UniSALESIANO e Santa Casa inauguram Ala Ambulatorial
17/02/2022

UniSALESIANO e Santa Casa inauguram Ala Ambulatorial

UniSALESIANO e Santa Casa inauguram Ala Ambulatorial

Na manhã do último sábado (12), com a presença de diversas autoridades, o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) e a Santa Casa de Araçatuba inauguraram o moderno complexo ambulatorial e de diagnóstico voltado totalmente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O investimento, no valor de aproximadamente R$ 1,9 milhão (R$ 1,5 milhão do UniSALESIANO e R$ 400 mil de contrapartida do hospital), só foi possível graças ao programa “Mais Médicos”, que autorizou o Curso de Medicina em Araçatuba.

 

Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades e membros das instituições de saúde e de ensino como o Diretor Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré; o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas; a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Guilherme Moura; o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo; o Provedor da Santa Casa de Araçatuba, Sr. Claudionor Aguiar Teixeira; o Bispo da Diocese de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy; o Prefeito Municipal de Araçatuba, Sr. Dilador Borges Damasceno; entre outras autoridades.

 

O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, e Dom Sérgio Krzywy, conduziram um momento de oração e acolhida, com a benção dos ambientes, feita pelo Bispo. “A inauguração dessa alta hospitalar é uma ocasião pastoral oportuna para que a gente se reúna como comunidade. E que esse momento seja de melhor compreensão do significado da doença e da importância da medicina, seguindo os próprios desígnios da divina providência”, comentou Pe. Paulo.

 

Por sua vez, Dom Sérgio lembrou que a celebração se encaixou perfeitamente na liturgia corrente da Igreja. “Ontem (dia 11 de fevereiro), celebramos a memória de Nossa Senhora de Lurdes, como o Dia Mundial do Enfermo”, completou.

 

Em seguida, o provedor do hospital, Claudionor Aguiar Teixeira, contou que o prédio onde abriga a nova ala foi fundado por volta de 1927, pela sociedade araçatubense. “Por ser tombado, nossos engenheiros trabalharam com cuidado, sem mexer na plástica do prédio”, explicou ele, ao ressaltar que toda a estrutura passou por adequações, desde o piso até o telhado.

 

 Responsabilidade 

 

Em seu discurso, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, destacou a importância das parcerias para melhorias da Santa Casa, que tem uma responsabilidade de saúde regional na alta complexidade. “Por isso temos feito a nossa parte, procurado diminuir a burocracia, dentro da legalidade, para autorizar o repasse de valores do UniSALESIANO direto para o hospital, já que a parceria é tripartite”, explicou o prefeito, ao parabenizar a Santa Casa e o UniSALESIANO pelo trabalho realizado. “Somando forças para construirmos muito mais”.

 

No encerramento da solenidade, o Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, lembrou que os salesianos são considerados a maior ONG do mundo, segundo a ONU, com atendimento prestado a 26 milhões de jovens, diariamente. “Nós somos Igreja em qualquer lugar do mundo, a gente evangeliza pessoas, cuidando das pessoas. E, assim, todos podem compreender o amor de Deus”, definiu.

 

Pe. Erondi disse ainda que o bem maior precisa vir à frente de tudo e que as parcerias somam, sejam na área na saúde primária, secundária ou terciária. “Temos que ter uma dedicação bem especial com a saúde porque todos nós, uma hora, vamos precisar de cuidados”, completou. Por fim, o Diretor Geral comentou sobre a alegria de entregar o prédio. “Acreditamos no bem comum, no cuidado humano e vamos formar nossos acadêmicos de uma maneira muito mais responsável, humana, ética e competente. Como dizia Dom Bosco: formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

 

 Parceria fomentará modelo de excelência na saúde 

 

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, esteve presente na solenidade de inauguração na ala ambulatorial e de diagnóstico da Santa Casa, junto com o Coordenador do Curso de Medicina da Instituição, Dr. Antônio Poletto. Ao citar o passo a passo do processo que garantiu ao UniSALESIANO o Curso de Medicina, pelo programa “Mais Médicos”, André Ornellas acredita que essa parceria entre Prefeitura de Araçatuba, UniSALESIANO e Santa Casa fomentará todo um modelo de excelência na saúde. “Uma vez que iniciamos o Curso de Medicina, vem também a parceria com a saúde municipal e hospitalar. Nesse caso, o UniSALESIANO investe no SUS com projetos de infraestrutura (reforma e construção), aquisição de equipamentos, entre diversas melhorias”, contou.

 

Poletto completou que uma das metas do Curso de Medicina é impactar na rede pública de saúde. Deu, como exemplo, a reforma do prédio onde hoje abriga o Centro de Especialidades Auxilium e, agora, a nova ala ambulatorial e de diagnóstico. “Tudo isso e muito mais que virá, certamente, retornarão à população e aos nossos acadêmicos. São instalações dignas, modernas e com maior capacidade de atendimento ao público de Araçatuba e região”, concluiu.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Araçatuba (SP)

Mais Recentes

UniSales e TJES promovem evento "Justiça em Movimento" com serviços gratuitos e ciclo de palestras em Vitória

Na manhã desta sexta-feira (19), o curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (UniSales), em parceria com a Coordenadoria dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), promoveu o evento "Justiça em Movimento: Conciliação, Cidadania e Transformação Social". A ação, realizada na sede da Presença Salesiana de Vitória, reuniu estudantes, professores, magistrados e membros do Poder Judiciário. O evento teve como objetivo principal aproximar a Justiça da sociedade, ampliar o acesso qualificado da população ao saber jurídico e fortalecer a cultura de soluções consensuais para conflitos. Durante a programação, um marco importante foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o TJES e o Centro Universitário Salesiano. O supervisor dos Juizados Especiais, desembargador Marcos Valls Feu Rosa, e o reitor do UniSales, Padre Geraldo Adair da Silva, foram os responsáveis por formalizar a parceria. A iniciativa está em total alinhamento com a missão do UniSales, que busca, por meio do ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social, uma relação ativa de proximidade com o mercado de trabalho e um forte compromisso com a sociedade. Serviços à comunidade e palestras Enquanto as atividades acadêmicas ocorriam no auditório, a comunidade teve acesso a atendimentos jurídicos gratuitos, orientações e audiências de conciliação. Os serviços foram oferecidos por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do UniSales e do ônibus itinerante do TJES, estacionado no campus. Foram contempladas demandas pré-processuais diversas, como renegociação de dívidas, conflitos de consumo, pensão alimentícia e divórcio. A programação acadêmica também contou com um rico ciclo de palestras. A juíza Katia Toribio Laghi Laranja detalhou os canais de mediação do Tribunal de Justiça, lembrando que a audiência pode ser realizada em menos de quinze dias sem a necessidade de ajuizamento prévio. Em seguida, o juiz Leonardo Alvarenga da Fonseca abordou a transição da cultura do litígio para o sistema multiportas da justiça consensual. Encerrando o ciclo, o juiz Daniel Barrioni de Oliveira discutiu o acesso material e igualitário à Justiça. Direito UniSales O Curso de Direito do UniSales tem se destacado pela excelência acadêmica e pela formação humanística, preparando profissionais capazes de compreender o Direito como instrumento de transformação social e de promoção da justiça. Desde o início o curso, os estudantes são levados a conhecer o cotidiano e os desafios da área profissional, bem como motivados a desenvolver uma conexão direta com o mercado de trabalho, desenvolvendo portifólio e networking em todas as etapas da graduação.

Curso de Educação Física do UniSales conquista nota máxima no ENADE e lidera ranking em Vitória

O curso de Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário Salesiano (UniSales) alcançou a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conceito máximo de avaliação concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o resultado, a graduação garante o 1º lugar entre as instituições privadas de Vitória e desponta como uma das únicas três instituições de ensino superior de todo o Espírito Santo a alcançar a pontuação máxima nesta edição da prova. A conquista atesta a excelência da formação oferecida na graduação, sendo um reflexo direto do compromisso do corpo docente e da dedicação dos estudantes durante a trajetória acadêmica. Para a comunidade educativa, o indicador do MEC evidencia o sucesso na construção de uma educação de qualidade, ética e com poder de transformação social. O destaque no ENADE consolida a proposta da instituição, que vem percorrendo uma trajetória de modernização contínua de seus métodos de ensino. Baseada nas melhores tendências mundiais da educação superior e centrada no desenvolvimento de competências, o modelo é apoiado por Metodologias Ativas de Aprendizagem. Dessa forma, o UniSales reafirma sua relação ativa de proximidade com o mercado de trabalho. A nota 5 no exame nacional representa, além do rigor técnico, a materialização do propósito que move a instituição diariamente: formar profissionais preparados para impactar e transformar vidas por meio da educação. A conquista é celebrada por todos os estudantes, professores, coordenadores e comunidade acadêmica que constroem a história do curso. Fonte: UniSales

Ambiente agrega notícias e conecta estudantes e egressos a oportunidades de estágio, aprendizagem e emprego.

O UNISAL acaba de lançar uma página dedicada à Empregabilidade no portal institucional, reunindo em um único espaço vagas de estágio, aprendizagem e emprego para estudantes e egressos dos três campi (Americana, Campinas e Lorena). A novidade reforça o compromisso da instituição com a formação que vai além da sala de aula, preparando quem estuda aqui também para o primeiro passo no mercado de trabalho. Disponível em unisal.edu.br/empregabilidade, a página é resultado de uma integração direta com a rede CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), um dos maiores mediadores de oportunidades profissionais para jovens no Brasil. As vagas são atualizadas diariamente e podem ser filtradas por tipo (estágio, aprendiz, PCD e outras modalidades), nível de ensino, área profissional e cidade, facilitando a busca de acordo com o perfil e o momento de cada estudante. Além da vitrine de vagas, a página conta com uma curadoria editorial de conteúdos sobre carreira e empregabilidade. Vai trazer dicas práticas, cases e orientações para quem está dando os primeiros passos no mercado ou buscando uma nova posição profissional. Todas as oportunidades estão disponíveis gratuitamente para alunos e egressos. A parceria com o CIEE não é nova: o UNISAL já foi reconhecido pela instituição no prêmio “Ponte para o Trabalho”, que celebra IES que se destacam na mediação entre educação e mercado. A nova página formaliza e amplia esse compromisso, reunindo em um único endereço tudo o que o estudante precisa para avançar na carreira. Na tradição Salesiana, educar é preparar para a vida e isso sempre incluiu o mundo do trabalho. Dom Bosco entendia que um jovem bem formado é aquele capaz de encontrar o seu lugar na sociedade com competência e dignidade. A página de Empregabilidade é, nesse sentido, uma expressão contemporânea desse cuidado: a amorevolezza presente também no acompanhamento de cada estudante além da sala de aula.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil