100 Anos do Oratório Santa Teresinha, em São Paulo
06/12/2024

100 Anos do Oratório Santa Teresinha, em São Paulo

100 Anos do Oratório Santa Teresinha, em São Paulo
Fonte: Boletim Salesiano

Em 8 de dezembro de 2024, o ‘Oratório Festivo Nossa Senhora da Conceição’, mais conhecido como «Oratório Santa Teresinha», na cidade de São Paulo-Santa Teresinha, completa 100 anos de fundação. O Oratório foi fundado pelo P. Henrique Mourão SDB, Diretor do Liceu Coração de Jesus, na então chamada «Chácara do Liceu», propriedade salesiana que compreendia uma vasta área, inclusive a que hoje abriga quer os dois Colégios - Salesiano Santa Teresinha e Instituto Madre Mazzarello – quer a Paróquia Santa Teresinha, cuja igreja foi erguida somente em 1927.

Os oratórios existiam antes de Dom Bosco, não foi ele quem os inventou; mas eram como que uma aula de catecismo. Foi ele quem ampliou as funções do oratório, criando o oratório ‘festivo’, trazendo, às crianças e aos jovens órfãos e carentes, a pedagogia de uma catequese mais ampla, dando a eles profissão e dignidade, com seu Sistema preventivo, cujo modelo persiste até hoje.

Os Salesianos Cooperadores também foram uma criação de Dom Bosco – ele não queria uma congregação religiosa só de sacerdotes, mas de toda e qualquer pessoa que pudesse arregaçar as mangas para trabalhar pela salvação da juventude. Foi assim que fundou a Associação para congregar os que têm essa vocação, que se explicita no trabalho voluntário no Oratório.

Ao longo de seus 100 anos, possibilitou inclusive a descoberta de vocações religiosas - como P. Thales Epov Simões e P. Jeferson Luiz Pereira da Silva, ambos salesianos, que ora exercem seu ministério no Guarujá e em Campinas, respectivamente. O exemplo maior talvez seja o de Dom Fernando Legal SDB, saudoso Bispo de São Miguel Paulista, falecido no ano passado. Eles também promovem o desenvolvimento de vocações leigas, como a do Diácono Permanente Nilo Carvalho Neto, que esteve a serviço em nossa Paróquia até 2023.

Hoje, o trabalho desenvolvido no Oratório atinge quase uma centena de jovens e crianças, e ainda as mães deles. Elas contam com uma atenção especial dada pelos Salesianos Cooperadores, em parceria com a juventude do GAM (Grupo de Animação Missionária) que, sob a orientação espiritual do P. Rafael Galvão SDB visam inseri-los ~ como o próprio Dom Bosco dizia - na Sociedade como “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Conheça mais dessas criações de Dom Bosco, acessando https://ssccbsp.org/centro-local/santa-teresinha  

Pode também conhecer o Oratório “in loco”: basta procurar um dos Salesianos Cooperadores ou um dos jovens do GAM, que ali desenvolvem a sua vocação salesiana, que, a propósito, pode também ser a sua, contribuindo assim para levar a existência do «Oratório Santa Teresinha» por outras mui centenas de anos!

Fonte: Boletim Salesiano

Mais Recentes

INSA Araras conquista título no Desafio Nacional Acadêmico 2026 e alcança tricampeonato da competição

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), tem mais um motivo para comemorar. A equipe ARTEMIS VI, formada por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou o título do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2026, uma das mais tradicionais e desafiadoras competições de conhecimento do Brasil. Com o resultado, a escola alcança o tricampeonato nacional da competição, reafirmando sua trajetória de excelência acadêmica. Reconhecido por estimular a pesquisa, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, o DNA reúne estudantes de todo o país em uma jornada de desafios que vai muito além dos conteúdos escolares. Ao longo das etapas, os participantes são convidados a investigar, analisar informações, resolver problemas e construir estratégias de forma colaborativa. Representando o INSA-Araras, a equipe ARTEMIS VI demonstrou preparo, dedicação e grande capacidade de cooperação. O grupo enfrentou desafios multidisciplinares que exigiram conhecimento, pensamento crítico e agilidade na tomada de decisões, destacando-se entre centenas de equipes participantes de diversas regiões do Brasil. A equipe campeã foi formada pelos estudantes Lina Alves, Tiago Balmer, Thayla Ferreira, Ana Julia Pastre, Elisa Garcia, Rafael Cardoso e Vitor Oliveira, sob a orientação do professor Dr. José Guilherme Licio, que acompanhou e incentivou os alunos durante toda a competição. A conquista representa muito mais do que um título. Ela reflete o compromisso do INSA-Araras com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos jovens. Com o tricampeonato, o INSA-Araras consolida sua posição entre as escolas de destaque no cenário das competições acadêmicas nacionais, fortalecendo uma história construída com dedicação, talento e paixão pelo aprendizado. Para toda a comunidade educativa, o resultado é motivo de orgulho e celebração. A vitória da equipe ARTEMIS VI inspira outros estudantes a acreditarem em seu potencial e demonstra que o esforço, a curiosidade e o trabalho em equipe são capazes de transformar desafios em grandes conquistas. A Equipe de Gestão da escola parabeniza os estudantes, o professor orientador e as famílias por mais este capítulo histórico na trajetória do INSA-Araras! Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Porto Alegre Sedia Penúltima Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio Grande do Sul reuniu lideranças das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e São Pio X para consolidar o olhar sistêmico sobre a qualidade educativa salesiana. Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Porto Alegre (RS) foi o ponto de encontro da liderança salesiana ao sediar a oitava e penúltima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial avançou com as metas do Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma profunda articulação estratégica entre gestão pedagógica e administrativa. Foco no Desenvolvimento e Ciclo de Melhorias Conduzido sob a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro proporcionou às equipes diretivas um espaço de imersão no Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). No primeiro dia, os gestores participaram de palestras conceituais sobre a necessidade de mudança na educação e painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para a tomada de decisões estratégicas. A partir desse alinhamento, os participantes dividiram-se em grupos focados nas cinco dimensões fundamentais das escolas da Rede: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade. Construção do Olhar Sistêmico em Rede O segundo dia de atividades foi marcado pelo protagonismo das escolas, que apresentaram em plenária suas sínteses, achados e aprendizados de suas respectivas realidades. O ponto alto do trabalho coletivo foi a construção do Olhar Sistêmico, dinâmica responsável por identificar padrões transversais nos indicadores regionais. Esses dados gerados de forma colaborativa na capital gaúcha servirão como insumos fundamentais para a consolidação da Matriz Nacional de Indicadores da RSB, assegurando um crescimento homogêneo, qualificado e fiel à identidade carismática salesiana. A Voz dos Participantes "Estar aqui participando do ENARSE está sendo uma experiência muito gratificante, porque é uma oportunidade de podermos alinhar as propostas da Rede Salesiana com as nossas práticas cotidianas. Então, poder estudar os indicadores, revisá-los, adaptá-los e ver de que forma eles qualificam a nossa ação educativa e pastoral tem sido um momento de grande crescimento, tanto pessoal quanto para a nossa equipe. E, com certeza, vai qualificar ainda mais a nossa missão junto aos jovens e às crianças lá da nossa presença. Obrigada." Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida A Grande Final: Rumo a Belo Horizonte! Após cruzar o Brasil passando por Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ) e, agora, Porto Alegre (RS), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 se prepara para o seu encerramento. A nona e última etapa nacional acontecerá nos dias 07 e 08 de julho, em Belo Horizonte (MG). Para conferir os bastidores deste encerramento histórico, ver fotos exclusivas de cada encontro regional e não perder nenhum detalhe do futuro da educação salesiana no Brasil, continue acompanhando de perto os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil no Instagram (@redesalesianabr). Conecte-se conosco e celebre a força dessa caminhada em rede! Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Niterói Sedia 7ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu gestores da Inspetoria São João Bosco para consolidar a Síntese Regional dos indicadores de qualidade educacional. Nos dias 11 e 12 de junho, a cidade de Niterói (RJ) acolheu a sétima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às metas estabelecidas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma imersão estratégica na gestão em rede. Transformação Educativa e Foco em Evidências Sob a condução e assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, as lideranças escolares aprofundaram o estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A formação instigou as equipes a debaterem o contexto social atual e a utilizarem indicadores técnicos como ferramentas fundamentais para desenhar os planos de melhoria das unidades. O primeiro dia foi dedicado ao alinhamento conceitual e ao início dos trabalhos práticos em grupos, onde as escolas partilharam suas realidades locais e iniciaram o mapeamento das convergências. Síntese Regional e Articulação Coletiva Para garantir uma cobertura sistêmica da gestão salesiana, o público do evento dividiu-se entre as cinco dimensões institucionais: Liderança (Diretores Institucionais/Gerais); Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos); Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral); Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação); Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos). O grande destaque do segundo dia foi a construção da Síntese Regional, momento em que os grupos identificaram os padrões transversais dos indicadores de cada dimensão. Esses dados gerados colaborativamente em Niterói servirão como insumos diretos para a Matriz Nacional de Indicadores da RSB, fortalecendo a governança carismática e garantindo a excelência do ensino em rede. A Voz dos Participantes "Foi muito bom participar do ENARSE 2026, poder trocar experiências e trocar a partilha de vida com outros membros da nossa Rede Salesiana. Volto para Resende muito grato e muito motivado para continuar esse trabalho pastoral que Deus e São João Bosco colocaram em nossas mãos." Cley Souza, Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano de Resende "Acredito que esse ENARSE/ENEL em Niterói foi um evento marcante pela presença dos educadores da Rede e da Inspetoria São João Bosco. E a palavra que mais marcou o meu coração foi ‘legado’. Nós estamos diante de um legado que é a construção da Rede Salesiana Brasil, que está fazendo 25 anos. Isso nos traz uma grande responsabilidade para os tempos atuais. E também por estarmos em Niterói, a primeira Casa Salesiana do Brasil, então nós estamos num ambiente sonhado e realizado por Dom Bosco e temos uma grande alegria de trabalhar e viver nesta casa. Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem intercedendo pela nossa missão de educação e evangelização das juventudes em Niterói, Resende e no Jacarezinho." Padre Marcio Marçal, Diretor Institucional da Presença Salesiana de Niterói  "Para mim, foi um momento muito importante de reflexão frente aos desafios que muitas vezes nós não damos conta, mas que influenciam diretamente nas nossas unidades. Fica o legado para trabalharmos com a comunidade educativa, levando essas reflexões, tendo um novo olhar para os nossos alunos e, principalmente, para os nossos professores que precisam entender essa nova geração." Adriana Tiago, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Jacarezinho Rumo a Porto Alegre Após o sucesso das trocas e dos aprendizados em Niterói, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue sua trajetória. A oitava etapa regional já está com data e local confirmados: 15 e 16 de junho, em Porto Alegre (RS). Este é um momento histórico para a gestão da Rede Salesiana Brasil, que reafirma seu compromisso com a excelência educacional, a transparência e a inovação. Para conferir os bastidores, fotos exclusivas de cada encontro e acompanhar de perto a cobertura completa desta jornada, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil (@redesalesianabr) e faça parte desse grandioso movimento em rede em prol das juventudes.   Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil