugar entre todos os cursos do Estado de São Paulo, públicos e privados. “Essas conquistas representam mais do que boas notas. Elas refletem o impacto transformador do Unisalesiano em nossa região” , afirmou o vereador. Pugina frisou ainda que o Unisalesiano não se limita à formação acadêmica: “É um centro de desenvolvimento humano, social e econômico. Forma profissionais comprometidos com a saúde da população e o bem-estar animal, além de gerar empregos, fomentar pesquisas e fortalecer nosso município” . Outro destaque foi a futura gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba pelo Unisalesiano, prevista para começar em junho deste ano. Para o vereador, a parceria representa um avanço na qualidade da saúde pública local, conduzido por uma instituição “renomada, séria e comprometida com as necessidades da cidade”. Homenagem - O Voto de Aplauso prestou homenagem ao Reitor do Unisalesiano, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, ao Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, e aos Coordenadores do Curso de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso e Rafael Cipriano, além de todo o corpo docente e discente. Após a aprovação unânime, o Reitor agradeceu o carinho e a homenagem prestada. Em suas palavras, ele reforçou o compromisso do Unisalesiano com a educação de excelência e com a transformação social da comunidade araçatubense e regional. Fonte: Hojemais.com.br

Apenas 6 Cursos de Medicina no Brasil são avaliados pelo MEC com nota máxima: UniSALESIANO presente neste grupo de destaque!

Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018 O Curso de Medicina do UniSALESIANO acaba de alcançar um feito extraordinário: está entre os seis únicos cursos de Medicina do Brasil a receber nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). No universo de 305 cursos avaliados em 2023 (última avaliação da área de saúde realizada pelo MEC), o UniSALESIANO se destaca com alto índice de desempenho, ficando apenas 0,6 da melhor nota do país. Esse resultado histórico foi obtido já na primeira avaliação do curso, iniciado em 2018, e divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações do ensino superior no Brasil. A conquista reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a excelência no ensino, na formação ética e humanizada e na inovação pedagógica. O CPC é o principal indicador de qualidade do ensino superior e leva em conta diversos critérios, como a avaliação dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), a titulação (mestres e doutores) e regime de trabalho dos docentes, além da percepção dos acadêmicos sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico. Destaque nacional entre instituições privadas Entre os 196 Cursos de Medicina avaliados em instituições privadas, o resultado do UniSALESIANO se torna ainda mais relevante diante de um cenário desafiador: 28% dos cursos privados ficaram nas faixas mais baixas do CPC. Em contraste, o UniSALESIANO não apenas atingiu a nota máxima, como também se posicionou no topo do ranking nacional, demonstrando que a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido em sua unidade se destacam no país inteiro. Mesmo sendo um curso jovem, com início em 2018, a Medicina do UniSALESIANO mostra que foi criada com foco em um projeto pedagógico sólido, infraestrutura de ponta, corpo docente altamente qualificado e uma proposta centrada na formação de médicos capazes de aliar conhecimento técnico à empatia e responsabilidade social. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos. A nota 5 do MEC é um símbolo do que somos e do que queremos continuar sendo: uma referência nacional em Educação Médica”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória: toda a comunidade acadêmica. Esta conquista é coletiva.” Para o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, estar entre os melhores com pontuação máxima do Brasil, ocupando lugar de destaque nacional, é mais do que um reconhecimento — “é a confirmação de que o UniSALESIANO está transformando vidas, formando profissionais preparados para os grandes desafios da saúde e contribuindo de forma efetiva para um país melhor”. por Monique Bueno

Participe do evento online: “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”

No próximo dia 10 de março de 2025, às 15h, o Instituto de Estudos Avançados transmitirá, via YouTube, a live “Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros”. O evento, que não exige inscrição prévia, apresentará iniciativas inspiradoras dos acervos do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo, e do Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. Entre os participantes, destacam-se integrantes da ACSSA Seção Brasil, como Marcos Moreira, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre a importância de preservar e valorizar a história local e o legado salesiano.  Para mais detalhes, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/experiencias-museus-salesianos-brasileiros.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil